Objetivos do curso

Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Atividade 3

1. Vá ao Ambiente de compartilhamento de produções, escolha e leia os trabalhos dos colegas.

2. Os trabalhos devem ser todos curtos, pois esta era a orientação. Muitos terão copiado textos
semelhantes, alguns talvez se pareçam com o seu trabalho. Tudo bem, a idéia é mesmo que o grupo
caminhe para a construção de alguns consensos sobre o que é um hipertexto.

3. Escolha três trabalhos que apresentem algo que lhe pareça interessante e faça comentários, dizendo por que chamaram a sua atenção. Faça os comentários no próprio documento, para que os próximos leitores possam compartilhar de suas observações. O propósito é enriquecer um pouco cada um dos documentos com observações de muitos. Mas não se alongue, faça comentários breves, para que possam ser lidos rapidamente.

4. Se algum texto for demasiadamente grande, faça um comentário com essa observação (se alguém
já houver feito, apenas corrobore se lhe parecer cabível).

5. Volte ao seu trabalho e leia os comentários dos colegas. Se achar cabível, amplie ou replique os
comentários, ou modifique alguma coisa em seu texto original. Aproveite os comentários de seus colegas para tornar seu (hiper) documento ainda melhor.

260 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 260 de 260
anne pedrosa disse...

MONITORA ANNE
EDILENE CHAVES
ATIVIDADE 3



O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

turmaemerson@gmail.com disse...

Unidade – 2

Turma Emerson

Atividade -3

São varias as citações interessantes
Amelia Vitorio Parreira, diz que vai alem do texto,porque existe vários links,podemos conhecer vários texto ao mesmo tempo,
Talita diz que as figuras aguçam o estilo visual do aprendizado,
Andre Brito diz temos uma imensa biblioteca em mãos,
Achei esses comentários muito interessantes. O hipertexto amplia nossas pesquisas, nosso conhecimento e o mundo real que nos rodeia...

Odete

Unknown disse...

Professora cursista; Salete Aparecida Moratelli
Turma ; Ebenezer
Cidade; Guarantã do Norte
Porf. Formadora; Jislaine da Luz
Achei interessante o comentário da Prof. Maria da Anunciação da Creche Irmã Dulce, onde diz que o hipertexto é uma solução que chegou para solucionar meus problemas que não tinham solução, mas graças a esta que veio abrindo novosa horizontes. Este espaço foi dos melhores e mais a internet, porque nos faz interagir, observar e analisar com todos. Pois é assim que considero também esse momento da nossa aprendizagem, onde a cada dia com as novas tecnologias devemos nos atualizar para assim prepararmos os nosso alunos para serem cidadão participativos. A cada dia as coisas mudam e surgem novos significados, por isso atualizar-se faz parte do dia a dia do professor que ainda quer continuar sendo um bom professor.
A aprendizagem que estamos tendo nesse curso nos dá a oportunidade de conhecermos novos horizontes e assim direcionar nosso trabalho por uma caminho mais seguro e promisso.

Unknown disse...

Professora cursista; Salete Aparecida Moratelli
Turma ; Ebenezer
Cidade; Guarantã do Norte
Porf. Formadora; Jislaine da Luz
Achei interessante o comentário da Prof. Maria da Anunciação da Creche Irmã Dulce, onde diz que o hipertexto é uma solução que chegou para solucionar meus problemas que não tinham solução, mas graças a esta que veio abrindo novosa horizontes. Este espaço foi dos melhores e mais a internet, porque nos faz interagir, observar e analisar com todos. Pois é assim que considero também esse momento da nossa aprendizagem, onde a cada dia com as novas tecnologias devemos nos atualizar para assim prepararmos os nosso alunos para serem cidadão participativos. A cada dia as coisas mudam e surgem novos significados, por isso atualizar-se faz parte do dia a dia do professor que ainda quer continuar sendo um bom professor.
A aprendizagem que estamos tendo nesse curso nos dá a oportunidade de conhecermos novos horizontes e assim direcionar nosso trabalho por uma caminho mais seguro e promisso.

anne pedrosa disse...

Profº Cursista: Gleice Cristina da Silva Sampaio









A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia.
Lendo os textos observei o hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado... “Que todos compartilham do mesmo objetivo que é fazer algo novo e em se tratando de educadores é como renascer a cada instante, pois estão todos buscando algo novo e isso é aprender, é fazer pedagógico”.
Percebem-se através dos comentários de alguns colegas os quantos realmente pesquisaram e foram muito além de uma simples resposta, buscaram através de pesquisas novas informações, contribuindo realmente ao crescimento do conhecimento seu e dos colegas. Como a colega mesmo disse: “o hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado...”

anne pedrosa disse...

Conceito de hipertexto: Segundo o dicionário Aurélio, Hipertexto é um conjunto de blocos mais ou menos autônomos de texto , apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há reuniões associando entre si diversos elementos de tal modo que o leitor pode passar diretamente entre eles , escolhendo seu próprio percurso de leitura , sem seguir seqüência pré determinada (Mini Aurélio século XXI, Nova Fronteira, 2001). Então podemos dizer que hipertexto são textos dentro de outros textos que se interligam ou não, dando mais opções ao leitor de escolher aqueles que lhe convém.Utilizando da maneira que achar melhor para suas informações ou outros .
Professora Nilma da silva Correa de Souza.

turmaluciana disse...

Professora formadora: Luciana Ortega Zanatta
Cursista: Raquel Cristina Ortega Zanatta
Escola Monteiro Lobato
Modulo 2 Atividade 3

Comentário:
Dos comentários lidos dos colegas, pude perceber que a do professor Josemar, foi muito citada, incluio também o comentario da colega Professora Alessandra
"escola 19 de Julho", onde ela coloca ainda que são várias citações sobre hipertexto, mas a que nos chama a tenção é a de que “os hipertextos podem propor vias de acesso e instrumentos de orientação”.O que nos remete uma realidade acessível através dos meios de comunicação.

turmaluciana disse...

Professora formadora: Luciana Ortega Zanatta
Cursista: Raquel Cristina Ortega Zanatta
Escola Monteiro Lobato
Modulo 2 Atividade 3
Gostei do cometario da professora Alessandra e do professor Josemar, o hipertexto oferece novo horizonte e possibilidades de se trabalhar de forma infinita qualquer tipo de conteudo.

Unknown disse...

turmasilvia@gmail.com
Celma Francisca Carvalho Ramos
Maria Zuleide Aguiar
Marinelza S. Zark






***Do colega Prof. Josemar Monteiro de Oliveira de Peixoto de Azevedo, que diz “os hipertextos podem propor vias de acesso e instrumentos de orientação”

***Da colega Amélia Vitoria Parreira, que diz “amplia os recursos expressivos do texto escrito na possibilidade de articular imagens, palavras e sons”
De acordo com as citações dos colegas acima, podemos concordar com o conceito de hipertextos, pois entendemos que nos propõem a uma infinidades de informações levando a uma rede de conhecimentos através de imagens e ícones.

Unknown disse...

turmasilvia@gmail.com
Renata
Unidade 2. Ativ 3

Diante das leituras que fiz tanto no curso das TICs como do mídias na educação aprendi que hipertexto, é um texto com várias autorias, não se pode dizer que foi escrito por uma pessoa, porque este possui contribuições de outros e está sujeito a novas contribuições, o hipertexto tenta em seu conteúdo explicar um assunto de domínio qualquer, mas não são só as palavras do autor deste texto que falam, uma vez que ele faz o uso da ferramenta de hiperlinks que conduzem o leitor para outros textos de outros autores para explicar tanto palavras como conceitos de seu próprio texto.
Por André Brito
Achei todos as citações importantes mais a que mais me chamou a atenção foi esta que destaquei porque me possibilitou um entendimento bem claro do que vem a ser hipertexto.

Unknown disse...

turmasilvia@gmail.com
Atividade3 da unidade 2
Salete Regina e Eury Atalaia..

Citação1
Segundo Yvana Vieira da Escola Kreen Akarore,do município de Peixoto de Azevedo,cursista das tic-100hs,sendo sua professora Orientadora Márcia.A cursista postou sua atividade no dia 26/08/09, ao se referir a questão da experiência de navegar na internet,destaca a mesma como uma emoção única a cada viagem em um mundo sem fronteiras,sua empolgação é tão boa que até cita( Roberto Carlos) ...”além do horizonte...E finaliza destacando as possibilidades que a net nos ofereçe,

Citação 2
Segundo Irene Cataneo,da mesma escola,município ,tendo a mesma professora orientadora.que também postou sua atividade na mesma data que sua colega .Ao se referir a sua experiência de navegar na net ,enquanto um desafio, não tão tranqüilo e que precisou de ajuda das colegas,mas com o tempo foi algo bom, divertido,encontrou coisas engraçadas.Destacou a importância de pesquisar em saites seguros como uma forma de evitar vírus
A primeira citação trás referencias a atividade em que realizamos na internet. O que podemos concluir foi que nossos colegas também estão aprovando o curso e tirando um bom proveito, assim como nos. Já a segunda postagem se referem as dificuldades encontradas.Que também encontramos.

Unknown disse...

atividade3 unidade 2
turma Alzira
Escola Luiza MIOTO
Maristela.T.M.F Gomes
O hipertexto vem a judar o ser humano na questão do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

Unknown disse...

atividade3 unidade 2
turma Alzira
Escola Luiza MIOTO
Maristela.T.M.F Gomes
O hipertexto vem a judar o ser humano na questão do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

Turma 1 Marcia disse...

turma 1 Marcia
Unidade 02
Atividade 3
Shelma de Moraes

Achei todos muito interessantes, concordo com o prof. Josemar Moteiro de Oliveira, da cidade de Peixoto de Azevedo da Escola kreen Akarore, que diz "O hipertexto é um tremendo incentivador à pesquisa".
Com os hipertextos podemos ter inúmeras possibilidades de conhecimento,pois estes tornam tudo mais fácil e prático.

turmaemerson@gmail.com disse...

SILVANA M. ENCANTADO Atividade 3
 Achei muito interessante a forma em que Ana Cristina, expõe seu conhecimento sobre a definição de hipertexto.

 Ótimo os comentários que Marilei, fez sobre hipertexto, onde deixa claro que a interação é importante para a formação do sujeito.

 Importante a concepção que Luciana, tem sobre hipertexto, onde fala sobre a contribuição da produção escrita e à leitura prazerosa aos alunos.

turmaemerson@gmail.com disse...

ATIVIDADE 3- Edison
Segundo Luciano da atividade 2 a e realmente muito legal navegar pela a internet podemos ampliar nos conhecimentos num espaço curto de tempo e através do tic podemos conhecer novas tecnologia.
Segundo a Marilei Atividade 2 a internet e interessa, e ignora-se o resto do tempo passando
adiante, todo o seu conhecimento que gostamos na internet.
Segundo a Márcia da atividade 2 Realizando uma pesquisa através da basta um clique e conseguimos o significado e do que temos dúvidas, vejo que as tecnologias chegaram para nos ajudar em tudo tanto na escola quanto em casa ou em qualquer lugar, enfim a tecnologia está deixando todos nos a sensação que todo esta mais acessivos para nos na internet.

turmaemerson@gmail.com disse...

Cristiane Vitorino Sorgato
Escola Renascer
Atividade 03


Eu achei muito interessante o que a nossa colega SUELI MONTEIRO ALVES FERREIRA , diz “Navegar na Internet é descobrir novos horizontes, conhecer novos caminhos, importância a descoberta de conhecimentos pela net que nos faz ir de encontro com o saber conquistado e adquirido pelas experiências dos educandos.”
É realmente verdade possamos viajar através do mundo pela tela do computador conhecer lugares, saber de notícias....


E a nossa colega Marineuza Carbolin diz o seguinte “Ah! a internet! É uma experiência muito boa, quando estamos navegando estamos viajando, visualizando, lendo, copiando, gravando, interagindo, conversando, observando, analisando, rindo, se divertindo etc. A net é um espaço aberto e conectado com o mundo. Ao navegarmos partilhamos experiências com colegas. A net expande horizontes através da troca de conhecimentos, da visitação das culturas diferentes da construção de trabalhos.”
Realmente interessante a net podemos estar em vários lugares sem sair de casa é uma maravilha”.

Unknown disse...

Qualquer apologia é uma auto-afirmação ou se reflete em auto-condenação. Acredito que todos os colegas de classe têm sua afinidades para retratar hermeneuticamente uma fundamentação daquilo que investiga, num sentido ontológico da pesquisa. Interpreto que qualquer escola por dois ou três, faz-se desmerecer os demais, mas não significa dizer que não podemos tomar partido por aquilo que mais nos atrai em primeira instancia. A neutralização é partidária no momento.
Fernando Rasnheski

Unknown disse...

onte: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm
Como funciona a navegação do hipertexto? A navegação por hipertextos possibilita acessos a diversos outros conceitos ampliando a construção de um tema e fazendo relação entre temas afins ou mesmo disconexos.


Achei todos comentário importantes mais a que mais me chamou a atenção foi esta que destaquei porque ficou bem claro oque é hipertexto.

Unknown disse...

Na Educação,devemos levar em consideração que o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual.
“Como já havia observado antes os hipertextos conduz o aluno a pesquisa como observou a colega Cleusa”
A utilização dos hipertextos na aprendizagem dos alunos pode ser uma ferramenta facilitadora para aprendizagem, pois o aluno sente-se instigado pela descoberta de novas informações para a construção do seu trabalho.
Só para finalizando o hipertexto é uma ideia original que deve ser estudada e implantada nas escolas

Unknown disse...

Na Educação,devemos levar em consideração que o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual.
“Como já havia observado antes os hipertextos conduz o aluno a pesquisa como observou a colega Cleusa”
A utilização dos hipertextos na aprendizagem dos alunos pode ser uma ferramenta facilitadora para aprendizagem, pois o aluno sente-se instigado pela descoberta de novas informações para a construção do seu trabalho.
Só para finalizando o hipertexto é uma ideia original que deve ser estudada e implantada nas escolas

Unknown disse...

Edineia r s.
Atividade tres.

A navegação por hipertextos possibilita acessos a diversos outros conceitos ampliando a construção de um tema e fazendo relação entre temas afins ou mesmo disconexos.
Essa navegaçao possibilita o ascesso e o conhecimento de diversas areas poderemos relacionar uma com outra debatendo temas.

Turma 1 Marcia disse...

TURMA 1 MARCIA
UNIDADE 2
ATIVIDADE 3
Shelma de Moraes

Achei todos muito interessantes, concordo com o prof. Josemar Monteiro de Oliveira, da Escola Estadual Kreen Akarore, que diz "O hipertexto é um tremendo incentivador a pesquisa". Com os hipertextos podemos ter inúmeras possibilidades pois estes tornam tudo mais fácil e prático.

Turma 1 Marcia disse...

Escola Kreen Akarore
Elizama Leite Almeida
Turma 1 Marcia



“O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento”. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Hipertexto_e_Educa.C3.A7.C3.A3o

Sabemos que a tecnologia fascina nossos alunos, portanto, se utilizarmos esse meio informativo, a aula se tornará mais produtiva e interessante.
“O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Etimologia

turma sebastiani disse...

TEREZINHA VIEIRA

Achei todos as citações importantes mais a que mais me chamou a atenção foi a do Professor Josemar porque me possibilitou um entendimento bem claro do que vem a ser hipertexto, de entender que hipertexto para educação é um incentivador a leitura e pesquisas.

turmaluciana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
turmaluciana disse...

interessante a sitação da Prof. Yvana de Peixoto de Azevedo – MT, que disse: “é um mundo sem fronteiras, sem limites”.
pois a cada navegação nos deparamos com novos horizontes.
Prof.Flavia

Unknown disse...

Unidade 02
atividade 03
turma: Silvia
Disse: Alexandra Barbosa da Silva
Maria Isabel Costa Dias
Maria do Carmo Santana
Escola Municipal Jardim das Flores
Data: 27/10/2009

hipertextonaeducacao.htm
Como funciona a navegação do hipertexto? A navegação por hipertextos possibilita acessos a diversos outros conceitos ampliando a construção de um tema e fazendo relação entre temas afins ou mesmo de
desconexos.
O comentário da colega Amélia faz um esclarecimento de como é a navegação, a pesquisa usando o recurso do hipertexto, e sua utilidade que é encontrar várias informações dentro de um tema, ou fazendo relações com temas novos.
A colega Talita Zanon Brito, faz um comentário sobre a citação do Josemar Monteiro de Oliveira, que conceitua o termo hipertexto, e a utilização como instrumento de orientação de pesquisa.

A colega Talita faz outro comentário, que sempre comenta com seus alunos, sobre o uso de imagens, palavras, tenta exemplificar para os alunos, e pede para os alunos usarem a ferramenta hipertexto, para a pesquisa.

turmaluciana disse...

O hipertexto é um tremendo incentivador à pesquisa. Desafia-nos a desbravar novos temas e mesmo a buscar ampliar nossas pesquisas em livros e revistas.

COMENTÁRIO: Esse conceito de hipertexto me deu em algum momento uma sensação de emaranhado, como se fosse uma teia, onde você mexe-se pra La e pra cá e não consegue sair, pois são muitos fios, e caminhos que se entrelaçam e te levam a um caminho diferente.
Hipertexto vai muito alem de texto, é um mundo onde podemos explorar e obter mais e mais conhecimento, e para nos ajudar a entender temos as figuras que aguçam o estilo visual de aprendizado.
Esses dois comentários são duas verdades: a primeira eu diria para quem tem maior facilidade com os hipertextos e sede de aprender; o segundo também é muito real para qdo estamos navegando pelo desconhecido mas não desistimos pq queremos ir além.

turmaluciana disse...

Unidade 02
Atividade: 3
Turma: Luciana
Cursista: Nazi
Centro Educacional Paulo Freire
Peixoto de Azevedo-MT

Achei 2 citações interessants:

1. Do Prof. Josemar Monteiro de Oliveira de Peixoto de Azevedo, que trata dos hipertextos, pois cita a importância dos mesmos, para nos propormos vias de acesso e instrumentos de orientação.
2. Da Pofª Amélia Vitoria Parreira, que mostra “os recursos expressivos do texto escrito na possibilidade de articular imagens, palavras e sons”

Sabemos da importância das linguagens e as imagens como linguagem oral nos remetem palavras, suas atitudes refletem muito mais, que meras palavras, e isso consigo ver no hipertexto, pois a ampliação de possibilidades que temos nos recursos audiovisuais, é o mais importante nos hipertextos.
Você enxerga, compara, vê as cores, os tamanhos, os sons, e cada passo é uma nova descoberta.

turmaluciana disse...

Atividade 3
“Hipertexto” para a educação, mais especificamente a “Importância da Leitura”.

O hipertexto é um tremendo incentivador à pesquisa. Desafia-nos a desbravar novos temas e mesmo a buscar ampliar nossas pesquisas em livros e revistas

Essa citação encontrada no comentário do prof. Josemar Monteiro de Oliveira é muito pertinente, pois nos hipertextos encontramos os links que nos chama a atenção a buscar mais informações e assim dando importância a leitura que certamente nos leva a pesquisar cada vez mais e consequentemente ampliar nosso conhecimento.

Helena

turmaemerson@gmail.com disse...

E. M. JANE PEREIRA LOPES
CURSISTA: Demozélia
Atividade 3

Um dos textos que me chamou atenção foi o do professor Josemar Monteiro de Oliveira, quando diz: “O hipertexto é um tremendo incentivador à pesquisa”. Concordo com seu comentário, pois o incentivo é que nos movem a qual quer busca.
A professora Eliane de matupá abordou um assunto interessante dizendo que: “O hipertexto é importante para a pesquisa e o aprendizado interdisciplinar” Acredito que o aprendizado de forma interdisciplinar favorece ao aluno um conhecimento mais amplo, não se restringindo a um determinado assunto.
Muito boa a opinião da professora Osandia Tartari, quando diz: “O hipertexto é um novo espaço da escrita da sala de aula, aonde cada vez mais vem sendo utilizado em ambientes educacionais com vários propósitos, como por exemplo, uma ferramenta pedagógica para ajudar nos processos de escrita tradicional, trazendo contribuições à produção escrita e à leitura prazerosa aos alunos, mostrando novos horizontes formando leitores e escritores de uma nova sociedade cheia de tecnologias.” Pude perceber que todos os relatos são importantes, pois cada um complementa o outro.

turmaluciana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
turmaluciana disse...

Profª Elisa
EE '19 de Julho'
Peixoto de Azevedo
Ao ler os comentários dos colegas pude observar que há um consenso no fato de que a internet, de várias formas, vem a contribuir para o processo de aprendizagem, lembrando de que necessita ser bem gerenciada. O hipertexto,por sua vez, agiliza o trabalho de pesquisa. Alguns comentários chamaram minha atenção, como o do Profº Josemar (Pxto de Azevedo), que coloca o hipertexto como um incentivador à pesquisa. Fico imaginando se alguém consegue ler um hipertexto sem clicar nas 'palavrinhas' em azul e assim iniciar uma nova pesquisa... Sem duvida, isso estimula e aguça a pesquisa por despertar curiosidade.
Contudo, não podemos esquecer jamais, de enquanto educadores, orientadores, direcionar o trabalho de leitura/pesquisa, para que a aula não fuja completamente do foco/objetivo.

turmaluciana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Formadora: Jislaine Luz.
Professoras: Vania
Unidade 2 - Atividade 3
Escola Ebenezer

Achei interessante 3 comentários:
1º André Brito
Turma: Sebastiani
“ fico pensando na época em que estudava o ensino fundamental das tardes em que me sentava na biblioteca municipal e reunia em uma mesa enciclopédias, livros, revistas, dicionários, mapas para fazer um simples trabalho, as horas e horas desperdiçadas somente pesquisando, procurando o que se queria, para montar um trabalho.”É isso mesmo, e não aconteceu somente com você, mas comigo e muitas outras pessoas...Observei o comentário de Renato Ferreira Alves. Prof.ª Márcia Vacário “A definição por si esclarece o que vem a ser hipertexto, mas seria bom acrescentar que o hipertexto faz parte do monitor mais importante que é o nosso dia-a-dia”realmente caro colega...E o terceiro de ELIANE-MATUPÁ TURMA SHERLAN
“Durante essa atividade percebi o quanto o hipertexto é importante para a educação, pois ele propicia ao aluno a pesquisa e a produção de textual.”
Com certeza, visto que quanto mais se lê, mais se aprende e se desenvolvem maiores conhecimentos.

Unknown disse...

Turma Ebenezer
Rosangela G. Carnio
Guarantã do Norte


Não consegui ler todos os relatos, mais uma boa parte deles, e com isso confirmei minhas expectativas de que a internet nos leva a buscar mais e mais, e navegando através dos hipertextos é que realmente podemos encontrar a solução para as nossas dúvidas, todas as citações foram muito boas, com elas pude ampliar meus conhecimentos.

Unknown disse...

Turma Ebenezer
Rosangela G. Carnio
Guarantã do Norte


Não consegui ler todos os relatos, mais uma boa parte deles, e com isso confirmei minhas expectativas de que a internet nos leva a buscar mais e mais, e navegando através dos hipertextos é que realmente podemos encontrar a solução para as nossas dúvidas, todas as citações foram muito boas, com elas pude ampliar meus conhecimentos.

anne pedrosa disse...

Gostei de todos os trabalhos dos colegas. Encontrei citações interessantissimas sobre o hipertexto, uma delas e a segunda citação do professor Josemar Monteiro, pois trata o hipertexto como uma via de acesso e instrumentos de orientação. Os colegas realmente se preocuparam em pesquisar o que realmente era o hipertexto.

Lucélia de Oliveira Lucas

anne pedrosa disse...

Ao ler os textos dos colegas percebi que todos citam a importância do hipertexto tanto no contexto da informática como no cotidiano pedagógico é citando que este muito importante para compreensão das informações ali contidas e facilita a pesquisa contribuindo dessa maneira para que se consiga realizar os objetivos que se pretende alcançar.
Josy Fernandes

irene disse...

Turma Sebastiani
Unidade 2 Atividade 3
Aluna: Irene H. Altran


Carros com computador a bordo, Médicos portando computadores de mão que fazem exames em segundos, crianças portando MP4, aprendendo com software específicos, celular, Notebook, carros com localização GPS, auto atendimento bancário, declaração de imposto de renda pela Internet, votação em urnas eletrônicas, transmissão de tv via Internet com transmissão simultânea de Celulares, telefonia via Internet, notícias de catástrofes em escala planetária chegando em tempo real, capacitação em serviço através de plataformas de aprendizagens, comércio em bolsas de valores de todo o mundo numa nova dimensão tempo-espaço e atuação social que nos impele a refletirmos sobre o quanto essa revolução nos coloca frente a grande desafio.

Todas as pessoas necessitam ter acesso à tecnologia e ao conhecimento, para que não sejam sub julgadas à exclusão da economia digital. Sendo que a educação formal é o processo social que insere crianças e adolescentes numa sociedade que precisamos.
A Escola precisa atuar efetivamente em seu tempo, oferecendo à sua clientela uma educação voltada para o futura, de posse de todas as possibilidades que a sociedade lhes oferece e exigirá do cidadão ao final de sua escolaridade.

A processo de introdução da Informática, é também um pouco a função do coordenador de Informática, além de ser o grande desafio das escolas que objetivam preparar o aluno para ser atuante de forma crítica e integrado à sociedade de informação e atuação nos dias de hoje.

turmaluciana disse...

Unidade 2
Atividade 3
Turma: Luciana
Cursista: Isabel Cristina

Achei duas citações interessantes:
1- do professor Josemar Monteiro, que trata dos hipertextos, no qual citou a importância dos mesmos, para propormos vias de acesso e instrumentos de orientação.
2- Da professora Amélia Vitória Parreira, que mostra os recursos expressivos do texto escrito na possibilidade de articular imagens, palavras e sons.
Vale ressaltar a importancia das linguagens e imagens como linguagem oral no qual remetem palavras e suas atitudes, refletem muito mais. E isso consigo ver no hipertexto, pois a ampliação de possibilidades que temos nos recursos audiovisuais e de grande importancia.

anne pedrosa disse...

Gostei da citação que a professora Marili onde a mesma utilizou para comentar os hipertextos um texto da unicap,
Segue o mesmo abaixo:

Imagine, se um belo dia, você, leitor, resolve organizar e colecionar todos os seus conhecimentos, acumulados ao longo de, digamos, quatro décadas de existência. Pois bem, você resolve começar por seus conhecimentos filosóficos, até porque acredita que a Filosofia é a fonte primeira de todo o conhecimento da humanidade. Papel branco, outros artefatos de escrita, você anota - Grécia, em seguida - Platão, imediatamente se lembra de Homero, de Helena de Tróia, de poesia. Aí passa-lhe pela cabeça deixar de lado a Filosofia e recomeçar colecionando poetas, mas, em literatura, você é mais dado à prosa, não conhece tantos poetas assim, risca o já anotado e escreve Machado - Brasil. Depois de pensar um pouco, parte para a organização dos conhecimentos geográficos, assimilados em viagens. Volta à Grécia e lhe acodem lembranças das ruínas da Acrópole, imediatamente você se lembra da bela estudante de História que lhe serviu de guia e com quem tomou um vinho delicioso na Plaka. Que tal partir para a gastronomia?

Você para, depõe os artefatos de escrita, toma um café e conclui que colecionar conhecimentos, armazená-los e compartimentalizá-los corretamente é tarefa de biblioteca pública,ou a própria internet.
Por um lado hipertextos transferem parte do poder do escritor para o leitor pela possibilidade e habilidade que este último passa a ter de escolher livremente seus trajetos de leitura elaborando o que poderíamos denominar "meta-texto", anotando seus escritos junto a escritos de outros autores e estabelecendo links (nexos ou interconexões) entre documentos de diferentes autores de forma a relacioná-los e acessá-los rapidamente.

.www.unicamp.br/~hans/mh/memex.html#memex15
Assim escrever textos com recursos é uma das ferramentas que podem deixar os textos mais leves ou até mesmo mais interessantes, mas não se nega o valor de conhecimento prévio de livros e escritas artesanais.
Professora: Luzia

anne pedrosa disse...

Atividade 2b – Jackeline Bregoli
ESCOLA JARDIM DAS FLORES - MATUPÁ

Hipertexto é um documento, normalmente virtual e em forma de arquivo digital. É um texto que por sua amplitude adquiriu o prefixo hiper para dar idéia de sua grandeza e complexidade.
Não deixa de ser um texto, e como texto, uma das formas de expressão e comunicação. A característica mais destacada nesse tipo de documento, e por isso a sua idéia de hiper vem por conta do grande leque de conexões que o texto mantém com outros textos em momentos que o autor sente necessidade de fazer essas ligações, para reforçar e ou facilitar a informação que se deseja divulgar neste caso utiliza-se links.
A relação descrita sobre hipertexto vem de encontro com complexidade a ele atribuída, destacando o leque de informações e as ligações com outros textos.Trazendo a comunicação desse contexto. Todavia concordo com o texto citado acima que se refere as qualidades relacionadas ao hipertexto.

Nadir Rodrigues

turmaluciana disse...

Unidade 2
Atividade 3
Turma : Luciana
Cursista: Idê

“Este sistema global de informação pode incluir não só texto mas também imagem, animação, vídeo, som, etc...”

O hipertexto é um meio global de leitura escrita e visual, onde tanto o professor quanto o aluno poderá usufruir da melhor forma possível. Pois cada individuo aprende de forma diferenciada, uns pelo visual outros pelo auditivo e assim vai....o hipertexto amplia nossas pesquisas, nosso conhecimento e o mundo real que nos rodeia...
Diante de todos os comentários que li o que mais me chamou atenção foram os citados acima, pois concordo em genero, numero e grau pois o hipertexto é mais um recurso para nos auxiliar.

Unknown disse...

Ativ.3 maristela unidade 02-CEJA-matupá.

Gostei do comparativo que a colega Cecília Salete - turma Eduardo,ela diz que navegar na internet: É como estar numa roda de viola, em que se começa cantando uma música e essa nos leva à outra, e cada música é como um link que abre para outra, outra e outra, sempre naquela que nos interessa e nos dá prazer de cantar e na internet em navegar.
Concordo com a colega Marilei trindade-turmaemerson@gmail.com, que fala:
A impressão que tive do hipertexto é como um cego que anda em lugar desconhecido sem saber por que caminho seguir, para um lado e para outro. Em primeiro lugar para descobrir o significado de cada um pos pra mim isto é meio complicado confesso que estou aprendendo. Fui pra lá e pra cá sem saber onde voltava. Pois era muitas e muitas informações que pra mim ainda e obscuro.
No inicio tudo prece tão difícil, mas DEUS não da um fardo maior do que se pode carregar.
Gostei das palavras da professora Vera Lucia Aragão - CEJA
-turma Alzira, foi sucinta e deixou bem claro os conceitos.

Unknown disse...

Cursista: Leandro C. Baches
PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
Unidade 1
Atividade 1
Turma da Alzira

Unidade 2 Atividade 3

Através do relatos dos colegas acredito que conseguimos compreender o que é Hipertexto e o que eu ressalto é o elencado pela colega: Amélia Vitoria Parreira: “Amplia os recursos expressivos do texto escrito na possibilidade de articular imagens, palavras e sons”. **Permite ampliar nossos horizontes, abrir nossas mente, tornando-nos críticos, capazes de enxergar além de uma simples tela.

Unknown disse...

TIFormadora: Jislaine Luz.
Professoras: Áurea
Unidade 2 – Atividade 3
Escola Beija Flor
Tema: Hipertexto II

ATIVIDADE 3

Gostamos do texto da Profª Yvana que diz que “navegar na internet é uma emoção única a cada viagem, pois se sente entrado num mudo sem fronteiras, sem limites e real.’’
Podemos conhecer a magia do mundo, boas e ruins sem sair de casa ou da escola.

Gostamos aindado texto da Irene Catano, quando diz que ficou perdida e pediu ajuda e suas colegas a ajudaram.
Como a internet e uma coisa nova na escola muitas de nós nos sentimos perdidos. Mas não devemos ter vergonha de pedir ajuda. Abrir e fechar páginas até que aprendamos.

Unknown disse...

Formadora: Jislaine Luz.
Professoras: Edira
Unidade 2 – Atividade 3
Escola Ebenezer
Tema: Hipertexto II

ATIVIDADE 3

Gostamos do texto da Profª Yvana que diz que “navegar na internet é uma emoção única a cada viagem, pois se sente entrado num mudo sem fronteiras, sem limites e real.’’
Podemos conhecer a magia do mundo, boas e ruins sem sair de casa ou da escola.

Gostamos aindado texto da Irene Catano, quando diz que ficou perdida e pediu ajuda e suas colegas a ajudaram.
Como a internet e uma coisa nova na escola muitas de nós nos sentimos perdidos. Mas não devemos ter vergonha de pedir ajuda. Abrir e fechar páginas até que aprendamos.

turmaemerson@gmail.com disse...

Daianne Cardoso (Lab.ciências da natureza) Atividade 3 JARDIM DAS FLORES
As opiniões dadas pelos demais colegas, são todas interessantes, a que me chamou mais a atenção foi a da Amélia Vitoria Parreira, que diz “amplia os recursos expressivos do texto escrito na possibilidade de articular imagens, palavras e sons”. As respostas foram claras e boas, nos mostrou a importância do hipertexo.

anne pedrosa disse...

Andréia Monteiro
Peixoto de Azevedo

Eu concordo com o comentário do colega Josemar Monteiro de Oliveira, que disse que hipertexto para educação é um incentivador à leitura, pesquisas...e da colega Ana Cristina Martinelli, quando ela diz que hipertexto é um novo espaço da escrita da sala de aula, onde cada vez mais vem sendo utilizado em ambientes educacionais com vários propósitos, trazendo contribuições à produção escrita e à leitura prazerosa aos alunos, mostrando novos horizontes formando leitores e escritores de uma nova sociedade cheia de tecnologias.

Unknown disse...

Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
Unidade 1
Atividade 1
Turma da Alzira

Unidade 2 Atividade 3

Através do relatos dos colegas acredito que conseguimos compreender o que é Hipertexto e o que eu ressalto é o elencado pela colega: Amélia Vitoria Parreira: “Amplia os recursos expressivos do texto escrito na possibilidade de articular imagens, palavras e sons”. **Permite ampliar nossos horizontes, abrir nossas mente, tornando-nos críticos, capazes de enxergar além de uma simples tela.

Unknown disse...

Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
Unidade 1
Atividade 1
Turma da Alzira

Unidade 2 Atividade 4

Portfólio

Atividade 1
Navegação à deriva
Foi trabalhado conforme o texto: Marcus Vinicius

Atividade 2a
O que é hipertexto?

Atividade 2b
Conceituação sobre hipertexto

Atividade 3
Comentários e endereços eletrônicos sobre hipertexto

anne pedrosa disse...

Concordo com a colega Ana Cristina Martinelli, sim o hipertextos nos permite decidir o rumo a seguir na nossa pesquisa pela internet, é uma espécie de texto multidimensional em que numa página trechos de textos se intercalam com referências a outras páginas ou a outros textos.
Mas discordo quando ela comenta que o hipertexto seja um novo espaço da escrita da sala de aula, aonde cada vez mais vem sendo utilizado em ambientes educacionais. Pois eu trabalho com alunos que não querem fazer nenhuma atividade escritas, ou melhor, que os mesmos digitem, querem tudo pronto e acabado.

Isabel C. Melo

turmaluciana disse...

Prof. Marcos M. Farias
EE 19 de Julho
Peixoto de Azevedo-Mt

Unidade 2 – Atividade 03
Turma Luciana

Ao ler os comentários e citações dos colegas sobre o que é hipertextos pude observar o quão grande foi à pesquisa sobre o tema, enriquecendo e muito o meu conhecimento sobre o assunto.

turmaemerson@gmail.com disse...

ATIVIDADE 3
DULCELINA
Achei todas as colocação muito válidas, pois percebi que todos os colegas realmente buscaram se aprofundar sobre o assunto. Por sermos educadores devemos sempre estar por dentro de tudo o que envolve a vida de nossos alunos, e nada melhor do que a internet para nos esclarecer.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

turmasilvia@gmail.com
UNIDADE 2 ATIVIDADE 3 -
Elissandra
Os comentários que fala sobre a importância dos hipertextos que me chamou atenção foi o da companheira Elisa, onde ela postou várias formas de se entender, como funciona a navegação o Hipertextos? Ao contrário do discurso tradicional lógico, fechado em si, o hipertexto abre infinitas possibilidades de associações, por via dos links que funcionam como portas virtuais.
Outra citação interessante foi da Celina Godói onde destaca que o hipertextos é aliado do professor, concordo que o professor tem que estar interado do assunto para socializar com os alunos.

turmaluciana disse...

Prof. Oraldo Antunes da silva
EE 19 de Julho
Peixoto de Azevedo-Mt

Unidade 2 – Atividade 03
Turma Luciana

Ao ler os comentários e citações dos colegas sobre o que é hipertextos pude observar o foi grande à pesquisa sobre o tema, enriquecendo e muito o meu conhecimento sobre o assunto.

Unknown disse...

Unidade 2; Atividade: 3

Professora Cursita : Roseani Constantino Da Silva Cidade-Guarantã
Turma: Ebenezer
Formadora= Jislaine Da Luz

Foi muito bom navegar nos textos dos colegas deste curso, pois através da leitura foi possível compreender cada vez mais as idéias sobre hipertextos... sendo assim a que me chamou atenção foi da
YVANA VIEIRA da ESCOLA KREEN AKARORE – PEIXOTO DE AZEVEDO/MT
ela diz assim:
Essa experiência em navegar na internet, é uma emoção única a cada viagem, pois me sinto entrando em um mundo sem fronteiras, sem limites. Tudo o que quero estar ali, ao meu alcance, basta dar uma clicada. Entro neste mundo mágico, que me dá mil e uma oportunidades de conhecer o que nunca imaginara. Como diz a musica de Roberto Carlos, "Alem do horizonte existe um lugar bonito e tranqüilo pra gente sonhar", mas aqui existe um diferencial, aqui neste horizonte a gente não sonho, a gente vive o real. As possibilidades são tantas, que às vezes perco a noção do tempo. Ah! Como é bom navegar.... Se não fosse esta tecnologia nosso mundo seria limitado, sem graça. Hoje as nossas possibilidades são de acordo com o nosso interesse.

Achei tudo muito interessante e lindo suas palavras, também penso assim porque dessa forma de interação, todos podem ficar frente a novas noticias e com uma visão mais abrangente sobre os fatos reais desse meio de comunicação que é a rede de internet “navegar na interne é poder voar para bem distante, mesmo estando sentado na cadeira !”,e assim alcançando minhas metas.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 260 de 260   Recentes› Mais recentes»