1.Navegue (individualmente), começando pelos hipertextos disponíveis no CD.
Quando houver Internet conectada, você poderá ir além do que há
no CD, se assim o desejar.
2.Reúnam-se em duplas (não deve haver nenhum trio: se houver número ímpar de participantes, um cursista
fará essa etapa com o formador). Cada pessoa da dupla mostra rapidamente ao colega os sites pelos quais
navegou e o que encontrou de interessante ali.
3.Discussão com todo o grupo:
Houve diferença nos caminhos navegados?
Que diferenças de percepção resultaram?
Alguém se perdeu na navegação?
Soube voltar para as páginas iniciais?
Há ganhos em navegar à deriva?
Leia o texto:
Navegação à deriva
Quem navega à deriva
sabe que há vida além dos mares nos mapas
além das bússolas, astrolábios, diários de bordo
além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos
quem navega à deriva
acredita que há nos mares miragens, portos
inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas
água potável, aves voando sobre terra, vertigem
quem navega à deriva
aprende que há mares dentro do mar à vista
profundidade secreta, origem do mundo, poesia
escrita cifrada à espera de quem lhe dê sentido
quem navega à deriva
se perde da costa, do farol na torre, dos olhares
atentos, dos radares, das cartas de navegação
imigra para mares de imprevista dicção.
Marcus Vinicius
“Navegação à deriva” está no livro Manual de instruções para cegos,
editado pela 7 Letras, de Juiz de Fora, Minas Gerais, e ganhou o Prêmio Cidade
de Juiz de Fora de Literatura, da FUNALFA.
Objetivos do curso
Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:
- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
273 comentários:
«Mais antigas ‹Antigas 201 – 273 de 273ATIVIDADE 1
Navegar a deriva, como tudo na vida, existe os dois lados o positivo e o negativo. Quando se tem um tempo maior à disposição, navegar a deriva pode ser enriquecedor, mas mesmo assim não podemos perder o foco. Ao navegar, conseguimos fontes diversas de um mesmo assunto, confrontar os dados e enriquecer nossa pesquisa.
Para quem não tem o hábito de pesquisar, de navegar, pela internet, isto pode se tornar um martírio, pois quando se der conta, estará em outro assunto, não relacionado ao tema e não saberá mais como voltar. Para quem já tem o hábito, por mais que a pessoa se perca, facilmente retornará ao seu objetivo. Hoje não consigo ficar sem essa tecnologia, navegar é maravilhoso.
Unidade 4
Atividade 01
Turma: Alzira
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Os avanços tecnológicos em nosso cotidiano acontecem tão rapidamente que mal conseguimos nos familiarizar com um e já aparece outro mais moderno.
Educação é um processo histórico e contínuo, não se faz educação parado no tempo e no espaço. Ao longo dos séculos o processo de ensinar e aprender mudou, transformou-se, adaptou-se, evoluiu. Métodos e recursos variados foram usados em busca do saber, e um dos mais sensacionais recursos disponíveis hoje é o computador e a internet. Para a ação docente essa ferramenta tornou-se imprescindível.
A geração atual já nasceu sob influência da tecnologia e a encara com a maior naturalidade. E nós professores devemos estar preparados para essa mudança.
Unidade 4
Atividade 02
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
As tecnologias de informação e comunicação estão presentes em “tudo” o que fazemos, pois basta olharmos para o nosso aparelho celular, que hoje esta acessível praticamente a todas as pessoas. E as demais tecnologias que estão espalhadas. Que sem ela hoje, ficamos fora do mundo, fora dos acontecimentos
E se você também não estiver inteirada, antenada, você passa a ser vista por eles como se não fizessem parte de um mesmo mundo. Até com nossos companheiros de trabalhos o assunto que rola sempre tem uma menção a algo que ele viu ou buscou na internet para aplicar para seus alunos. Portanto é necessário que integramo-la em nosso fazer pedagógico se quisermos nos fazer entender por nossos alunos
Unidade 4
Atividade 03
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Quando trabalho com projetos em sala de aula e tento trabalhar a interdisciplinaridade é sempre uma experiência fantástica, o trabalho é muito prazeroso, os alunos entendem melhor a aula, construindo seu próprio conhecimento e os resultados são melhores, pois e melhor para ver as dificuldades que os alunos têm e assim tento sanar todas as dificuldades deles.
Unidade 4
Atividade 04
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Além de capacitar os professores, as tecnologias vêm enriquecer e melhorar as nossas práticas pedagógicas, valorizando as novas formas de ensino, criando novas estratégias nas diversas áreas de conhecimentos, propiciando ao aluno uma aprendizagem rápida e eficaz favorecendo a prática interdisciplinar.
O uso de novas tecnologias em sala de aula faz com que buscamos melhorar a nossa prática pedagógica tornar as aulas mais atraentes e proveitosas para os nossos alunos, para que eles gostam da escola e que desperta o gosto pelo estudo.
Unidade 4
Atividade 06
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Projeto “meio ambiente”
OBJETIVO:
· Necessidade de recuperação do córrego do bairro.
· Dicas de preservação e cuidados com o meio ambiente.
Esse projeto nasceu com a idéia de trabalhar o reflorestamento do bairro (Santa Marta).
Onde foi feitas uma pesquisa no bairro e uma conscientização de como manter o meio onde vivemos em “ordem”.
O projeto esta em andamento, mas podemos observar que o projeto surtiu efeito e que os alunos e a comunidade estão colaborando para preservar o “nosso” meio.
Unidade 4
Atividade 07
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Currículo é o documento em que se reúnem dados relativos às características pessoais, formação, experiência profissional e/ou trabalhos realizados por um candidato a emprego, atividade de autônomo, ou cargo específico.
É um conjunto de saberes que vem associada a disciplinas e situações cotidiano, vindo associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.
Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio do professor.
Unidade 4
Atividade 08
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Minhas experiências em projetos ainda são pequenas, mas suficiente para perceber que quando se trabalha em projetos usando tecnologias o aluno aprende mais e o resultado é muito satisfatório.
Trabalhar com projeto é muito prazeroso, quando utilizamos as tecnologias existentes no ambiente escola com certeza às aulas se tornam mais atraentes os alunos aprendem com mais facilidades.
Unidade 4
Atividade 05
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Projeto horta na escola.
O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.
Introdução:
A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.
Objetivos:
Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo; Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais; Conhecer técnicas de cultura orgânica; Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados; Compreender a relação entre solo, água e nutrientes; Identificar processos de semeadura, adubação e colheita; Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente; Cooperar em projetos coletivos;
Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas; Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares; Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
METAS
Construir uma horta orgânica utilizando materiais recicláveis como garrafas pet.
METODOLOGIA
A escolha do melhor local deve ser feita
Os canteiros devem ser construídos de maneira que possam receber insolação durante a maior parte do dia, e sempre posicionada de maneira a dificultar o escoamento das águas, evitando a erosão;
Os canteiros terão placas indicativas com o tipo de cultura e a data do plantio;
O comprimento de cada canteiro ficará condicionado ao tamanho da área disponível.
O plantio e a semeadura serão feitos pelos alunos e professores.
A semeadura (ou o transplante das mudas), a colheita, a manutenção e os tratos culturais (capinas, irrigação, etc.) serão feitos pelos alunos, com acompanhamento dos professores.
Os produtos obtidos deverão ser consumidos pela comunidade acadêmica, dentro da própria escola, e o excedente distribuído aos alunos.
Unidade 3
Atividade 01
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Neste vídeo percebi que devemos trabalhar em conjunto, trocando experiências para que possamos obter um bom trabalho.
Unidade 3
Atividade 02
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
A internet hoje é uma ferramenta muito importante para podermos preparar uma aula atrativa e prazerosa, nela você encontra materiais para imprimir, vídeos, musicas dentre outras infinidades de materiais.
O vídeo que achei muito interessante foi esses dois abaixo que podemos utilizar na aula de ciências para explicar de forma lúdica os estados físicos da água, bem como a economia da mesma é importante.
http://www.youtube.com/watch?v=omd8M2zIwYk
http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws&feature=related
Unidade 3
Atividade 03
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Ao assistir o vídeo podemos entender como é importante o trabalho em grupo , quando estamos todos em uma mesma sincronia tudo pode funcionar de uma maneira mais fácil e muito mais prazerosa, e alem disso eles nos mostra de que é possível elaborar aulas sem a utilização de meios tecnológicos devemos apenas usar a nossa criatividade.
http//www.portal do professor. mec.gov.br
Unidade 3
Atividade 04
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Ao visitar o site portal do professor e TV escola, podemos encontrar excelentes materiais para prepararmos uma aula muito mais rica e prazerosa, dentre ele podemos encontrar um vídeo sobre sinais de transito, alem de uma enorme quantidade de atividades para trabalharmos com alunos com dificuldade na aprendizagem.
Unidade 3
Atividade 05
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Os alunos da 4ª serie, participam no laboratório toda semana com pesquisas relacionados a gêneros de textos, eles lêem e pesquisam o gênero de texto propostos como, fabulas contos, narrativas, poemas, dentre outros bem como suas características e apresentam no dia da aula da leitura.
Unidade 3
Atividade 06
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Esta aula será desenvolvida na Escola Darcy ribeiro, onde utilizaremos caixa de som, televisão e karaokê.
A aula tem como objetivo o lado criativo dos alunos, onde cada um cantará uma musica, mostrando e representando seu lado lúdico, depois eles se juntarão e apresentação o restante da escola.
Unidade 3
Atividade 04
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Ao visitar o site portal do professor e TV escola, podemos encontrar excelentes materiais para prepararmos uma aula muito mais rica e prazerosa, dentre ele podemos encontrar um vídeo sobre sinais de transito, alem de uma enorme quantidade de atividades para trabalharmos com alunos com dificuldade na aprendizagem.
Unidade 3
Atividade 05
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Os alunos da 4ª serie, participam no laboratório toda semana com pesquisas relacionados a gêneros de textos, eles lêem e pesquisam o gênero de texto propostos como, fabulas contos, narrativas, poemas, dentre outros bem como suas características e apresentam no dia da aula da leitura.
Unidade 3
Atividade 06
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Esta aula será desenvolvida na Escola Darcy ribeiro, onde utilizaremos caixa de som, televisão e karaokê.
A aula tem como objetivo o lado criativo dos alunos, onde cada um cantará uma musica, mostrando e representando seu lado lúdico, depois eles se juntarão e apresentação o restante da escola.
Unidade 3
Atividade 07
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Nessa aula levamos os alunos para assistir alguns DVDs no data show sobre meio ambiente, os temas abordados forma: água, poluição e desmatamento.
Depois de assistir os filmes eles confeccionaram um livrinho sobre a importância da água.
Unidade 3
Atividade 08
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Aproveitamos os projetos desenvolvidos na escola, montamos um slide, com fotos de tudo que foi vivenciado pelos alunos.
Desde o começo do ano até dia das crianças. Foi uma atividade prazerosa e fácil. Mas o bom mesmo foi o brilho no olhar de cada um que estava no slide na foto.
E ficamos felizes com o resultado.
Unidade 3
Atividade 09
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Nessa atividade utilizamos TV e karaokê, os temas trabalhados foram: partes do corpo, quantidade, higiene entre outras, ao aplicar a atividade pude perceber que os alunos das series iniciais aprenderam com mais facilidade com a utilização da dança e da musica, já que os mesmo não tiveram medo de se expressarem através da musica e da dança, alem deles terem brincado muito e o mais importante aprenderam o que foi proposto
Unidade 3
Atividade 10
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Durante o curso foi desenvolvido varias atividades, dentre elas: projetos, slides, filmes, vídeos que posteriormente foram socializados com o grupo, onde houve momentos de reflexão.
Todo esse processo veio auxiliar os professores no desenvolvimento de suas aulas no dia a dia, surgindo novas idéias e maneiras de se trabalhar, principalmente as atividades que envolvem as tecnologias.
Unidade 3
Atividade 11
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
No portal do professor observei varias atividades interessantes como: mudanças ambientais globais, jogos de expressões numéricas, ciclo da água, mais o que mais me chamou atenção foi sobre as mudanças ambientais, pois a mesma vem de forma bem clara e de fácil entendimento, buscando de forma ampla informar o que devemos fazer para preservar o nosso meio ambiente, alem de mostrar as conseqüências do aumento da temperatura para os seres vivos.
Unidade 3
Atividade 03
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Ao assistir o vídeo podemos entender como é importante o trabalho em grupo , quando estamos todos em uma mesma sincronia tudo pode funcionar de uma maneira mais fácil e muito mais prazerosa, e alem disso eles nos mostra de que é possível elaborar aulas sem a utilização de meios tecnológicos devemos apenas usar a nossa criatividade.
http//www.portal do professor. mec.gov.br
ATIVIDADE 1
Navegar a deriva, como tudo na vida, existe os dois lados o positivo e o negativo. Quando se tem um tempo maior à disposição, navegar a deriva pode ser enriquecedor, mas mesmo assim não podemos perder o foco. Ao navegar, conseguimos fontes diversas de um mesmo assunto, confrontar os dados e enriquecer nossa pesquisa.
Para quem não tem o hábito de pesquisar, de navegar, pela internet, isto pode se tornar um martírio, pois quando se der conta, estará em outro assunto, não relacionado ao tema e não saberá mais como voltar. Para quem já tem o hábito, por mais que a pessoa se perca, facilmente retornará ao seu objetivo. Hoje não consigo ficar sem essa tecnologia, navegar é maravilhoso.
Unidade 3
Atividade 01
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Simone e Elizabete
Guarantã do Norte
Neste vídeo percebi que devemos trabalhar em conjunto, trocando experiências para que possamos obter um bom trabalho.
Unidade 3
Atividade 02
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Simone e Elizabete
Guarantã do Norte
A internet hoje é uma ferramenta muito importante para podermos preparar uma aula atrativa e prazerosa, nela você encontra materiais para imprimir, vídeos, musicas dentre outras infinidades de materiais.
O vídeo que achei muito interessante foi esses dois abaixo que podemos utilizar na aula de ciências para explicar de forma lúdica os estados físicos da água, bem como a economia da mesma é importante.
http://www.youtube.com/watch?v=omd8M2zIwYk
http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws&feature=related
Unidade 3
Atividade 03
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Simone e Elizabete
Guarantã do Norte
Ao assistir o vídeo podemos entender como é importante o trabalho em grupo , quando estamos todos em uma mesma sincronia tudo pode funcionar de uma maneira mais fácil e muito mais prazerosa, e alem disso eles nos mostra de que é possível elaborar aulas sem a utilização de meios tecnológicos devemos apenas usar a nossa criatividade.
http//www.portal do professor. mec.gov.br
Unidade 3
Atividade 04
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Simone e Elizabete
Guarantã do Norte
Ao visitar o site portal do professor e TV escola, podemos encontrar excelentes materiais para prepararmos uma aula muito mais rica e prazerosa, dentre ele podemos encontrar um vídeo sobre sinais de transito, alem de uma enorme quantidade de atividades para trabalharmos com alunos com dificuldade na aprendizagem.
Unidade 3
Atividade 05
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Simone e Elizabete
Guarantã do Norte
Os alunos da 4ª serie, participam no laboratório toda semana com pesquisas relacionados a gêneros de textos, eles lêem e pesquisam o gênero de texto propostos como, fabulas contos, narrativas, poemas, dentre outros bem como suas características e apresentam no dia da aula da leitura.
Unidade 3
Atividade 06
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Simone e Elizabete
Guarantã do Norte
Esta aula será desenvolvida na Escola Darcy ribeiro, onde utilizaremos caixa de som, televisão e karaokê.
A aula tem como objetivo o lado criativo dos alunos, onde cada um cantará uma musica, mostrando e representando seu lado lúdico, depois eles se juntarão e apresentação o restante da escola.
Unidade 3
Atividade 07
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Simone e Elizabete
Guarantã do Norte
Nessa aula levamos os alunos para assistir alguns DVDs no data show sobre meio ambiente, os temas abordados forma: água, poluição e desmatamento.
Depois de assistir os filmes eles confeccionaram um livrinho sobre a importância da água.
Unidade 3
Atividade 08
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Simone e Elizabete
Guarantã do Norte
Aproveitamos os projetos desenvolvidos na escola, montamos um slide, com fotos de tudo que foi vivenciado pelos alunos.
Desde o começo do ano até dia das crianças. Foi uma atividade prazerosa e fácil. Mas o bom mesmo foi o brilho no olhar de cada um que estava no slide na foto.
E ficamos felizes com o resultado.
Unidade 3
Atividade 09
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Simone e Elizabete
Guarantã do Norte
Nessa atividade utilizamos TV e karaokê, os temas trabalhados foram: partes do corpo, quantidade, higiene entre outras, ao aplicar a atividade pude perceber que os alunos das series iniciais aprenderam com mais facilidade com a utilização da dança e da musica, já que os mesmo não tiveram medo de se expressarem através da musica e da dança, alem deles terem brincado muito e o mais importante aprenderam o que foi proposto
Unidade 3
Atividade 10
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Simone e Elizabete
Guarantã do Norte
Durante o curso foi desenvolvido varias atividades, dentre elas: projetos, slides, filmes, vídeos que posteriormente foram socializados com o grupo, onde houve momentos de reflexão.
Todo esse processo veio auxiliar os professores no desenvolvimento de suas aulas no dia a dia, surgindo novas idéias e maneiras de se trabalhar, principalmente as atividades que envolvem as tecnologias.
Atividade 11
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Simone e Elizabete
Guarantã do Norte
No portal do professor observei varias atividades interessantes como: mudanças ambientais globais, jogos de expressões numéricas, ciclo da água, mais o que mais me chamou atenção foi sobre as mudanças ambientais, pois
Unidade 3a mesma vem de forma bem clara e de fácil entendimento, buscando de forma ampla informar o que devemos fazer para preservar o nosso meio ambiente, alem de mostrar as conseqüências do aumento da temperatura para os seres vivos.
Unidade 4
Atividade 01
Turma: Alzira
Cursistas: Simone E Elizabete
Guarantã do Norte
Os avanços tecnológicos em nosso cotidiano acontecem tão rapidamente que mal conseguimos nos familiarizar com um e já aparece outro mais moderno.
Educação é um processo histórico e contínuo, não se faz educação parado no tempo e no espaço. Ao longo dos séculos o processo de ensinar e aprender mudou, transformou-se, adaptou-se, evoluiu. Métodos e recursos variados foram usados em busca do saber, e um dos mais sensacionais recursos disponíveis hoje é o computador e a internet. Para a ação docente essa ferramenta tornou-se imprescindível.
A geração atual já nasceu sob influência da tecnologia e a encara com a maior naturalidade. E nós professores devemos estar preparados para essa mudança.
Unidade 4
Atividade 02
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Elizabete e Simone
Guarantã do Norte
As tecnologias de informação e comunicação estão presentes em “tudo” o que fazemos, pois basta olharmos para o nosso aparelho celular, que hoje esta acessível praticamente a todas as pessoas. E as demais tecnologias que estão espalhadas. Que sem ela hoje, ficamos fora do mundo, fora dos acontecimentos
E se você também não estiver inteirada, antenada, você passa a ser vista por eles como se não fizessem parte de um mesmo mundo. Até com nossos companheiros de trabalhos o assunto que rola sempre tem uma menção a algo que ele viu ou buscou na internet para aplicar para seus alunos. Portanto é necessário que integramo-la em nosso fazer pedagógico se quisermos nos fazer entender por nossos alunos
Unidade 4
Atividade 03
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Elizabete e Simone
Guarantã do Norte
Quando trabalho com projetos em sala de aula e tento trabalhar a interdisciplinaridade é sempre uma experiência fantástica, o trabalho é muito prazeroso, os alunos entendem melhor a aula, construindo seu próprio conhecimento e os resultados são melhores, pois e melhor para ver as dificuldades que os alunos têm e assim tento sanar todas as dificuldades deles.
Unidade 4
Atividade 04
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Elizabete e Simone
Guarantã do Norte
Além de capacitar os professores, as tecnologias vêm enriquecer e melhorar as nossas práticas pedagógicas, valorizando as novas formas de ensino, criando novas estratégias nas diversas áreas de conhecimentos, propiciando ao aluno uma aprendizagem rápida e eficaz favorecendo a prática interdisciplinar.
O uso de novas tecnologias em sala de aula faz com que buscamos melhorar a nossa prática pedagógica tornar as aulas mais atraentes e proveitosas para os nossos alunos, para que eles gostam da escola e que desperta o gosto pelo estudo.
Unidade 4
Atividade 06
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Simone e Elizabete
Guarantã do Norte
Projeto “meio ambiente”
OBJETIVO:
· Necessidade de recuperação do córrego do bairro.
· Dicas de preservação e cuidados com o meio ambiente.
Esse projeto nasceu com a idéia de trabalhar o reflorestamento do bairro (Santa Marta).
Onde foi feitas uma pesquisa no bairro e uma conscientização de como manter o meio onde vivemos em “ordem”.
O projeto esta em andamento, mas podemos observar que o projeto surtiu efeito e que os alunos e a comunidade estão colaborando para preservar o “nosso” meio.
Unidade 4
Atividade 07
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Simone e Elizabete
Guarantã do Norte
Currículo é o documento em que se reúnem dados relativos às características pessoais, formação, experiência profissional e/ou trabalhos realizados por um candidato a emprego, atividade de autônomo, ou cargo específico.
É um conjunto de saberes que vem associada a disciplinas e situações cotidiano, vindo associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.
Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio do professor.
Unidade 4
Atividade 08
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Simone e Elizabete
Guarantã do Norte
Minhas experiências em projetos ainda são pequenas, mas suficiente para perceber que quando se trabalha em projetos usando tecnologias o aluno aprende mais e o resultado é muito satisfatório.
Trabalhar com projeto é muito prazeroso, quando utilizamos as tecnologias existentes no ambiente escola com certeza às aulas se tornam mais atraentes os alunos aprendem com mais facilidades.
Unidade 4
Atividade 05
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Simone e Elizabete
Guarantã do Norte
Projeto horta na escola.
O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.
Introdução:
A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.
Objetivos:
Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo; Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais; Conhecer técnicas de cultura orgânica; Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados; Compreender a relação entre solo, água e nutrientes; Identificar processos de semeadura, adubação e colheita; Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente; Cooperar em projetos coletivos;
Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas; Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares; Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
METAS
Construir uma horta orgânica utilizando materiais recicláveis como garrafas pet.
METODOLOGIA
A escolha do melhor local deve ser feita
Os canteiros devem ser construídos de maneira que possam receber insolação durante a maior parte do dia, e sempre posicionada de maneira a dificultar o escoamento das águas, evitando a erosão;
Os canteiros terão placas indicativas com o tipo de cultura e a data do plantio;
O comprimento de cada canteiro ficará condicionado ao tamanho da área disponível.
O plantio e a semeadura serão feitos pelos alunos e professores.
A semeadura (ou o transplante das mudas), a colheita, a manutenção e os tratos culturais (capinas, irrigação, etc.) serão feitos pelos alunos, com acompanhamento dos professores.
Os produtos obtidos deverão ser consumidos pela comunidade acadêmica, dentro da própria escola, e o excedente distribuído aos alunos.
Unidade 2
Atividade 04
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Atividade :4
Portifólio
Atividade 1
Navegação à deriva
Foi trabalhado conforme o texto: Marcus Vinicius
Atividade 2a
O que é hipertexto?
Atividade 2b
Conceituação sobre hipertexto
Atividade 3
Comentários e endereços eletrônicos sobre hipertexto.
Unidade 2
Atividade 06
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
O projeto Horta foi desenvolvido no Centro Educacional Darcy Ribeiro, com alunos do pré, 1º e 2º do primeiro ciclo,visando trabalhar as formas geométricas de forma lúdica e diferenciada.
Os alunos ficaram muito empolgados aos participarem da produção dos canteiros. Esse projeto foi desenvolvido devido à dificuldade dos alunos em aprenderem as formas geométricas, onde buscamos uma maneira concreta para que os mesmos pudessem concluir a atividade proposta.
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
ATIVIDADE 7 – UNIDADE 2
CURSISTA: Elizabete, Fernanda, Vânia
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO
PROJETO: Horta (formas geométricas)
Este projeto foi desenvolvido com alunos do Pré, 1º, 2º do primeiro ciclo, onde foi trabalhado as formas geométricas de forma agradável e lúdica.
TENDO COMO OBJETIVOS:
* Conhecer as formas geométricas;
* Observar os desenhos;
* Relacionar os nomes as formas geométrica;
* Desenvolver a coordenação Visio - motora;
ETAPAS
Após elaborar o projeto, buscamos a melhor maneira de levar os alunos a reconhecer as formas geométricas, e assim começamos a executar as atividades propostas.
Os alunos produziram pequenos canteiros nas formas geométrica plana do quadrado, retângulo, círculo e triângulo.
Foi muito interessante ver as crianças desenharem no chão as formas geométricas propostas e reconhecendo- as na sua totalidade. Podemos observas que nossos objetivos foram alcançados.
Unidade 2
Atividade 08
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Trabalhar com hipertexto é um processo de busca e construção do conhecimento e aprendizagem na prática cotidiana do professor.
Algo inovador criativo para ampliar os horizontes e impulsionar o conhecimento.
Unidade 2
Atividade 09.a
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Rancho é construído geralmente de pau-a-pique, feito numa propriedade distante da casa principal para abrigar o trabalhador que faz a lavoura. Durante a noite, numa cozinha de chão batido, ao redor do fogo, contam histórias e fazem cantoria. Dormem em colchão de palha e comem qualquer comida feita na brasa
Unidade 2
Atividade 09.b
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Origem; wikipedia, e enciclopédia livre.
O asno chamado ainda de burro, jumento, ou jegue, é um mamífero perissodálito de tamanho médio, focinho e orelhas compridas, utilizado desde tempos pré-histórico como animal de carga.
Rastelo – ferramenta de jardinagem utilizada para recolher folhas, detritos, e dar acabamento a terra. Também pode ser chamado de “ancinho, ciscador".
Unidade 2
Atividade 10
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Fernanda e Vânia
Guarantã do Norte
Nós professoremos sempre devemos aprender mais sobre a internet, para que assim possamos direcionar nossos alunos nas tarefas em que precisamos usar a internet, seja ela uma tarefa de pesquisa ou mesmo aconselhando os alunos a usar a internet corretamente.
Devemos estar sempre nos atualizado, para quando nossos alunos precisarem, nós podermos estar ali, pronto a direcioná-los, pois vejo que a presença do professor é fundamental nesta questão. Nossos adolescentes já habituara a usar este tão importante meio de comunicação somente para seu lazer.
Unidade 2
Atividade 01
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: SIMONE ELIZABETE
Guarantã do Norte
Navegar a deriva, como tudo na vida, existe os dois lados o positivo e o negativo. Quando se tem um tempo maior à disposição, navegar a deriva pode ser enriquecedor, mas mesmo assim não podemos perder o foco. Ao navegar, conseguimos fontes diversas de um mesmo assunto, confrontar os dados e enriquecer nossa pesquisa.
Para quem não tem o hábito de pesquisar, de navegar, pela internet, isto pode se tornar um martírio, pois quando se der conta, estará em outro assunto, não relacionado ao tema e não saberá mais como voltar. Para quem já tem o hábito, por mais que a pessoa se perca, facilmente retornará ao seu objetivo. Hoje não consigo ficar sem essa tecnologia, navegar é maravilhoso
Unidade 2
Atividade 2. a
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: SIMONE ELIZABETE
Guarantã do Norte
De acordo com o texto lido, "Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links".
Ao navegar pelo Hipertexto acima citado, pude utilizar os Links ali elencados, viajar por outros textos e voltar à página inicial. Com certeza, esse tipo de atividade leva o leitor a buscar mais conhecimento sobre o assunto em pauta e assim ampliar sua compreensão. Esse ir e vir através dos Links proporciona ao leitor uma sensação de liberdade e a curiosidade, pois tudo acontece de maneira prazerosa. Isso ajuda muita, e não precisa de muito esforço.
Unidade 2
Atividade 2.b
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: SIMONE ELIZABETE
Guarantã do Norte
O hipertexto é um termo tecnológico que remete a um texto em formato digital, agregando – se a outros conjuntos de informações que vão subsidiar o hipertexto.
O hipertexto é algo que podemos chamar de praticidade, pois quando estamos estudando um assunto ele nos orienta ou incentiva a fazermos uma pesquisa mais avançada, mais detalhada. Através do hipertexto, posso me aprofundar por exemplo em qualquer assunto que refere-se a educação pois ele destaca as palavras que podemos considerar de palavras-chave e através delas entramos no link e aprofundamos no assunto desejado. É algo realmente muito prático a utilização do hipertexto.
“A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto.
Unidade 2
Atividade 03
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: SIMONE ELIZABETE
Guarantã do Norte
Achei muito interessante o comentários do professor Josemar monteiro de oliveira onde ele diz que “O hipertexto é um tremendo incentivador à pesquisa, e da professora Amélia Vitoria Parreira, que diz “O hipertexto amplia os recursos expressivos do texto escrito na possibilidade de articular imagens, palavras e sons”,
O hipertexto ajuda não só nossos alunos, mais também a nós professores, oferecendo um infinito caminho de recursos a serem percorridos. Como mediadores de conhecimento, devemos parar de ter medo e tornarmos pessoas que estão sempre em busca de novos meios de conhecimentos, e o hipertexto nos proporciona a busca desses novos caminhos, tornando nossas aulas muito mais atrativas e ricas. Com isso podemos guiar nossos alunos para um mundo que este cada vez mais seletivo e exigente. Esse é nosso dever de educadores, proporcionar sempre o melhor a nossos alunos.
Unidade 2
Atividade 04
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: SIMONE ELIZABETE
Guarantã do Norte
Atividade :4
Portifólio
Atividade 1
Navegação à deriva
Foi trabalhado conforme o texto: Marcus Vinicius
Atividade 2a
O que é hipertexto?
Atividade 2b
Conceituação sobre hipertexto
Atividade 3
Comentários e endereços eletrônicos sobre hipertexto.
Unidade 2
Atividade 06
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: SIMONE ELIZABETE
Guarantã do Norte
O projeto Horta foi desenvolvido no Centro Educacional Darcy Ribeiro, com alunos do pré, 1º e 2º do primeiro ciclo,visando trabalhar as formas geométricas de forma lúdica e diferenciada.
Os alunos ficaram muito empolgados aos participarem da produção dos canteiros. Esse projeto foi desenvolvido devido à dificuldade dos alunos em aprenderem as formas geométricas, onde buscamos uma maneira concreta para que os mesmos pudessem concluir a atividade proposta.
Unidade 02
Atividade 07
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: SIMONE EELIZABETE
Guarantã do Norte
CURSISTA: Elizabete, SIMONE
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO
PROJETO: Horta (formas geométricas)
Este projeto foi desenvolvido com alunos do Pré, 1º, 2º do primeiro ciclo, onde foi trabalhado as formas geométricas de forma agradável e lúdica.
TENDO COMO OBJETIVOS:
* Conhecer as formas geométricas;
* Observar os desenhos;
* Relacionar os nomes as formas geométrica;
* Desenvolver a coordenação Visio - motora;
ETAPAS
Após elaborar o projeto, buscamos a melhor maneira de levar os alunos a reconhecer as formas geométricas, e assim começamos a executar as atividades propostas.
Os alunos produziram pequenos canteiros nas formas geométrica plana do quadrado, retângulo, círculo e triângulo.
Foi muito interessante ver as crianças desenharem no chão as formas geométricas propostas e reconhecendo- as na sua totalidade. Podemos observas que nossos objetivos foram alcançados.
Unidade 2
Atividade 08
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: SIMONE ELIZABETE
Guarantã do Norte
Trabalhar com hipertexto é um processo de busca e construção do conhecimento e aprendizagem na prática cotidiana do professor.
Algo inovador criativo para ampliar os horizontes e impulsionar o conhecimento.
Unidade 2
Atividade 09.a
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: SIMONE E ELIZABETE
Guarantã do Norte
Rancho é construído geralmente de pau-a-pique, feito numa propriedade distante da casa principal para abrigar o trabalhador que faz a lavoura. Durante a noite, numa cozinha de chão batido, ao redor do fogo, contam histórias e fazem cantoria. Dormem em colchão de palha e comem qualquer comida feita na brasa.
Unidade 2
Atividade 09.b
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: SIMONE E ELIZABETE
Guarantã do Norte
Origem; wikipedia, e enciclopédia livre.
O asno chamado ainda de burro, jumento, ou jegue, é um mamífero perissodálito de tamanho médio, focinho e orelhas compridas, utilizado desde tempos pré-histórico como animal de carga.
Rastelo – ferramenta de jardinagem utilizada para recolher folhas, detritos, e dar acabamento a terra. Também pode ser chamado de “ancinho, ciscador".
Unidade 2
Atividade 10
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: Simone e ELIZABETE
Guarantã do Norte
Nós professoremos sempre devemos aprender mais sobre a internet, para que assim possamos direcionar nossos alunos nas tarefas em que precisamos usar a internet, seja ela uma tarefa de pesquisa ou mesmo aconselhando os alunos a usar a internet corretamente.
Devemos estar sempre nos atualizado, para quando nossos alunos precisarem, nós podermos estar ali, pronto a direcioná-los, pois vejo que a presença do professor é fundamental nesta questão. Nossos adolescentes já habituara a usar este tão importante meio de comunicação somente para seu lazer.
Unidade 2
Atividade 05
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: SIMONE E ELIZABETE
Guarantã do Norte
PROJETO “HORTA NA ESCOLA”
OBJETIVOS
· Cultivar uma horta.
· Utilizar garrafas pet, para a construção dos canteiros.
· Usando as formas geométricas.
· Compreender o valor nutritivo de verduras e legumes.
· Lanchar dos produtos da horta.
· Realizar entrevista com horticultores.
· Socializar as descobertas.
· Produzir texto informativo.
· Interagir com a comunidade
INTRODUÇÃO
As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente.
Além de complementar a merenda escolar. Projeto Horta pode ser um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de Química, Física, Biologia e
Matemática. Os alunos aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas.
A horta na escola também esta indiretamente ligado a preservação do meio ambiente, neste caso usamos também as garrafas pet, para trabalhar nos canteiros, usando as formas geométricas para as crianças visualizarem as quatro formas geométricas: circulo, quadrado, triangulo e retângulo.
DESENVOLVIMENTO
· Sensibilização dos alunos para a realização do projeto;
· Escolha do nome do projeto.
· Estudo sobre a importância das verduras e legumes para nossa saúde (livros, fita de vídeo e aula expositiva).
· Preparo do terreno para o plantio.
· Preparo dos canteiros.
· Seleção de semente e mudas para plantio.
· Combate às pragas da horta;
· Diferenciar a adubação química da adubação orgânica, reconhecer os efeitos de cada uma e como deve ser feita.
· Conhecer o valor nutritivo de legumes e verduras para nosso organismo.
· Elaboração de frases;
· Colheita dos produtos da horta.
· Socialização das descobertas.
· Elaboração de um panfleto com orientações sobre o valor nutritivo de verduras e legumes.
RECURSOS:
· sementes
· garrafas pets
AVALIAÇÃO
Avaliação: Observação periódica do interesse das crianças.
Unidade 2
Atividade 05
Turma: Alzira
Escola: Darcy Ribeiro
Cursistas: vânia e fernanda
Guarantã do Norte
PROJETO “HORTA NA ESCOLA”
OBJETIVOS
· Cultivar uma horta.
· Utilizar garrafas pet, para a construção dos canteiros.
· Usando as formas geométricas.
· Compreender o valor nutritivo de verduras e legumes.
· Lanchar dos produtos da horta.
· Realizar entrevista com horticultores.
· Socializar as descobertas.
· Produzir texto informativo.
· Interagir com a comunidade
INTRODUÇÃO
As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente.
Além de complementar a merenda escolar. Projeto Horta pode ser um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de Química, Física, Biologia e
Matemática. Os alunos aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas.
A horta na escola também esta indiretamente ligado a preservação do meio ambiente, neste caso usamos também as garrafas pet, para trabalhar nos canteiros, usando as formas geométricas para as crianças visualizarem as quatro formas geométricas: circulo, quadrado, triangulo e retângulo.
DESENVOLVIMENTO
· Sensibilização dos alunos para a realização do projeto;
· Escolha do nome do projeto.
· Estudo sobre a importância das verduras e legumes para nossa saúde (livros, fita de vídeo e aula expositiva).
· Preparo do terreno para o plantio.
· Preparo dos canteiros.
· Seleção de semente e mudas para plantio.
· Combate às pragas da horta;
· Diferenciar a adubação química da adubação orgânica, reconhecer os efeitos de cada uma e como deve ser feita.
· Conhecer o valor nutritivo de legumes e verduras para nosso organismo.
· Elaboração de frases;
· Colheita dos produtos da horta.
· Socialização das descobertas.
· Elaboração de um panfleto com orientações sobre o valor nutritivo de verduras e legumes.
RECURSOS:
· sementes
· garrafas pets
AVALIAÇÃO
Avaliação: Observação periódica do interesse das crianças.
Atividade 1-unidade 2
A navegação à deriva pode pode ser uma faca de dois gumes,podemos nos dar bem descobrindo coisas incríveis como: novas amizades , namoro,compra,conhecer novos lugares e paisagens e etc. Ou podemos apenas perder tempo, navegar horas sem encontrar nada interessante mesmo porque não estamos procurando nada.Sem um objetivo específico ou sem um foco em algo que queremos.Mas não é aconselhável principalmente a crianças pois pode ser perigoso se expor demais. Sempre que procurarmos os meios tecnológicos para trabalho ou divertimento devemos ter um objetivo em mente.Assim, se tornará mais fácil nosso acesso com mais responsabilidade.
Terezinha vilibalda 15 de novembro
PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
Unidade Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
1
Atividade 1
Turma da Alzira
Unidade 2 Atividade -Eva
Navegar a deriva é muito bom, pois nos permite ir além, buscar novos rumos e métodos para bem desenvolver nossas atividades cotidianas pois, para obtermos bons resultados precisamos planejar,observar,discutir,para depois colocarmos em prática nossos objetivos. Para isso é necessário estar informados,e preparados e dispostos a encarar as novidades tecnológicas para que nossos alunos sejam contemplados com novos metodologias na educação. Com as novas descobertas verificamos que navegar é maravilhoso!
PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
Unidade Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
1
Atividade 1
Turma da Alzira
Unidade 2 Atividade -Eva
Navegar a deriva é muito bom, pois nos permite ir além, buscar novos rumos e métodos para bem desenvolver nossas atividades cotidianas pois, para obtermos bons resultados precisamos planejar,observar,discutir,para depois colocarmos em prática nossos objetivos. Para isso é necessário estar informados,e preparados e dispostos a encarar as novidades tecnológicas para que nossos alunos sejam contemplados com novos metodologias na educação. Com as novas descobertas verificamos que navegar é maravilhoso!
oi
Prof. Marcos M. Farias
EE 19 de Julho
Peixoto de Azevedo-Mt
Unidade 2 – Atividade 01
Turma Luciana
O poema do Marcus Vinícius nos traz à atenção o que ganha quem se permite algum vagar quando enfrenta o que é novo. Navegar sem rumo talvez seja uma boa forma de descobrir e inventar rumos possíveis além dos previsíveis. Experimente um pouco isso, permita-se algum tempo de navegação sem rumo para ver aonde vai dar; o que vai aparecer. É comum termos boas surpresas quando, ao pesquisar pela primeira vez um tema na Internet, vagarmos um pouco pelos diversos sites e páginas que os programas de busca nos oferecem. Isso não é exatamente novo ou moderníssimo nem é inovação que veio com as TIC. Já nos tempos da enciclopédia de papel havia professores que “brincavam” assim com seus alunos: de um verbete iam a outro, depois outro... Faça isso na Internet, faça isso ao ler poemas, faça isso ao ler contos... Depois de um pouco vagar, volte ao seu tema central.
A Internet nos trás possibilidades que antes não era possível, assim como ter vários temas em tão pouco tempo,fazendo Hyperlink, com isso podemos expandir o conhecimento em tempo Record, exemplos na área de educação físicas temos com facilidade todos os históricos das modalidades esportivas,como também todos os jogos olímpicos já realizado no mundo. com isso nos educadores temos a possibilidade de ampliar o conhecimento dos alunos onde eles se envolvem com prazer.
Prof: Anne
Aluna:E.B.W.
turmasilvia@gmail.com
UNIDADE 2 ATIVIDADE 1
Elissandra
O poema de Vinicius Navegar a deriva, sem rumo é algo que nunca devemos fazer. Pois analisando para a problemática de sala de aula a situação piora um pouco mais.
O texto nos mostra que tudo que fazemos tem que ter um porquê, um sentido, temos que estar preparados sempre, objetivando sempre aquilo que queremos ou estamos fazendo. Ter sempre em mente o que se irá fazer e o que deseja alcançar.
De acordo com o poeta "Viver não é preciso, mas navegar é preciso".
Prof. Oraldo Antunes da silva
EE 19 de Julho
Peixoto de Azevedo-Mt
Unidade 2 – Atividade 01
Turma Luciana
O poema do Marcus Vinícius nos traz à atenção o que ganha quem se permite algum vagar quando enfrenta o que é novo. Navegar sem rumo talvez seja uma boa forma de descobrir e inventar rumos possíveis além dos previsíveis. Experimente um pouco isso, permita-se algum tempo de navegação sem rumo para ver aonde vai dar; o que vai aparecer. É comum termos boas surpresas quando, ao pesquisar pela primeira vez um tema na Internet, vagarmos um pouco pelos diversos sites e páginas que os programas de busca nos oferecem. Isso não é exatamente novo ou moderníssimo nem é inovação que veio com as TIC.
Formadora: Jislaine Luz.
Professoras: Roseani C D Silva
Unidade 2 - Atividade 1
Escola Ebenezer
Tema: Navegar a Deriva
Navegar à deriva tem mais vantagens do que desvantagens, caso o usuário entre em um hiperlink que não lhe agradou, é fácil clicar para voltar e buscar por outra página que lhe interesse mais, ou que lhe chamou mais sua atenção.
É muito bom, assim a gente aprende e descobre se muito através da navegação, cada um procura por aquilo que tem mais desejo de descobrir influencia e atração, as vezes a descoberta é bem maior do que era esperado . Pois navegar á deriva pode resultar no encontro de muitos valores que não haviam sido desvendados antes.
Postar um comentário