Objetivos do curso

Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Atividade 2.b

Elabore uma conceituação sua sobre hipertexto, utilizando o que leu até agora.
A proposta é criar um texto curto, de no máximo uma página, com uma colagem de colaborações retiradas do que você leu e adicionar algum comentário ou intervenção sua. Procure, nas várias páginas que leu, alguns trechos pequenos que, em sua opinião, expressam de forma clara o que é um hipertexto. Seja parcimonioso, não copie tudo o que gostou ou tudo o que encontrou.


1. Volte a navegar pelo hiperdocumento sobre hipertexto procurando um pequeno trecho que, na sua opinião, descreva bem o que é um hipertexto. Procure algo que seja bem claro e sucinto.

2. Crie um documento de texto do BrOffice e copie para ele o trecho (ou os trechos) que selecionou. Salve-o em sua pasta pessoal (deve ser /home/seu_nome/).

3. Volte ao hipertexto e procure um trecho curto (ou trechos) que apresente um aspecto interessante sobre os hipertextos; pode ser uma curiosidade sobre sua história, uma possibilidade de exploração em educação ou alguma relação entre esta forma de registro e as formas de produção e colaboração que começam a ser usuais.

4. Copie esse trecho para o documento que você está criando no BrOffice. Acrescente, após o trecho copiado, um comentário seu dizendo por que o texto citado chamou sua atenção.

5. Coloque, logo abaixo de cada trecho, o endereço da página de onde retirou o texto. Para isso, copie-o do navegador e cole-o em seu texto, da mesma forma que faria com um texto qualquer. Se no texto original estiver citado o nome do autor, não deixe de citá-lo também em seu documento. Lembre-se: preservar e respeitar a autoria é fundamental em qualquer trabalho acadêmico. Um trabalho como este é um diálogo que se trava com outros autores, e é preciso que se diga quem são.

6. Repare que o endereço da página, depois que foi colado em seu documento, fica em azul e sublinhado. Isso significa que o BrOffice entendeu que este é o endereço de uma página na Internet (ou no seu computador, ou no CD, se estiver navegando pelo CD, sem Internet) e fez deste texto um link para a página original. Parabéns, seu texto acaba de tornar-se um hipertexto com link para outra página! Fácil assim, não é? Muito chique isso de ser autor de hipertexto, não é?

7. Complete o texto com um comentário seu sobre o que lhe parece que os hipertextos podem trazer de interessante para a sua prática profissional. Será que você já vislumbra alguma possibilidade de exploração dos hipertextos como suporte para provocar a aprendizagem?

8. Quando seu trabalho estiver pronto, salve-o em sua pasta e, em seguida, coloque-o disponível para ser lido e comentado pelos colegas no espaço de compartilhamento.

279 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 279 de 279
Unknown disse...

Formadora: Jislaine da Luz
Professora: Ivonete Apª Rufatto
Unidade 2 – Atividade 2b
Escola Municipal Beija-Flor
Guarantã do Norte – MT.
Tema: O que é hipertexto?

Na Wikipédia a definição é “”Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal”.
Conforme o site:
http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm, ANDREA CECILIA RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.

Ao meu ver o hipertexto é uma forma de fazer o aluno pesquisar, ler e construir o seu próprio entendimento sobre o estudado.

Unknown disse...

TURMA SILVIA
D.L.
UNIDADE 2
ATIVIDADE 2b
Hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Hipertexto e Educa.C3.A7.C3.A3o

Comentário:
O hipertexto nos permite decidir o rumo a seguir na nossa pesquisa pela internet,
Aravés do hipertexto os alunos compreendem de forma mais ampla os conteúdos de uma maneira interdisciplinar.

data 13/10

Unknown disse...

turmasilvia@gmail.com
Adriana Gonçalves Pinheiro
Ivanei Teixeira Lopes
Marilene Souza Silva

Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa
posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários
links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões
com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página
e se pareçam mais com uma rede.

Segundo o WWW./brgeocites.com

O hipertexto vai alem dos textos , é uma leitura entrelaçada por vários links de informação. Fazendo uma leitura interligada de conhecimentos.

turmaemerson@gmail.com disse...

ATIV.2B
ROSA MARIA E.E.BAIRRO UNIÃO
Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons.
Algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede

turmaemerson@gmail.com disse...

ATIV.2B
ROSA MARIA E.E.BAIRRO UNIÃO
Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons.
Algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede

turmaemerson@gmail.com disse...

ATIV.2B
ROSA MARIA E.E.BAIRRO UNIÃO
Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons.
Algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.

Unknown disse...

turmasilvia@gmail.com
Edilene Daufenbak
Cleonice Abreu
Maria dos Milagres
Teresa Claro
Uma das maiores controvérsias a respeito deste conceito é sobre sua vinculação obrigatória ou não com a internet e outros meios digitais. Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento.
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva.


Comentario
Na sala de aula onde se trabalha com hípertexto , os alunos irão descobrir o prazer pela leitura de textos diferenciados .O mesmo é de fundamental importancia para que os educandos comessem a ter uma busca espontanea pela leitura e produçao de texto, pois cada aluno tem seu tempo para aprender e dessa forma a aprendizagem acontece espontaneamente.

Unknown disse...

Formadora: Jislaine da Luz
Professora: Ivonete Apª Rufatto
Unidade 2 – Atividade 2b
Escola Municipal Beija-Flor
Guarantã do Norte – MT.
Tema: Hipertextos

Na Wikipédia a definição é “”Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal”.
Conforme o site:
http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm, ANDREA CECILIA RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
Creio que, com a colaboração dos colegas criamos um hipertexto sobre o tema: "hipertexto", com as várias contribuições que cada um postou de seu entendimento, após ler o dos demais criamos nosso próprio conceito de hipertexto.

anne pedrosa disse...

Atividade: 2 b
Monitora: Anne Pedrosa
Cursista: Delesia Maria Goulart




HIPERTEXTO. O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações. CARACTERÍSTICAS HIPERTEXTUAIS 1.1 Simultaneidade de produção e circulação. O hipertexto produz um elemento novo que e a simultaneidade da produção e da circulação do hipertexto. Essa estrutura é veloz e a amplitude supera de forma qualitativa e quantitativa o fenômeno da transmissão oral 1.2 Ausência de limites O hipertexto é ilimitado, porém isso não corresponde a uma infinidade de linguagens disponível na tela do computador, mas a uma construção de vários significado para cada sentido que as contornam. 1.3 Multilinearidade e fragmentação As questões relativas a Multilineaidade e fragmentação ao que se parece ser é uma das características mas salientes da hipertexto. A ela é associada toda a discussão entre o centro e o descentramento, construção e desconstrução de tal forma que a própria matéria do hipertexto fica escondida de baixo de conceitos e preconceitos. 1.4 Interatividade É possível amplia-se os elementos disponíveis ao mesmo tempo na superfície do hipertexto, imagens, enciclopédias. Como conseqüência temos o sensível aumento do papel casual, dando ao leitor a pouca confortável sensação do seu domínio sobre o hipertexto, que no final é máxima. A origem do termo HIPERTEXTO O termo hipertexto foi criado no início os anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a idéia de escrita/ leitura não linear, em um sistema de informática. Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos seqüências sonoras, etc. Recentemente tem sido empregado o termo HIPERDOCUMENTO que ressalta a utilização de múltiplos recursos de mídia num único documento em busca dissociar a idéia de apresentação textual da informação. A compreensão do conceito do hipertexto se dá com o conhecimento de algumas conceitos elementares e a forma como os hipertextos diferem dos documentos em papel a que estamos habituados. o Help do Windows e os de suas aplicações são hipertextos que se caracterizam por possuírem: Þ Um conjunto de tópicos Þ Sistema de navegação Þ Sistema de pesquisa DIFERENÇAS ENTRE HIPERTEXTO E O LIVRO & middot; FORMA DE LEITURA Þ Livro - sequência linear Þ Hipertexto- seqüência lógica • ACESSO A INFORMAÇÃO • FACILIDADE DE LEITURA • POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO Þ Livro- notas na margem do texto Þ Hipertexto- inserção no texto sem alteração do contexto • MACADORES Þ Livro- dobra de folha para marcar a página que está lendo Þ Hipertexto- bookmarks • CUSTO DE DUPLICAÇÃO • CUSTO DE CRIAÇÃO O hipertexto na Internet WWW, hipertexto e hipermídia são acrônimos para "World Wide Web" . O hipertexto e um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor. O objetivo a esse conceito é o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos, no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial. A idéia de hipermídia é simples, ao invés de um texto, uma ligação; que pode conter um gráfico, um filme ou ate diferente sons. Alguém disse um vez que, uma imagem vale por mil palavras, hoje em dia, dos os sistemas de hipermídia que a intenet coloca a nossa disposição, são aqueles que a alguns anos atrás poderia ser considerado ficção cientifica.

anne pedrosa disse...

Edilene Atividade 2-b
Turma Anne

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. ...
pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

É o paradigma da interface para reunir documentos. Pode explicar-se como sendo uma maneira de organizar as ligações externas de textos na web. ...
pt.wiktionary.org/wiki/hipertexto

é o texto em formato de cruzamentos. O hipertexto permite os saltos de um assunto para outro ou de uma página para a outra através de ...
inserver.com.br/index2.php

anne pedrosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anne pedrosa disse...

ATIVIDADE 2B
• MONITORA; ANNE PEDROSA
• CURSISTA IRENE G. SOUZA







• Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. ...
pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
• É o paradigma da interface para reunir documentos. Pode explicar-se como sendo uma maneira de organizar as ligações externas de textos na web. ...
pt.wiktionary.org/wiki/hipertexto
• é o texto em formato de cruzamentos. O hipertexto permite os saltos de um assunto para outro ou de uma página para a outra através de ...
inserver.com.br cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. ...
pt.wikipedia.org/w

anne pedrosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anne pedrosa disse...

Atividade: 3
Monitora : Anne Pedrosa
Cursista : Delesia Maria Goulart
Comentário;





O hipertexto é uma ferramenta tecnologia muito utilizada, pois através dela temos acesso a diversos
tipos de informações.para os nossos alunos funciona como um meio de mantê-los atualizados a diversos tipos de informações a não os limitamos apenas aos conhecimentos sugeridos no livro didático, mas devemos ter o cuidado em direcionar essas pesquisas para que não fujam do foco desejado.

anne pedrosa disse...

Atividade: 3
Monitora : Anne Pedrosa
Cursista : Delesia Maria Goulart
Comentário;





O hipertexto é uma ferramenta tecnologia muito utilizada, pois através dela temos acesso a diversos
tipos de informações.para os nossos alunos funciona como um meio de mantê-los atualizados a diversos tipos de informações a não os limitamos apenas aos conhecimentos sugeridos no livro didático, mas devemos ter o cuidado em direcionar essas pesquisas para que não fujam do foco desejado.

anne pedrosa disse...

Atividade-3

Monitora - Anne
Edilene chaves Atividade- 3




O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

anne pedrosa disse...

Atividade; 3
EDILENE CHAVES
MONITORA: ANNE



O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

turmaemerson@gmail.com disse...

ADRIANA BAZONI
ATIVIDADE 2.B
ESCOLA BAIRRO UNIÃO

“O conhecimento técnico é criado e disponibilizado para o uso da sociedade, que o denomina conforme sua compreensão, o que nem sempre garante fidelidade aos objetivos e motivações de seu autor”.

COMENTÁRIO: Muitas coisas que vimos e ouvimos nos é apresentado de forma a ser verdade para o autor, porém, nem sempre a verdade de um é a verdade do outro. Por isso é necessário mesmo parecendo uma fonte de informação segura, ter o senso critico, a responsabilidade de perceber, identificar ou mesmo checar uma informação. Isto em todas as fontes de informações.


“A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores”.

COMENTÁRIO:Achei interessante saber que a ideia de hipertexto não nasceu na internet, pois sempre tive este conceito. Na verdade aquelas anotações no rodapé dos livros, já eram hipertextos.


“Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes”.


COMENTÁRIO: O hipertexto pode se tornar uma ferramenta muito útil na aprendizagem, o professor deve aproveitar essa ferramenta como processo de busca e construção do conhecimento.

turmaemerson@gmail.com disse...

ADRIANA BAZONI
ATIVIDADE 2.B
ESCOLA BAIRRO UNIÃO

“O conhecimento técnico é criado e disponibilizado para o uso da sociedade, que o denomina conforme sua compreensão, o que nem sempre garante fidelidade aos objetivos e motivações de seu autor”.

COMENTÁRIO: Muitas coisas que vimos e ouvimos nos é apresentado de forma a ser verdade para o autor, porém, nem sempre a verdade de um é a verdade do outro. Por isso é necessário mesmo parecendo uma fonte de informação segura, ter o senso critico, a responsabilidade de perceber, identificar ou mesmo checar uma informação. Isto em todas as fontes de informações.


“A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores”.

COMENTÁRIO:Achei interessante saber que a ideia de hipertexto não nasceu na internet, pois sempre tive este conceito. Na verdade aquelas anotações no rodapé dos livros, já eram hipertextos.


“Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes”.


COMENTÁRIO: O hipertexto pode se tornar uma ferramenta muito útil na aprendizagem, o professor deve aproveitar essa ferramenta como processo de busca e construção do conhecimento.


ATIVIDADE 3


Da professora Jaqueline Bregoli, interessante a forma como ela abordou o grande leque das conexões que um texto mantém com outros textos, no momento em que o autor sente necessidade dessas ligações.

Da professora Abadia Gonçalves da Silva. A professora destaca o impulsionar o aluno à pesquisa de produção de texto através do trabalho com hipertexto, menciona que a aprendizagem acontece como descoberta, com isso ativa o processo de busca e conhecimento.


Da professora Denise Mazzonetto, importante o comentário de professores onde diz que sendo uma atividade presente no dia a dia não pode deixar esse recurso de lado.

turmaemerson@gmail.com disse...

ADRIANA BAZONI
ATIVIDADE 2.B
ESCOLA BAIRRO UNIÃO

“O conhecimento técnico é criado e disponibilizado para o uso da sociedade, que o denomina conforme sua compreensão, o que nem sempre garante fidelidade aos objetivos e motivações de seu autor”.

COMENTÁRIO: Muitas coisas que vimos e ouvimos nos é apresentado de forma a ser verdade para o autor, porém, nem sempre a verdade de um é a verdade do outro. Por isso é necessário mesmo parecendo uma fonte de informação segura, ter o senso critico, a responsabilidade de perceber, identificar ou mesmo checar uma informação. Isto em todas as fontes de informações.


“A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores”.

COMENTÁRIO:Achei interessante saber que a ideia de hipertexto não nasceu na internet, pois sempre tive este conceito. Na verdade aquelas anotações no rodapé dos livros, já eram hipertextos.


“Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes”.


COMENTÁRIO: O hipertexto pode se tornar uma ferramenta muito útil na aprendizagem, o professor deve aproveitar essa ferramenta como processo de busca e construção do conhecimento.


ATIVIDADE 3


Da professora Jaqueline Bregoli, interessante a forma como ela abordou o grande leque das conexões que um texto mantém com outros textos, no momento em que o autor sente necessidade dessas ligações.

Da professora Abadia Gonçalves da Silva. A professora destaca o impulsionar o aluno à pesquisa de produção de texto através do trabalho com hipertexto, menciona que a aprendizagem acontece como descoberta, com isso ativa o processo de busca e conhecimento.


Da professora Denise Mazzonetto, importante o comentário de professores onde diz que sendo uma atividade presente no dia a dia não pode deixar esse recurso de lado.

turmaemerson@gmail.com disse...

Unidade – 2

Turma Emerson

Atividade -2b

O hipertexto é um novo espaço da escrita da sala de aula, onde cada vez mais vem sendo utilizado em ambientes educacionais com vários propósitos, como por exemplo uma ferramenta pedagógica para ajudar nos processos de escrita tradicional, trazendo contribuições à produção escrita e à leitura prazerosa aos alunos, mostrando novos horizontes formando leitores e escritores de uma nova sociedade cheia de tecnologias.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Odete

turmaemerson@gmail.com disse...

Unidade – 2

Odete - Turma Emerson

Atividade -2b

O hipertexto é um novo espaço da escrita da sala de aula, onde cada vez mais vem sendo utilizado em ambientes educacionais com vários propósitos, como por exemplo uma ferramenta pedagógica para ajudar nos processos de escrita tradicional, trazendo contribuições à produção escrita e à leitura prazerosa aos alunos, mostrando novos horizontes formando leitores e escritores de uma nova sociedade cheia de tecnologias.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

turmaemerson@gmail.com disse...

Unidade – 2

Odete - Turma Emerson

Atividade -2b

O hipertexto é um novo espaço da escrita da sala de aula, onde cada vez mais vem sendo utilizado em ambientes educacionais com vários propósitos, como por exemplo uma ferramenta pedagógica para ajudar nos processos de escrita tradicional, trazendo contribuições à produção escrita e à leitura prazerosa aos alunos, mostrando novos horizontes formando leitores e escritores de uma nova sociedade cheia de tecnologias.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

anne pedrosa disse...

Profº Cursista: Gleice Cristina da Silva Sampaio

No Wikipédia encontrei a definição como “”Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal”.
O hipertexto é algo que vai além do texto e dentro dele existem vários links conectando com palavras de novos textos. Para educação o hipertexto incentiva a pesquisa, leitura.Em computação, hipertexto é um sistema para a visualização de informação cujos documentos contêm referências internas para outros documentos (chamadas de hiperlinks ou, simplesmente, links), e para a fácil publicação, atualização e pesquisa de informação. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. Fonte(s):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

COMENTÁRIO: Esse conceito de hipertexto me deu em algum momento uma sensação de emaranhado, como se fosse uma teia, onde você mexe-se pra La e pra cá e não consegue sair, pois são muitos fios, e caminhos que se entrelaçam e te levam a um caminho diferente. Hipertexto vai muito alem de texto, é um mundo onde podemos explorar e obter mais e mais conhecimento, e para nos ajudar a entender temos as figuras que aguçam o estilo visual de aprendizado.

anne pedrosa disse...

O que é hipertexto? São textos que estão disponíveis nos meios de comunicação ou na rede de Internet. Esses hipertextos são destinados a pesquisas, para informação, consultas diversão entre outros . Os hipertextos deveriam ser aproveitados nas instituições de educação com os alunos e com o professor . As tecnologias da informação são ótimas fontes de informação hoje em dia. Sem falar nos hipertextos encontrados na rede. Professora: Nilma da Silva Correa de Souza.

turmaluciana disse...

Professora formadora: Luciana Ortega Zanatta
Cursista: Raquel Cristina Ortega Zanatta
Escola Monteiro Lobato
Modulo 2 Atividade 2.b


HIPERTEXTO
O hipertexto é uma estrutura interativa de apresentação que possui três componentes principais:
A) Uma base de dados textual;
B) Uma rede semântica entre diferentes unidades temáticas e ferramentas informáticas. Sua navegação é baseada em elementos gráficos conhecidos por ícones, que interligam-se à base de dados, à rede semântica
C) Unidades temáticas através de um mecanismo conhecido por link.

Características do hipertexto
O hipertexto possui seis princípios abstratos que permitem preservar as múltiplas interpretações do modelo de hipertexto:
- " O princípio da metamorfose - a rede está em constante construção e renegociação com todos os elementos que a compões, sejam eles humanos ou objetos midiáticos.
- " O principio da heterogeneidade - os elementos de conexão são heterogêneos. Permiti colocar "em jogo pessoas, grupos, artefatos, forças naturais de todos os tamanhos, com todos os tipos de associações que pudermos imaginar" entre eles.
- " O princípio da multiplicidade e de encaixe de escalas - coloca a capacidade de organização de forma fractal. Qualquer nó ou conexão pode se analisado como parte de toda uma rede.
- " O princípio de exterioridade - seu universo depende de um exterior indeterminado. Seu crescimento e diminuição dependem de novos elementos externos à ele.
- " O princípio de topologia - "A rede não está no espaço, ela é o espaço". Tudo funciona por proximidade.
- " O princípio de mobilidade dos centros - A rede possui diversos centros saltando de um nó a outro. Não existe um centro único.
Os hipertextos põem de manifesto as possibilidades que oferecem os processos de leitura e pensamento: permitem ao leitor interpretar materiais textuais de uma maneira única, útil e significativa e, ao mesmo tempo, advertir que não existe um único critério para organizar a informação, facilitando a aprendizagem significativa, o que sucede em situações de aprendizagem caracterizadas por um processo de contraste, de revisão e de construção de esquemas de conhecimentos sobre os conteúdos.

Unknown disse...

turmasilvia@gmail.com

Vania Conceição de Souza Chambó
Lisolete Ines Zanella Reina


Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Comentário: O hipertexto é uma inovação, e facilita muito quando queremos navegar na internet, e pesquisar textos com o mesmo tema, através do hipertexto construímos textos maravilhosos, com imagens,vídeos e os recursos que a internet oferece.

Unknown disse...

turmasilvia@gmail.com

Vania Conceição de Souza Chambó
Lisolete Ines Zanella Reina

Citação.

Principais características do Hipertexto
10. Intertextualidade;
11. Velocidade;
12. Precisão;
13. Dinamismo;
14. Interatividade;
15. Acessibilidade;
16. O multilinear.[3]rganização
17. Estrutura em rede;
18. Transitoriedade;
Achei interessante o comentário sobre hipertexto da colega Iara Sima, pois a mesma colocou quais são as características de um hipertexto, assim possamos conhecer o que o hipertexto pode nos oferecer, para inserir no nosso trabalho do dia a dia

Unknown disse...

turmasilvia@gmial.com
Atividade 2 b da unidade 2
Salete Regina e Euri Atalalia


Citação 1

Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explí
Yankelovich, Nicole, Landow, George P., and Cody, David. (1987). Creating hypermedia materials for English literature students. SIGCUE Outlook, 20(3).

Comentario:
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

turmasilvia@gmial.com
Atividade 2 b da unidade 2
Celma Francisaca e Maria Zuleide Aguiar.
Marinelza S. Zark



Citação 1.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. ...
pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Nesta atividade podemos entender que o hipertexto nos leva a um leque de informações, oferecendo através de signos, ícones de textos direcionando a uma infinidades de significados com precisão e velocidade.

Unknown disse...

turmasilvia@gmail.com
Renata
Unidade 2. Ativ 2b

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Hipertexto são conjuntos de elementos – que muitos chamam de nós – ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos, etc.
Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. Eles não estão conectados linearmente, como se fosse um texto de um livro, por exemplo, que um assunto é ligado ao outro seguidamente. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto.
O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''. http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html

Unknown disse...

turmasilvia@gmail.com
Renata
Unidade 2. Ativ 2b

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Hipertexto são conjuntos de elementos – que muitos chamam de nós – ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos, etc.
Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. Eles não estão conectados linearmente, como se fosse um texto de um livro, por exemplo, que um assunto é ligado ao outro seguidamente. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto.
O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''. http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html

turmaluciana disse...

UNIDADE II
ATIVIDADE 2.B
TURMA LUCIANA
PEIXOTO DE AZEVEDO – MT
JULIANA SÂMELA

Para os professores hipertexto se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
O hiper texto apresenta-se como sendo parcialmente criado pelo leitor que escolhe as ligações de sua preferência, conectando os dados informais que mais lhe interessam. Tais dados podem estar contidos não só em textos escritos, mas também em sons, imagens, animações bem como facilidades de interação e criações de realidade virtual.

turmaemerson@gmail.com disse...

turma Emerson
Rosimari

UNIDADE 2
Atividade 2.b

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons...

Hipertexto nos dá a impressão de ser um texto enorme, e na verdade é!
Curto a primira vista, e que se estende, se aprofunda atraves de seus hiperlinks.


...hiperlinks, ou simplesmente links.

É ao mesmo tempo uma forma de aprofundamendo, e um meio de se desviar do objetivo primeiro, pois a cada click nos deparamos com mais e mais isnformações que nos fazem viajar e até mesmo perder o foco do objetivo buscado.

ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
Ícone pode se referir a:
• Ícone (pintura) - tipo de arte pictórica com motivos religiosos
• Ícone (semiótica) - conceito de semiótica
• Ícone (informática) - pequeno desenho que representa um objeto ou um programa em informática.
• Iconografia - mostra os ícones como um conjunto de objetos relacionados.

Turma 1 Marcia disse...

Atividade 2.b
Elizama Leite de Almeida
Escola Kreen Akarore

Segundo a definição que temos na Wikipédia vemos que o hipertexto é uma forma digitalizada de texto, mas o interessante é que o hipertexto não nasceu com a internet, a parte que fala sobre a história dos hiperlinks entendemos que já havia algumas formas hipertextuais através de manuscritos, sofriam modificações e por isso tinham características de informação coletiva.

“Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Hipertexto_e_Educa.C3.A7.C3.A3o
A citacão acima nos leva a refletir sobre a importancia dos hipertextos em nossa atividade educacional, a maneira como os alunos podem alcancar mundos diferentes e interessantes, navegar e buscar informacões para cada uma de suas necessiadades, e construir conhecimento a cada texto que buscar.

turmaemerson@gmail.com disse...

Cecília Salete - Unidade 02
NAVEGAR ALÉM DE LER.
Fiz um comparativo de como é, para eu, navegar na internet: É como estar numa roda de viola, em que se começa cantando uma música e essa nos leva à outra, e cada música é como um link que abre para outra, outra e outra, sempre naquela que nos interessa e nos dá prazer de cantar e na internet em navegar.Nesse anseio de navegar, de ver, a novidade, nos leva a ler sem perceber e a navegar além de ver.A Experiência de navegar, abriu os horizontes à um mundo diferente, com opiniões de outros navegadores, que nos passam novos conhecimentos e experiências.
25 de Agosto de 2009 06:14
Concordo, é como estar em um labirinto onde não se busca saídas, mas se encontra varias portas capazes de nos levar a qualquer lugar que queiramos ir(ou até mesmo onde não queremos, é o que acontece as vezes).

UNIDAE 2
ATIVIDAE 2ª
TURMA lUCIANA ORTEGA
ESCOLA 19 DE JULHO PEIXOTO DE AZEVEDO
PROF.EDILENE L.MELO
NAVEGAR ALÉM DE LER
Navegar na internet,é uma viagem onde posso conhecer um mundo onde apenas ela me oferece essa oportunidade,depois que aprendemos a "entrar e sàir" através de vários links é um novo horizonte,de modo geral sempre navego buscando primeiro algo relacionado ao meu trabalho ou algo realmente de objetivo concreto,é pouco o tempo que me dedico a sites apenas para passar o tempo. Mas é muito bom principalmente poruqe curto muito a geografia ,e navegando na internet posso conhecer lugares do Brasil e do mundo ,que me ajuda no meu trabalho com os educandos,principalmente através das imagens dos pontos turísticos,nos quais alguns deles são sonhos que um dia se poderão se tornarem realidade. O que sinto é que na internet,faz parte do cotidiano,desde manhã até a noite.
31 de Agosto de 2009 15:49
Esse é o lado bom... Posso procurar o que quero e parar a busca a qualquer momento, para recomeçar se necessário outra hora, posso viajar a qualquer lugar sem sair de casa...

Atividade 2a - Professora MARILEI

Navegar na internet é ótimo, pois lê-se apenas o assunto que nos interessa, e ignora-se o restante, passando adiante, entrando num site inicialmente pode nos levar muito longe e com muitas informações, usando os links existentes, e assim procuramos tudo que dará prazer e ainda podemos nos manter informados de tudo que acontece no mundo.Gosto de fazer isso e não vejo problemas.
31 de Agosto de 2009 16:13
Seria como um dialogo onde realmente nos é possível escolher se nos interessa continuar ou não a conversa... e o assunto em sua grande maioria é escolhido por nós... ou por mim!!!

turmaemerson@gmail.com disse...

turma Emerson
Rosimari
UNIDADE 2
Cecília Salete - Unidade 02
NAVEGAR ALÉM DE LER.
Fiz um comparativo de como é, para eu, navegar na internet: É como estar numa roda de viola, em que se começa cantando uma música e essa nos leva à outra, e cada música é como um link que abre para outra, outra e outra, sempre naquela que nos interessa e nos dá prazer de cantar e na internet em navegar.Nesse anseio de navegar, de ver, a novidade, nos leva a ler sem perceber e a navegar além de ver.A Experiência de navegar, abriu os horizontes à um mundo diferente, com opiniões de outros navegadores, que nos passam novos conhecimentos e experiências.
25 de Agosto de 2009 06:14
Concordo, é como estar em um labirinto onde não se busca saídas, mas se encontra varias portas capazes de nos levar a qualquer lugar que queiramos ir(ou até mesmo onde não queremos, é o que acontece as vezes).

UNIDAE 2
ATIVIDAE 2ª
TURMA lUCIANA ORTEGA
ESCOLA 19 DE JULHO PEIXOTO DE AZEVEDO
PROF.EDILENE L.MELO
NAVEGAR ALÉM DE LER
Navegar na internet,é uma viagem onde posso conhecer um mundo onde apenas ela me oferece essa oportunidade,depois que aprendemos a "entrar e sàir" através de vários links é um novo horizonte,de modo geral sempre navego buscando primeiro algo relacionado ao meu trabalho ou algo realmente de objetivo concreto,é pouco o tempo que me dedico a sites apenas para passar o tempo. Mas é muito bom principalmente poruqe curto muito a geografia ,e navegando na internet posso conhecer lugares do Brasil e do mundo ,que me ajuda no meu trabalho com os educandos,principalmente através das imagens dos pontos turísticos,nos quais alguns deles são sonhos que um dia se poderão se tornarem realidade. O que sinto é que na internet,faz parte do cotidiano,desde manhã até a noite.
31 de Agosto de 2009 15:49
Esse é o lado bom... Posso procurar o que quero e parar a busca a qualquer momento, para recomeçar se necessário outra hora, posso viajar a qualquer lugar sem sair de casa...

Atividade 2a - Professora MARILEI

Navegar na internet é ótimo, pois lê-se apenas o assunto que nos interessa, e ignora-se o restante, passando adiante, entrando num site inicialmente pode nos levar muito longe e com muitas informações, usando os links existentes, e assim procuramos tudo que dará prazer e ainda podemos nos manter informados de tudo que acontece no mundo.Gosto de fazer isso e não vejo problemas.
31 de Agosto de 2009 16:13
Seria como um dialogo onde realmente nos é possível escolher se nos interessa continuar ou não a conversa... e o assunto em sua grande maioria é escolhido por nós... ou por mim!!!

turmaemerson@gmail.com disse...

ATIVIDADE 2B - edison
O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta processo de busca e construção do conhecimento. , pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um
O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo.

A nossa parcela de verdade sobre o tema em análise reflete a capacidade de compreensão que temos a seu respeito. Certa ou errada, é a nossa verdade, e cada um tem a sua própria. Construir a unidade em torno de uma crença maior, composta pela junção das muitas verdades, é o desafio da sociedade contemporânea.


Pois no entanto tentar localizar uma informação os usuários de hipertexto, participam ativamente de um trabalho como ferramentas da intenet.
Diz a respeito subre construção individual e coletiva do conhecimento e umdesafio para todos.
Utiliza as ferramentas de hipertexto para melho compreender os textos em questão.

Unknown disse...

Texto: A leitura no hipertexto
A internet facilitou uma proposta que era muito difícil de ser aplicada em meios usualmente não-digitais (como o livro, o jornal, etc.): a idéia de hipertexto e os seus hyperlinks (hiperligações).

No hipertexto, pulamos de uma leitura para outra e vamos de um texto para outro, muito rapidamente. Ou seja, o escritor não precisa mais escrever um texto, preso a uma linearidade, pois ele pode propor a transição do leitor entre a leitura de vários textos. Esta possibilidade de escolha que se dá ao leitor, de seguir o caminho de leitura que preferir (até então, geralmente o leitor só poderia mudar a ordem de leitura de um texto ao pular algumas páginas do livro e começar no final por exemplo, mas provavelmente esta leitura ficaria desconexa e sem sentido).

Fonte da imagem: Blog do Toshi

Se, mesmo assim, realizamos uma tarefa de cada vez, a nossa leitura continua linear (mesmo que o que lemos não siga uma linearidade). Criamos uma sequência de leitura lendo algo (seja ele qual for) de cada vez, pois não conseguimos ler duas coisas de modo realmente simultâneo. Por isso, mesmo que no trajeto da leitura sejam lidos sites totalmente diferentes, ainda temos uma sequência linear de leitura, pois realizados uma tarefa de cada vez.

Ponderando com a justificativa da atividade da questão 2a, no site: http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/1625, e transcrevendo a questão 2b, traz segurança na liberdade de argumentação e que há um contorno na segurança da leitura, poi não podemos lincar duas vezes ao mesmo tempo enquanto processo de leitura, por mais que várias janela podem ser abertas.
Aos cuidados de Fernando Rasnheski

Unknown disse...

Texto: A leitura no hipertexto
A internet facilitou uma proposta que era muito difícil de ser aplicada em meios usualmente não-digitais (como o livro, o jornal, etc.): a idéia de hipertexto e os seus hyperlinks (hiperligações).

No hipertexto, pulamos de uma leitura para outra e vamos de um texto para outro, muito rapidamente. Ou seja, o escritor não precisa mais escrever um texto, preso a uma linearidade, pois ele pode propor a transição do leitor entre a leitura de vários textos. Esta possibilidade de escolha que se dá ao leitor, de seguir o caminho de leitura que preferir (até então, geralmente o leitor só poderia mudar a ordem de leitura de um texto ao pular algumas páginas do livro e começar no final por exemplo, mas provavelmente esta leitura ficaria desconexa e sem sentido).

Fonte da imagem: Blog do Toshi

Se, mesmo assim, realizamos uma tarefa de cada vez, a nossa leitura continua linear (mesmo que o que lemos não siga uma linearidade). Criamos uma sequência de leitura lendo algo (seja ele qual for) de cada vez, pois não conseguimos ler duas coisas de modo realmente simultâneo. Por isso, mesmo que no trajeto da leitura sejam lidos sites totalmente diferentes, ainda temos uma sequência linear de leitura, pois realizados uma tarefa de cada vez.

Ponderando com a justificativa da atividade da questão 2a, no site: http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/1625, e transcrevendo a questão 2b, traz segurança na liberdade de argumentação e que há um contorno na segurança da leitura, poi não podemos lincar duas vezes ao mesmo tempo enquanto processo de leitura, por mais que várias janela podem ser abertas.
Aos cuidados de Fernando Rasnheski

Unknown disse...

Eliane Macedo

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Como já foi dito o hipertexto são textos vistos na internet, são aqueles texto que nós minimizamos no canto do computador e vamos ler outros texto em outra página da internet.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
Acredita-se realmente que os hipertexto possam ajudar o aluno em sala de aula, realmente pensando por esse ângulo, nota-se que os educando tem muita curiosidade e na curiosidade eles leem sem perceber e dessa forma a leitura torna-se uma brincadeira e não uma coisa chata como muitos pensam

Unknown disse...

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital , ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links .O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática.
Se tomarmos como exemplo a Internet, cada website é um hipertexto, pois os links das páginas fazem com que fragmentos de textos se unam a outros, deixando a cargo do leitor a formação de seu próprio
O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das meta narrativas.
O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.

O aluno procura uma informação e acaba encontrando varias e assim vai aprendendo cada vez mais.

“Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

COMENTARIO: A utilização de textos variados, ajuda aluno no seu conhecimento e interação, podendo trabalhar como materiais variados, dinamicos, pois e com ele que o aluno estara construindo seu proprio conhecimento.

Unknown disse...

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital , ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links .O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática.
Se tomarmos como exemplo a Internet, cada website é um hipertexto, pois os links das páginas fazem com que fragmentos de textos se unam a outros, deixando a cargo do leitor a formação de seu próprio
O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das meta narrativas.
O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.

O aluno procura uma informação e acaba encontrando varias e assim vai aprendendo cada vez mais.

“Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

COMENTARIO: A utilização de textos variados, ajuda aluno no seu conhecimento e interação, podendo trabalhar como materiais variados, dinamicos, pois e com ele que o aluno estara construindo seu proprio conhecimento.

Unknown disse...

ANDREIA SILVA ATIVIDADE2B
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, concordo,pois são de grande importância na vida do ser humano de acordo com seu contexto de vida. O dispositivo nunca chegou a ser construído, mas hoje é tido como um dos precursores da atual web. A tecnologia usada seria uma combinação de controles eletromecânicos e câmeras e leitores de microfilme, todos integrados em uma grande mesa. A maior parte da biblioteca de microfilme estaria contida na própria mesa com a opção de adicionar ou remover rolos de microfilme à vontade.
Não se pode deixar de citar outro personagem de grande importância histórica que é Douglas Engelbart diretor do Augmentation Research Center (ARC) do Stanford Research Institute, centro de pesquisa onde foram testados pela primeira vez a tela com múltiplas janelas de trabalho; a possibilidade de manipular, com a ajuda de um mouse, complexos informacionais representados na tela por um símbolo gráfico; as conexões associativas (hipertextuais) em bancos de dados ou entre documentos escritos por autores diferentes; os grafos dinâmicos para representar estruturas conceituais (o "processamento de idéias" os sistemas de ajuda ao usuário integrados ao programa.
Como já havia comentado não podemos nos deixar de sitar um grande personagem dessa história desses famosos homens.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Hoje vejo que são de muita vantagens para os nossos alunos o uso desses aparelhos tecnológico pois seus hipertexto fica maravilhosamente cocretizado.

Unknown disse...

A este nível, e diluindo cada vez mais a relação entre leitor e autor, o hipertexto pode fazer uso da intertextualidade de uma forma que o texto impresso tradicionalmente não pode, o que nos permite prever uma progressiva libertação deste tipo de texto de um certo determinismo socio-histórico e aproximar a criação textual de um processo mais aberto de infinitas interligações.

Unknown disse...

EDINEIA A R S.


HIPERTEXTO II



Termo cunhado por Theodor H. Nelson, que o propôs pela primeira vez em 1965, numa comunicação apresentada à Conferência Nacional da Association for Computing Machinery, nos Estados Unidos. O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Este tipo de texto electrónico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa, depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circular por todo o mundo.
Termo cunhado por Theodor H. Nelson, que o propôs pela primeira vez em 1965, numa comunicação apresentada à Conferência Nacional da Association for Computing Machinery, nos Estados Unidos. O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Este tipo de texto electrónico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa, depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circular por todo o mundo. Esses hipertextos apresentam informaçoes importanres e diversificada deixando o leitor bem informadoUm conceito diferente de hipertexto, embora seguindo a ideia de texto em paralelo, é-nos dado por Genette em Palimpsestes. La littérature au second degré (1982): texto que resulta de uma transformação premeditada de um texto pré-existente, como no caso da paródia (v.). A esta modalidade chama Genette hipertextualidade, que é uma das cinco possibilidades de transtextualidade (v.), ou seja, de “transcendência textual do texto”. Esta ideia parece-nos mais próxima das características gerais do hipertexto, que é, acima de tudo, uma possibilidade universal de diálogo de um texto original com outros textos ocultos, mas inter-relacionados e disponíveis para estabelecer qualquer relação lógica de significação.Esses hipertextos tem certa relaçao com a intertextualidade sendo que produzimos outro acrescntando informaçoes modificando o de origem e o mesmo A este nível, e diluindo cada vez mais a relação entre leitor e autor, o hipertexto pode fazer uso da intertextualidade de uma forma que o texto impresso tradicionalmente não pode, o que nos permite prever uma progressiva libertação deste tipo de texto de um certo determinismo socio-histórico e aproximar a criação textual de um processo mais aberto de infinitas interligações.pode ser circulado paralelamente.Esses tipos de textos são otimos pois podemos trabar de maneira diferenciada seja com musica, parodia, relatos de sua vida e outros. Quando ascessamos paginas de hipertextos vemos as diversas formas e diferenças e podemos analisar verificando os procedimentos.

Unknown disse...

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.

O hipertexto é um texto no qual se tem um conjunto de informações de maneira interessante. katia




Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.

Nas funções pedagógicas o hipertexto traz vantagens para os professores trabalharem com várias disciplinas de forma proveitosa. katia

Unknown disse...

Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. VANICE RIBEIRO DA SILVA ROBERTO

Unknown disse...

ATIVIDADE3
UNIDADE:;3
ANDREIA DA SILVA
CONCORDO COM A LUCIANA ,POSSO AFIRMAR QUE TODOS OS RELATO FOI DE FORMA QUE SE REFERE AO MESMO ASSUNTO, CADA UM FALOU DE MODO DIFERENTE MAS CHEGANDO A UM MESMO CONTESTO DENTRO DA REALIDADE. E QUE SEMPRE PODEREMOS ESTAR CADA VEZ BUSCANDO MAIS E MAIS E SEMPRE INFLUENCIANDO AS NOSSAS MENTES PARA A RELIDADE.

Unknown disse...

ATIVIDADE3
UNIDADE:;3
ANDREIA DA SILVA
CONCORDO COM A LUCIANA ,POSSO AFIRMAR QUE TODOS OS RELATO FOI DE FORMA QUE SE REFERE AO MESMO ASSUNTO, CADA UM FALOU DE MODO DIFERENTE MAS CHEGANDO A UM MESMO CONTESTO DENTRO DA REALIDADE. E QUE SEMPRE PODEREMOS ESTAR CADA VEZ BUSCANDO MAIS E MAIS E SEMPRE INFLUENCIANDO AS NOSSAS MENTES PARA A RELIDADE.

Turma 1 Marcia disse...

Elizama Leite de Almeida
Escola Kreen Akarore
Peixoto de Azevedo



“O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento”. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Hipertexto_e_Educa.C3.A7.C3.A3o

Sabemos que a tecnologia fascina nossos alunos, portanto, se utilizarmos esse meio informativo, a aula se tornará mais produtiva e interessante.
“O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Etimologia

A citaçao acima diz sobre a questão da sequenciação de informações e que o hipertexto vem romper com essa linearidade e possibilitando uma construção de conhecimento coletiva. Isso é muito importante para nossos alunos, pois dará a oportunidade que eles precisam para construirem conhecimento de um modo diferenciado e de uma forma intertextual.

Unknown disse...

Turma: Silvia
Disse: Alexandra Barbosa da Silva
Maria Isabel Costa Dias
Maria do Carmo Santana
Escola Jardim das Flores
Data:27/10/2009
Citação 01

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.

retirada: pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto

A primeira citação trata do conceito de hipertexto, como podemos recorrer ao uso do hipertexto, que funciona como forma de blocos de textos, imagens ou sons, este acesso se dá através dos hiperlins ou links.

Citação 02
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usúarios de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento.
Retirada: pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto.
A citação 02 refere-se a algo interessante, pois a utilização do hipertexto na educação é um recurso facilitador no ensino-aprendizagem, pois abre porta para várias pesquisas, impulsionando à produção textual. O hipertexto abre horizonte para novas descobertas, localizando informaçoes e se inserindo no processo de busca de novos conhecimentos,
É um recurso interessante principalmente por se tratar mais um método para a pesquisa e construção de conhecimento para o nosso alunado.

O uso do hipertexto, como recurso didático irá contribuir muito para uma nova forma de pesquisa, por exemplo: Os alunos à procura de informações sobre Cultura Indígena, podem buscar em forma de hipertexto, imagens, sons, textos verbais escrito, oferecendo várias informações sobre o assunto.
Sem dúvida, através destes blocos interligados é mais uma opção para a pesquisa a fim de obter uma aprendizagem mais completa.

turmaluciana disse...

Unidade 02
Atividade 2.b
Turma: Luciana
Cursista: Nazi
Centro Educacional Paulo Freire
Peixoto de Azevedo-MT

O hipertexto é um tremendo incentivador à pesquisa. Desafia-nos a desbravar novos temas e mesmo a buscar ampliar nossas pesquisas em livros e revistas.

Daí surge conceitos que provocam profundas modificações nos valores da sociedade. Um desses conceitos é o de Multimídia que segundo palavras do professor Nelson Pretto: "Constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação", ou seja, das diferentes mídias; sons, animação, texto vídeo, foto. Outro conceito associada a multimídia é HIPERTEXTO. O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.

O hipertexto é um tremendo incentivador à pesquisa. Desafia-nos a desbravar novos temas e mesmo a buscar ampliar nossas pesquisas em livros e revistas.
http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/

turmaemerson@gmail.com disse...

E. M. JANE PEREIRA LOPES
CURSISTA: Demozélia
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
Na Educação o hipertexto é uma ferramenta pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Unknown disse...

Formadora: Jislaine Luz.
Professoras: Vania
Unidade 2 - Atividade 2 b
Escola Ebenezer
Tema: hiprtexto

Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual.
O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Diante desses exclarecimentos e bases teoricas, concordo com as manifestações e com as proporçoes que o hipertexto atinge.
Complementando ainda que tomar o gosto pela leitura, ja pode vir dai. Quando o usuario abre links de seu interesse, apresentado de uma forma de fácil entendimento, bem dinâmico, é bem poss´vel que ele vai passar mais tempo navegando e desenvolvendo inumeras vantagens do uso do hipertexto, além é claro de querer estar sempre abituado de fazer o uso da leitura em qualquer circunstância.

anne pedrosa disse...

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
Como funciona a navegação do hipertexto? A navegação por hipertextos possibilita acessos a diversos outros conceitos ampliando a construção de um tema e fazendo relação entre temas afins ou mesmo desconexos.
Citação 1).
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.

Lucélia de Oliveira Lucas

turmaluciana disse...

Unidade 2
Atividade 2.b
Turma: Luciana
Cursista: Isabel Cristina

O hipertexto vem nos ensentivar a pesquisa, mostrando-nos novos temas e suporte para o desenvolvimento de nossos trabalhos.

anne pedrosa disse...

O mundo digital criou um novo tipo de leitor, onde possibilita o mesmo, se interar com novas possibilidade de relacionar-se com o mundo letrado, ampliando sua intertextualidade, absorvendo novos saberes, ressignificando outros e desmistificando alguns.
Quando leio e não sei o significado de alguma palavra, busco o significado no dicionário para descobrir. Na rede mundial temos o hipertexto, que são informações que nos permitem compreender de forma globalizada, ou seja, com todas as explicações possíveis e orientações disponíveis quaisquer temas.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se soma outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, uma forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
No cotidiano da sala de aula muda o papel do professor, ele se torna um colaborador e o aluno participa ativamente no processo de aquisição do conhecimento, pois elabora livremente o trajeto de seu interesse, dando novos significados e acrescentando comentários pessoais as informações obtidas.

Luzia Arruda

anne pedrosa disse...

Segundo o site http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm, ANDREA CECILIA RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto, existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
Já no Wikipédia encontrei a definição como “”Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal”.

COMENTÁRIO:
Hipertexto vai muito alem de texto, é um mundo onde podemos explorar a dimensão de um texto transformando-o em um meta-texto. Sendo que a cada informação obtida possibilita novas aprendizagens, abrindo um novo mundo de leitura e entretenimento e criação.Nesse sentido complementam os textos desfrutando as tecnologias a serviço da criatividade ou até mesmo despertando-a no educando.


Nadir Rodrigues

anne pedrosa disse...

Andreia Monteiro


O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que "permite situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características.
A idéia de hipertexto nasce da investigação sobre o funcionamento da mente humana onde as interpretações são construídas por associações formando uma rede intrincada.
Para alguns estudiosos, o hipertexto é uma estrutura interativa de apresentação que possui três componentes principais: uma base de dados textual; uma rede semântica entre diferentes unidades temáticas e ferramentas informáticas. Sua navegação é baseada em elementos gráficos conhecidos por ícones, que se interligam a base de dados, à rede semântica e às unidades temáticas através de um mecanismo conhecido por link. “Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal”. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
O trabalho em sala de aula com hipertextos permite um desenvolvimento maior dos educandos, pois pode contribuir muito para a produção da escrita, e a uma leitura prazerosa, formando cidadãos cheios de criatividade para uma sociedade organizada.

turmaluciana disse...

Unidade 02
Atividade 2.b
Turma Luciana
Cursista Idê
Peixoto de Azevedo MT

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.


Que tem contribuido e muito tanto com o fazer pedagógico, como com os academicos em todas as fazes dando uma maior clareza e entendimento do que queremos saber ou repassar.

Unknown disse...

unidade 02
at 02
CEJA Luiza Miotto
Matupa
maristela
O HIPERTEXTO

Navegando aleatoriamente com o intuito de observar a influência do texto sobre o leitor deparei-me com vários enfoques para um mesmo assunto, realizei minha pesquisa sobre a Base Aérea da Serra do Cachimbo, no estado do Pará, também conhecida como Campo de Provas Brigadeiro Velloso. Ao buscar informações no Google surgiram muitas opções e em cada uma delas uma infinidade de links possibilitando um leque de informações, ou seja, texto composto por hipertexto oferecendo ferramentas de complementação da informação.
Assim, lendo somente com a intenção de observar como são escritos e apresentados os hipertextos chamou-me a atenção que, ao ler determinada informação há necessidade de especial atenção por parte do leitor para evitar desviar-se do objeto de pesquisa, pois, o hipertexto nos oferece uma infinidade de informações dentro do texto, levando-nos a outros textos e, consequentemente outras informações. O hipertexto é apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes, criando uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''
A comodidade do hipertexto só existe para o leitor depois que o computador exibe um texto e cada ato de leitura pode então funcionar como recriação, uma possibilidade de diálogo de um texto original com outros textos ocultos, mas interrelacionados e disponíveis para estabelecer relação lógica de significação. A experiência é muito válida pois, o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e contribui para que o indivíduo expresse estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.

Unknown disse...

unidade 02
at 02
CEJA Luiza Miotto
Matupa
maristela
O HIPERTEXTO

Navegando aleatoriamente com o intuito de observar a influência do texto sobre o leitor deparei-me com vários enfoques para um mesmo assunto, realizei minha pesquisa sobre a Base Aérea da Serra do Cachimbo, no estado do Pará, também conhecida como Campo de Provas Brigadeiro Velloso. Ao buscar informações no Google surgiram muitas opções e em cada uma delas uma infinidade de links possibilitando um leque de informações, ou seja, texto composto por hipertexto oferecendo ferramentas de complementação da informação.
Assim, lendo somente com a intenção de observar como são escritos e apresentados os hipertextos chamou-me a atenção que, ao ler determinada informação há necessidade de especial atenção por parte do leitor para evitar desviar-se do objeto de pesquisa, pois, o hipertexto nos oferece uma infinidade de informações dentro do texto, levando-nos a outros textos e, consequentemente outras informações. O hipertexto é apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes, criando uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''
A comodidade do hipertexto só existe para o leitor depois que o computador exibe um texto e cada ato de leitura pode então funcionar como recriação, uma possibilidade de diálogo de um texto original com outros textos ocultos, mas interrelacionados e disponíveis para estabelecer relação lógica de significação. A experiência é muito válida pois, o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e contribui para que o indivíduo expresse estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.

Unknown disse...

unidade 02
at 02
CEJA Luiza Miotto
Matupa
maristela
O HIPERTEXTO

Navegando aleatoriamente com o intuito de observar a influência do texto sobre o leitor deparei-me com vários enfoques para um mesmo assunto, realizei minha pesquisa sobre a Base Aérea da Serra do Cachimbo, no estado do Pará, também conhecida como Campo de Provas Brigadeiro Velloso. Ao buscar informações no Google surgiram muitas opções e em cada uma delas uma infinidade de links possibilitando um leque de informações, ou seja, texto composto por hipertexto oferecendo ferramentas de complementação da informação.
Assim, lendo somente com a intenção de observar como são escritos e apresentados os hipertextos chamou-me a atenção que, ao ler determinada informação há necessidade de especial atenção por parte do leitor para evitar desviar-se do objeto de pesquisa, pois, o hipertexto nos oferece uma infinidade de informações dentro do texto, levando-nos a outros textos e, consequentemente outras informações. O hipertexto é apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes, criando uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''
A comodidade do hipertexto só existe para o leitor depois que o computador exibe um texto e cada ato de leitura pode então funcionar como recriação, uma possibilidade de diálogo de um texto original com outros textos ocultos, mas interrelacionados e disponíveis para estabelecer relação lógica de significação. A experiência é muito válida pois, o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e contribui para que o indivíduo expresse estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.

Unknown disse...

Cursista: Leandro C. Baches
PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
Turma da Alzira


Unidade 2 Atividade 2 B


Cit 1)
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Cit 2
“O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que permite situar assuntos distintos inter- relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses" (Bugay & Ulbricht apud Martin, 1992)”.
Fonte:http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm
Cit .3
"A memória humana está estruturada de tal forma que nós compreendemos e retemos bem melhor tudo aquilo que esteja organizado de acordo com relações espaciais (...) o domínio de uma área qualquer do saber implica, quase sempre, a posse de uma rica representação esquemática. Os hipertextos podem propor vias de acesso e instrumentos de orientação em um domínio do conhecimento sob a forma de diagramas de redes ou de mapas conceituais manipuláveis e dinâmicos. Em um contexto de formação, os hipertextos deveriam portanto favorecer, de várias maneiras, um domínio mais rápido e mais fácil da matéria do que através de audiovisual clássico ou do suporte impresso habitual."
Fonte: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm

** Assim como o computador nosso cérebro está organizado para desenvolver diversas atividades diariamente. Quanto mais estimulamos nossa mente mais aprendemos, os hipertextos nos auxiliam para que o nosso conhecimento se desenvolva mais facilmente e mais prazerosa.

anne pedrosa disse...

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
Esse conceito de hipertexto usado por essa enciclopédia é bastante claro na sua definição sobre hipertexto, mostrando que através dos links podemos obter muitas informações e conhecimento com apenas um clik os hipertextos apresentas muitas facetas além do acesso rápido as diversas informações, também pode esta acompanhada de imagens, vídeos, sons. Com isso o hipertexto vai alem de um texto escrito a partir dele pode-se encontrar vários outros textos interconectados. Esse tipo de textos em sala de aula possibilita a compreensão e interpretação da informação ali disponibilizada que incentiva a pesquisa e desenvolve o hábito da leitura que é muito importante para a aquisição do conhecimento dos educandos.
Josy Fernandes

Unknown disse...

ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
NATÁLIA REGINA BUSSOLARO CESARIO

Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse.
Para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
Para o aluno é assustador quando ele tenque escrever e principalmente quando ele tenque produzir um texto, mas quando ele produz um texto através de um computador, o aluno se sente mais estimulado e não demonstra tanto receio em escrever, a tecnologia é um atrativo, um recurso cativante ao para o estimulo do aluno quanto aos seus estudos, o uso do hipertexto na sala de aula realmente possibilita o aprendizado com mais interesse e entusiasmo para aprimorar seus conhecimentos.
Penso que o interessante é que os links fazem com que partes dos textos se unam a outros, deixando a nosso cargo a formação de nosso próprio texto.

Unknown disse...

Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
Turma da Alzira


Unidade 2 Atividade 2 B


Cit 1)
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Cit 2
“O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que permite situar assuntos distintos inter- relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses" (Bugay & Ulbricht apud Martin, 1992)”.
Fonte:http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm

Cit .3
"A memória humana está estruturada de tal forma que nós compreendemos e retemos bem melhor tudo aquilo que esteja organizado de acordo com relações espaciais (...) o domínio de uma área qualquer do saber implica, quase sempre, a posse de uma rica representação esquemática. Os hipertextos podem propor vias de acesso e instrumentos de orientação em um domínio do conhecimento sob a forma de diagramas de redes ou de mapas conceituais manipuláveis e dinâmicos. Em um contexto de formação, os hipertextos deveriam portanto favorecer, de várias maneiras, um domínio mais rápido e mais fácil da matéria do que através de audiovisual clássico ou do suporte impresso habitual."
Fonte: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm

** Assim como o computador nosso cérebro está organizado para desenvolver diversas atividades diariamente. Quanto mais estimulamos nossa mente mais aprendemos, os hipertextos nos auxiliam para que o nosso conhecimento se desenvolva mais facilmente e mais prazerosa.

anne pedrosa disse...

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual associa-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
O sistema de hipertexto mais conhecido hpje é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto)
Na minha opinião o hipertexto é otimo, mais por outro lado é ruim pois nos leva a tantas informações, mas ao mesmo tempo deixa nossos alunos sem pensar, sem criar,sem desenvolver-se .


Isabel C. Melo

turmaluciana disse...

Prof. Marcos M. Farias
EE 19 de Julho
Peixoto de Azevedo-Mt

Unidade 2 – Atividade 02 B
Turma Luciana


Em computação, hipertexto é um sistema para a visualização de informação cujos documentos contêm referências internas para outros documentos (chamadas de hiperlinks ou, simplesmente, links), e para a fácil publicação, atualização e pesquisa de informação. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web.
Simplificando o entendimento de HiperTexto
Podemos facilitar seu entendimento dizendo que hipertexto é o sistema que permite você visualizar documentos (paginas web) através de ancoras (links).
Nós navegamos na internet utilizando o sistema HiperTexto.
Já ouviu falar em HTML?
HTML (acrônimo para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web.

turmaemerson@gmail.com disse...

ATIVIDADE 2B
DULCELINA
“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

"- Hipertexto é um meio de informação que existe apenas no ambiente digital, e consiste de uma estrutura de blocos de textos não-lineares e não - sequenciais conectados por links eletrônicos. O hipertexto oferece múltiplos caminhos de leitura ao usuário.
http://lucipires.blogspot.com/2009/06/conceitos-de-hipertexto.html ""


“O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que permite situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses" Fonte:http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeduc

Foi muito interessante pesquisar sobre este termo não tão novo mas muito adequado às novas tecnologias. Sempre aprendemos quando interagimos com algo que ainda não nos é conhecido.

turmaemerson@gmail.com disse...

ATIVIDADE 2B
DULCELINA
“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

"- Hipertexto é um meio de informação que existe apenas no ambiente digital, e consiste de uma estrutura de blocos de textos não-lineares e não - sequenciais conectados por links eletrônicos. O hipertexto oferece múltiplos caminhos de leitura ao usuário.
http://lucipires.blogspot.com/2009/06/conceitos-de-hipertexto.html ""


“O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que permite situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses" Fonte:http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeduc

Foi muito interessante pesquisar sobre este termo não tão novo mas muito adequado às novas tecnologias. Sempre aprendemos quando interagimos com algo que ainda não nos é conhecido.

turmaemerson@gmail.com disse...

ATIVIDADE 2B
DULCELINA
“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

"- Hipertexto é um meio de informação que existe apenas no ambiente digital, e consiste de uma estrutura de blocos de textos não-lineares e não - sequenciais conectados por links eletrônicos. O hipertexto oferece múltiplos caminhos de leitura ao usuário.
http://lucipires.blogspot.com/2009/06/conceitos-de-hipertexto.html ""


“O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que permite situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses" Fonte:http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeduc

Foi muito interessante pesquisar sobre este termo não tão novo mas muito adequado às novas tecnologias. Sempre aprendemos quando interagimos com algo que ainda não nos é conhecido.

Unknown disse...

turmasilvia@gmail.com
Angelica Jilsélia

Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa
posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários
links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões
com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página
e se pareçam mais com uma rede.

Segundo o WWW./brgeocites.com

O hipertexto vai alem dos textos , é uma leitura entrelaçada por vários links de informação. Fazendo uma leitura interligada de conhecimentos.

anne pedrosa disse...

Etnografia da Intranet é de grande relevância para entender os hábitos sociais e lingüísticos das novas “tribos” da imensa rede mundial, que vêm se avolumando e diversificando a cada dia.. Tal como observa Bolter (1991), a introdução da escrita conduziu a uma nova era tecnológica moderna da cultura letrada nos ambientes em que a escrita floresceu. Tudo indica que hoje, de igual modo, a introdução da escrita eletrônica, pela sua importância, está conduzindo a uma cultura eletrônica, com uma nova economia da escrita, Basta observar a quantidade de expressões surgidas nos últimos tempos com o prefixo. Passar o tempo, propiciar divertimento, veicular informação, permitir participações interativas, criar novas amizades? Pode-se dizer que parte do sucesso da nova tecnologia deve-se ao fato de reunir num só meio várias formas de expressão, tais como, texto, som e imagem, o que lhe dá maleabilidade para a incorporação simultânea de múltiplas semioses, interferindo na natureza dos recursos lingüísticos utilizados.
Prof: Anne
Aluna: E.B.W.

Unknown disse...

turmasilvia@gmail.com
UNIDADE 2 ATIVIDADE 2b
Elissandra


Ao percorrer o texto, cada leitor segue a sua linha de leitura, seguindo uma estruturação aparentemente sinuosa, muito semelhante à do pensamento humano.O hipertexto é a forma de organizar e aprender a utilizar os recursos que lhes são oferecidos uma vez que com ajuda do hipertextos os conceitos se ampliam no papel, o gênero de texto que mais parece com o hipertexto seriam o dicionário e a enciclopédia, ou qualquer outra obra que disponha de um sistema elaborado de referências. Deste modo, em vez de ler o texto de forma sequencial e linear, o leitor avança por saltos, passando de uma entrada a outra, de acordo com com que lhe é oferecido.

turmaluciana disse...

Prof. Oraldo Antunes da silva
EE 19 de Julho
Peixoto de Azevedo-Mt

Unidade 2 – Atividade 02 B
Turma Luciana


Em computação, hipertexto é um sistema para a visualização de informação cujos documentos contêm referências internas para outros documentos (chamadas de hiperlinks ou, simplesmente, links), e para a fácil publicação, atualização e pesquisa de informação. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web.
Simplificando o entendimento de HiperTexto
Podemos facilitar seu entendimento dizendo que hipertexto é o sistema que permite você visualizar documentos (paginas web) através de ancoras (links).
Nós navegamos na internet utilizando o sistema HiperTexto.
Já ouviu falar em HTML?
HTML (acrônimo para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web.

Unknown disse...

Formadora: Jislaine Luz
Professoras: Roseani Constantino da Silva
Unidade 2 – Atividade 2B
Escola: Ebenezer
Tema: Navegar a deriva


O hipertexto pode ser lido de muitas formas diferentes: várias palavras ou expressões ao longo do hipertexto pode levar a construção de outros textos ou a outros pontos do mesmos.

B
Dizemos que esse é um texto não linear porque não há uma linha única para seguir
ao lê-lo, mas muitos caminhos possíveis, mas não, ler e escrever hipertextos pode ter
diversas implicações para a forma como apresentamos as coisas, como compreendemos
o que estudamos e como apresentamos o que sabemos.

Hipertexto e Educação
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Achei interessante esses dois Tópicos que fala como tem que ser trabalhado o Hipertexto e Educação, dentro dessa pesquisa que acabei de realizar, esse é um dois exemplo que poderei usá-lo no plano de aula para trabalhar com os alunos.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 279 de 279   Recentes› Mais recentes»