Criando seu Portifólio
Você vai criar a página inicial de seu portfólio, uma página onde vai registrar, ao longo do curso,
as atividades que fez e fará, as coisas que descobrir e inventar. Mas nem tudo ficará nessa página.
Nela você vai colocar um comentário sobre cada atividade, sobre cada coisa que produzir e
colocará links para essas coisas. Essa proposta visa a que você aprenda a fazer um hipertexto
que reúna o que você já produziu neste curso até agora. Esse documento deve continuar a ser
utilizado por você ao longo dos estudos, inserindo pequenos textos com comentários sobre a
sua produção e com links para cada novo trabalho produzido.
Poderá também incluir comentários e links para objetos digitais e outros recursos que encontrar e
cujo uso em educação lhe pareça interessante. Assim enriquecido, ao longo de todo o curso, esta
coleção de documentos será o seu portfólio, um conjunto de documentos que retrata a sua trajetória,
o que aprendeu, as reflexões mais importantes e um pouco de como aprendeu, como se deram as
descobertas etc.
Objetivos do curso
Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:
- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
62 comentários:
UNIDADE 2 ATV. 4
TURMA ALZIRA...
ROZALINA MATOS
E.E. KREEN AKARORE
Como procurar informação? Como navegar na Internet?É sobre estes temas que vamos falar.
Imaginemos que na era da informática, os profissionais ficassem apegados nas coisas do passado. Que atraso? Por isso aprender a buscar informações na internet é maravilhoso.
Tempo é dinheiro e quanto mais depressa se obtiver a informação melhor.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos.
O Portfolio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio. Toda organização tem um portfolio, mesmo que não reconheça especificamente. Consiste nos trabalhos que estão em andamento na empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não. Algumas organizações tem portfolios separados por departamentos, divisões ou unidades de negócio. Em última instância, deve haver um portfolio abrangente para a organização como um todo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portf%C3%B3lio
http://pt.shvoong.com/books/1639409-como-navegar-na-internet/
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=hipertexto&meta=
UNIDADE 02 ATV.04
TURMA ALZIRA...
ESCOLA E. KREEN AKARORE
FRANCISCA R. DO CARMO
Para navegar no internet devemos ter um computador com o navegador instalado e conectado a internet.
O documento hipertexto de texto, imagem, link, animal
o, som e.O link é uma referencia que o documento contam associado ao texto ou imagem e ao clicar sobre ele, automaticamente carrega o documento referenciado. Normalmente, o texto com o link aparecem destaque e o cursor do mouse sobre o link torna uma mão.
Alem de navegar na internet e descobrir o quanto é importante esse meio rápido e eficiente de descobrir novos conhecimentos também buscamos sobre hipertexto.
O hipertexto só existe para o leitor depois que o computador o exibe e cada ato de leitura pode então funcionar como recriação textual. De notar também que o autor de um hipertexto não mais pode colocar-se numa posição de consciência sobre o texto, ao contrário do autor tradicional que controla de alguma forma o sentido da leitura e os passos lineares do leitor. O autor de um hipertexto não pode começar nem acabar a sua obra, pois esses limites, pela sua natureza dinâmica, estão sempre entreabertos à criatividade literária do leitor e à sua competência tecnológica. A consciência hipertextual é agora uma experiência colectiva e ilimitada, nunca se podendo fechar a si própria num único sentido.
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm
http://www.dm.ufscar.br/~waldeck/curso/html/internet/navegar.html
tic100Atividade 2.4
Criando um portifólio
Um dos objetivos do portifólio é registra as atividads desenvolvidas durante o curso.Na atividade nº1 foram rabalhados oito exercicios entre os quais estão relacionadas desde experiências com a tecnologias na sala de aula,relatar experiências e ou atividades desenvolvidas em todo curso.Estas atividades entretanto foram desenvolvidas no laboratorio de informática e levadas para sala como usar essa nova metodologia. www.bol.com
FORMADORA: PROFª. MÁRCIA VACÁRIO
PROFª. IRENE CATANEO
UNIDADE 2 – ATIVIDADE 4
ESCOLA KREEN AKARORE
PEIXOTO DE AZEVEDO - MT
Como ler as orientações desta atividade, estou tendo dificuldade! SOS!
Mas irei juntar todos os trabalhos do curso e espero ajuda...
UNIDADE 2 – PERCEPÇÕES AO NAVEGAR POR HIPERTEXTO.
PORTFÓLIO DA FÁTIMA LEITE
CRIANDO UM PORTFÓLIO EM HIPERTEXTO – UM HIPERTFÓLIO
Cursista: Maria de Fátima Lima Leite
Na Unidade 1 foram trabalhada 8 atividades, as quais relatavam as experiências com as tecnologias em sala de aula.
C:\Documents and Settings\user\Meus documentos\Atv1 uni1-Fatimaleite.doc
C:\Documents and Settings\user\Meus documentos\Atv2 uni1 -Fatimleite.doc
C:\Documents and Settings\user\Meus documentos\Atv3 uni3 Fatimaleite.docC:\Documents and Settings\user\Meus documentos\ATV4 - UNI1- FÁTIMA LEITE.ppt
C:\Documents and Settings\user\Meus documentos\At5 und 1 Fatimaleite.doc
C:\Documents and Settings\user\Meus documentos\At6 und1 Fatimaleite.docC:\Documents and Settings\user\Meus documentos\At7 und1 Fatimaleite.docC:\Documents and Settings\user\Meus documentos\Atv8 un1 Fátima Leite.ppt
O que eu pesquisei e escrevi sobre hipertexto
C:\Documents and Settings\user\Meus documentos\ATIVIDADE 2 a - Fátima.docC:\Documents and Settings\user\Meus documentos\ATIVIDADE 2b - Fátima.doc
UNIDADE 2 – PERCEPÇÕES AO NAVEGAR POR HIPERTEXTO
PORTFÓLIO: ANGELA DE OLIVEIRA LEITE DEMOSSI
CRIANDO UM PORTFÓLIO EM HIPERTEXTO – EM HIPERTFÓLIO
A Unidade 1 foram feitos oito trabalhos, os quais relacionados sobre as experiências com as tecnologias em sala de aula.C:\Documents and Settings\user\Meus documentos\ana\ATV 5 UN1 - ANGELA DE OLIVEIRA LEITE DEMOSSI.docC:\Documents and Settings\user\Meus documentos\ana\ATV.3 - UN1 -ANGELA DE OLIVEIRA LEITE DEMOSSI.docC:\Documents and Settings\user\Meus documentos\ana\ATV1 UN1 - ANGELA DE OLIVEIRA LEITE DEMOSSI.docC:\Documents and Settings\user\Meus documentos\ana\ATV1 UN1 - ANGELA DE OLIVEIRA LEITE DEMOSSI.docC:\Documents and Settings\user\Meus documentos\ana\ATV4- UN1 - ANGELA DE OLIVEIRA LEITE DEMOSSI.pptC:\Documents and Settings\user\Meus documentos\ana\ATV6 UN 1 ANGELA DE OLVEIRA LEITE DEMOSSI.docC:\Documents and Settings\user\Meus documentos\ana\ATV7 UN1 ANGELA DE OLVEIRA LEITE DEMOSSI.docC:\Documents and Settings\user\Meus documentos\ana\ATV8 - UN1 ANGELA DE OLIVEIRA LEITE DEMOSSI.ppt
O que eu pesquisei e escrevi sobre Hipertextos:
C:\Documents and Settings\user\Meus documentos\ana\ATIVIDADE 2a - UNIDADE 2.doc
C:\Documents and Settings\user\Meus documentos\ana\ATIVIDADE 2b.docC:\Documents and Settings\user\Meus documentos\ana\ATIVIDADE 3 - unidade 2.doc
PORTIFÓLIO DE SANDRA CLAUDIA DE SOUZA LIMA_PEIXOTO DE AZEVEDO – ESCOLA ESTADUAL VINICIUS DE MORAES
TURMA SEBASTIANI
Atividade 2.a
1- Leia o texto "O que é Hipertexto" . As palavras e expressões em azul são links para outras páginas e para outros pontos na mesma página. C
Muito bem, falar sobre navegar na internet é muito bom pois nos da liberdade de viajar sem sair do nosso 'seguro' mundo. Nos possibilita, como muito disseram sonhar, conhecer,cantar, dançar e arriscar até mesmo um namoro.
Mas prazeroso mesmo é quando queremos fazer algo e conseguimos com nosso próprio esforço, escrever um texto e publica-lo aqui, ver nossas fotos, enriquecer nossos trabalhos, por isso acho maravilhoso navegar...
2 de Setembro de 2009 16:01
Atividade 2.b
Na atividade 2b, elaborei uma conceituação sobre hipertexto, utilizando as informações obtidas ao longo dos trabalhos realizados. O texto foi elaborado foi realizado através de colagem de paginas que li, assim, olha só como ficou:
Quando queremos que uma página HTML, possa ir para outras paginas da internet então criamos o hipertexto.
Pesquisar este tal de hipertexto, me permite realizar uma pesquisa ainda maior na internet, uma mágica, esta sucessão de paginas que se abre para outras paginas e transforma nossa navegação na rede como se fosse possível navegar em direção ao infinito. Construir um hipertexto é como se tivéssemos construído uma nave pronta pra viajar, e para construir essa nave basta alguns cliques.
Achei interessante a idéia deste curso, saber como utilizar melhor a ferramenta hipertexto, e ajudar na interação com outros profissionais da educação, Cefapro e com outras instituições.
Conforme a professora Luciane comentou o hipertexto permite encontrar um caminho neste ‘emaranhado de caminhos’.
"- Hipertexto é um meio de informação que existe apenas no ambiente digital, e consiste de uma estrutura de blocos de textos não-lineares e não - seqüenciais conectados por links eletrônicos. O hipertexto oferece múltiplos caminhos de leitura ao usuário.”
http://lucipires.blogspot.com/2009/06/conceitos-de-hipertexto.html "
31 de Agosto de 2009 07:51
Atividade 3
Aqui escolhi um trabalho de uma colega e fiz um pequeno comentário, escolhi o texto da Carla Daiana, pois como Tecnica do Laboratório ela tem uma visão diferente do professor em sala:
Carla Daiana Bruzaroschi
(...) como trabalho no L.I quero acrescentar trabalhar com textos ricos em hipertexto ajuda muito a despertar a curiosidade do aluno, vejo que quando os professores trazem os alunos no L.I, muitas vezes eles 'fogem' um pouco da pesquisa iniciada pela facilidade dos hipertexto, mas em muitos outros casos a pesquisa do aluno fica muito mais rica.
Um abraço em todos.
1 de Setembro de 2009 08:49
Meu Comentário:
Muito bem Carlinha mas é natural que os alunos fujam, afinal o hipertexto é um convite a ampliação da pesquisa e é necessário que o professor saiba direcionar cada vez mais seus alunos...porque também sabemos que até mesmo os professores muitas vezes também fogem atraves da navegação...por isso concordo com os colegas, trabalhar assim fica muito mais prazeroso, rico e bem orientado, como colocou o Prof.Josemar.
Um abraço em todos.
Atividade 04 Unidade 02
Geni
Comentário
Observei três trabalho onde fala o que é hipertexto dos colegas professores no qual gostei de um onde fala que o hipertexto é um incentivador á pesquisa. O segundo fala que o hipertexto é uma relação entre autor e leitor. O terceiro fala que o hipertexto é um novo espaço da escrita da sala de aula.
Eu Fernando Alves da Silva, residente em Peixoto de Azevedo, Estado de Mato Grosso, lendo o comentario do professor Josimar Monteiro sobre hipertexto, concordo em gênero e grau. No entanto estava pensando que, a quanto tempo os hipertextos estão a nossa disposição e não usufluiarmos por desconhecer este recurso.
UNI.2 ATIVIDADE 2.4
TURMA ALZIRA...
CELOI MARIA MACHADO
CRIANDO UM PORTIFOLIO EM HIPERPORTIFOLIO
Na unidade I foram criadas 8 textos,os quais todos salientavam o principio básico do curso que e tecnologia de todas as formas, e como utiliza-las em beneficio do ensino em sala de aula.
E na unidade 2 teve a seqüência ao assunto sobre tecnologia ;
Introdução à internet;
O hipertexto
As linguagens da iternet;
Portifolio em hiperportifolio;
Criando um portifolio navegável
O ipertexto e o que remete a um texto em forma digital ao qual se agrega outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens cujo acesso se da atravez de referencias denominadas iperlinks ou links.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O ipertexto pode fazer uso da intertestualidade de uma forma que o texto impresso tradicionalmente não pode, oque nos permite prever uma progresiva libertaçao deste tipo de texto e aproximar a criaçao textual de infinitas interligaçoes.
http://www.ufp.pt/units/cetic/cetic/index.htm
http://www.facom.ufba.br/hipertexto/nbasicas.html
Eu Fernando Alves da Silva, residente em Peixoto de Azevedo, Estado de Mato Grosso, lendo o comentario do professor Josimar Monteiro sobre hipertexto, concordo em gênero e grau. No entanto estava pensando que, a quanto tempo os hipertextos estão a nossa disposição e não usufluiarmos por desconhecer este recurso.
Eu Fernando Alves da Silva, residente em Peixoto de Azevedo, Estado de Mato Grosso, lendo o comentario do professor Josimar Monteiro sobre hipertexto, concordo em gênero e grau. No entanto estava pensando que, a quanto tempo os hipertextos estão a nossa disposição e não usufluiarmos por desconhecer este recurso. Peixto, 22/09/09
Eu Fernando Alves da Silva, residente em Peixoto de Azevedo, Estado de Mato Grosso, lendo o comentario do professor Josimar Monteiro sobre hipertexto, concordo em gênero e grau. No entanto estava pensando que, a quanto tempo os hipertextos estão a nossa disposição e não usufluiarmos por desconhecer este recurso. Peixto, 22/09/09
Eu Fernando Alves da Silva, residente em Peixoto de Azevedo, Estado de Mato Grosso, lendo o comentario do professor Josimar Monteiro sobre hipertexto, concordo em gênero e grau. No entanto estava pensando que, a quanto tempo os hipertextos estão a nossa disposição e não usufluiarmos por desconhecer este recurso. Peixto, 22/09/09
PORTIFÓLIO DE NATÁLIA
No curso Ensinando e Aprendendo com as TIC's, Quem Sou Eu
O que eu pesquisei e escrevi sobre Hipertexto
O uso das novas tecnologias nas escolas e em sala de aula são muito úteis, pois melhora a qualidade do ensino e o atendimento às necessidades dos alunos.
E uma apresentação sobre as Tecnologias que tem na minha escola.
Endereço para visualizar o Hiperportifólio www.nataliabussolaro.blogspot.com
PORTIFÓLIO MARIA LUIZA
No curso Ensinando e Aprendendo com as TIC's, Quem Sou Eu
O que eu pesquisei e escrevi sobre Hipertexto
O uso das novas tecnologias nas escolas e em sala de aula são muito úteis, pois melhora a qualidade do ensino e o atendimento às necessidades dos alunos.
E uma apresentação sobre as Tecnologias que tem na minha escola.Uma apresentação sobre vidios,uni.1 ati.4 slid.ppt
ATIVIDADE 4
ELIANE
Iniciamos o curso ENSINANDO e APRENDENDO com as TIC fazendo uma reflexão a respeito de navegar na internet,muitas informações e experiencias que nos enquanto educadores devemos ter ao levar o aluno a pesquisar.Sabemos que a nova tecnologia ta ai, como um instrumento muito importante para trabalhar em sala de aula malhorando assim o conhecimento que o aluno ja traz consigo.No mÓdulo 2 refere-se ao hipertexto termo que refere a um texto em formato digital ,agregando conjunto de informações na forma de imagens ,sons ,palavras.Sendo esse um instrumento desafiador para o aluno.
ATIVIDADE 2b
ELIANE
Hipertexto,e o termo que se refere a um texto digital contendo informaçoes na forma de palavras, imagens, ,sons, vai alem de um texto.Incentivando a busca de novos caminhos sendo esses desafiadores ,proporcionando assim tanto para o aluno quanto para o professor agilidade e facilidade nos temas abordados ,desde que sejam usados de maneira adequada e claro. O professor precisa ter todo um cuidado ao deixar o aluno pesquisar na internet.
[editar] História
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Unidade 2
Ati: 4
ESCOLA GUARANTÃ
TURMA ALZIRA
Doralice Marquezi
Portifólio
O portifólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos dos negócios. Toda organização tem um portifólio, mesmo que não reconheça especialmente. Algumas organizações tem portifólio, separados por departamentos, divisões ou unidades de negócios.
FORMADORA: PROFª. MARCIA VACARIO
PROFª. IRENE CATANEO
UNIDADE 2 – ATIVIDADE 4
ESCOLA KREEN AKARORE
PEIXOTO DE AZEVEDO - MT
PORTIFÓLIO DE IRENE CATANEO
Na unidade um, realizamos oito exercícios no laboratório de informática da escola, como tudo que é novo, foi interessante e desafiador, estou gostando do curso e aprendendo aos poucos. Nesta unidade, irei fazer dez atividades, espero conseguir.
FORMADORA: PROFª MÁRCIA VACÁRIO
PROF. JOSEMAR MONTEIRO DE OLIVEIRA
UNIDADE 2 – ATIVIDADE 4
ESCOLA KREEN AKARORE
PEIXOTO DE AZEVEDO - MT
TEMA: Criando seu Portfólio
Seguem alguns links que direcionam para os hipertextos postados na unidade 2 – atividades de 1 – 3.
UNIDADE 2
Atividade 1 - http://cefapromatupatic.blogspot.com/2009/08/atividade-1.html
Atividade 2.a - http://cefapromatupatic.blogspot.com/2009/08/atividade-2.html
Atividade 2.b - http://cefapromatupatic.blogspot.com/2009/08/atividade-2b.html
Atividade 3 - http://cefapromatupatic.blogspot.com/2009/08/atividade-3.html
Unidade 2
Atividade 4
Prof:Rosimary
Escola:Monteiro Lobato
Comentário
Observei alguns trabalhos onde fala o que é hipertexto dos colegas professores no geral gostei muito de um, onde fala que o hipertxto é um incentivador á pesquisa.
Também fala que o hipertexto é uma relação entre autor e leitor.Fala também que o hipertexto é um novo espaço da escrita de sala de aula.
O hipertexto é um convite a ampliação da pesquisa é necessário que o professor saiba direcionar cada vez mais com seus alunos.
Porque também sabemos que até mesmo os professores muitas vezes bambém fogem atraves da navegação...por isso concordo com os colegas, trabalhar assim fica muito mais prazerosos.
Unidade 2 percepcoes ao navegar por hipertextos Veronice Maria Reis Schwarzer
ATIVIDADE 2.4
CRIANDO UM PORTFÓLIO EM HIPERTEXTO-UM HIPERPOTFÓLIO
PORTFÓLIO DA VERONICE
Cursista:Veronice Maria Reis Schwarzer
O que eu pesquisei e escrevi sobre hipertextos.
..\UNID 2 ATIV1.doc
VERONICE UNIDADE 2 ATIVIDADE 2.a.doc
VERONICE UNIDADE 2 -ATIVIDADE 2.2b GTÃ.doc
Uma apresentação sobre vídeos.
unidade 1 atividade 4 slide.ppt
VERONICE UNIDADE-1 ATIVIDADE 8 SLIDES 2.ppt
..\Unidade 1 Veronice\unidade 1 -atividade 1.shs
..\unid 2 ativ 6.doc
..\unid 2 ativ 7.doc
Unidade 2 atividade 4 Gisele Adriana disse:
Em um Portfólio deve ter um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de sucesso voltado para o melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho. São situações interpessoais, que individualmente agregam valores ao processo através de experiência desenvolvida dentro de um determinado período de tempo, por uma análise contínua durante a evolução de um projeto, identificando possíveis potenciais problemas que possam ocorrer no decorrer do processo.
O portfólio é o conjunto de trabalhos desenvolvidos pelos cursistas, devendo conter todas as atividades desenvolvidas. Tive um pouco de dificuldade em fazê-lo, mas espero que seja significativo. Visto que todos poderão utilizá-lo em suas pesquisas, pois ele ficara a disposição na internet.
Escola Estrelinha do Norte
Alunas: Derli, Fátima e Tatiane
turma Alzira
atividade 2.A - o que é hipertexto
atividade 2.B - Conceito de Hipertexto
atividade 3 - Comentário da prática pedagogica
atividade 4 - Crinando seu Portifolio
Atividade 4
Prof Cursista: Lucimere Gomes da Silva
Atividade 4
Portifólio
Atividade 1
Navegação à deriva
Foi trabalhado conforme o texto: Marcus Vinicius
Atividade 2a
O que é hipertexto?
Atividade 2b
Conceituação sobre hipertexto
Atividade 3
Comentários e endereços eletrônicos sobre hipertexto.
Atividade 4
Cursista: Rogéria Cristhina Pedroso
Atividade 4
Portifólio
Atividade 1
Navegação à deriva
Foi trabalhado conforme o texto: Marcus Vinicius
Atividade 2a
O que é hipertexto?
Atividade 2b
Conceituação sobre hipertexto
Atividade 3
Comentários e endereços eletrônicos sobre hipertexto.
Atividade 4
Cursista: Angelita Peixer Severo
Atividade 4
Portifólio
Atividade 1
Navegação à deriva
Foi trabalhado conforme o texto: Marcus Vinicius
Atividade 2a
O que é hipertexto?
Atividade 2b
Conceituação sobre hipertexto
Atividade 3
Comentários e endereços eletrônicos sobre hipertexto.
Atividade 4
Prof Cursista: Lucimere Gomes da Silva
Atividade 4
Portifólio
Atividade 1
Navegação à deriva
Foi trabalhado conforme o texto: Marcus Vinicius
Atividade 2a
O que é hipertexto?
Atividade 2b
Conceituação sobre hipertexto
Atividade 3
Comentários e endereços eletrônicos sobre hipertexto.
Atividade 4
Professora: Vera Lúcia de Aragão
Portifólio
Atividade 1
Navegação à deriva
Foi trabalhado conforme o texto: Marcus Vinicius
Atividade 2a
O que é hipertexto?
Atividade 2b
Conceituação sobre hipertexto
Atividade 3
Comentário das atividades desenvolvidas pelos colegas sobre Hipertextos
Atividade 4
Professora: Silvia Candida de Oliveira Dill-CEJA-Matupá
Portifólio
Atividade 1
Navegação à deriva
Atividade 2a
O que é hipertexto?
Atividade 2b
Conceituação sobre hipertexto
Atividade 3
Comentário das atividades desenvolvidas pelos colegas sobre Hipertextos
Atividade4
portifólio
ATIVIDADE 04 – MÓDULO 2
JACKELINE BREGOLI DE LIMA
ESCOLA JARDIM DAS FLORES
Nesta atividade, fizemos um portifólio onde foram postadas todas as atividades desenvolvidas até então. Foi realizado também um breve texto, onde incluía-se alguns links que direcionava o texto para as atividades. Gostei e aprendi mais uma!!
Nilsa
Turma alzira
Ceja luiza miotto
portifólio
Módulo I- "Tecnologia na Sociedade,na vida e na escola."
No desenvolvimento da Atividade 1 “ Quem sou eu como professor e aprendiz”,escrevi um relato no Editor de textos, onde relatei o meu perfil de professora , enquanto educadora e aprendiz ao mesmo tempo.
.
Na execução da Atividade 2 “ Registrando a própria reflexão”, levantei alguns aspectos relacionados ao uso das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem.
Na Atividade 3, reflexão sobre educação e Tecnologia, assisti um vídeo com Ladislaw Dowbor, observei as falas interessantes para reflexão, e registrei minha contribuição e ainda conheci as contribuição dos colegas e deixei meu comentário a respeito.Durante a Atividade 4 , “ Tecnologia na minha escola”,fiz um levantamento das principais tecnologias disponíveis na minha escola e de como vinham sendo utilizadas.
Atividade 5 “ Conhecendo uma experiência desenvolvemos na escola um projeto sobre a gripe suína acompanhado do “,vídeo “Eu Sou a Lenda”, relacionando a aula , que consideramos interessante, analisamos os aspectos relevantes em seguida elaborei, no Editor de Texto
Para realizar a Atividade 6 . “ Olhando “para prática do professor com o uso da tecnologia”, cliquei no link, “ uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica “ e assisti o vídeo
Na Atividade 7 , “Pesquisando sobre trabalho por Projeto, realizei uma pesquisa na Internet, encontrei vários projetos interessantíssimos•”.
Para realizar a Atividade 8 , “ Divulgando a Pesquisa”, organizei o resultado da pesquisa da Atividade7.
Módulo II, “ Internet, Hipertexto e Hipermídia”
Na realização da atividade 01 houve Navegação à deriva, no qual foi divertidíssimo.
Na realização da Atividade 2.a e 2.b, quando todos, sob sua orientação, navegamos pela Wikipédia buscando o significado de hipertexto e em seguida, postamos o resultado da pesquisa juntamente com uma reflexão pessoal.
Na realização da Atividade 03 Escolhi três trabalhos que julguei interessante e fiz breves comentários, dizendo por que chamaram a atenção.
Na Atividade 4, fomos instruídos a criar um portifólio em hipertexto e assim teríamos um hiperportifólio, onde, no decorrer do curso seriam registradas todas as atividades incluindo comentários e links para objetos digitais e reflexões mais importantes.
A Atividade 5 ”, Realizamos um projeto com objetivo geral a divulgação da cultura Mato-grossense.
Na realização da atividade 6 , observamos o comportamento de professor e de alunos diante de situações novas, a disposição dos recursos na sala, às dificuldades ou facilidades em operar os recursos na sala.
turmasilviagmail.com
Atividade 04
Salete Regina e Eury Atalaia.
Através da realização dessa atividade,podemos chegar a seguinte conclusão.O hiperlink é mais uma das facilidades da internet, durante a realização do portifólio podemos constatar que através da internet é possível incrementar nossos textos, utilizando o recurso do hiperlink.
Mais uma vez, ficou claro a importancia da formação para poder interagir com os meios tecnológicos e também para transmitir aos nossos educandos.
Iniciamos o curso aprendendo com a tecnologia,fazendo reflexão de como se navegar na internet,muitos relatos foram lindos,importantes informações de novos métodos para se trabalhar em sala de aula.
Criando o Portifolio
Turma Silvia
Ativ.4
Unidade 2
Maria dos Milagres.
Dionea Pires
Um dos objetivos do Portifolio é o registro das atividades desenvolvidas no decorrer do curso.
Elaboramos um texto, onde incluimos alguns links direcionado ás atividades.
turmasilvia@gmail.com
Jilsélia Angélica Teresa
Unidade 2
Atividade 4
Através da realização desta atividade, foi importante para nossa aprendizagem, nos possibilitando novos conhecimentos tanto na nossa vida pessoal quanto na profissional. O portefólio traz como objetivo de registrar as atividades desenvolvida durante o curso.
Turma Silvia
Cleonice e Edilene
Iniciamos o curso aprendendo com a tecnologia,fazendo reflexão de como navegar na internet,muitos relatos foram lidos importantes informações e novos métados para se trabalhar em sala de aul.O Portifólio traz como objetivo de registrar as atividades desenvolvidas durante o ano.
Turma Silvia
Cleonice e Edilene
Iniciamos o curso aprendendo com a tecnologia,fazendo reflexão de como navegar na internet,muitos relatos foram lidos importantes informações e novos métados para se trabalhar em sala de aul.O Portifólio traz como objetivo de registrar as atividades desenvolvidas durante o ano.
turmasilvia@gmail.com
Marinelza S. Zark
criando um portifólio.
Para mim criar um portifólio foi registrar sobre o desenvolvimento das atividades do TICs, identificar minha pessoa tanto profissional e pessoal.
turmasilvia@gmail.com
Renata
Unidade 2. Ativ 4
Um dos objetivos do portifólio é registra as atividades desenvolvidas durante o curso. Através da realização desta atividade, podemos constatar a nossa aprendizagem, a qual nos possibilitou novos conhecimentos tanto na nossa vida pessoal quanto na profissional.
Portfólio de Cristiane Vitorino Sorgato
Unidade 01
atividades feitas na unidade 01
Unidade 02
Cristiane Vitorino Sorgato
atividade 01
Navegar na net é muito gostoso e cada vez mais comum em nosso dia-a- dia, ela nos oferece vários tipos de informações, ampliando assim o nosso entendimento e conhecimento entre outros...
Atividade 02
“O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que "permite situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses" (Bugay & Ulbricht apud Martin, 1992)”.
Fonte: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm
Comentário: dá pra entender melhor quando tem no caso textos com uma linguagem bem parecida e mais rica, com aprofundamentos de assuntos.
“Os hipertextos podem propor vias de acesso e instrumentos de orientação em um domínio do conhecimento sob a forma de diagramas de redes ou de mapas conceituais manipuláveis e dinâmicos. Em um contexto de formação, os hipertextos deveriam portanto favorecer, de várias maneiras, um domínio mais rápido e mais fácil da matéria do que através de audiovisual clássico ou do suporte impresso habitual."
Fonte: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm
Comentário:é uma forma de aprender mais de forma tranquila e fácil.
Atividade 03
Eu achei muito interessante o que a nossa colega SUELI MONTEIRO ALVES FERREIRA , diz “Navegar na Internet é descobrir novos horizontes, conhecer novos caminhos, importância a descoberta de conhecimentos pela net que nos faz ir de encontro com o saber conquistado e adquirido pelas experiências dos educandos.”
É realmente verdade possamos viajar através do mundo pela tela do computador conhecer lugares, saber de notícias....
E a nossa colega Marineuza Carbolin diz o seguinte “Ah! a internet! É uma experiência muito boa, quando estamos navegando estamos viajando, visualizando, lendo, copiando, gravando, interagindo, conversando, observando, analisando, rindo, se divertindo etc. A net é um espaço aberto e conectado com o mundo. Ao navegarmos partilhamos experiências com colegas. A net expande horizontes através da troca de conhecimentos, da visitação das culturas diferentes da construção de trabalhos.”
Realmente interessante a net podemos estar em vários lugares sem sair de casa é uma maravilha”.
Atividade 04
É a elaboração deste portfólio.
Essa foi a atividade mais complicada até aqui, confesso que tive bastante dificuldade, agora que aprendi pretendo construir uma atividade com os alunos utilizando esse recurso gostei muito.
Prof. Flavia
Jucileide
E.E.Cecília Meireles
Na unidade um, realizei oito exercícios no laboratório de informática da escola os quais estão relacionados as experiências com as tecnologias em sala de aula, foi interessante e desafiador, estou gostando do curso e aprendendo aos poucos.
Formadora: Jislaine Luz.
Professoras: Vania
Unidade 2 - Atividade 4
Escola: Ebenezer
Tema: criando seu portifólio
O portifólio tem por objetivo a organização e localização rápida dos textos.
Para cada atividade é criado um link constando um pequeno comentário, que faz com que o usuário entre somente naquele link que desejar.
Nelci - E. E. Jardim das Flores
Criando seu Portifólio
Gostei dessa atividade em especial, me motivei bastante quando comecei a realiza-la, a montagem de um hipertexto é difícil no começo mas já estou adquirindo algumas habilidades e logo as dificuldades não existirão mais.
Unidade 2
Turma Emerson
Atividade 4
Marlene- E.E.Cecilia Meireles.
A atividade 4 foi o desenvolvimento deste portfólio.
Unidade 2
Turma Emerson
Atividade 4
Lucimar- E.E. Cecilia Meireles.
A atividade 4 foi o desenvolvimento deste portfólio.
UNIDADE 02
ATIVIDADE 4
PROF. LUCIANA
CURSISTA: IDÊ
AO CRIAR A PRIMEIRA PAGINA DO MEU PORTFOLIOS, DESCOBRI MAIS UM RECURSO DA TECNOLOGIA, NA VERDADE APENAS APRENDI A NOMIAR O QUE EU JA SABIA FAZER, AGORA COM MAIS PROPRIEDADE.
Atividade 4
Professora: Mristela T m F Gomes-CEJA-Matupá
Portifólio
Atividade 1
Navegação à deriva
Atividade 2a
O que é hipertexto?
Atividade 2b
Conceituação sobre hipertexto
Atividade 3
Comentário das atividades desenvolvidas pelos colegas sobre Hipertextos
Atividade4
portifólio
Cursista: Leandro C. Baches
PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
Unidade 1
Atividade 1
Turma da Alzira
Unidade 2 Atividade 4
Portfólio
Atividade 1
Navegação à deriva
Foi trabalhado conforme o texto: Marcus Vinicius
Atividade 2a
O que é hipertexto?
Atividade 2b
Conceituação sobre hipertexto
Atividade 3
Comentários e endereços eletrônicos sobre hipertexto
Atividade 4
Professora: maristela-CEJA-Matupá
Portifólio
Atividade 1
Navegação à deriva
Atividade 2a
O que é hipertexto?
Atividade 2b
Conceituação sobre hipertexto
Atividade 3
Comentário das atividades desenvolvidas pelos colegas sobre Hipertextos
Atividade4
portifólio
Cursista: Leandro C. Baches
PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
Unidade 1
Atividade 1
Turma da Alzira
Unidade 2 Atividade 4
Portfólio
Atividade 1
Navegação à deriva
Foi trabalhado conforme o texto: Marcus Vinicius
Atividade 2a
O que é hipertexto?
Atividade 2b
Conceituação sobre hipertexto
Atividade 3
Comentários e endereços eletrônicos sobre hipertexto
PROFª Andréia Monteiro
PEIXOTO DE AZEVEDO - MT
TEMA: Criando seu Portfólio
Seguem alguns links que direcionam para os hipertextos postados na unidade 2 – atividades de 1 – 4
UNIDADE 2
Atividade 1 - Navegação à deriva
http://cefapromatupatic.blogspot.com/2009/08/atividade-1.html
Atividade 2.a - O que é hipertexto?
http://cefapromatupatic.blogspot.com/2009/08/atividade-2.html
Atividade 2.b - Conceituação sobre hipertexto
http://cefapromatupatic.blogspot.com/2009/08/atividade-2b.html
Atividade 3 - Comentário das atividades desenvolvidas pelos colegas sobre Hipertextos
Atividade4
portfólio
http://cefapromatupatic.blogspot.com/2009/08/atividade-3.html
Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
Unidade 1
Atividade 1
Turma da Alzira
Unidade 2 Atividade 4
Portfólio
Atividade 1
Navegação à deriva
Foi trabalhado conforme o texto: Marcus Vinicius
Atividade 2a
O que é hipertexto?
Atividade 2b
Conceituação sobre hipertexto
Atividade 3
Comentários e endereços eletrônicos sobre hipertexto
Formadora Gislaine da Luz
Professora Aparecida Gonçalves
Unidade 2 – Atividade 4
Escola Municipal Beija Flor
Guarantã do Norte – MT
Em um Portfólio deve ter um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de sucesso voltado para o melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho.
O portfólio é o conjunto de trabalhos desenvolvidos pelos cursistas, devendo conter todas as atividades desenvolvidas.
Formadora Gislaine da Luz
Professora Terezinha Lindacir Perim Bussolaro
Unidade 2 – Atividade 4
Escola Municipal Beija Flor
Guarantã do Norte – MT
Em um Portfólio deve ter um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de sucesso voltado para o melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho.
O portfólio é o conjunto de trabalhos desenvolvidos pelos cursistas, devendo conter todas as atividades desenvolvidas.
Abadia Gonçalves da Silva.
PORTIFÓLIO - Unidade1
Atividade -1
Como sou com Aprendiz. A educação abrange os processos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
abadia curso unidade 1\atividade 1\Como sou como aprendiz 2.shs
Atividade -2
Cabe ao professor mostrar a grande importância de se trabalhar com tecnologias. abadia curso unidade 1\atividade 2\Recorte.shs
Atividade – 3
O processo de ensino aprendizagem vem avançando cada vez mais com o uso das tecnologias. abadia curso unidade 1\atividade 3\Recorte.shs
Atividade – 4
Aqui você vai conhecer as tecnologias mais utilizadas na minha escola.
abadia curso unidade 1\atividade 4\na minha escola as tecnologias mais utilizadas são.ppt
Atividade -5
Plano de aula realizado na sala de informática, trabalhando com divisão e os Sete erros complementando assim as atividades da sala de aula.
abadia curso unidade 1\atividade 5\Recorte.shs
Atividade – 6.
Aprendizagem é aquele que também busca desenvolver a habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia, se esforça para assumir uma atitude de reflexão freqüente e sistemática sobre sua prática.
abadia curso unidade 1\atividade 6\Recorte.shs
Atividade – 7
Aqui você vai conhecer um plano de aula pesquisando espaço do córrego local, localizado no centro de Guarantã.
abadia curso unidade 1\atividade 7\Recorte.shs
Atividade - 8
Esse plano de aula foi compartilhado com os professores da escola onde todos acharam muito importantes porque as crianças confeccionaram uma maquete na sala de aula, no qual todos os alunos da escola visitaram alguns ficaram impressionados, pois ficou parecido com o local de origem.
Unidade II
Atividade -1
Você vai ter oportunidade de observar que navegar à deriva não é propósito dependendo de quem se propõe a fazê-lo é tornar uma atividade positiva ou negativa dependendo muito da cultura, dos interesses, da idade, atividade profissional, intencionalidades etc.
unidade 2\atividade 1\Recorte.shs
Atividade – 2
Hipertexto é uma forma não linear de apresentar informação textual uma espécie de texto eletrônico cuja existência física consiste em código digital armazenada no disco rígido do computador e na memória operativa. O mesmo depende em exclusiva do leitor. Agora conheça um pouco de hipertexto.
unidade 2\atividade 2a\Recorte (2).shs
unidade 2\atividade 2 B\Recorte.shs
Atividade – 3
Ao navegar nos textos dos outros cursista foi muito importante conhecer idéias diferentes. Conheça você agora. unidade 2\atividade 3\Recorte.shs
Atividade – 4
Foi muito importante aprender assim enriquecido, ao longo de todo o curso, esta
coleção de documentos será o meu portfólio, um conjunto de documentos que retrata a trajetória, das atividades desenvolvidas no curso.
Atividade -5
Esse é um plano de aula de intervenção, realizados com alunos da educação infantil (pré I e II ) e pais dos alunos, cujo o tema é _ MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA.
unidade 2\atividade 5\Recorte.shs
Atividade - 6
Essa atividade foi realizada no laboratório de informática da escola, onde os alunos aprendem conteúdos de acordo com sua faixa etária, além de jogos educativos, contribuindo para complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula.
unidade 2\atividade 6\PLANEJAMENTO tic Abadia saletee rosangela.doc
Atividade -7
Agora vc vai conhecer a Análise do desenvolvimento do projeto de informática.
unidade 2\atividade 7\Recorte.shs
Atividade – 8
Pôster da atividade realizado na sala de informática para desenvolver com alunos do Pré II “D” do período vespertino.
unidade 2\atividade 8\Elaboração Atividade -9ª
Pesquisa realizada de verbete na Wikipédia, a enciclopédia livre.
unidade 2\atividade 9a\Recorte.shs
Atividade -9B
Pesquisa de vocabulário regional
unidade 2\atividade 9 B\Recorte.shs
Formadora= Jislaine Formadora= Jislaine
Ebenezer
Roseani Cosntatino da Silva
Ebenezer
ATIV 4 UNID 2
Tema: criando seu portifólio
O portifólio tem por objetivo a organização e localização rápida dos textos.
Para cada atividade é criado um link constando um pequeno comentário, que faz com que o usuário entre somente naquele link que desejar.
Postar um comentário