Esta é uma atividade para os alunos, mas é também uma atividade de estudo para vocês, professores. Portanto, é importante acompanhá-la de forma cuidadosa para que possam, todos, aprender com ela tudo o que ela tem para ensinar, tanto a professores como a alunos.
Sugiro que ela seja realizada com todo o grupo de professores que a planejou em sala de aula. Se quiserem e puderem ter ainda outros colegas em sala acompanhando para contribuir com suas observações, melhor ainda.
O professor da turma conduz a atividade enquanto o outro professor da dupla (ou os outros professores do trio) deve estar em sala como observador, anotando como a atividade se desenvolve, como é recebida pelos alunos, como é conduzida pelo colega, como os equipamentos se comportam (equipamentos mal comportados são um problema porque, em vez de ficarem eles de castigo, deixam a nós de castigo).
Por vezes eles funcionam mal mesmo, em outras o mau comportamento deles é só uma questão de comunicação, de sabermos dar as ordens corretas, apertar os botões necessários e na ordem em que eles entendem.
Objetivos do curso
Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:
- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
178 comentários:
Marineuza Carbolin
Turma Sebastiani
O Projeto “Músicas Folclóricas” foi desenvolvido na Sala de Recursos da Escola Estadual Vinicius de Moraes, visando trabalhar de forma lúdica o folclore com alunos portadores de necessidade especial. No qual foi trabalhado a música de roda “ Atirei o Pau no Gato” em forma de leitura, música, dança, brincadeira de roda, recortes, máscaras, pesquisa na internet, etc. Visando desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança por meio da música e dança, buscando entender o processo de cada criança. Os alunos ficaram eufóricos e muito agitados pois todos queriam cantar com o microfone, fizeram lindas pinturas e dobraduras do desenho do gato e na hora da pesquisa na internet ficaram maravilhados e curiosos com a história do gato e com imagens diversas descoberto por eles por meio da pesquisa na internet. Todos os equipamentos funcionaram bem, somente a internet que alguns computadores não estavam acessando mas conseguiram fazer suas pesquisas formando duplas.
Esse projeto foi desenvolvido na creche escola Irma Dulce,aproveitando o ensejo da semana da Pátria visando demonstrar as cores da bandeira do Brasil, foi desenvolvido através de colagem , pintura, produção de desenho criando seu próprio desenho , foi trabalhado também as cores primarias e secundaria, mistura de cores .no primeiro momento foi separado os grupos , logo em seguida ,uma conversa informal a respeito do significado das cores ,apos a discussão , os alunos iniciaram a produção dos trabalhos proposto .Essa atividade foi realizada de maneira gradativa durante a semana .No segundo momento a turma socializou os trabalhos com as demais turmas da escola expondo os trabalhos confeccionado em sala de aula.
Irmas
Mirian Mota Gonçalves
O projeto " Aprenda Inglês se Divertindo" foi desenvolvido com os alunos do 6º ano da Escola Estadual Vinicius de Moraes,usando essa metodologia foi bem mais prática para mim como professora como para os alunos, pois além de se divertirem eles aprenderam algumas palavras novas que eles ainda não conheciam, desenvolvendo a prática de ouvir, pronúncia e conversação, pois para aprender a falar inglês é necessário ouvir e assistir vídeo, desenvolvendo a oralidade e a escrita, usando alguns recursos tecnológicos da escola como Som e Vídeo (CD e DVD).
Teve a duração de 4 aulas.
Veronice M. R.Schwarzer
Projeto desenvolvido por mim,na Escola Kreen A karore de Gtã, foi uma aula de computação para a turma de 1º ano (1ºfase do 1º ciclo), eles gostaram muito e se ajudaram mutuamente pois não tinha um computador para cada um.
Quando iniciou a aula ,a funcionária tinha esquecido de meu horário , as crianças não tem muita paciência para esperar ligar , abrir o site , mas rapidamente dois computadores abriram e os outros demoraram ,fizemos um rodízio até os outros abrirem. Em um computador o mouse tem problemas e isso dificulta um pouco a execussão da atividade , fui auxiliada pela funcionária e pela articuladora Maria de Fátima.
Os objetivos da aula foram alcançados pois as crianças liam ,observavam e ajudavam quem tinha dificuldades, o som dos animais não pode ser ouvido pois não tem caixas de som ,nem fones de ouv
Atividade 06
Angelita Severo
O trabalho foi desenvolvido na Creche Criança Feliz durante as comemorações alusivas a Semana da Pátria. As professoras do Maternal D. Gisele, Marlei incentivaram os alunos a observarem as cores da bandeira e as formas ali demonstrada. As crianças puderam manusear os blocos lógicos, identificar as cores primarias, construir sua própria bandeira e como fechamento foi confeccionada uma bandeira com o desenho das mãos das crianças. Cada dia da semana era uma atividade diferente. A pintura com giz de cera e lápis de cor foi interessante. chamou atenção também, o contato das crianças com tinta. Umas tinham repulsa outras se deliciavam com a atividade. Ouviram o Hino nacional Brasileiro, cantaram algumas parte. Porém, o mais prazeroso foi vê-los confeccionando, cada um a sua bandeira, com bolinhas de papel crepon. Eles tinham o cuidado para não misturar as cores, e fazer as bolinhas perfeitas. O manuseio com diferente materiais despertou o interesse e a atenção e as crianças diziam o que significava cada cor. Foi gratificante participar dessas atividades, pois o entusiasmo das crianças foi contagiante.
UNIDADE 2 ATV. 6
TURMA ALZIRA...
DAYANE MICHELE,
NATALIA REGINA BUSSOLARO E
ROZALINA MATOS.
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
Pesquisamos sobre a historia do nosso município, como ele foi fundado, as índios que habitavam essa região, a construção da BR 163. Usamos vários meios de pesquisas, como; sala de informática, biblioteca de nossa Escola, levamos aos alunos, informações e como usar os meios disponíveis de obter essas e muitas outras.
Registramos o nosso trabalho através de, fotos, filmagem com os alunos trabalhando, fazendo pesquisas.
Foi uma experiência de grande aprendizado para ambas as partes, alem de ensinar, aprendemos muito.
IARA SIMA
COMENTÁRIO SOBRE O PROJETO: MUSEU NA ESCOLA
Este ATIVIDADE 06
projeto fui criado e desenvolvido pelas professoras IARA e IRENE
Na Escola Estadual KREN AKARORE no MUNICÌPIO de PEIXOTO DE AZEVEDO- MT.
Por trabalharmos com as disciplinas de ARTES e HISTÓRIA, sentimos a necessidade de não só ficar na teoria, e sim partimos juntamente com os alunos para prática . Onde os alunos do período matutino, pesquisaram e estudaram sobre o que é um museu e como ele pode ser montado. Depois os alunos foram em busca das peças para expor. Peças essas que eles resgataram de suas casas, variando de objetos de decoração, roupas, utensílios de cozinha, moedas, cédulas, discos de vinil, fitas cassete, entre outros. Catalogação de cada peça o aluno descobriu o que estava acontecendo na história da humanidade no ano em que o objeto foi fabricado
ATIVIDADE 6 – UNIDADE 2
CURSISTA: ANGELA DE OLIVEIRA LEITE DEMOSSI
ESCOLA KREEN AKARORE – GUARANTÃ DO NORTE - MT
O projeto foi realizado com a participação de três cursistas, as quais duas dão aula para o 1° ano do 1° ciclo e a articuladora da escola, o mesmo foi realizado na Escola Kreen Akarore. O projeto envolvia a linguagem e a escrita, onde os alunos precisavam preencher os nomes dos animais com letras e silabas. Ao usar o recurso tecnológico, as crianças ficam fascinadas para concluir o que solicitava a atividade, mesmo os alunos que apresentam mais dificuldade em sala de aula conseguiram realizar, pois os colegas cooperavam.
Alguns imprevistos surgiram como: a quantidade de alunos X computadores, faltava caixa de som para ouvir quando concluía a atividade e o acesso a internet.
Mas com todos os imprevistos a aula foi um sucesso.
ATIVIDADE 6 – UNIDADE 2
CURSISTA: MARIA DE FÁTIMA LIMA LEITE
ESCOLA KREEN AKARORE –GTÃ DO NORTE/MT
O projeto foi desenvolvido na sala de informática da Escola Kreen Akarore, com os alunos do 1° ano do 1° Ciclo da professora Veronice. Sendo articuladora do 1° Ciclo acompanhei a turma, visando desenvolver a leitura dos alunos e o reconhecimento dos nomes de animais, completar com letras e silabas que faltavam.
As crianças se comportaram muito bem, mesmo com alguns imprevistos, tendo apenas 10 computadores para 24 alunos e ainda alguns não acessavam a internet, então colocamos em duplas e até em trio para realizar a atividade. Quando um aluno terminava era vez de outro, também não possuía caixa de som para ouvir os sons que os animais faziam e para o encerramento da atividade. Com todos esses obstáculos foi possível realizar as atividades com sucesso.
Unidade II
Atividade 6
Marlene, Genilde e Eugenia disseram:
O projeto foi realizado na EMPG Jardim das Flores Com os alunos do EJA , onde em primeiro lugar os alunos sentiram-se inibidos com o tema mas com a explicação e no decorrer da pesquisa eles foram participando e interagindo com o outro. Foi bem gratificante o trabalho desenvolvido, pois tem pessoas que não tem conhecimento do problema que as dsts desenvolve e tem vergonha de perguntar, então ali foi um momento para tirar todas as dúvidas possíveis e foi o que aconteceu, além das explicações pelas professoras com folder, livros, cartazes ainda foi convidado um médico para dar uma palestra sobre o assunto, onde o mesmo mostrou fotos de pessoas com algumas dsts, e como elas tinham contraído essa doença, o que veio de encontro com a necessidade dos nossos educandos. Acreditamos que os nossos educandos tiraram suas dúvidas e o nosso objetivo foi alcançado.Durante o desenvolvimento do trabalho os alunos confeccionara cartazes, tiveram aula com demonstração de como usar com segurança alguns preservativos tanto masculino como feminino, foi um momento de descontração para todos e aprendizagem.
IARA SIMA
COMENTÁRIO SOBRE O PROJETO: MUSEU NA ESCOLA
Este ATIVIDADE 06
projeto fui criado e desenvolvido pelas professoras IARA e IRENE
Na Escola Estadual KREEN AKARORE no MUNICÌPIO de PEIXOTO DE AZEVEDO- MT.
Por trabalharmos com as disciplinas de ARTES e HISTÓRIA, sentimos a necessidade de não só ficar na teoria, e sim partimos juntamente com os alunos para prática . Onde os alunos do período matutino, pesquisaram e estudaram sobre o que é um museu e como ele pode ser montado. Depois os alunos foram em busca das peças para expor. Peças essas que eles resgataram de suas casas, variando de objetos de decoração, roupas, utensílios de cozinha, moedas, cédulas, discos de vinil, fitas cassete, entre outros. Catalogação de cada peça o aluno descobriu o que estava acontecendo na história da humanidade no ano em que o objeto foi fabricado
ATIVIDADE CORRIGIDA
Atividade 06
Unidade 02
Este projeto foi desenvolvido na Creche Escola Irmã Dulce com crianças do Jardim I, ao iniciar a aula ligamos o som com a música à loja do mestre André, primeiro momento apenas para as crianças ouvirem logo após, todos cantaram, imitaram, dançaram. Através desses movimentos as crianças soltaram a imaginação criando coreografias, ouviram várias vezes no aparelho de som em seguida cantaram sem acompanhamento do cd. Para eles foi muito divertido, pois todos participaram e gostaram de cantar, tendo em vista que a música faz parte do desenvolvimento infantil.
Foram distribuídos livros para as tentarem encontrar alguma figura que fazia parte da música, as crianças também pintaram desenho mimeografado. Foi muito bom trabalha com o lúdico, pois, as crianças têm, mas facilidade de aprender.
Geni, Elzilene e Elzi.
CLAUDENEIA e ANTONIA -6
RELATORIO
Esse trabalho foi desenvolvido na Creche Escola “Irmã Dulce” com as crianças de 2 anos. A creche é localizada. Na Rua Osmar Nunes S/N, no Bairro Centro Novo, e foi desenvolvido no mês de setembro. Teve como objetivo, ampliar o conhecimento das crianças em relação aos fatos acontecidos da realidade dele.
Começamos nossa atividade, recortando e distribuindo as folhas de cartolina cortadas 22 X 20, entregue de acordo com a quantia de fotos que as crianças trouxeram. Começamos a distribuir as fotos em cima da mesa, cada um com a sua foto para as crianças identificar-los ou seus familiares. Nenhumas das crianças tiveram dificuldade em reconhecer suas fotos.
Segundo Carmo e Rocha (2008) apud Callai (1986) ao observar as fotos, nessa fase, à criança já é capaz de perceber as distancia e a localização dos objetos. Antes só era capaz de perceber o “aqui”, depois atinge também o “acolá”. Deu-se, nessa passagem, tanto a ampliação do campo empírico da criança quanto a analise do espaço que passa a ser feita através da observação. As atividades de observação realizadas pelas crianças possibilitam compreensões, comparações e espaço e natureza.
O processo de colagem do livro da vida deu-se através da participação ativa das crianças, onde cada uma, com a nossa ajuda colaram as fotos nas paginas de seus respectivos livro. Logo em seguida usamos tinta guache para deixar as digitais dos dedos de cada pequenino. Continuamos o processo de finalização do livro, passando tinta guache em uma de suas mãos para utilizar-las na capa do livro da vida.
Colocamos as paginas do livro da vida varal para secar, durante este período as crianças ficaram apontando as fotos e comentando: este sou eu, este é meu pai, esta é minha mãe.
O que podemos observar foi o entusiasmo é a participação que envolveu as crianças, deixando sobre cada ação que foi desenvolvida durante todo o trabalho.
depois de pronto, utilizamos o perfurador para fazer 2 orifícios nas margens esquerdas de cada folha e arrematar com um laço de fita, unindo todas as paginas.
A criança é o principal agente construtor de seu conhecimento do mundo e de sua própria identidade. As circunstâncias do meio em que vive, somada ás condições de seu pensamento em uma das etapas pelas quais vai passando, fazendo de cada um ser inteiramente original.
Cabe ao educador infantil preparar as suas atividades, com criatividade, a partir dos recursos disponíveis no seu espaço de trabalho e no meio social das crianças. Esses recursos devem ser usados nos sentidos de levá-las a perceber a sua realidade e as questões atuais que estruturam e modificam o espaço e tempos vividos.
UNIDADE N 02
ATIVIDADE N 06
TURMA :SEBASTIANI
SONILDE FERREIRA SILVA
PEIXOTO DE AZEVEDO MT
Este projeto foi desenvolvido na Creche Escola Irmã Dulce, pelas cursistas irmãs E Sonilde, Aproveitamos o mês de setembro envolvendo a semana da pátria, explicando aos alunos o significado das cores da bandeira,este trabalho foi desenvolvido atraves de varias atividades diferẽnciadas , como colagem,pintura, produção de desenho,criando o seu proprio desenho,foi trabalhado as cores primárias e secundárias , mistura de cores.No primeiro momento foi separados os grupos , após uma explicação informal a respeito do significado das cores,ao terminar a conversa informal os alunos começaram a produção das atividades propostas .
Esse projeto foi realizado de maneira gradativa no período da semana.
Observei que os alunos obtiveram com eficacia um bom aproveitamento,envolvendo a socialização,despertou o interesse e criatividade e atenção dos alunos.
Este aprendizado foi de suma importância para mim e para os alunos .
TURMA SEBASTIANI.
ATIVIDADE 06.
Este projetinho cores e formas foi desenvolvido na creche escola irmã Dulce,com o objetivo de trabalhar as cores primarias e algumas formas geométricas do jogo,foram formado duplas onde cada um tirava uma bola da caixa e falava a cor,aquele que acertasse o maior numero de cores automaticamente seria o vencedor gostaram, todos queriam jogar ao mesmo tempo foi uma atividade prazerosa pois despertou o interesse e a curiosidade de todos a maioria reconheceu as cores e algumas formas trabalhadas.
Ana Cleide
Este projeto foi maravilhoso, com idéias brilhantes, trabalhando tema: das cores da bandeira nacional, verde, amarelo, azul, branca. Realizado na mossa escola, com alunos de três anos de idade. Podemos perceber a curiosidade dos alunos ao desenvolver este trabalho, usando as tecnologias, como mimeografo, folha sufite, tinta guache, máquina fotográfica, som, caixa amplificada. Este projeto ser desenvolvido todos os anos de agora endente. E uma maneira gostosa de trabalhar, os alunos se interessam, e desperta a curiosidade de aprendizagem sobre as cores da bandeira do Brasil, coordenação motora, uma coisa podemos perceber quando a gente expõe os trabalhos feitos pelos os alunos, eles se sentem privilegiados.
Raimunda dos Santos
UNIDADE 02
ATIVIDADE 06
TURMA SEBASTIANI
Aos dezessete dias do mês de setembro
de dois mil e nove, na Escola Estadual Monteiro Lobato.
Concluímos nossa apresentação do projeto que foram elaborados por nos curcista, Rosie, Cristiane e Andreana do curso pro funcionário sobre o tema a informática básica do modulo 07.
E que foi desenvolvido com os alunos de 3º ano (2º série)
O ato de planejar esta aula foi sobre como manusear e pesquisar no computador e trouxe alguns conhecimentos a respeito, uma vez que houve pesquisa e estudo sobre o tema do projeto.
A experiência com o planejamento das atividades e a troca de conhecimentos com os alunos, foi muito importante e bastante enriquecedor como os alunos prestarão atenção nos Slides que de tal forma que eles mesmos demonstraram fazendo as Atividades que passamos pra eles desenvolverem. Foi gratificante a contribuição na formação do estagiário em sala de aula com relação à clareza e objetivos, justificativa, metodologia a ser utilizada e a avaliação do desempenho dos alunos.
Observando-se a visão crítica-construtivista da educação, com certa dificuldade em associar a pedagogia com a informática, devido à percepção da Informática como área
isolada da Educação. Fazendo uma relação do projeto com a realidade dos
alunos não será fácil para eles, porém é possível realizar de forma coerente a eles.
ROSIE IREDE VIANA VITOR
Atividade 6
Unidade 2
Turma da sebastiani
Cursistas: Sandra e Elizeth
Comentário sobre a aplicação do projeto: Explorando diferentes grandezas.
Este trabalho foi desenvolvido na creche escola Irmão Dulce. Durante a aplicação das aulas as crianças ficaram eufóricas quando se depararam com as caixas, uma parte das crianças reuniu o maior número para si,e outras imaginaram que as caixas eram carrinhos. Os cilíndricos passaram a ser binóculos. Pudemos perceber que a aula trouxe grande prazer aos pequenos transformando- se, num momento lúdico para o seu desenvolvimento integral
Unidade 02
Atividade 06
IVANEDE
Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Jardim das Flores,em Peixoto de Azevedo,no ano de 2007,segunda série vespertino,com alunos entre 9 e 12 anos de idade,aproximadamente com o número de alunos de 18 a 20,duração mês de julho a novembro,com o tema geral Água e o subtema tratamento da água, também com objetivo que os alunos reconheçam a importância da água,a utilização e conscientização dos cuidados higiênicos que devemos ter com a água,fizermos com todos os alunos uma pesquisa de campo, visitando o estacionamento de tratamento de água APA,verificando de perto como funciona o processo de tratamento da água, os produtos químicos utilizados na água.Foi um trabalho produtivo, porque vemos de perto o que acontece com a água antes de chegar as nossas casas para ser consumida.No final do trabalho,apresentamos para toda comunidade escolar em forma de feira de ciência.
O projeto formas geométrica, Aprendendo e Brincando, desenvolvido na sala com os alunos da segunda fase do primeiro ciclo da Escola Vinicios de Moraes foi muito legal, pois os alunos fizeram seus próprios grupos, desenvolveram os desenhos das formas geométricas que já conheciam e pintaram com cores variadas pois já conhecem cores primarias,lembrando que manusearam muito bem as formas geométricas sólida trazendo mais conhecimento das mesmas para eles. gostei muito da aula.
Josefa Alves
ATIVIDADE- 6
UNIDADE- 2
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
ANA IZOLINA
O PROJETO FOI REALIZADA NA ESCOLA MONTEIRO LOBATO, COM OS ALUNOS
DO 3ª SÉRIE DO PERÍUDO MATUTINO. NO DESENVOLVER DO PROJETO FOLCLORE BRASILEIRO, DIANTE DE TANTAS CURIOSIDADES PODEMOS FAZER USO DE PESQUISAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICO DA ESCOLA. POIS NOS DEPARAMOS COM UM CONJUNTO DE MITOS E LENDAS, QUE AGUSSOU AINDA MAIS A CURIOSIDADE DAS CRIANÇAS. DIANTE AO CONTEXTO, DA INFORMAÇAO, UMA DAS GRANDES FORMAS DE INTERATIVIDADE QUE VEM NOS SUBSIDIAR É A TECNOLOGIA, QUE VEM COM UMA AMPLA DIMENÇAO DE INFORMATIZAÇAO QUE CONTRIBUI MUITO NAS PRÁTICAS EDUCATOVAS, VISANDO O APRIMORAMENTO DAS AÇOÊS A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS EDUCANDOS E EDUCADORES NO ESPAÇO SOCIAL. VEM PROPORCIONAR TAMBÉM A PARTICIPAÇAO DE UM TODO NA BUSCA DA INFORMAÇAO E CONHECIMENTO. ATENDENDO COM ISSO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAL.
ATIVIDADE- 6 UNIDADE-2
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
ANA IZOLINA
O PROJETO FOI REALIZADA NA ESCOLA MONTEIRO LOBATO, COM OS ALUNOS
DO 3ª SÉRIE DO PERÍUDO MATUTINO. TENDO COMO TEMA O FOLCLORE BRASILEIRO. DIANTE DE TANTAS CURIOSIDADES PODEMOS FAZER USO DE PESQUISAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICO DA ESCOLA. POIS NOS DEPARAMOS COM UM CONJUNTO DE MITOS E LENDAS, QUE AGUSSOU AINDA MAIS A CURIOSIDADE DAS CRIANÇAS. DIANTE AO CONTEXTO DA INFORMAÇAO, UMA DAS GRANDES FORMAS DE INTERATIVIDADE O QUE VEIO NOS SUBSIDIAR É A TECNOLOGIA, QUE VEM COM UMA AMPLA DIMENÇAO DE INFORMATIZAÇAO QUE CONTRIBUI MUITO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS, VISANDO O APRIMORAMENTO DAS AÇOÊS A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS EDUCANDOS E EDUCADORES. ONDE VEM PROPORCIONAR TAMBÉM A PARTICIPAÇAO DE UM TODO NA BUSCA DA INFORMAÇAO E CONHECIMENTO. ATENDENDO COM ISSO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAL. TENDO EM VISTA QUE, HOJE A APRENDIZAGEM PODE CONTAR COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO DESENVOLVER DAS HABILIDADES.
ATIVIDADE- 6
UNIDADE- 2
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
ANA IZOLINA
O PROJETO FOI REALIZADA NA ESCOLA MONTEIRO LOBATO, COM OS ALUNOS
DO 3ª SÉRIE DO PERÍUDO MATUTINO. NO DESENVOLVER DO PROJETO FOLCLORE BRASILEIRO, DIANTE DE TANTAS CURIOSIDADES PODEMOS FAZER USO DE PESQUISAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICO DA ESCOLA. POIS NOS DEPARAMOS COM UM CONJUNTO DE MITOS E LENDAS, QUE AGUSSOU AINDA MAIS A CURIOSIDADE DAS CRIANÇAS. DIANTE AO CONTEXTO, DA INFORMAÇAO, UMA DAS GRANDES FORMAS DE INTERATIVIDADE QUE VEM NOS SUBSIDIAR É A TECNOLOGIA, QUE VEM COM UMA AMPLA DIMENÇAO DE INFORMATIZAÇAO QUE CONTRIBUI MUITO NAS PRÁTICAS EDUCATOVAS, VISANDO O APRIMORAMENTO DAS AÇOÊS A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS EDUCANDOS E EDUCADORES NO ESPAÇO SOCIAL. VEM PROPORCIONAR TAMBÉM A PARTICIPAÇAO DE UM TODO NA BUSCA DA INFORMAÇAO E CONHECIMENTO. ATENDENDO COM ISSO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAL.
TURMA: MARCIA
ESCOLA MONTEIRO LOBATO.
DÉBORA VIANA SILVA DE CASTRO.
O PROJETO FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA MONTEIRO LOBATO,COM A TURMA DO 1ª ANO ONDE OS ALUNOS RECONHECERAM AS FUNÇÕES DAS CÉLULAS,E ENTENDERAM AS NECESSIDADES DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. ONDE O ASSUNTO DESPERTOU MUITO O INTERESSE DAS CRIAÇAS,NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA OS ALUNOS CONHECERAM AS PARTES DO CORPO HUMANO E SUAS FUNÇÕES ENQUANTO SE DIVERTIAM.
FOI BEM GRATIFICANTE O TRABALHO,AS CRIANÇAS SE COMPORTARAM MUITO BEM E A AULA FOI UM SUCESSO.
Unidade 2
Atividade 6
Escola Estadual Monteiro Lobato
Professora: Rosa Mônica Lima
A realização da aula no laboratório de informática para o desenvolvimento do plano de aula sobre a reprodução das plantas teve vários aspectos positivos, pois a maioria das crianças demonstraram empolgação com a atividade diferente . Além de possibilitar a aprendizagem de como acessar um site, contribuiu para o aperfeiçoamento da leitura e aquisição de conhecimentos em mais uma fonte de pesquisa. Houve também a cooperação entre os educandos com mais experiência no no acesso à internet, em ajudar aqueles que apresentaram mais dificuldade. Uma problemática encontrada foi o número de alunos por computador, haja visto que a maioria das crianças ficaram entusiasmadas e cada uma queria ter acesso individual. De forma geral , o trabalho foi bem sucedido.
Escola Estadual Monteiro Lobato.
Peixoto de Azevedo-MT.
Turma Márcia
Atividade 6
Marilene, Vanda e Teresinha.
O referido projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Monteiro Lobato, com os alunos do 4 ano do ensino fundamental, ministrada pelas educadoras: Marilene Ramos, Teresinha e Vanda Maria . Foi desenvolvida no laboratório de informática, onde os mesmos fizeram suas pesquisa solicitada, o resultado do projeto foi satisfatório, os educando demonstrou certa habilidade e conhecimento em manusear o micro.Tiveram interesse na busca da pesquisa e compreenderam o objetivo. Deram seus depoimentos da importância de saber o significado de algumas palavras do nosso Hino Nacional. As crianças foram dividas em grupos, pois no laboratório de informática não tem um computador para cada aluno, e assim houve uma socialização, interação e ajuda mútua, eles conseguiram entrar e sair nos hipertextos, liam as informações que eram interessantes e conseguiam sair. Alguns alunos tiveram dificuldades em ligar o computador encontrar o site, porém os que já sabia ajudou, foi gratificante e prazerosa a realização dessa atividade.
Irene Cataneo
Atividade 6
Turma 1 - Marcia Vacaro
Escola Kreen Akarore – Peixoto de Azevedo/MT
Comentário sobre o projeto MUSEU NA ESCOLA
O projeto surgiu da necessidade de levar o aluno ao conhecimento concreto da historia e da arte, e em parceria com a professora Iara elaboramos o projeto MUSEU NA ESCOLA, que foi um sucesso entre os alunos da escola, tanto na execução do projeto como na visita ao museu, na catalogação via internet a curiosidade e a compreensão estavam expostas no rosto dos alunos, com alegria e entusiasmo ao compreender que o objeto pesquisado faz parte do acervo virtual. Compreenderam que a participação de todos no projeto, colaborou para o sucesso.
ESCOLA ESTADUAL VINICIUS DE MORAES
UNIDADE 2 ATIVIDADE 6
CURSISTAS: AMÉLIA VITORIA, TARCIZA E VENINA.
RELATÓRIO DO PROJETO
FIGURAS GEOMÉTRICAS
Ao iniciar o desenvolvimento do projeto ficamos surpresas com a reação dos alunos, reação essa de rejeição, de resistência, de descaso e quando fomos apontando as formas no ambiente da sala e fazendo comparação como, por exemplo, o cubo com a janela, paralelepípedo com o quadro, etc. Eles começaram tomar gosto pela aula, e foram apontando formas na sala, no corpo nos objetos escolares etc.
Em todas as etapas do projeto foi um sucesso, tudo que foi solicitado foi feito por eles com muito empenho e entusiasmo, pinturas, montagens, ampliar e construir, e dinâmicas realizadas, enfim todas as etapas previstas.
A exposição foi espetacular cada rostinho apreciando seu trabalho, seu comportamento, sua postura e fazendo comentários dos colegas das professoras.
Fotografamos todas as etapas, que poderão ser comparadas com o projeto e com o relatório.
E concluímos que o impacto dos alunos foi pelo “novo” tanto do modo de aplicação quanto pela quantidade de professoras na sala, mais só foi mesmo o impacto, depois tudo tomou seu rumo e deu tudo certo.
Atividade. 6
O projeto “animais do meu sitio” foi desenvolvido na sala do 4º ano do ensino fundamental, visando trabalhar com a realidade do aluno. No qual é levado os alunos até um sítio para eles observar o animal, que e fotografado pelos alunos. Em sala de aula é feito à leitura de um texto informativo retirado da internet, os alunos assistem DVDS relacionado aos animais e ficam eufóricos, pois estão vendo através de um filme animais que ele vem no dia-a-dia. Depois de terem varias informações sobre o animal, os alunos vão ate o laboratório de informática produzir um texto no editor de textos, desenhos no kolour paint, a internet nem sempre e possível, pois a escola não a possui.
Todos os equipamentos funcionaram bem.
Cursistas: Ana Lucia, Diane e Sandra.
Escola Santa Rita do Norte
Marcelândia MT.
UNIDADE II
ATIVIDADE 6
TURMA LUCIANA
PEIXOTO DE AZEVEDO – MT
Iniciamos o projeto com a roda de conversa e através de imagens e brincadeiras diferenciamos os cinco sentidos, onde explicitei bem sobre cada um deles. Registrei o desenvolvimento do projeto através de fotos onde afirma o desenvolvimento do mesmo e a interação das crianças.
TURMA ALZIRA
UNIDADE 2 ATIV 6
ESCOLA KREEN AKARORE
CELOI MARIA
COMENTARIO SOBRE O PROJETO
Foi uma experiência muito gratificante, falar sobre uma coisa que faz parte do nosso dia a dia e que a gente sabe da importância que isso tem na vida de todos as palavras saem naturalmente. E se já e gostoso trabalhar com crianças, para min falar do assunto me deixa empolgada. Por isso o nosso projeto foi sobre leitura que par min e a base de tudo, qualquer coisa que se vai fazer, qual quer disciplina que vai estudar passa primeiro pela leitura e interpretação.
Atividade 06
Escola Estadual 19 de Julho
Prof.ª Marilene S. Henning
O Projeto "A Literatura sai da Casca" surgiu pelo desejo de ver os alunos lendo, muitos leem pouco, a partir daí conversamos com os alunos e eles gostaram da ideia de levar os livros para sala de aula,( nunca vi tanto silencio), gostaram tanto que não queriam parar.Gostei muito de ver os alunos lendo os classicos da literatura brasileira e levando-os para o laboratorio para produzirem seus textos. No proximo vou repetir.
E.E. Monteiro Lobato.
Madalena e Ermita
Atividade - 6
O Projeto Leitura virtual foi desenvolvido, no laboratório de informática da E. E.Monteiro Lobato com a turma da 3ª fase do 1º ciclo do período vespertino.
O laboratório foi preparado para esta aula, em cada PC salvamos uma cópia do projeto, onde estão registrados os links com as diferentes versões da fábula A cigarra e a formiga, nesses links anexamos textos, textos ilustrados e vídeos.
Orientamos a turma e ficamos monitorando, em alguns segundos começaram as descobertas e os comentários entre as duplas, é claro alguns links não abriram e a caixa de som não funcionou, mas nem esses imprevistos prejudicaram o entusiasmo da meninada. A versão preferida foi o vídeo (mesmo mudo).
Apesar do envolvimento com o tema alguns alunos acessaram o site do Menino Maluquinho, (link no projeto) o que não prejudicou o aproveitamento do projeto e demonstra que as crianças estão familiarizadas com a navegação e que precisam apenas de orientação para utilizar a rede de forma construtiva.
Em sala houve socialização do trabalho desenvolvido, e a produção de texto individual, onde cada um registrou a sua versão da fábula.
TURMA ALZIRA
UNIDADE 2 ATIV 6
ESCOLA KREEN AKARORE
CELOI MARIA
COMENTARIO SOBRE O PROJETO
Foi uma experiência muito gratificante, falar sobre uma coisa que faz parte do nosso dia a dia e que a gente sabe da importância que isso tem na vida de todos as palavras saem naturalmente. E se já e gostoso trabalhar com crianças, para min falar do assunto me deixa empolgada. Por isso o nosso projeto foi sobre leitura que par min e a base de tudo, qualquer coisa que se vai fazer, qual quer disciplina que vai estudar passa primeiro pela leitura e interpretação
TURMA ALZIRA
UNIDADE 2 ATIV 6
ESCOLA KREEN AKARORE
CELOI MARIA
COMENTARIO SOBRE O PROJETO
Foi uma experiência muito gratificante, falar sobre uma coisa que faz parte do nosso dia a dia e que a gente sabe da importância que isso tem na vida de todos as palavras saem naturalmente. E se já e gostoso trabalhar com crianças, para min falar do assunto me deixa empolgada. Por isso o nosso projeto foi sobre leitura que par min e a base de tudo, qualquer coisa que se vai fazer, qual quer disciplina que vai estudar passa primeiro pela leitura e interpretação
Atividade 6
Unidade 2
FRANCIONE
Desenvolvimento do Projeto
O projeto fo desenvolvido na Escola Municipal Jardim das Flores com os alunos do 6° ano(EJA).Onde os mesmos teriam de confeccionar a montagem de um livrinho com historinhas bíblicas que traz como título de vida.
Antes de começarem foi realizado uma dinâmica para animar a sala e logo após foi lido algumas historinhas para que os alunos tivessem noção de como começarm as histórias.
Depois ainda ouviram mais histórias com a utilização do som,assim foi possível utilizar um dos recursos tecnólogicos da escola.
Ao começarem a produzir observei que os alunos tiveram tificuldades na hora de passar as suas ideias para o papel. No segundo momento foi possível a socialização dos livrinhos para os colegas.
Turma Marcia
Escola Kreen Akarore
Cursistas:Shelma de Moraes e Elizama Leite de Almeida.
O projeto Sítio do Pica-Pau Amarelo foi realizado com a participação de duas cursistas, na Escola Kreen Akarore de peixoto de Azevedo.
Foi desenvolvido com o 6º ano. A realização da aula na sala de informática, deixou os alunos fascinados com o computador, todos atentos aos dados que passamos para serem pesquisados. A experiência foi muito prazeirosa, pois podemos perceber o tamanho do encantamento das crianças. Alguns apresentaram dificuldades, mas estas foram discipadas quando os ensinamos os procedimentos a serem feitos. De forma geral o trabalho foi muito interessante.
Formadora: Jislaine Luz
Professoras: SALETE APARECIDA MORATELLI
– ABADIA DA SILVA GONÇALVES
– ROSANGELA RODRIGUES SOUZA
Unidade 2 – Atividade 6.
Escola: Ebenezer
Este trabalho foi realizado na disciplina matemática com 24 alunos do pré II, turma: D, turno vespertino no dia 30-09-2009.TEMA DE AULA: JOGO DA MATEMÁTICA, com os seguintes objetivos de desenvolver a idéia de juntar; Desenvolver a idéia de ordenar os numerais na seqüência lógica; Desenvolver o raciocínio lógico, através do jogo da memória. A aula foi Iniciada com a historinha do patinho feio, observando e contando os personagens da história, juntando os personagens conforme a ordem que aparecem. Ordenando os numerais na seqüência lógica. Em seguida foram fazer jogos de memória com numerais, desenhos sobre a história e quebra-cabeças. Nesse caso foram utilizados jogos educativos. Os alunos na sala de informática ficaram muito contentes, pois todos queriam manusear o computador, ainda bem que todos os equipamentos funcionaram bem, mas conseguiram fazer suas pesquisas formando duplas.Nós observamos o desenvolvimento das atividades e registramos com fotos.
LEDIR E VANESSA
Esse projeto foi desenvolvido na escola municipal Renascer em uma turma de 3°ano.
podemos observar foi o entusiasmo é a participação que envolveu as crianças, deixando sobre cada ação que foi desenvolvida durante todo o trabalho. Foram distribuídos livros para as tentarem encontrar alguma figura que fazia para pesquisar paisagens preservadas e paisagens destruidas.
Foi realizada uma visita ao redor da escola, por ser um lugar onde se localiza muitos florestamentos, captação da Águas Matupa, incentivando a preservação do meio ambiente explicando os beneficios que ela nos dá.
UNIDADE02
ATIVIDADE 06
O projeto foi desenvolvido por mim e a professora Auronides, nas turmas de 1º ano do ensino fundamental na Escola M. Beija-Flor, após explorar o tema alimentação saudável em sala de aula com leituras dos gibis da turma do Sítio do Pica-pau Amarelo (Monteiro Lobato), com os seguintes títulos: O que é educação alimentar, alimentação saudável e obesidade? Levaram para realizar leituras em casa com suas famílias. Visitamos a horta da escola. Estudamos a música, assistimos o clip: O que é que tem na sopa do neném?(banda palavra cantada, Sandra Peres e Paulo Tati.) Cantamos, dançamos. Desenharam frutas em tamanho ampliado para colorir com tinta guache. Contei a história: O grande rabanete da autora: Tatiana Belinky, desenharam a história na sequência dos fatos, que expomos no mural da escola.
Porém o grande momento foi quando fomos desenvolver atividades na sala de informática, estavam todos ansiosos, devido aos dias de espera, pois há dias havíamos planejado, mas os computadores estavam com problema adiando assim para a próxima semana, apesar dos imprevistos o dia chegou estavam curiosos e eufóricos, visto que era uma das aulas mais gostosa e aguardada por todos, foi um momento proveitoso, demonstraram interesse, curiosidade, um colaborava com o outro, alguns em duplas e outros em trios, quem estava em trio demorava mais para chegar a vez de usar o computador, porém, souberam esperar a vez com paciência, ajudavam o colega a ler, encontrar a palavra, que tecla clicar para escrever, como clicar e arrastar o alimento até a geladeira observando a prateleira certa. Quando anunciamos que nossa aula havia terminado, todos queriam ficar mais um pouquinho.
Percebemos que os alunos e professores devem explorar mais esse ambiente da sala de informática, entretanto, faz se necessários que preparemos bem essas aulas e que os computadores estejam em pleno funcionamento, com acesso a internet e técnicos capacitados para nos auxiliar quando for preciso.
Atividade 6
Denise Mazzonetto
Escola Bairro União – Matupá
O projeto desenvolvido com a 2ª fase – 1º ciclo, visando levar o aluno a conhecer a importância do meio ambiente na vida humana, foi muito prazeroso, pois houve envolvimento dos alunos e foram construído os conceitos propostos pela professora através de recortes e colagens, plantação e observação da experiência do feijão, brincando no site brincandoseaprende.com e construindo a maquete onde cada coisa deveria ser plantada no seu devido lugar.
O projeto contou com vários recursos tecnológicos até seu fechamento, como, pesquisa em livros, DVD, computador com internet, máquina digital para registro das experiências...
Atividade 6
Rosimére
Comentário sobre o projeto
Este projeto foi desenvolvido por mim juntamente com o meu grupo de acadêmicas da Faculdade Educacional da Lapa- Fael, dentro do espaço cedido pela Escola Municipal “Mundo Encantado da Criança” neste ano de 2009 no início do 6º semestre, na turma do 2ª Fase do 1º Ciclo do Ensino Fundamental na sala da professora Cleusa. O que mais observamos nos alunos junto a este projeto foi a curiosidade, o entusiasmo, a participação e a vontade de contribuir para preservação do meio ambiente. Há uma conscientização dos mesmos com o tema abordado, sendo ainda crianças já estão contribuindo para uma escola mais agradável mostrando seu papel de cidadão consciente com a natureza. Toda atividade realizada, a conversa em sala de aula e o espaço ao ar livre para trabalhar com reciclagem trouxe para esses alunos mais incentivo e conhecimentos a respeito do assunto que é um dos mais comentado no país. Foi um trabalho coletivo levando em consideração a criatividade de cada criança. Registramos todo desenvolvimento dos alunos por meio de fotos durante a realização deste projeto.
Sandra Claudia e Carla Daiana
O Projeto “Compreendendo o Texto Informativo” foi desenvolvido com os vinte cinco alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da E.E.Vinicius de Moraes, no ano letivo de 2009 visando familiarizar os alunos com os textos informativos de circulação social, aprender procedimentos que leitores usam ao procurar informações nos textos, a sublinhar informações interessantes e resumir um texto para estudar.
Os alunos ficaram agitados pois foi um trabalho diferente do que eles estão acostumados a trabalhar no L.I, durante a pesquisa na internet eles entenderam que é preciso saber ler para estudar.
Eles gostaram muito e se ajudaram mutuamente, os objetivos da aula foram alcançados pois os alunos liam, observavam e se ajudavam.
Tivemos facilidade na hora de agendar horário no L.I e todos os computadores estavam com internet isso facilitou muito nosso trabalho.
Escola Municipal Mundo Encantado da criança.
Professora: Ana Cristina Martinelli
Coordenadora: Maria Solange Pereira dos Santos
Orientadora do Laboratório de Informática: Odete M. Tyszka
O Projeto sobre lendas Folclóricas foi desenvolvido na turma de alfabetização ( 1º ano), na Escola Municipal Mundo Encantado da Criança.
A coordenadora, a orientadora do Laboratório de Informática e eu a professora da turma, planejamos o projeto e as atividades.
As apresentações das lendas foram através de da ferramenta do computador, internet e data show.
Foi trabalhado de forma lúdica e compreensível para a idade dos educandos. Além de outras atividades como parlendas, adivinhas, cantigas de roda, comidas típicas.
Ao avaliarmos o trabalho percebemos como as crianças compreenderam de uma forma animada e dinâmica as diversas lendas, que foi o objetivo culminante do projeto.
Os alunos recontaram as historias, relembraram que em suas casas os pais já haviam contado algumas delas, a tecnologia foi o ponto de maior interesse dos mesmos, onde puderam visualizar, ouvir, e brincar através de quebra cabeças, jogo da memória entre outros.
Todos os equipamentos funcionaram bem, alguns computadores não havia internet, porem a turma pequena puderam com sucesso fazer em dupla. Sendo mais proveitoso na hora das brincadeiras, pela socialização dos mesmos.
DORACI
Modulo 2
Atividade 6
O projeto que desenvolvi juntamente com os alunos do 5º Ano, Turma “A”, da Escola Bairro União, foi produtivo, envolvente, pois os alunos se empenharam em trazer as embalagens vazias e participar de cada atividade proposta. Dentre as atividades, destaco: produção de situações problemas envolvendo sistema monetário brasileiro, sistema de medidas, de massa e de capacidade, produção de propaganda e montagem de mercado com embalagens de diferentes produtos e formas e pesquisa na internet sobre a composição química de alguns produtos e alimentos, finalizando com a digitação das propagandas e colocando-as no mural. Cada aluno desenvolveu as atividades dentro da sua capacidade, criatividade e interesse, onde alguns alunos se destacaram e outros foram sempre incentivados a participar e ajudados na realização das mesmas pela professora e pelos colegas.
Unidade 2 atividade 6
O trabalho foi desenvolvido na Creche Criança Feliz durante as comemorações do dia da criança. As professoras do maternal d. Angelita, Marlei e eu proporcionamos as crianças momentos de descontração através do projeto oficina de brinquedos “montagem de brinquedos com sucatas” (garrafas pet) Ao término desse projeto, posso fazer algumas afirmações como as que seguem: trabalhar com o projeto de oficina de brinquedo foi fascinante e surpreendente.
Fascinante pela capacidade de envolver todo o grupo; surpreendente por trazer com ele inesperado. Esse projeto foi uma estratégia dinâmica que motivou e desafiou as crianças a encontrar as melhores soluções para resolver problemas. Compartilhamos com os alunos decisões. Decidimos juntos cada detalhe das confecções desses brinquedos atraentes, ressaltando assim, a importância de agir coletivamente. Foi de uma importância muito marcante em nossa caminhada, compartilhamos momentos prazerosos e motivador, propiciando no aluno ampliação de repertório motor, cognitivo e afetivo.
O projeto “Porque aprender inglês?” foi desenvolvido com os alunos do 7º ano A da Escola Estadual Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante do período matutino, sendo professora regente acompanhei a turma, com objetivo de motivá-los a aprender inglês. Os alunos s e comportaram muito bem mesmo tendo em vista que não havia um computador para cada aluno, tendo apenas 5 computadores para 23 alunos, a turma foi dividida em grupos para a realização da pesquisa. Todos os integrantes dos grupos leram os textos e depois digitaram. A atividade foi realizada com êxito, alcançando os objetivos do projeto.
Cursista: Andressa Facchi
Professora formadora: Sebastiani
Escola Estadual Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante
Marcelândia - MT
Escola Estrelinha do Norte
Alunas Derli, Fátima e Tatiane
turma: Alzira
O projeto Linguagem e Escrita foi desenvolvido no laboratorio de informatica com a turma do 1º Ano "B" da professora Fátima, da Escola Estrelinha do Norte, Municipio de Guarantã do Norte - MT. Onde o nosso objetivo era o enriquecimento do processo de alfabetização e interação entre o computador e o aluno. Utilizamos o site www.atividadeseducativas.com.br com os jogos de alfabetização, formando palavras, memórias das silabas e começando e escrever, facilitando assim a comunicação atraves desse desse programa. Os alunos desenvolveram com facilidade as atividades pois aprendem brincando. Depois das atividades realizadas no computador, foram empressas algumas atividades relacionadas com o que foi trabalhado para dar continuidade em sala de aula, e assim foi realizada uma aula muito produtiva.
Elisiane Alves Teixeira e Elizabete Alves dos Santos
ATIVIDADE:6
O projeto "Horta na Escola" foi desenvolvido na Escola Estadual Etelvina F.C.Diamante, período matutino com os alunos da 3ª série.Com o objetivo de despertar o aluno para a importancia de uma alimentação saudável. Os alunos ficaram eufóricos no desenvolver do trabalho quando puderam mexer na terra.Com isso despertou a curiosidade sobre a germinação das hortaliças e seu crescimento.Um dos imprevisto foi a chuva, mas isso não tirou o interesse nem a euforia dos alunos.
Unidade 2
Atividade 6
E E Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante
Regiane Ap° Alves Monteiro Siqueira
O projeto de língua inglesa esta sendo desenvolvido na escola Etelvina no período vespertino com alunos da 2° e 3° fase do primeiro ciclo e com uma turma da primeira fase do 2° ciclo, ele é ministrado por duas alunas da 3° fase do 3° ciclo com domínio desta língua juntamente com as professoras regentes de sala, este projeto tem por objetivo dar noções básicas da língua inglesa como o nome das cores primarias, números do 0 ao 10, como se fala menino e menina, etc. As atividades realizadas em sala são Scania das de livros e também através de pesquisas realizadas na internet. Os educando nos primeiros dias de aulas que acontecem uma vez por semana durante trinta minutos demonstram interesse, pois por ser uma aula diferenciada e um conteúdo diferente do que eles estão costumados a ver.
ATIVIDADE 6
ELIANE
O projeto Horta na Escola foi desenvolvido desde o primeiro ano ate o sexto ano; na Escola Renascer aproveitando assim o Projeto Vida Longa na qual houve interação entre todos os alunos.Foram varias as atividades proposta antes de iniciar com a pràtica, foram ao laboratório de informàtica para pesquisarem sobre muitas coisas como por exemplo plantio ,adubo,vitaminas contidas nas verduras ,legumes etc .Os alunos ficaram bastante empolgados e interessados para mexer com a terra, cada turma com seu canteiro e plantio diferente, onde todos colaboraram.Esse projeto `e de longa duração onde tanto aluno quanto professor aprenderam juntos uma troca de experiencia.
o projeto de lingua inglesa esta sendo desenvolvido na esscola Etelvina de cerqueira Diamante,com as turminhas do 2° ao 4°ano, noperiodo vespertino com o objetivo de dar noçoes basicas como os numeros, cores , objetos,frutas etc.
Como professora regente estou acompanhado as aulas,incentivando e motivando a turminha.
Os alunos mostraram se muito interessados e ao mesmo tempo curiosos e motivados a conhecer o novo.
Formadora Gislaine da Luz
Professora Aparecida Gonçalves
Unidade 2 – Atividade 6
Escola Municipal Beija Flor
Guarantã do Norte – MT
Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Beija – Flor, em Guarantã do Norte, pelas cursistas Aparecida, Lindacir e Danieli, com os alunos da Sala de Recursos e teve duração de uma semana, tendo como tema “Alimentação Saudável”. O assunto despertou muito interesse nas crianças, foi muito satisfatório e gratificante, trabalhamos alguns jogos sobre frutas, porém os alunos demonstram um pouco de dificuldade em manusear o micro nas atividades propostas pelas integrantes do grupo, pois diante de tudo foi constatado alguns aspectos positivos e alguns negativos, porem nada que não pudesse ser revertido.
A educação consiste em fazer aflorar o potencial do educando, para a vida, dar oportunidade de possibilitar a ele a aprendizagem de como acessar um site, contribui para o aperfeiçoamento e conhecimento dos saberes da educação nutricional, portanto adquirimos um relacionamento e interação entre professores e alunos.
Formadora Gislaine da Luz
DANIELI DA ROCHA
Unidade 2 – Atividade 6
Escola Municipal Beija Flor
Guarantã do Norte – MT
Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Beija – Flor, em Guarantã do Norte, pelas cursistas Aparecida, Lindacir e Danieli, com os alunos da Sala de Recursos e teve duração de uma semana, tendo como tema “Alimentação Saudável”. O assunto despertou muito interesse nas crianças, foi muito satisfatório e gratificante, trabalhamos alguns jogos sobre frutas, porém os alunos demonstram um pouco de dificuldade em manusear o micro nas atividades propostas pelas integrantes do grupo, pois diante de tudo foi constatado alguns aspectos positivos e alguns negativos, porem nada que não pudesse ser revertido.
A educação consiste em fazer aflorar o potencial do educando, para a vida, dar oportunidade de possibilitar a ele a aprendizagem de como acessar um site, contribui para o aperfeiçoamento e conhecimento dos saberes da educação nutricional, portanto adquirimos um relacionamento e interação entre professores e alunos.
Formadora Gislaine da Luz
Professora TEREZINHA LINDACIR PERIN BUSSOLARO
Unidade 2 – Atividade 1
Escola Municipal Beija Flor
Guarantã do Norte – MT
Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Beija – Flor, em Guarantã do Norte, pelas cursistas Aparecida, Lindacir e Danieli, com os alunos da Sala de Recursos e teve duração de uma semana, tendo como tema “Alimentação Saudável”. O assunto despertou muito interesse nas crianças, foi muito satisfatório e gratificante, trabalhamos alguns jogos sobre frutas, porém os alunos demonstram um pouco de dificuldade em manusear o micro nas atividades propostas pelas integrantes do grupo, pois diante de tudo foi constatado alguns aspectos positivos e alguns negativos, porem nada que não pudesse ser revertido.
A educação consiste em fazer aflorar o potencial do educando, para a vida, dar oportunidade de possibilitar a ele a aprendizagem de como acessar um site, contribui para o aperfeiçoamento e conhecimento dos saberes da educação nutricional, portanto adquirimos um relacionamento e interação entre professores e alunos.
Unidade - 2
Atividade - 6
Prof: Rosimary
Escola: Monteiro Lobato
O projeto "Criação de Deus" foi desenvolvido na sala de aula na Escola Monteiro Lobato, visando trabalhar de forma lúdica no qual foi trabalhado a música.
Os alunos ficaram eufóricos e muito agitado pois todos queriam cantar com o microfone, fizeram lindas pinturas e desenhos.Ficaram
maravilhados e ao mesmo tempo curiosos e motivados a conhecer a história da criação de Deus.
UNIDADE N 02
ATIVIDADE N 06
TURMA :SEBASTIANI
VALDIRENE DE SOUZA
PEIXOTO DE AZEVEDO MT
O Projeto Folhas que caem nos quintais das nossas casas", foi aplicado na Escola Estadual Ensino Fundamental e Medio " Vinicius de Moraes, com alunos da I Fase do II ciclo e demonstrou ser bem significativo,pois os alunos se envolveram muito no projeto fizeram cartazes, anotações e apresentaram para alguns classes da Escola Vinicius de Moraes, onde foi desenvolvido o mesmo.Antes fizemos varias pesquisas na biblioteca, no Laboratório de informatica,TV Escola e com alguns materiais que os mesmos adquiriram. As atividades foram registradas por fotos. Os alunos ao termino do trabalho explanaram a importância desse trabalho para cada um e o que aprenderam. Foi bem legal, na visão geral dos alunos foi bom aprender sobre a importâncias das folhas no Meio Ambiente.
13 de Outubro de 2009 10:22
ESCOLA ESTADUAL JARDIM DAS FLORES
Matupá – MT
Professora Tâni
O projeto “Matemática sem preconceito” foi desenvolvido em período oposto, com os alunos que apresentam dificuldades com matemática básica. Foi trabalhado com os alunos as quatro operações, mínimo múltiplo comum e racionalização. Para o desenvolvimento destas aulas, utilizei um material preparado por mim e pela professora Patrícia, que também participa do projeto.
No final do projeto, o resultado foi satisfatório, sendo que todas as aulas ocorreram de forma planejada atingindo estes alunos com dificuldades de aprendizagem.
turmaemerson
Aluna dilce R Boian
Atividade 6
Esse projeto foi realizado na escola mundo Encantado da Criança com objetivo de conhecer os meios de cominicação que temos em nosso município,e foi bastante produtivo e todos adoraram conhecer as belezas que aqui temos.
Atividade 6
Observações da professora Zeila sobre a execução do projeto da prof: Irene
Se alguém ainda tem duvida, se trabalhar com projetos da resultado, é porque ainda não experimentou.
“Esta situação de aprendizagem favorece ao aluno a aprender-fazendo, a reconhecer sua própria autoria naquilo que está produzindo em grupo e/ou individualmente, por meio de questões investigativas que o impulsionam a contextualizar conceitos conhecidos e a construir outros que surjam durante o desenvolvimento do projeto”.(prado 2005)
O projeto ”HISTORIA EM QUADRINHO” foi desenvolvido pela professora Irene, juntamente com seus alunos (do 1º ano, ou Pré alfabetização), a partir do canto “O HOMEMZINHO TORTO” cantado por ALINE BARROS. Os educando assistiram o DVD da ALINE BARROS, se divertiram, cantaram tiraram fotos, foi uma maravilhosa festa, de aprendizagem coletiva e individual.
As mídias utilizadas foram: retroprojetor ,aparelho de DVD, caixa de som, laboratório de informática para acessar na internet o site http://www.youtube.com/watch?v=9CVEiO1rBtI&NR=1
onde os educandos puderam assistir o vídeo “HOMEMZINHO TORTO” de ALINE BARROS.
Para finalizar o projeto os educandos transformaram a musica em história em quadrinhos ,ou seja, desenharam e pintaram a história do HOMEMZINHO TORTO.
comentário: ANA C MARTINELLI
Neste Projeto trabalhamos em trios, houve um bom entrosamento entre eu a professora a coordenadora e a orientadora de laboratório.
Inicialmente conversamos sobre o Projeto Folclore, planejando qual seria o tema a ser aprofundado, resolvemos então fazermos sobre lendas, onde a orientadora do laboratório Odete colocou as variadas atividades que poderíamos usar no laboratório de informática. A coordenadora ajudou a confeccionar alguns fantoches e atividades em sala a serem trabalhadas, e juntas trabalhamos as 3 ultimas semanas de agosto sobre o Folclore Brasileiro. Nas aulas de computação eu contava as lendas com a ajuda de imagem e data show, a orientadora do laboratório ensinava aos alunos como trabalhar no novo programa e a coordenadora nos assistia e nos orientava, ajudando também os alunos a compreenderem tanto a tecnologia usada, quanto ao objetivo do projeto: FOLCLORE.
comentário: ANA C MARTINELLI
Neste Projeto trabalhamos em trios, houve um bom entrosamento entre eu a professora a coordenadora e a orientadora de laboratório.
Inicialmente conversamos sobre o Projeto Folclore, planejando qual seria o tema a ser aprofundado, resolvemos então fazermos sobre lendas, onde a orientadora do laboratório Odete colocou as variadas atividades que poderíamos usar no laboratório de informática. A coordenadora ajudou a confeccionar alguns fantoches e atividades em sala a serem trabalhadas, e juntas trabalhamos as 3 ultimas semanas de agosto sobre o Folclore Brasileiro. Nas aulas de computação eu contava as lendas com a ajuda de imagem e data show, a orientadora do laboratório ensinava aos alunos como trabalhar no novo programa e a coordenadora nos assistia e nos orientava, ajudando também os alunos a compreenderem tanto a tecnologia usada, quanto ao objetivo do projeto: FOLCLORE.
ATIVIDADE 6
Nara Lusia Colvero
Talita Maria Pereira
EE Bairro União
A Talita desenvolveu o projeto com interesse e criatividade, sempre buscando informação sobre algumas dúvidas, refazendo alguns detalhes para melhorar o trabalho, organizou da melhor forma, sendo possível a continuação do mesmo com facilidade.
A Talita organizou as pastas dos alunos do passivo de 1991 a 2008 em ordem alfabética única, depois organizou todos os diários de 1991 a 2008 por série e turma, carimbou todas as folhas de cada diário e paginou.
Eu, Nara, Digitei os nomes de todos os espelhos de todos os diários de 1991 a 2008, que totalizou 9.545 nomes em uma lista única no computador, através do recurso “editar / localizar” localizamos qualquer nome de aluno de qualquer ano. Acrescentei o índice de cada conjunto de diários, por ano e uma lista única daquele ano, em cada pasta a-z arquivada.
Não tive problemas com o computador, por receio, cada vez que eu desenvolvia um pouco do projeto, eu salvava no pendrive, porém não perdi nada do computador, já formatamos algumas vezes, mas conseguimos salvar os dados e os dados também estavam gravados no pendrive. Pretendemos continuar o projeto até completar 2010 (ano par), totalizando 18 anos de alunos digitados e arquivados em uma ordem alfabética única. Em 2011 pretendemos iniciar uma nova ordem alfabética, pois o arquivo está ficando pesado no computador e no arquivo passivo já está bem cheio de pastas. Ao concluir o arquivamento, estaremos marcando o número que o aluno recebeu na ordem alfabetica única ativada pelo computador, feito no computador, personalizado e colado na pasta de cada aluno, para ficar mais fácil de manusear o arquivo e guardá-lo novamente após utilização.
Atividade 06
cursista: Talita Maria Pereira
E.E.Bairro união
A minha amiga Nara desenvolveu o nosso Projeto com muita responsabilidade, capricho, amor, dedicação.
Ela ficou na parte de digitalização e conferindo as numerações se estavam corretas sendo este serviço feito por mim.
Alem do mais, ela e muito atenciosa comigo, pois sempre que estive com duvidas ela me ajudava.Eu fiquei com a parte de carimbar e enumerar todos os diariod que já estavam ema ordem alfabetica unica .
Sem contar que e uma pessoa 100% profissional e agil naquilo que lhe e proposto.
Nada de errado atrapalhou o andamento do nosso Pojeto, prentendemos ainda, continuar a atualizar os arquivos dos anos passivos em ordem alfabetica unica ate o ano par(2010), totalizando assim 18 anos de alunos já estudados aqui em nossa escola.
SALESIO WRONSKI
O conhecimento cientifico atualmente e a mola propulsora da humanidade. Dos alimentos, roupas, transporte,comunicação e entretenimento, tudo passa pelas ciências, o conhecimento cientifico nos permite vencer os mitos e crendices.
As tecnologias devem ser pensadas na escola como um equipamento essencial a vida e não uma admiração passiva. Quem conhece a radiação que aciona a maquina, a fibra que veste, a proteína que come e o analgésico que toma. ? Também não sabe quando á vida surgiu e como evoluiu ou que a estrela-dalva é o planeta Vênus, cuja luz refletida nos alcança em minutos, enquanto o brilho da estrela mais próxima leva anos para chegar aqui. Desconhece também que as ciências não são feitas de verdades eternas. Por dependerem do permanente direito à duvida, são adversárias de sectarismo, superstições e preconceitos.
Precisamos ser apresentados ao mundo – já tão complexo .mas como ensinar em poucos anos, saberes conseguidos em séculos? E como pode um professor fazer isso se ele mesmo reconhece suas limitações. Nova escola pág. 106 agosto de 2009.
Comentários dos alunos participantes
- Ukenid, eu achei que a experiência neste trabalho foi bom, por que tivemos que atuar como publico e acabar como medo e vergonha, só assim foi mais fácil compreender o assunto tratado “meio ambiente” do bairro Aeroporto comparando com dados da Internet.
- Jocilene, o trabalho que nós elaboramos com a apresentação dos gráficos foi muito importante para ampliar os conhecimentos. Mas poderíamos ter mais aulas praticas,pois, temos alguma dificuldade para apresentar para os demais colegas. A escola é o professor que teve a idéia deste trabalho estão de parabens.
- Tânia, olha professor Salesio eu gostei deste trabalho foi uma experiência muito boa. Aprendi que devemos ter cuidado com nossa saúde e para isso acontecer devemos evitar as queimadas e plantar mais arvores.
- Agenor, eu odeio falar no microfone, mas este trabalho foi muito inesperado, só tivemos três dias para fazer, e apresentar aos alunos da escola.
- Michelle, achei muito pouco tempo para realizar esse trabalho,nossa apresentação não foi nota dez,mais valeu a pena.
- Ana Paula, para mim valeu a pena,embora o tempo foi curto.
- Charles, o trabalho foi bom apesar do tempo limitado.
- Genilson, para mim o trabalho foi perfeito, o que não prestou foi a apresentação do trabalho..
- Antonio filho, achei muito importante o contato com colegas comparando os dados da pesquisa com os dados da internet.
Unidade – 2
Odete - Turma Emerson
Atividade - 6
Escola Municipal Mundo Encantado da criança
Professora: Ana Cristina Martinelli
Coordenadora: Maria Solange Pereira dos Santos
Orientadora do Laboratório de Informática: Odete M. Tyszka
O Projeto sobre lendas Folclóricas foi desenvolvido na turma de alfabetização ( 1º ano), na Escola Municipal Mundo Encantado da Criança.
A coordenadora, a orientadora do Laboratório de Informática e eu a professora da turma, planejamos o projeto e as atividades.
As apresentações das lendas foram através de da ferramenta do computador, internet e data show.
Foi trabalhado de forma lúdica e compreensível para a idade dos educandos. Além de outras atividades como parlendas, adivinhas, cantigas de roda, comidas típicas.
Ao avaliarmos o trabalho percebemos como as crianças compreenderam de uma forma animada e dinâmica as diversas lendas, que foi o objetivo culminante do projeto.
Os alunos recontaram as historias, relembraram que em suas casas os pais já haviam contado algumas delas, a tecnologia foi o ponto de maior interesse dos mesmos, onde puderam visualizar, ouvir, e brincar através de quebra cabeças, jogo da memória entre outros.
Todos os equipamentos funcionaram bem, alguns computadores não havia internet, porem a turma pequena puderam com sucesso fazer em dupla. Sendo mais proveitoso na hora das brincadeiras, pela socialização dos mesmos.
rojeto: FOLCLORE
TEMA: FOLCLORE BRASILEIRO E MITOS
DURAÇÃO: AGOSTO 2009.
PÚBLICO ALVO: SALA DE RECURSO
AUTORAS:WANESSA LACERDA
Justificativa:
Diversas pessoas juram de pés juntos que viram seres fantásticos. Outras dizem que eles não passam de frutos da imaginação.
Muitas são os personagens mitológicos do folclore brasileiro. Também, um país tão grande como o nosso, com fauna e flora riquíssimas, só poderia resultar em várias crenças regionais sobre esses seres mitológicos.
São histórias e mais histórias que envolvem tais seres. Criados pela imaginação humana, vão sendo passadas de pais para filhos. E, da mesma forma que encantam, pelo lado sobrenatural que costumam possuir, também causam medo em muitos.
Vamos conhecer essas histórias mitológicas? Que tal conhecer essas histórias?
Objetivos:
Incentivar a entender a sabedoria popular;
Conhecer as principais lendas e personagens (Saci-pererê, Iara, Negrinho do Pastoreio, tatus brancos, Curupira, as Amazonas, boto, boitatá, lobisomem, quimbungo, etc.), tradições culturais, comidas típicas e rituais religiosos;
Comparar o folclore brasileiro com o folclore de outros paises;
Descobrir o uso, costumes e a utilização dos recursos próprios dos locais em que vivem.
Metodologia:
Pesquisar sobre as lendas e mitos do folclore brasileiro no lied;
Produzir textos sobre as diferentes lendas e mitos do folclore brasileiro;
Refletir sobre a importância do folclore para a cultura nacional;
Perceber os tipos de manifestações (carnaval, congada, folia de reis, festa junina, etc) folclóricas no Brasil;
Realizar trabalhos em dupla.
Sugestões de Atividades:
ugestões de Atividades:
Pesquisar lendas ou mitos do folclore brasileiro na Internet. Sugestão: os alunos podem procurar curiosidades e informações úteis sobre as lendas ou mitos, utilizando um site de busca (exemplo: Google; Altavista; Cadê), e colocar no editor de textos (Word). Este conteúdo poderá ser organizado em uma tabela, ou um texto corrido, ou em tópicos;
Construir um texto no Word com ilustrações. Sugestão: criar um texto com informações e figuras de uma lenda ou mito específico. Este texto deverá ser escrito após várias leituras sobre o tema, com as palavras do aluno. Depois ele poderá ilustrar o conteúdo do texto, desenhando no Paint ou com imagens pesquisadas na Internet;
Construir um mural. Sugestão: procurar em revistas, jornais e na Internet imagens que identifiquem a cultura brasileira;
Promover um concurso de desenhos sobre lendas e mitos brasileiros;
Realizar apresentações das lendas e mitos pesquisados. Sugestão: os alunos poderão construir apresentações no PowerPoint, em dupla, utilizando imagens e pequenos textos sobre o folclore brasileiro.
Produção Final:
Produção Final:
Construir um livro com algumas lendas e mitos do folclore brasileiro;
Disponibilizaremos o livro na página do projeto.
O que pode ser trabalhado com este projeto?
Leitura e escrita, produção textual;
Criatividade;
Folclore brasileiro, cultura brasileira;
Características regionais.
MATUPÁ 20/10/2009
ANA PAULA ALVES SOUZA E ANDREIABRAZIL
Unidade- 2
Atividade – 6
As professoras Andréia, e Ana Paula, da E. M. M. Encantado da Criança desenvolveram em conjunto um projeto relacionado ao tema Meio Ambiente, com o objetivo específico para trabalhar os animais com pelo.
Foi trabalhado de forma interdisciplinar confrontando informações teóricas, com as de campo.
Em sala de aula foi explorado oralmente os tipos de animais de pelo que eles conhecem, e no laboratório de informática foi pesquisado diferentes tipos de animais com pelo, trabalhamos o jogo pedagógico no endereço www.atividadeseducativas.com.br no link meninas pagina 8 pet groon, no qual os alunos puderam dar banho nos animais de maneira bem prazerosa tanto eu Ana Paula como a profª. Andréia gostamos muito do resultado da atividade desenvolvida no laboratório pois vemos o laboratório de informática como um instrumento fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. Também foi realizado passeios em chácaras e sítios, onde os alunos apreciaram os animais e puderam ter contato direto com os mesmos.
Demonstraram muita curiosidade e entusiasmo, relacionando a aprendizagem do que viram em livros, atividades desenvolvidas no laboratório de informática e comparando a visita de campo.
Orientadora: Luciana Ortega Zanatta
Cursista: Raquel Cristina Ortega Zanatta
Escola Monteiro Lobato
Modulo 2 Atividade 6
Comentário sobre o projeto: O e-mail como forma de inclusão digital
Foi uma experiência muito gratificante, falar sobre uma coisa que traz interesse ao nosso alunos, tanto na pré adolescência como na adolescência. Houve-se a participação de todos os alunos envolvidos, muita curiosidade, e interesse ao realizarem atividades de pesquisas direcionadas e livres. Sinto que precisamos nos aperfeiçoar mais, e a escola necessita de se reorganizar de forma que os alunos tenham mais acesso aos laboratórios e assim disponibilizar dos recursos oferecidos por ele. Percebi que atividades oferecidas em sala de aula, tronou-se mais agradável e interessante desenvolvida com uso das multimídias.
Atividade: 6
Observação da execução do projeto pela professora Patrícia:
Observação realizada pela Prof: Irene.
O Projeto: Histórias em Quadrinhos foi desenvolvido na Turma da 3ª série C da E. E. Bairro União pela Professora Patrícia. Ao observar a execução deste projeto a partir da música “ O Homenzinho Torto”, pude comprovar o quanto a professora se empenhou na preparação de cada etapa. Durante toda as fases do projeto a professora exercia muito bem a função de mediadora do conhecimento , estimulando seus alunos a pensar, questionar, refletir a descobrir . A princípio, explicou aos alunos, todos os passos do projeto que seria desenvolvido. Trabalhou em vários ambientes: sala de aula, Sala de vídeo, Laboratório de Informática e utilizou recursos variados como: computador com internet, DVD, caixa de som, data-show, lápis de cor, pincel, tinta, régua, papel A4, pendrive, máquina digital. Quero ressaltar que os ambientes e os recursos diversos utilizados contribuíram para uma participação efetiva dos alunos e a troca de experiências foi gratificante. No laboratório de informática os alunos acessaram na internet o site http://www.youtube.com/watch?v=9CVEiO1rBtI&NR=1. A seguir fizeram uma produção e a exposição da História em Quadrinho foi maravilhosa. Quanta criatividade!
Sua forma dinâmica de trabalhar, deixou os alunos livre para interagir no grupo, expressando sua criatividade. Isto vem comprovar que o trabalho com projetos visa uma aprendizagem significativa, pois leva o aluno a participar ativamente de todas as fases do projeto enriquecendo seu conhecimento.
Patrícia Araújo - E.E.B.U
Unidade II
Atividade 6
Execução do planejamento de aula – Resumo da aplicação:
Os alunos da 5ª série da escola Estadual Bairro União turno vespertino sob responsabilidade do professor Neemias Silvino dos santos em dupla no laboratório de informática foram orientados a pesquisarem os países que adotam a língua portuguesa oficialmente e pesquisar cada um desses países.
Resumidamente aprenderam:
- 9 países falam a língua portuguesa (como língua oficial)
- Localização nos 4 continentes:
América do Sul: Brasil. Europa: Portugal.
África: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe. Ásia: Goa (Índia) Timor Leste (Oceania).
- É a 5ª língua mais falada.
- É a língua falada por mais de 250 milhões de pessoas ( só no Brasil: 190 milhões).
- Também é fala por outros países como: Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Macau, Damão, Guiné equatorial, África do Sul, etc.
- A língua portuguesa tem aprendizagem obrigatória em alguns países como Uruguai, Argentina e outros.
- Informação superficial da geografia, da história, da cultura, etc, dos países pesquisados.
O trabalho foi gratificante e pelos rostos dos alunos se viam a curiosidade para adquirir cada vez mais informações. E a cada texto que pesquisavam apresentavam outras curiosidades que faziam os alunos a clicar em outros sítios e links.
Cursista: Neemias Silvino dos Santos
Escola estadual Bairro União
Atividade:6
Cursista: Lucimere Gomes da Silva
O trabalho foi desenvolvido na Creche Criança Feliz durante as comemorações alusivas a Semana da Pátria. As professoras do Maternal D. Gisele, Marlei incentivaram os alunos a observarem as cores da bandeira e as formas ali demonstrada. As crianças puderam manusear os blocos lógicos, identificar as cores primarias, construir sua própria bandeira e como fechamento foi confeccionada uma bandeira com o desenho das mãos das crianças. Cada dia da semana era uma atividade diferente. A pintura com giz de cera e lápis de cor foi interessante. chamou atenção também, o contato das crianças com tinta. Umas tinham repulsa outras se deliciavam com a atividade. Ouviram o Hino nacional Brasileiro, cantaram algumas parte. Porém, o mais prazeroso foi vê-los confeccionando, cada um a sua bandeira, com bolinhas de papel crepon. Eles tinham o cuidado para não misturar as cores, e fazer as bolinhas perfeitas. O manuseio com diferente materiais despertou o interesse e a atenção e as crianças diziam o que significava cada cor. Foi gratificante participar dessas atividades, pois o entusiasmo das crianças foi contagiante.
atividade 6
Cursista: Rogéria Cristhina Pedroso
O trabalho foi desenvolvido na Creche Criança Feliz durante as comemorações alusivas a Semana da Pátria. As professoras do Maternal D. Gisele, Marlei incentivaram os alunos a observarem as cores da bandeira e as formas ali demonstrada. As crianças puderam manusear os blocos lógicos, identificar as cores primarias, construir sua própria bandeira e como fechamento foi confeccionada uma bandeira com o desenho das mãos das crianças. Cada dia da semana era uma atividade diferente. A pintura com giz de cera e lápis de cor foi interessante. chamou atenção também, o contato das crianças com tinta. Umas tinham repulsa outras se deliciavam com a atividade. Ouviram o Hino nacional Brasileiro, cantaram algumas parte. Porém, o mais prazeroso foi vê-los confeccionando, cada um a sua bandeira, com bolinhas de papel crepon. Eles tinham o cuidado para não misturar as cores, e fazer as bolinhas perfeitas. O manuseio com diferente materiais despertou o interesse e a atenção e as crianças diziam o que significava cada cor. Foi gratificante participar dessas atividades, pois o entusiasmo das crianças foi contagiante.
UNIDADE II
ATIVIDADE 6
TURMA LUCIANA
PEIXOTO DE AZEVEDO – MT
JULIANA SÂMELA
Através de figuras, imagens e brincadeiras diferenciamos os sentidos, conversamos sobre cada um deles. Registramos o projeto desenvolvido através de fotos, onde afirma a aplicação do mesmo e a interação das crianças.
ANDREIA BRAZIL
Unidade- 2
Atividade – 6
As professoras Andréia, e Ana Paula, da E. M. M. Encantado da Criança desenvolveram em conjunto um projeto relacionado ao tema Meio Ambiente, com o objetivo específico para trabalhar os animais com pelo.
Foi trabalhado de forma interdisciplinar confrontando informações teóricas, com as de campo.
Em sala de aula foi explorado oralmente os tipos de animais de pelo que eles conhecem, e no laboratório de informática foi pesquisado diferentes tipos de animais com pelo, trabalhamos o jogo pedagógico no endereço www.atividadeseducativas.com.br no link meninas pagina 8 pet groon, no qual os alunos puderam dar banho nos animais de maneira bem prazerosa tanto eu Ana Paula como a profª. Andréia gostamos muito do resultado da atividade desenvolvida no laboratório pois vemos o laboratório de informática como um instrumento fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. Também foi realizado passeios em chácaras e sítios, onde os alunos apreciaram os animais e puderam ter contato direto com os mesmos.
Demonstraram muita curiosidade e entusiasmo, relacionando a aprendizagem do que viram em livros, atividades desenvolvidas no laboratório de informática e comparando a visita de campo.
turmasilvia@hotmail.com
Adriana Gonçalves Pinheiro
Ivanei Teixeira Lopes
Marilene Souza Silva Carvalho
Modulo-2
Atividade-6
Nosso trabalho foi desenvolvido na Escola dom Hélder Câmara, com os alunos da professora Ivanei, na Educação Infantil. Primeiramente fomos preparando a sala , lingando os computadores e deixando nas atividades especificas. Pois os alunos são pequenos e para adiantarmos o desenvolvimento das atividades. E termos um melhor aproveitamento. Esta aula deveria ter sido gravada em video para visualizarmos melhor a empolgação das crianças .Algumas crianças já conheciam a maioria das cores, então foi fácil aplicar a atividade. Tivemos um bom aproveitamento, conseguimos alcançar os objetivos propostos.
Cristiane Vitorino Sorgato
Escola Renascer
Atividade 06
O Projeto “hallowen” foi desenvolvido na Sala de Aula e na sala de laboratório da Escola Municipal Renascer, visando trabalhar de forma lúdica e teórica o hallowen com alunos de 6º ano. No qual foi trabalhado a cultura do pais norte-americano “ dia das bruxas ou hallowen” em forma de leitura, música, dança, brincadeira, recortes, máscaras, pesquisa na internet, etc. Visando desenvolver o a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança por meio da música e dança, buscando entender o processo de cada criança. Os alunos ficaram eufóricos e muito agitados pois todos queriam cantar com o microfone, fizeram lindas pinturas e desenho na hora da pesquisa na internet ficaram maravilhados e curiosos com a história do hallowen, buscando onde surgiu e quando veio prar o Brasil e com imagens diversas descoberto por eles por meio da pesquisa na internet. Todos os equipamentos funcionaram bem.
ELIANA ALVES DA SILVA
Este Projeto foi desenvolvido na sala de aula, envolvendo a ação de todos educandos, com recortes, pinturas, ampliação de desenhos, os mesmos acharam muito divertido e mais facil de memorizar o nome dos animais apresentados, pois para eles foram umas aulas lúdicas e prazeirozas. Visto que para alguns compreender a Lingua Inglesa é um pouco dificil.
Atividade 2-6
Escola Estadual Vinicius de Morais
Peixoto de Azevedo.
Luzia Gonçalves de Moura
O Projeto de leitura de fabulas poemas e contos,textos informativo e outros, foi desenvolvido devido a necessidadade qua há em minha turma do habito de ler e compreeder as diferentes informações que há na variedades de textos que usamos. Utilizei diversos textos ,bem como o espaço apropriado pra leitura: biblioteca laboratorio de informatica. Houve exploração e apresentação dos textos produzidos escolhidos.Eles aprovaram pois a cada apresentação mostravam-se euforicos.
Atividade 2-6
Escola Estadual Vinicius de Morais
Peixoto de Azevedo.
Luzia Gonçalves de Moura
O Projeto de leitura de fabulas poemas e contos,textos informativo e outros, foi desenvolvido devido a necessidadade qua há em minha turma do habito de ler e compreeder as diferentes informações que há na variedades de textos que usamos. Utilizei diversos textos ,bem como o espaço apropriado pra leitura: biblioteca laboratorio de informatica. Houve exploração e apresentação dos textos produzidos escolhidos.Eles aprovaram pois a cada apresentação mostravam-se euforicos.
Cristiane Vitorino Sorgato
Escola Renascer
Atividade 6
Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Renascer e foi feito pesquisas na net sobre o hallowen depois debatido em sala, confeccionado dedoche, máscaras e decorações na sala para ser apresentado para a comunidade escolar e aconteceu durante uma semana na escola. E vemos o uso do laboratório de informática como fundamentais para o desenvolvimento do aprendizado e os alunos ficam motivados para aprender usando o recurso do computador.
O projeto " A literatura sai da casca" foi desenvolvido na escola estadual 19 de julho. Os alunos se dedicaram, realizaram as leituras e produziram os textos com muita dedicação, Foi muito gratificante executar esse projeto junto com a Prof. Marilene.
Prof. Flavia
TEREZINHA VIEIRA
O projeto " Produção de Historinha em Quadrinhos sobre o Meio Ambiente " foi desenvolvido com os alunos do 6º e 7ª serie da Escola Estadual Vinicius de Moraes, usando essa metodologia foi bem mais prática para mim como professora como para os alunos, pois além de se divertirem eles aprenderam a preservação do Meio Ambiente através da elaboração de textos educativos e ilustrativos.
Onde eles utilização o cotidiano para desenvolver os textos e as figuras.
Foi necessário ouvir e assistir vídeo, desenvolvendo a oralidade e a escrita, usando alguns recursos tecnológicos da escola como Som e Vídeo (CD e DVD).
Teve a duração de 6 aulas.
EE19 de JULHO
ROsangela Menegat
O trabalho foi realizado com os alunos dos primeiros anos do segundo grau.Eles foram a campo fotografaram a beira do rio peixoto
corrego da lavadeira as ruas.Mostraram a realidade da nossa cidade onde muitos deles ficaram admirados com a quantidade de lixo que é jogado nas ruas de nossa cidade e no rio.Utilizaram os recursos tecnológico com bastante facilidade e demonstraram bastante interesse no trabalho realizado.
Unidade 2
Atividade 6
Profª Tânia C. S. Ferrari
O projeto "Leitura na escola" foi realizado na Escola Municipal Paulo Freire, com alunos do 9ª Ano.Os alunos foram à biblioteca, escolheram algumas fábulas para lerem, na aula seguinte foi passado o filme: Deu a louca na branca de neve.
jandira poncio
turma sebastiani
Esse projeto de informática para alunos especiais mostrou que a informática trás muitos benefícios pois constatou_se que com isso estaria contribuindo para o processo de aprendizagem dos alunos.
Pois assim alem de facilitar o processo de apendizagem dos alunos especiais também auxiliaria o professor a extimular as habilidades necessárias para com os alunos se desenvolvam sobre o processos de ensino.
Alem de propiciar uma forma de apreendizagem prazerosa a esses alunos especias e alem claro de promover a socialização e inde pendência desses alunos.
Alem de sem duvida ser uma ferramenta muito importante para o entendimento global dos alunos sobre variados assuntos.
Marilza Sobrinho Dias
Ao desenvolver o projeto de Preservação do Meio Ambiente e reciclagem urbana, percebi a importância e o valor da preservação e reciclagem.
Foi um trabalho coletivo com a participação de todos, superando as expectativas.
O PROJETO USO DE FANTOCHES NA ESCOLA FOI DESENVOLVIDO COM CRIANÇAS DE 1ª A 4ª SÉRIE DE FORMA LÚDICA,ONDE AS CRINÇAS PUDERAM PARTICIPAR,E DESENVOLVER SUAS ATIVIDADE.O MESMO TEVE COMO OBJETIVO DESENVOLVER A ARTE DE CONTAR HISTORIAS, POR MEIO DA BRINCADEIRA E O FAZ-DE-CONTA POR MEIO DA LUDICIDADE. NO DESENVOLVER DO PROJETO, OS ALUNOS ERAM AVALIADOS CONFORME O INTERESSE,O ENVOLVIMENTO,E A ATENÇÃO VOLTADA PARA AS ATIVIDADES,ONDE TODOS PUDERAM PARTICIPAR E ATINGIR TODOS OS OBJETIVOS ESPERADOS.
AFIRMA PROFª:Maria Alice
nosso projeto foi desenvolvido em trio, a professora Elaine,profªNair e o profº Miguel, foi desenvolvido na escola Municipal Jane Pereira LOpes visando trabalhar a importancia da atividade fisica e saude para uma se ter uma vida mais tranquila e uma saude perfeita. Os alunos apresentaram um jogral explicando cada uma das atividades fisicas e seus beneficios a quem as pratica, logo apos outros alunos fizeram a apresentação de danças ritmicas com bambolês e incrementando com alguns exercicios fisicos.
Os alunos ficaram euforicos com as preparações para as apresentações do projeto. O resultado do nosso trabalho foi excelente, alcançamos os objetivos que tinhamos proposto. Trabalhamos os conteudos referentes ao projeto em sala de aula, com pesquisa na internet,os instrumentos foram de grande ajuda para a apresentação do mesmo.
nosso projeto foi desenvolvido em trio, a professora Elaine,profªNair e o profº Miguel, foi desenvolvido na escola Municipal Jane Pereira LOpes visando trabalhar a importancia da atividade fisica e saude para uma se ter uma vida mais tranquila e uma saude perfeita. Os alunos apresentaram um jogral explicando cada uma das atividades fisicas e seus beneficios a quem as pratica, logo apos outros alunos fizeram a apresentação de danças ritmicas com bambolês e incrementando com alguns exercicios fisicos.
Os alunos ficaram euforicos com as preparações para as apresentações do projeto. O resultado do nosso trabalho foi excelente, alcançamos os objetivos que tinhamos proposto. Trabalhamos os conteudos referentes ao projeto em sala de aula, com pesquisa na internet,os instrumentos foram de grande ajuda para a apresentação do mesmo.
Unidade 2
Atividade 6
A realização da aula no laboratório de informática para o desenvolvimento do plano de aula sobre a reprodução das plantas que foi aplicado pela prof. Rosa Mônica teve vários aspectos positivos, pois a maioria das crianças demonstrou empolgação com a atividade diferente, como acessar um site. Contribuiu para o exercício da leitura e aquisição de conhecimentos em mais uma fonte de pesquisa. Houve cooperação entre os educandos com mais experiência no acesso à internet, em ajudar aqueles que apresentaram mais dificuldade. Uma problemática encontrada foi o número de alunos por computador pois a maioria das crianças ficaram entusiasmadas e cada uma queria ter acesso individual. De forma geral, o trabalho foi bem sucedido e muito proveitoso.
Unidade 2
Ativ 06
Alessandra
Os alunos gostaram muito do documentario pois mostra algo que ocorreu no Brasil e documentado pela força aérea brasileira.
As opiniões foram diversas uns acreditam, outros não, o que sabemos é que todos se interessam por esse assunto.
Atividade 6
Acredito que para desenvolver a atividade como esta proposta,requer no mínimo , mais um pouquinho de tempo.
Parto da referência de trabalho já desenvolvido em 2008,que se o tempo permitir seria interessante está retomando: Estudo e análise do hino de Mato grosso uma atividade significativa,onde os alunos lançam mão do dicionário,para tentar entender um monte de “palavrões” que maltrata o índio e exalta o bandeirante.Sem perder de vista o contexto da época,onde se pensa muitoem ouro,boi,erva, mate ,riquezas mas os mais pobres são esquecidos o índio foi explorado e na maioria das vezes dizimado.Eu não entendo de música mas aquele fom,forom ,fô fô de um hino pensado e cantado ao gosto e o capricho de uma elite, não me emociona, mas confesso amo esta terra,quando os posseiros e pequenos são respeitados e valorizados.(neste país de todos)
Esta é a discussão e reflexão que tenho tentado fazer com os alunos.
1.TEMA E TÍTULO DO PROJETO
Uma Pequena Análise do Hino de Mato Grosso
2. JUSTIFICATIVA
Buscamos compreender o hino de MT,sua linguagem e suas palavras.Provocar uma reflexão de modo que os alunos não se acostume com a melodia ,reflita o significado das palavras
Leituira análise e pesquisa bibliografica
3. PROBLEMA
Paternalismo,salvadores da pátria,decisões de cima para baixo,enfim esta prática autoritária nos faz aceitar o mundo positivista da predestinação .Até que ponto estamos de fato educados para a reflexão,a pesquisa,ou facilmente repetimos palavras, músicas sem analisar criticamente o que fazemos falamos e cantamos em um mundo programado por outros
4. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES*
-Cantamos e fazemos o que nos mandam para cumprir nossa obrigação de alunos que cumprem o dever de casa e fazem a tarefa da escola na escola (cantarando hino)
Refletimos sobre o que cantamos e falamos
5. OBJETIVOS
7. METODOLOGIA -leitura do hino, ouvirohino,cantar o hino,pesquisar palavras desconhecidas no dicionário ,atividades,pesquisas diversas fontes(laboratório de inform.)
-Questões em anexos
8. RESULTADOS ESPERADOS - a partir da pesquisa e discussão os estudantes adquiram o hábito de questionar o que lhe é apresentado para cantar,ler e falar
9. CRONOGRAMA -
10.Referências
BIBLIOGRAFIA
Revivendo Mato Grosso. SIQUEIRA,Elizabeth Madureira, Cuiabá,,SEDUC- 1997
Ata de Fundação de Cuiabá. SILVA,Paulo Pitaluga Costa, Cuiabá,Ed. Do IHGMT,1995
JUCÁ,Pedro Rocha. Os Símbolos oficiais do Estado de Mato Grosso.Cuiabá, Ed. Memórias Cuiabanas,1994
Hinos do Brasil. ROSSI,Lino.Câmara dos Deputados, Brasília- 2000
atividade 7
Esta atividade faz umas solicitações que em parte não tenho desenvolvido,não adiantaria enfeitar ilustrar ou inventar algo para postar de uma forma bonita para inglês ver,a muitos anos no projeto geração, no pró -formação já orientei e trabalhei projetos relevantes, em outros anos na escola jardim já desenvolvi algumas atividades interessantes, mas este ano de 2009,não tenho muita aventura para contar.È fácil procurar culpados do porque não fiz isto ou deixei de fazer aquilo.Mas gostaria de ser contagiado por uma paixão, uma inspiração contagiante de ações inovadoras que talvez 2004, 2008 me fizeram sonhar, e que nossos alunos se empolgaram.
Realizar projetos requer empolgação,entusiasmo,não deve ser algo artificial e mecânico ,vigiado e cobrado,para que secumpra um ritual fordista.Neste ano de 2009 nossa escola desenvolveu a Noite de Talentos, Noite Cultural, Projeto Vida Longa, participei,direta e indiretamente destes mas um projeto especifico para tal atividade não desenvolvi.As referências que me empolgam enquanto trabalho reflexivo transformador são:PROBLEMAS SOCIAIS QUE NOS DESAFIAM(2004)
PEQUENOS ASPECTOS DA HISTÓRIA DE MATO GROSSO(2008)
O primeiro refere -se ao movimento grevista em um município extremamente apático e reacionário aos movimentos populares .De 2004 a 2009, volta e meia somos desafiados a paralisar para refletir nossas ações pedagógicas e nosso poder de compra enquanto trabalhadores da educação.
E o segundo, pois sempre em algum momento cívico estaremos cantando o Hino de MT, e os alunos com senso crítico mais aguçado vão pensar no que de fato estão cantando,numa música escrita por um poeta que fala muito em ouro ,em boi...Então o aluno vai pensar quem são outros poetas de MT, logo se posso ,lhe apresento um poeta que discute os problemas sociais e se solidariza com o oprimido( D. Pedro Casaldalgia).
Esta atividade 7 exige o suficiente de alguém que pratica a metodologia de trabalho científico,com registro, fotografia,bibliografia(projeto decente)
No momento,entre minhas possibilidades e limitações, são estas minhas considerações. Se for caminhar ao rigor de um projeto estou de recuperação nesta atividade, e como neste final de ano não tenho fôlego para tanto,solicitaria mais um tempinho.
Unidade 02
Atividade 6
Turma: Luciana
Cursista: Nazi
Centro Educacional Paulo Freire
Peixoto de Azevedo-MT
O trabalho foi desenvolvido no Centro Educacional Paulo Freire, As crianças puderam manusear os blocos lógicos, identificar as cores primarias, demonstrar suas construções. Cada dia da semana era uma atividade diferente. A pintura com giz de cera e lápis de cor foi interessante. Chamou atenção também, o contato das crianças com tinta. Umas tinham repulsa outras se deliciavam com a atividade. O manuseio com diferentes materiais despertou o interesse e a atenção e as crianças diziam o que significava cada cor. Foi gratificante participar dessas atividades, pois o entusiasmo das crianças foi contagiante
Unidade 02
Atividade 06
Luciana
O projeto Cantigas de roda foi desenvolvido na Escola Municipal Dom Hélder Câmara, na sala de alfabetização.Num primeiro momento os alunos pesquisaram em casa com seus pais e trouxeram para sala de aula cópias de músicas, onde cada criança trouxe a sua, sendo que dois alunos não trouxeram e fizeram o trabalho com os colegas.Logo após selecionamos as músicas,retiramos as repetidas e fizemos a eleição das três melhores.Depois copiamos no quadro a letra das músicas que foram: Atirei o pau no gato, borboletinha e o sapo não lava o pé.As crianças copiaram em folhas A4 e fizeram a ilustração.Depois foi exposto num varal, e para finalizar cantamos as músicas.As crianças ficaram muito entusiasmadas com o trabalho e foi muito difícil escolher só três músicas pois, todos queriam que a sua fosse escolhida, mas através da votação ficou mais fácil e no final todos se divertiram muito.
ATIVIDADE 6
ANDREZA ALESSANDRA
O projeto “Água em nossa vida” foi desenvolvido com entusiasmo por mim (Andreza) e pelas colegas Ivanir e Dulcelina. Percebi que elas se interaram do tema e trabalharam de forma consistente e consciente. Foi uma boa demonstração de trabalho em equipe. As dificuldades encontradas, seja na prática pedagógica em sala de aula, nos trabalhos de campo ou na elaboração de materiais para o projeto e do próprio projeto, no uso de equipamentos eletrônicos, foram supridas, justamente pelo fato de trabalharmos em equipe, onde obtive das colegas compreensão, solidariedade e disposição.
Atividade 6
Este projeto foi desenvolvido por três cursistas, na Escola Jane Pereira Lopes. O projeto envolvia Atividade Física, visando trabalhar a importância da atividade física e saúde, para uma se ter uma vida mais tranqüila e uma saúde perfeita. Os alunos apresentaram um jogral explicando cada uma das atividades físicas e seus benefícios a quem as pratica, logo após outros alunos fizeram a apresentação de danças rítmicas com bambo lês e incrementando com alguns exercícios físicos.
Os alunos ficaram eufóricos com as preparações para as apresentações do projeto. O resultado do nosso trabalho foi excelente, alcançamos os objetivos que tínhamos proposto. Trabalhamos os conteúdos referentes ao projeto em sala de aula, com pesquisa na internet,os instrumentos foram de grande ajuda para a apresentação do mesmo.
Cursista: Elaine
ATIVIDADE – 6 OSANDIA E KATIUSCIA
*Trabalhar com a katiuscia, foi muito bom, os alunos tiveram facilidade de entender o conteúdo o qual foi trabalhado. A maneira como que ela usou para transferir o conteúdo facilitou bastante o aprendizado.
*Foi fácil desenvolver esse tipo de atividade com a professora OSANDIA, já que a mesma tinha domínio do conteúdo e da turma, não encontramos dificuldades para desenvolver essa atividade, todos os alunos participaram com muito interesse.
ATIVIDADE – 7
Desenvolver esse projeto não foi dificil, já que o tema era interessante para os alunos, todos demonstraram muito interesse, foi muito bom ver todos participarem do desenvolvimento do projeto do inicio ao fim, o qual finalizamos com brincadeiras coletiva e competicoes.
ATIVIDADE – 6 OSANDIA E KATIUSCIA
*Trabalhar com a katiuscia, foi muito bom, os alunos tiveram facilidade de entender o conteúdo o qual foi trabalhado. A maneira como que ela usou para transferir o conteúdo facilitou bastante o aprendizado.
*Foi fácil desenvolver esse tipo de atividade com a professora OSANDIA, já que a mesma tinha domínio do conteúdo e da turma, não encontramos dificuldades para desenvolver essa atividade, todos os alunos participaram com muito interesse.
ATIVIDADE – 7
Desenvolver esse projeto não foi dificil, já que o tema era interessante para os alunos, todos demonstraram muito interesse, foi muito bom ver todos participarem do desenvolvimento do projeto do inicio ao fim, o qual finalizamos com brincadeiras coletiva e competicoes.
Nair Vilalba
Nosso projeto foi desenvolvido com entusiasmo por nós três. De início tivemos um pouco de dificuldade, pois os materiais eram poucos, tivemos que pesquisar na internet, e encontramos muitos materiais bons. Partimos para os preparativos então. A professora Elaine não teve dificuldades em trabalhar os conteúdos com os alunos, pois trabalhamos em equipe e superamos as expectativas. Quando partimos para o ensaio com os bambo lês, apareceram as dificuldades, eu e nem a Elaine dominamos o bambo lê, então pedimos ajuda ao professor Miguel que nos deu todo o suporte com os ensaios dos bambo lês. A partir daí cresceu o entusiasmo dos alunos e todos queriam participar
ESCOLA JANE
ELIANE- MATUPÁ
O projeto “Alimentação Saudável” foi
desenvolvido com os alunos do 3º ano com o objetivo de fazer com que os alunos conhecessem mais sobre os alimentos e a sua importância para uma vida saudável. Os alunos gostaram muito e as atividades desenvolvidas pela professora foi bem aceita, pois as mesmas eram muito criativas. O dvd e a salada de frutas encerraram o projeto e esperamos que tenhamos contribuído para uma alimentação saudável.
ATIVIDADE 6
SELMA ESCOLA JANE
FOI MUITO BOM DESENVOLVER ESSE PROJETO COM OS ALUNOS, POIS TODOS FORAM INCETIVADOS A PESQUISAR ASSUNTOS SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL, E UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA COM EXERCICIOS FISICO, JUNTAMENTE COM BOA ALIMENTAÇÃO. E TAMBÉM A PREVENÇÃO DE DOENÇAS.
Jucileide
E.E.Cecília Meireles
Não foi possível realizar esta atividade em dupla ou trio conforme sugerido, mesmo assim faço um breve comentário do desenvolvimento da aula. Ao trabalharmos em historia do Mato Grosso sobre a contribuição da cultura indígena no nosso dia-a-dia, “as máquinas não se comportaram direito e nos deixaram de castigo”, pois, tivemos dificuldade em acessar a página desejada, com isso o tempo foi insuficiente para concluirmos o trabalho proposto e neste dia não alcancei os objetivos almejados.
ATIVIDADE 06 - MÓDULO 2
JACKELINE BREGOLI DE LIMA
ESCOLA JARDIM DAS FLORES
Este projeto foi executado no laboratório de informática e de ciências da natureza onde os alunos tiveram de pesquisar em sites expostos a eles, várias experiências que utilizassem álcool e/ou produtos que contenham o composto orgânico fenol. Eles tiveram uma aula para pesquisarem as experiências e prepará-la para posterior apresentação no laboratório de Ciências. Eles utilizaram os recursos da sala de informática, vídeos, DVD’s, câmera fotográfica digital, Vários equipamentos de laboratório (inclusive microscópio) entre outros. As fotos da apresentação estão em meu blog. Para acessar basta clicar no link abaixo onde estão as fotos para visualização http://www.professorajackelinebiologia.blogspot.com/. As experiências foram bem criativas e a aula foi um sucesso!
28 de Outubro de 2009 13:39
turmaemerson@gmail.com disse...
Atividade 6
Escola E. J. das Flores- Matupá
Pof. Cursista- Avelino( Edilberto A. dos Santos)
Acredito que para desenvolver a atividade como esta proposta,requer no mínimo , mais um pouquinho de tempo.
Parto da referência de trabalho já desenvolvido em 2008,que se o tempo permitir seria interessante está retomando: Estudo e análise do hino de Mato grosso uma atividade significativa,onde os alunos lançam mão do dicionário,para tentar entender um monte de “palavrões” que maltrata o índio e exalta o bandeirante.Sem perder de vista o contexto da época,onde se pensa muitoem ouro,boi,erva, mate ,riquezas mas os mais pobres são esquecidos o índio foi explorado e na maioria das vezes dizimado.Eu não entendo de música mas aquele fom,forom ,fô fô de um hino pensado e cantado ao gosto e o capricho de uma elite, não me emociona, mas confesso amo esta terra,quando os posseiros e pequenos são respeitados e valorizados.(neste país de todos)
Esta é a discussão e reflexão que tenho tentado fazer com os alunos.
1.TEMA E TÍTULO DO PROJETO
Uma Pequena Análise do Hino de Mato Grosso
2. JUSTIFICATIVA
Buscamos compreender o hino de MT,sua linguagem e suas palavras.Provocar uma reflexão de modo que os alunos não se acostume com a melodia ,reflita o significado das palavras
Leituira análise e pesquisa bibliografica
3. PROBLEMA
Paternalismo,salvadores da pátria,decisões de cima para baixo,enfim esta prática autoritária nos faz aceitar o mundo positivista da predestinação .Até que ponto estamos de fato educados para a reflexão,a pesquisa,ou facilmente repetimos palavras, músicas sem analisar criticamente o que fazemos falamos e cantamos em um mundo programado por outros
4. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES*
-Cantamos e fazemos o que nos mandam para cumprir nossa obrigação de alunos que cumprem o dever de casa e fazem a tarefa da escola na escola (cantarando hino)
Refletimos sobre o que cantamos e falamos
5. OBJETIVOS
7. METODOLOGIA -leitura do hino, ouvirohino,cantar o hino,pesquisar palavras desconhecidas no dicionário ,atividades,pesquisas diversas fontes(laboratório de inform.)
-Questões em anexos
8. RESULTADOS ESPERADOS - a partir da pesquisa e discussão os estudantes adquiram o hábito de questionar o que lhe é apresentado para cantar,ler e falar
9. CRONOGRAMA -
10.Referências
BIBLIOGRAFIA
Revivendo Mato Grosso. SIQUEIRA,Elizabeth Madureira, Cuiabá,,SEDUC- 1997
Ata de Fundação de Cuiabá. SILVA,Paulo Pitaluga Costa, Cuiabá,Ed. Do IHGMT,1995
JUCÁ,Pedro Rocha. Os Símbolos oficiais do Estado de Mato Grosso.Cuiabá, Ed. Memórias Cuiabanas,1994
Hinos do Brasil. ROSSI,Lino.Câmara dos Deputados, Brasília- 2000
28 de Outubro de 2009 13:39
Formadora: Jislaine Luz.
Professoras: Vania
Unidade 2 - Atividade 6
Escola: Ebenezer
O projeto JOGOS EDUCATIVOS foi desenvolvidos com os alunos do 2º ano B escola Ebenezer idade 7 e 8 anos.
A aula despertou muito interesse por parte dos participantes e por minha parte também, uma vez que que as atividades eram lúdicas, e que deram oportunidade de transmitir conhecimento.Observei agilidade de alguns e dificuldade de outros, mas todos realizaram pelo menos um pouco de cada jogo .
Atividade 6.
Turma Ebenezer
Rosangela G. Carnio
Guarantã do Norte
PROJETO ‘’OS ANIMAIS’’
Esse projeto foi desenvolvido na escola Beija-flor , com alunos do pré 1 no período matutino.
Tudo aconteceu com grande empolgação dos alunos depois de assisti ao vídeo do agrinho, continuamos o trabalho sobre animais, na sala de informática, onde atravéz dos jogos educativos sobre animais puderam montar quebra-cabeças e colorir as figuras de animais de animais, sem deixar de relembrar as cores e a coordenação sobre o mouse.
Turma silvia
Dio e Milagres
Ativ. 5
Modulo 2
Este projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Luciene Cardoso, com os alunos da Educação Infantil ( 04 anos) e os alunos do 5º ano matutino. Monitorado pelas cursistas Dionea e Milagres. Não desenvolvemos no laboratório, pois no momento nossa escola não se dispõe do mesmo. No entanto os alunos tiveram interesse na busca da pesquisa através do dicionário e compreenderam o objetivo. Deram seus depoimentos da importância de saber o significado de algumas palavras do nosso Hino Nacional. As crianças da Educ. Inf., trabalharam com as cores da Bandeira Nacional, colorindo-as, assim houve uma socialização, interação e ajuda mútua, o resultado do projeto foi satisfatório. Observamos que os alunos obtiveram com eficácia um bom aproveitamento, envolvendo a socialização, despertou o interesse, criatividade e atenção. Este aprendizado foi de suma importância para todos os envolvidos.
Atividade 9.a
Turma Ebenezer
Rosangela G. Carnio
Guarantã do Norte
Origem: wickcionário, o dicionário livre,ir para navegação, pesquisa.
JUQUIRA:é uma espécie de vegetação rasteira que cresce no pasto.
Atividade 9.a
Turma Ebenezer
Rosangela G. Carnio
Guarantã do Norte
Origem: wickcionário, o dicionário livre,ir para navegação, pesquisa.
JUQUIRA:é uma espécie de vegetação rasteira que cresce no pasto.
escola Luiza Miotto Ceja
turma Alzira
atividade 6
Gedalia S.A da Silva
Silvano Ramos da Silva
Vera Lucia Aragão
'Projeto Ventrecha de Pacú'
Este projeto foi desenvolvido durante três meses com a participação de todos os
coordenadores professores e alunos e funcionários do ceja. Durante o desenvolvimento foi feito pesquisa no laboratório relacionado a cultura, culinária costumes,danças e também a historia de Mato Grosso. A apresentação do projeto foi aberto a toda sociedade que apreciou as receitas,músicas da região centro oeste.
Turmasilvia@gmail.com
Renata
Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Dom Hélder Câmara com os alunos do primeiro ano B. O Projeto Figuras Geométricas e Cores foi satisfatório pois conseguiram atingir os objetivos esperados. Ficaram entusiasmados com atividades desenvolvidas tanto em quanto no laboratório de informática. No qual puderam manusear, conhecer as cores e figuras geométricas e realizaram jogos pedagógicos. Na sala de aula dando continuidade os alunos colocaram em pratica os conhecimentos adquiridos através de recortes, colagens com barbantes e laminados. Para melhor memorização os alunos fizeram um passeio de observação pelo pátio da escola reconhecendo as figuras que estavam ao seu redor. Sendo proveitoso pois os alunos participaram ativamente.
turmasilvia@gmail.com
Marinelza S. Zark
Margarete Sousa Gomes Interaminense
Eury Santos A. Atalaia
O projeto " O lúdico através da informática, jogos educativos", foi desenvolvido na escola Dom Hélder Câmara,numa turma de 2º ano na sala no laboratório de informática, visando o contato virtual e imaginario da criança, promovendo assim, a socialização, o prazer em jogar e fazer novas descobertas através dos jogos educativos propostos no projeto. Observamos que no primeiro momento todos estavam ansiosos em manipular o computador, porém, o nº de aparelhos não foi suficiente para cada aluno, surgindo um certo tumulto. Os alunos jogaram jogos matemáticos, quebra-cabeça, jogo da memória, dominó, figuras geométricas entre outros. Os objetivos foram alcançados, apesar de algumas dificuldades.
turmasilvia@gmail.com
Atividade 6
Celma Francisca,Salete Regina, Maria Zuleide.
O projeto: Brincando se Aprende com as Tecnologias, foi desenvolvido, com os educandos da primeira série da escola Dom Hèlder Câmara, na sala de aula e de recursos tecnologicos.
Na sala de aula foi explicado o que iriamos fazer na sala de computação, ensinamos os alunos ligar e desligar os computadores e pesquisar site de jogos infantil, na sequência, os alunos brincaram com os jogos escolhidos. Tivemos um pequeno problema com a internet, mas agrupamos as crianças e tudo ocorreu bem.
turmasilva@gmail.com
Angélica, Teresa e Jilsélia
Unidade 2 atividade 6
O projeto higiene bucal foi desenvolvido com os alunos do 5º ano da Escola Dom Hélder Câmara e teve um bom desempenho, por partes de todos os alunos, pois os mesmo participaram da palestra com a Dra. Cristina a Odontóloga do município, onde a mesma fez e apresentou no data show como se deve fazer corretamente a escovação dos dentes e o uso do fio dental como prevenção da carie dentárias. Durante a palestra os alunos ficaram entusiasmado e preocupado com que foi apresentado pela Dra., após a palestra foi entregue kit para todos os educandos a fazer uso dos mesmo após a merenda escolar. Durante o projeto fizemos atividades educativas, jogos, desenhos e pinturas, recortes e colagens e pesquisa na internet. Com isso percebemos que este projeto teve grande importância pra todos educando.
turmasilvia
Cleonice Abreu Guimarães
Edilene Daufenbak Kronembauer
Unidade 2 atividade 6
Este projeto foi desenvolvido no laboratório de Informática na Escola Municipal Dom Helder Cãmara com o projeto de navegação na internet ,foi desenvolvido com alunos de idade de 8 a 9 nas séries de terceiro e quarto ano. No desenvolver do projeto Navegação na internet diante de tantas curiosidades na navegação os alunos ficaram todos empolgados puderam fazer varias pesquisas em diferentes site buscando conhecimento de uma forma agradável contribuindo em seu desenvolvimento em quanto educando.
turmasilvia@gmail.com
Lisolete Inês Zanella Reina
Vânia Conceição de Souza Chambo
Verônica Daufenbach
O projeto foi desenvolvido na Escola Dom Hélder Câmara, com os alunos da 8ª Série “A”, no laboratório de Informática, onde os mesmos participaram e aprenderam com facilidade a usar o correio eletrônico, alguns que não tinha acesso com o computador tiveram um pouco de dificuldade, para participar, necessitando de ajuda do professor aplicador, dois dos 10 computadores deram problema com a conexão de internet, e os alunos que tinha facilidade de manuseio com a maquina quase não solicitaram ajuda. Os poucos obstáculos foram solucionados e a aula teve um excelente aproveitamento.
NELCI - E.E. JARDIM DAS FLORES
Nesta atividade eu adaptei um projeto já em andamento, que é o projeto Radio na escola que eu e outras 5 colegas da escola estamos desenvolvendo. O projeto e realizado no horário do recreio dos alunos nos três períodos, onde os alunos oferecem musica mandam recadinhos tudo supervisionado por alguém do grupo do projeto. Temos também a ajuda de alguns alunos que gostam do assunto, Não temos resultados do projeto pois começamos a pouco tempo mas os alunos gostaram, também que adolescente é que não gosta de musica, com certeza esse projeto vai ser bem gratificante e proveitoso.
O PROJETO PRATICANDO
TÉCNICAS BÁSICAS DE INFORMÁTICA
foi desenvolvido com os alunos do 5°ano da Escola D.Hélder Câmara, usando essa metodologia foi bem mais prática para mim como professora como para os alunos, pois além de se divertirem eles aprenderam algumas coisas novas que eles ainda não conheciam, desenvolvendo a prática, com as ferramentas do computador, e assistir vídeo, desenvolvendo a oralidade e a escrita, usando alguns recursos tecnológicos da escola como Som e Vídeo (CD e DVD).
Teve a duração de 4 aulas.
Atividade 6 turma Anne
Maria Aparecida Lemes
ADILSON ANTONIO
O referido projeto foi desenvolvido na Escola 19 de Julho com uso das novas tevnologias disponiveis na Escola.
Os alunos demonstraram interesse e disponibilidade no desenvolvimento do mesmo.
Esse projeto foi desenvolvido no laboratório de informática da Escola Municipal Dom Helder Câmara, visando atualização e facilitação do processo de ensino aprendizagem dos educandos.
O projeto foi de fundamental importância para a aprendizagem não só dos alunos, mas de nós professores também. Aprendemos muito com nossos pequenos. As pesquisas dos mesmos foram bem interessantes e eles ficaram ansiosos e atenciosos.
Lucélia de Oliveira Lucas
Esse projeto na Escola Municipal Dom Helder Câmara Promover o contato dos alunos com o computador objetivando a utilização desse para facilitar o processo de ensino-aprendizagem visando o desenvolvimento integral dos educandos. Os alunos gostaram e participaram com bastante entusiasmo da aula, os alunos liam os hipertextos com atenção e admirados com grande número de informação e imagens ali disponíveis ao mesmo tempo, alguns apresentaram dificuldades ao manusear o computador, outros os que não tinham dificuldades ajudaram aos que apresentaram dificuldades. Foi uma aula interessante que através do uso desses recursos contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem.
Josy Fernandes
ATIVIDADE 6
DULCELINA
O projeto “Água em nossa vida”, foi desenvolvido na Escola Municipal Jane Pereira Lopes onde eu juntamente com as professoras Ivanir e Andreza, tivemos a oportunidade de trabalhar em grupo de maneira responsável, onde observei nas colegas grande demonstração do interesse em proporcionar às crianças um bom aprendizado, pois as atividades foram atrativas e de forma simples as crianças compreenderam os conteúdos propostos.
ATIVIDADE 6
IVANIR
O projeto “Água em nossa vida” foi desenvolvido na Escola Municipal Jane Pereira Lopes por mim e pelas colegas Andreza e Dulcelina. O desenvolvimento do projeto transcorreu de forma harmoniosa, pois onde o trabalho é realizado em grupo, de forma consciente e colaborativa, os resultados são muitos gratificantes. Todas as dificuldades que surgiram foram sanadas através da dedicação e empenho de cada uma das colegas.
Atividade 06
Turma:Silvia
Alexandra Barbosa da Silva
Maria Isabel Costa Dias
Maria do Carmo Santana
O projeto "Desvendando a leitura" foi desenvolvido na turma do 7º ano vespertino, na Escola Municipal Jardim das Flores, visando o desenvolvimento da habilidade da leitura pelo prazer de ler, além da importância de a literatura ser uma presença constante no cotidiano do educando.Neste projeto, primeiramente, tentamos aproximar os educandos de diversas literaturas já disponíveis na biblioteca da escola.Os educandos ficaram eufóricos com tantas escolhas.
Foi feito uma roda da leitura, onde todos puderam falar de seus livros. Em um segundo momento do projeto, foi sugerido pela turma o livro: Macaco Malandro para ser feita uma dramatização; havendo ensaios, preparação do cenário e figurino, no decorrer das aulas. Observamos que alguns ficaram envergonhados no decorrer dos ensaios.
O teatro foi apresentado na escola a toda comunidade escolar, com o uso do microfone, caixa amplificada, alguns ficaram tímidos ao usar o microfone, outros demonstraram afinidade ao se expor ao público.Todas as etapas do projeto foram registradas através de fotografias.
TURMA: Sílvia
ATIVIDADE 6
Geusa, Jô e Petrô
PROJETO: "Dengue"
O projeto "Dengue" foi realizado no período Matutino com as turmas do 6º, 7º e 8º anos. No período Vespertino com o Pré-escolar "B", a turma de 4 anos e com o 5º ano "B" na Escola Municipal "Jardim das Flores".
A primeira etapa foi a realização da palestra, que teve a presença das professoras executoras e também a presença da professora Alexandra e o professor/biólogo Salésio. Durante a apresentação Matutina ocorreu tudo conforme o previsto, os alunos participaram com entusiasmo, ficando atentos as explicações dos professores.
No período Vespertino houve participação da sala do 2º ano e aconteceu um pequeno imprevisto no uso do Data Show que foi rapidamente solucionado.
A próxima etapa a ser realizada será as visitas as casas do bairro, que foi atiadas por motivos meteorológicos.
Profº Cursista: Gleice Cristina da Silva Sampaio
Nilma da Silva Correa de Souza
Dalva da silva
A aula aconteceu da seguinte forma: a professora promoveu uma roda de conversa, para explicar o que seria cobrado em relação ao filme. Em seguida deslocou as crianças para sala de vídeo, sentados em almofadas ou no tapete, as crianças observaram as conexões dos equipamentos para execução do filme. A professora explicou as funções dos cabos, da tomada e dos botões da TV e de controle do DVD.
Após assistir ao filme ¨Madagaskar” as crianças voltaram para sala de aula e deram continuidade as atividades propostas. Nessa atividade houve a participação de 03 professores e 20 crianças do pré-escola, matriculadas na creche escola Irmã Dulce, em Peixoto de Azevedo-MT.
Professora: Edinalva Alves da Silva.
Projeto de trabalho desenvolvido na sala de aula.
O projeto desenvolvido na sala de aula tem como tema “APRENDENDO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS”. Esse tema foi escolhido com a intenção de propôr aos educando o contato com a tecnologia, pois a maioria não tem acesso em casa ou em outro local. Foi pensando na falta de contato do educando com a tecnologia que escolhemos este tema. Para proporcionar um momento de aprender através da mesma ,com prazer e harmonia.
tgAo começar fazer este projeto para mim foi muito interessante é através do mesmo que deu para descobri que as novas tecnologias estão ai, basta só encarar indo sempre em busca dos seus horizontes cheios de beleza e riquezas de saberes, foi onde juntando conhecimentos para enriquecer nosso projeto para inovar os saberes dos alunos e dos professores, pois nos dias atuais devemos sempre antenados com projetos e pesquisas e que estas venham sempre de encontro com nossas necessidades, ajudando o desenvolvimento do mesmo, mostrando para o aluno que tudo gira em torno do que ele aprendeu ou deixou de aprender, então através deste trabalho mostrou que tudo precisa conhecer para poder falar se vai dar certo ou errado. Por isso nunca diga se vai dar certo antes de começar.
Silvana
Foi muito proveitoso o projeto , pois o mesmo tem a finalidade de mostrar como é possível aprender com os avanços tecnológicos e a sua utilidade no meio educacional , sem sair dos conceitos básicos .Foi muito importante esse trabalho, porque através dele é possível identificar as necessidades e curiosidade desse processo globalizado. Com conceitos claros e objetivos podemos simplesmente associar práticas pedagógicas com a necessidade de aprendizagem da classe educacional .
Aldair José
Observei nesse projeto que o educando perde a noção do tempo quando está on-line
.Todos têm a curiosidade aguçada ,principalmente quando o tema é livre. Fico muito feliz em está inserida nesse mundo tecnológico de conhecimento e saberes. O professor tendo esse treinamento tecnológico è ótimo para o desenvolvimento de seus alunos e também para todos estarem falando a mesma lingua .As mídias transporta-nos a mundos desconhecidos de informação e de interação com o mundo em tempo real.
MARIA DE FÀTIMA RIBEIRO
Turma Sebastiani
Atividade 6
Aluna Irne Hoffmann Altran
O desenvolvimento do Projeto Lendo na Tela, fora desnvolvido de forma antecipada o resultado foi uma calorosa discussão sobr a Narrativa Rômantica, observo que não s falou sovre o processo, pois os meios tecnológicos já estão internalizado pelos alunos,os quais se ativeram à narrativa. Este resultado deixou-nos felizes, explicitando que a tecnologia é bem aceita pelos alunos.
Unidade 2
Atividade 6.
Turma Ebenezer
Rosangela G. Carnio
Guarantã do Norte
PROJETO ‘’OS ANIMAIS’’
Esse projeto foi desenvolvido na escola Beija-flor , com alunos do pré I no período matutino.
Tudo aconteceu com grande empolgação dos alunos depois de assisti ao vídeo do agrinho, continuamos o trabalho sobre animais, na sala de informática, onde através dos jogos educativos sobre animais puderam montar quebra-cabeças e colorir as figuras de animais, sem deixar de relembrar as cores e a coordenação sobre o mouse.
Unidade 2
Atividade 6
Turma: Luciana
Cursista: Isabel Cristina
Projeto de Cores e Formas, desenvolvido na Escola Paulo Freire, no primenro momento as crianças foram identificando as cores e construindo figuras geometricas, brincando e manuseando os blocos lógicos. Cada figura apresenta foi trabalhada de diversas maneiras, no qual a professora desenhava no quadro e aroveitava para apresentar as letras do nome de cada figura. E as crianças desenhavam no chão achando tudo interessante, fazendo uma bagunça gostosa, principalmente quando era desenvolvido uma dinamica relacionada a figura. Ex: dança do quadrado e dança do bambolê.
Unidade 2
Atividade 6
Turma Emerson
Lucimar Tafarel
Este projeto foi desenvolvido pelas professoras, Lucimar Tafarel e Marlene Messias Cardoso, vem dando continuidade ao projeto Vida Longa, sugerido pela secretaria de saúde do município de Matupá e que vem dando certo: A Escola Cecília Meireles optou por trabalhar e cada professor escolheu uma verdura ou hortaliça para desenvolver seu projeto Horta na Escola. Apresentaremos aqui alguns dos objetivos propostos:
-Orientar os alunos a consumir verduras cultivadas em nossa horta e inseridas no cardápio escolar, principalmente o alface.
-Desenvolver o método da pesquisa utilizando o laboratório de informática para busca de informação sobre a verdura, no caso a alface.
-Conhecer os nutrientes da alface e como agem em nosso organismo.
No primeiro momento foi observado o plantio e crescimento da alface, depois fomos para o laboratório pesquisar os valores nutricionais da alface e quais os benefícios para o organismo .O site pesquisado foi:
WWW.brasilescola.com/saude/alface.htm
WWW.aboaterra.com.br
Unidade 2
Turma Emerson
Atividade 6
Marlene
E. E Cecília Meireles
Este projeto foi desenvolvido pelas professoras, Lucimar Tafarel e Marlene Messias Cardoso, vem dando continuidade ao projeto Vida Longa, sugerido pela secretaria de saúde do município de Matupá e que vem dando certo: A Escola Cecília Meireles optou por trabalhar e cada professor escolheu uma verdura ou hortaliça para desenvolver seu projeto Horta na Escola. Apresentaremos aqui alguns dos objetivos propostos:
-Orientar os alunos a consumir verduras cultivadas em nossa horta e inseridas no cardápio escolar, principalmente o alface.
-Desenvolver o método da pesquisa utilizando o laboratório de informática para busca de informação sobre a verdura, no caso a alface.
-Conhecer os nutrientes da alface e como agem em nosso organismo.
No primeiro momento foi observado o plantio e crescimento da alface, depois fomos para o laboratório pesquisar os valores nutricionais da alface e quais os benefícios para o organismo .O site pesquisado foi:
WWW.brasilescola.com/saude/alface.htm
WWW.aboaterra.com.br
Onde os alunos leram e fizeram anotações. A partir daí os alunos se interessaram mais, valorizaram a alface na sua merenda escolar e em suas casas também foi feito pesquisa sobre o consumo da alface em suas refeições. Entre os alunos na sala foi feito pesquisa sobre algumas verduras que mais gostavam construindo assim gráficos para melhor compreensão.
Finalizando o projeto para a comunidade escolar onde os alunos apresentaram para o público o que aprenderam sobre os valores nutricionais.
Com este trabalho os alunos se sentiram realizados, pois ficaram muito contentes em participar de uma atividade onde elas mesmas buscam conhecimento para sua aprendizagem.
ATIVIDADE 6 - MÓDULO 3
MARILEI JANDREY
Trabalhei este projeto pela grande incidência de Dengue em nosso município, e a população deve ser orientada e concientizada dos perigos da Dengue, e os principais procedimentos que devemos ter para poder acabar com esse mosquito, como deixar os quintais limpos, caixas d'água sempre tampadas, entre outros cuidados. E ainda mostrar que todos somos responsáveis pelos cuidados, para que o mosquito não se desenvolva.
UNIDADE 2
ATIVIDADE 6
TURMA LUCIANA
ESCOLA 19 DE JULHO PEIXOTO DE AZEVEDO MT
PROF.EDILENE LIMA DE MELO CARVALHO
O projeto Os Impactos Ambientais Urbanos foi desenvolvido na escola Municipal São Pedro, com os alunos do 7°ano. No primeiro momento foi realizado um embasamento teórico sobre meio ambiente e os problemas urbanos. No dia 03 de setembro foi realiazado uma aula a campo no perímetro urbano de Peixoto, especificamente no Córrego das Lavadeiras,os alunos ficaram entusiasmados ao perceberem a relação do que foi estudado em sala e o que foi encontrado na realidade local de nossa cidade.Alcancei o meu objetivo porque os alunos de modo geral demonstraram muito interesse.
Cursista: Leandro C. Baches
PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
Turma da Alzira
Unidade 2 Atividade 6
O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Renascer Feliz durante as comemorações alusivas a Semana da Pátria. As professoras do renascer oficinas Eva Aparecida , Célia Maria incentivaram os alunos a observarem as cores da bandeira e as formas ali demonstrada. As crianças puderam manusear os blocos lógicos, identificar as cores primarias, construir sua própria bandeira e como fechamento foi confeccionada uma bandeira com o desenho das mãos das crianças. Cada dia da semana era uma atividade diferente. A pintura com giz de cera e lápis de cor foi interessante. chamou atenção também, o contato das crianças com tinta. Umas tinham repulsa outras se deliciavam com a atividade. Ouviram o Hino nacional Brasileiro, cantaram algumas parte. Porém, o mais prazeroso foi vê-los confeccionando, cada um a sua bandeira, com bolinhas de papel crepon. Eles tinham o cuidado para não misturar as cores, e fazer as bolinhas perfeitas. O manuseio com diferente materiais despertou o interesse e a atenção e as crianças diziam o que significava cada cor. Foi gratificante participar dessas atividades, pois o entusiasmo das crianças foi contagiante.
Formadora; Jislaine Luz.
Professoras; Áurea e Edira
Unidade 2 - Atividade 6
Escola Beija Flor e Ebenezer
0 projeto Aprender brincando foi desenvolvido nos laboratórios de informática das escolas Beija-flor e Ebanezer, quando os alunos sentaram em grupo de 2 ou 3. No início as crianças se empolgaram, porque era um programa novo. Os alunos que são mais adiantados colaboravam com os que tinham mais dificuldade em fazer o calculo mental.
A responsável pala sala de informática colaborou abrindo o programa e tirando dúvidas dos alunos.
Como é uma atividade que envolve concentração ela cansa logo. Por isso o professor deve estar atento porque senão a aula perde o objetivo. No geral os objetivos foram alcançados.
Atividade-6-modulo -2-Silvia/maritela- CEJA- Matupá
O projeto foi apresentado em uma noite cultural preparada pelos alunos, professores funcionários e direção da escola, recebemos a comunidade em peso na escola, e com muito carinho demonstramos nosso trabalho.
Daianne Cardoso (Lab.ciências da natureza) Atividade 6. JARDIM DAS FLORES
O projeto “radio na escola” esta sendo desenvolvido por seis pessoas todos estão empenhados, sempre tem algum de nós supervisionando, um dia eu outro a nelci, outro a Simone e assim vai, minhas parceiras do projeto são muito interessadas e estão empenhadas, os alunos olham o projeto como uma coisa nova da qual nunca teve antes na escola, o computador fica a mil por hora, mas seu funcionamento é muito bom, e atende nossa necessidade e a escola com a comunicação cada vez mais envolvente e uma participação cada vez mais parceira entre educadores e aprendizes, o ensino de modo geral deverá ajudar eliminar, consideravelmente, as críticas. As novas demandas sociais e profissionais exigidas que solicitam cidadãos que saibam se superarem em situações problemas e integrar-se em equipe poderão somar-se ao processo de ensino escolar beneficiando diretamente os participantes do projeto. Em suma, o projeto rádio amplia a possibilidade na melhoria da qualidade de comunicação e concorre para auxiliar o processo de transmissão de conhecimentos. Disponibiliza técnicas e experiências para melhoria na habilidade de comunicação o que atingiria diretamente demandas de ensino. Portanto, implementar a linguagem de rádio no processo de ensino cria uma nova alternativa para estimular a melhoria da qualidade de educação e as condições de trabalhos dos profissionais envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
Atividade 6
E. M. JANE PEREIRA LOPES
PROFESSORA: DEMOZÉLIA
O projeto “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ” foi desenvolvido com os alunos do 3º, com objetivo de incentivar os alunos a uma alimentação saudável. A professora Eliane foi muito bem na elaboração e desenvolvimento do projeto, pois é uma professora muito criativa, experiente, sabe cativar os alunos e proporciona uma aprendizagem de forma prazerosa. Percebi a aceitação e desempenho dos alunos, desta forma posso concluir que a professora foi ótima no seu trabalho.
Atividade 6
E. M. JANE PEREIRA LOPES
PROFESSORA: DEMOZÉLIA
O projeto “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ” foi desenvolvido com os alunos do 3º, com objetivo de incentivar os alunos a uma alimentação saudável. A professora Eliane foi muito bem na elaboração e desenvolvimento do projeto, pois é uma professora muito criativa, experiente, sabe cativar os alunos e proporciona uma aprendizagem de forma prazerosa. Percebi a aceitação e desempenho dos alunos, desta forma posso concluir que a professora foi ótima no seu trabalho.
Atividade 6
E. M. JANE PEREIRA LOPES
PROFESSORA: DEMOZÉLIA
O projeto “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ” foi desenvolvido com os alunos do 3º, com objetivo de incentivar os alunos a uma alimentação saudável. A professora Eliane foi muito bem na elaboração e desenvolvimento do projeto, pois é uma professora muito criativa, experiente, sabe cativar os alunos e proporciona uma aprendizagem de forma prazerosa. Percebi a aceitação e desempenho dos alunos, desta forma posso concluir que a professora foi ótima no seu trabalho.
Atividade 6
E. M. JANE PEREIRA LOPES
PROFESSORA: DEMOZÉLIA
O projeto “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ” foi desenvolvido com os alunos do 3º, com objetivo de incentivar os alunos a uma alimentação saudável. A professora Eliane foi muito bem na elaboração e desenvolvimento do projeto, pois é uma professora muito criativa, experiente, sabe cativar os alunos e proporciona uma aprendizagem de forma prazerosa. Percebi a aceitação e desempenho dos alunos, desta forma posso concluir que a professora foi ótima no seu trabalho.
O Projeto Lendo e compreendo,
Tema: quem conta um conto aumenta um ponto, fora desenvolvida no Centro Educacional Paulo Freire, em Peixoto de Azevedo-MT, onde teve por objetivo mediar o conhecimento do educando entre os diversos textos existentes, onde antes de oferecer os textos ao alunos, aconteceu uma abordagem prévia sobre o assunto que eles viriam conhecer, instigando-os a leitura, para uma posterior, compreensão textual oral e manuscrita, visando de uma forma individual que cada um expressa-se seu entendimento e fizesse a identificação de seu aprendizado, do fato em discusão, e as características abordadas no textos pelo autor.Os alunos a principio entusiasmaram tendo em vista que o texto excolhido foi de modo de vida dos golfinhos e suas curiosidades, os os mesmos durante a pesquisa do que é uma caracteristica ficaram surpresos.
Relatório
Cursista: Andréia Monteiro
Relatório
Esse projeto foi desenvolvido na Escola Municipal São Pedro, com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo familiarizá-los com os problemas ambientais que são cada vez mais complexos. E que devemos nos conscientizarmos para podermos fazer a nossa parte. Foram desenvolvidas diversas atividades teóricas e mostrando que com práticas simples do dia-a-dia podemos amenizar os problemas ambientais como: recolher lixo que estiverem em locais desapropriados dentro da área escolar e visitas nas salas com distribuição de panfletos e simultaneamente fazendo alertas de preservação do Meio Ambiente, entre outras ações. Envolvendo toda a escola no projeto.
O projeto teve duração de um mês aproximadamente e foi de grande proveito para o desenvolvimento dos educandos como cidadãos em formação.
Cursista: Terezinha Vilibalda
Relatório
Esse projeto foi desenvolvido na Escola Jardim das Flores, com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo familiarizá-los com os problemas ambientais que são cada vez mais complexos. E que devemos nos conscientizarmos para podermos fazer a nossa parte. Foram desenvolvidas diversas atividades teóricas e mostrando que com práticas simples do dia-a-dia podemos amenizar os problemas ambientais como: recolher lixo que estiverem em locais desapropriados dentro da área escolar e visitas nas salas com distribuição de panfletos e simultaneamente fazendo alertas de preservação do Meio Ambiente, entre outras ações. Envolvendo toda a escola no projeto.
O projeto teve duração de um mês aproximadamente e foi de grande proveito para o desenvolvimento dos educandos como cidadãos em formação.
Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
Turma da Alzira
Unidade 2 Atividade 6
O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Renascer Feliz durante as comemorações alusivas a Semana da Pátria. As professoras do renascer oficinas Eva Aparecida , Célia Maria incentivaram os alunos a observarem as cores da bandeira e as formas ali demonstrada. As crianças puderam manusear os blocos lógicos, identificar as cores primarias, construir sua própria bandeira e como fechamento foi confeccionada uma bandeira com o desenho das mãos das crianças. Cada dia da semana era uma atividade diferente. A pintura com giz de cera e lápis de cor foi interessante. chamou atenção também, o contato das crianças com tinta. Umas tinham repulsa outras se deliciavam com a atividade. Ouviram o Hino nacional Brasileiro, cantaram algumas parte. Porém, o mais prazeroso foi vê-los confeccionando, cada um a sua bandeira, com bolinhas de papel crepon. Eles tinham o cuidado para não misturar as cores, e fazer as bolinhas perfeitas. O manuseio com diferente materiais despertou o interesse e a atenção e as crianças diziam o que significava cada cor. Foi gratificante participar dessas atividades, pois o entusiasmo das crianças foi contagiante.
Eu realizei esse projetinho no começo da primavera, onde a nossa cidade proporcionou o espetáculo desejado as cores estavam por todas as partes: eram Ipês amarelos, roxos, brancos, além do cheiro que é um momento indescritíveis. Fiz várias atividades de pinturas, fiz salada de frutas, recortes, atividades comemorativas como por exemplos: o dia do desenhistas, dia da primeiras transmissão à cores da TV brasileira, l9 de fevereiro de 72, desenhos e leitura da poesia As borboletas, caças figuras.
Isabel C. Melo
A aplicação do projeto foi de maneira particular para cada criança, pois as cores estão por toda parte na nossa vida, nas roupas que estamos usando, no material escolar, nas mochilas, nos calçados, isso facilitou a aprendizagem dos participantes. Durante as atividades de colorir foi uma festa, pois a garotada adorou usar o material de pintura na realização das atividades proposta, desenvolvendo suas habilidades cognitivas e psicomotoras cada um na sua particularidade.
Nadir Rodrigues
Formadora: Jislaine da Luz
Professora: Ivonete Apª Rufatto
Unidade 2 – Atividade 6
Escola Municipal Beija-Flor
Guarantã do Norte – MT.
Tema: Relatório do Plano de Aula
ATIVIDADE:6
O projeto "Horta na Escola" foi desenvolvido na Escola Municipal Beija-Flor, nos períodos matutino e vespertino, com os alunos das 4ª séries “A e B”, na qual houve interação entre todos os alunos. Foram várias as atividades propostas antes de iniciar com a prática, foram ao laboratório de informática para pesquisarem sobre muitas coisas como, por exemplo, plantio, adubo, vitaminas contidas nas verduras, legumes etc. Os alunos ficaram bastante empolgados e interessados para mexer com a terra, cada turma com seu canteiro e plantio diferente, onde todos colaboraram. Esse projeto é de longa duração onde tanto alunos quanto professor aprenderam juntos uma troca de experiência.
Com o objetivo de despertar o aluno para a importância de uma alimentação saudável. Os alunos ficaram eufóricos no desenvolver do trabalho quando puderam mexer na terra. Com isso despertou a curiosidade sobre a germinação das hortaliças e seu crescimento. Um dos imprevistos foi a chuva, mas isso não tirou o interesse nem a euforia dos alunos.
Formadora Gislaine da Luz
Professora Aparecida Gonçalves
Unidade 2 – Atividade 6
Escola Municipal Beija Flor
Guarantã do Norte – MT
Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Beija – Flor, em Guarantã do Norte, pelas coristas Aparecida, Lindacir e Danieli, com os alunos da Sala de Recursos e teve duração de uma semana, tendo como tema “Alimentação Saudável”. O assunto despertou muito interesse nas crianças, foi muito satisfatório e gratificante, trabalhamos alguns jogos sobre frutas, porém os alunos demonstram um pouco de dificuldade em manusear o micro nas atividades propostas pelas integrantes do grupo, pois diante de tudo foi constatado alguns aspectos positivos e alguns negativos, porem nada que não pudesse ser revertido.
A educação consiste em fazer aflorar o potencial do educando, para a vida, dar oportunidade de possibilitar a ele a aprendizagem de como acessar um site, contribui para o aperfeiçoamento e conhecimento dos saberes da educação nutricional, portanto adquirimos um relacionamento e interação entre professores e alunos.
Formadora Gislaine da Luz
Professora Terezinha Lindacir Perim Bussolaro
Unidade 2 – Atividade 5
Escola Municipal Beija Flor
Guarantã do Norte – MT
Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Beija – Flor, em Guarantã do Norte, pelas coristas Aparecida, Lindacir e Danieli, com os alunos da Sala de Recursos e teve duração de uma semana, tendo como tema “Alimentação Saudável”. O assunto despertou muito interesse nas crianças, foi muito satisfatório e gratificante, trabalhamos alguns jogos sobre frutas, porém os alunos demonstram um pouco de dificuldade em manusear o micro nas atividades propostas pelas integrantes do grupo, pois diante de tudo foi constatado alguns aspectos positivos e alguns negativos, porem nada que não pudesse ser revertido.
A educação consiste em fazer aflorar o potencial do educando, para a vida, dar oportunidade de possibilitar a ele a aprendizagem de como acessar um site, contribui para o aperfeiçoamento e conhecimento dos saberes da educação nutricional, portanto adquirimos um relacionamento e interação entre professores e alunos.
Formadora; Jislaine Luz.
Professoras; Áurea e Edira
Unidade 2 - Atividade 6
Escola Beija Flor e Ebenezer
0 projeto Aprender brincando foi desenvolvido nos laboratórios de informática das escolas Beija-flor e Ebanezer, quando os alunos sentaram em grupo de 2 ou 3. No início as crianças se empolgaram, porque era um programa novo. Os alunos que são mais adiantados colaboravam com os que tinham mais dificuldade em fazer o calculo mental.
A responsável pala sala de informática colaborou abrindo o programa e tirando dúvidas dos alunos.
Como é uma atividade que envolve concentração ela cansa logo. Por isso o professor deve estar atento porque senão a aula perde o objetivo. No geral os objetivos foram alcançados.
Atividade 06
Angelica maria
Zuleide Paixão
Este trabalhado foi desenvolvido na Creche Criança Feliz visando o desenvolvimento físico e motor dos participantes ao iniciar a aula ligamos o som com a música à Terezinha de Jesus primeiro momento apenas para as crianças ouvirem logo após, todos cantaram, imitaram, dançaram. Através desses movimentos as crianças soltaram a imaginação criando coreografias, ouviram várias vezes no aparelho de som em seguida cantaram sem acompanhamento do cd. Para eles foi muito divertido, pois todos participaram e gostaram de cantar, tendo em vista que a música faz parte do desenvolvimento infantil.
Foram distribuídos livros para as tentarem encontrar alguma figura que fazia parte da música, as crianças também pintaram desenho mimeografado. Foi muito bom trabalha com o lúdico, pois, as crianças têm, mas facilidade de aprender de maneira lúdica.
turmasilvia@gamil.com
UNIDADE 2 ATIVIDADE 6
Elissandra.
O projeto " O lúdico através da informática, jogos educativos", foi desenvolvido na escola Dom Hélder Câmara,numa turma de 2º ano na sala no laboratório de informática, visando o contato virtual e imaginario da criança, promovendo assim, a socialização, o prazer em jogar e fazer novas descobertas através dos jogos educativos propostos no projeto. Observamos que no primeiro momento todos estavam ansiosos em manipular o computador, porém, o nº de aparelhos não foi suficiente para cada aluno, surgindo um certo tumulto. Os alunos jogaram jogos matemáticos, quebra-cabeça, jogo da memória, dominó, figuras geométricas entre outros. Os objetivos foram alcançados, apesar de algumas dificuldades.
Turma Anne
Módulo 02
Atividade 06
Dalverlandia
O projeto "Respeito a escola e, ecola limpa" veio de encontro com a necessidade da escola, já que, o centro da escola que é o aluno não vem dando o valor necessário.
Este projeto tem funções sociais, dinâmicas e práticas, com palestras, produções de textos, exposições de carteiras quebradas, confecções de cartazes. Fornece aos alunos conhecimentos específicos e estruturais, porque desenvolve nos mesmos, um senso de responsabilidade para começar a olhar a escola com olhos de amor, carinho e, acima de tudo, com olhar de respeito.
O Projeto musica de rodas foi desenvolvido na Sala de atividade na creche criança feliz, visando trabalhar de forma especial com os alunos do maternal. No qual foi trabalhada a música de roda “Atirei o Pau no Gato to” em forma de leitura, música, dança, brincadeira de roda, recortes, máscaras. Foram distribuídos livros para as crianças tentarem encontrar alguma figura que fazia parte da música, as crianças também pintaram desenho mimeografado. Foi muito bom trabalha com o lúdico, pois, as crianças têm, mas facilidade de aprender de maneira lúdica.
O Projeto musica de rodas foi desenvolvido na Sala de atividade na creche criança feliz, visando trabalhar de forma especial com os alunos do maternal. No qual foi trabalhada a música de roda “Atirei o Pau no Gato to” em forma de leitura, música, dança, brincadeira de roda, recortes, máscaras. Foram distribuídos livros para as crianças tentarem encontrar alguma figura que fazia parte da música, as crianças também pintaram desenho mimeografado. Foi muito bom trabalha com o lúdico, pois, as crianças têm, mas facilidade de aprender de maneira lúdica.
fernanda lopes
creche criançâ feliz
Raquel lopes de araujo
creche criança feliz
Podemos dizer que o projeto " Musica Folclóricas" foi desemfolvida na sala do jardim II na creche criança feliz, visando trabalhar de forma lúdica com os alunos das series iniciais. No qual foi trabalhado a música " E de tarango-tango" em formas de brincadeira de roda,música e dança,visando desenvolver na criança a persepção da criança buscando entender o processo de cada criança na sua aprendizagem. Os alunos ficaram muito alegres no momento da brincadeira de roda, quando jogava cada criança na lata de lixo e fizeram lindas pinturas e dobraduras do desenho do peixinho. Todos os equipamentos funcionaram muito bem, com excessão do computador que deu um problema e não foi possivel completar a pesquesa.
Formadora= Jislaine Formadora= Jislaine
Ebenezer
Roseani Cosntatino da Silva
Ebenezer
Unidade 2 – Atividade 6.
Escola: Ebenezer
TEMA DA AULA :brincando também aprende:jogos educativos.
Este trabalho foi realizado na escola municipal Ebenezer que fica situada na rua Itaúba numero 30 , no bairro centro , com os conteúdos de matemática, com 20 alunos do Pré I, turma:A, turno matutino no dia 04-09-2009., com os seguintes objetivos de levar ate as crianças a idéia de juntar; Desenvolver o processo de seriação ; Desenvolver o raciocínio lógico, através do jogo da memória. A aula foi Iniciada com a historinha da moranguinho, observando e contando os personagens da história, juntando as partes e formando os personagens conforme a ordem que aparecem. Ordenando os numerais na seqüência lógica. Em seguida foram fazer jogos de memória com com a própria o personagem, desenhos sobre a história e quebra-cabeças. Nesse caso foram utilizados jogos educativos. Os alunos na sala de informática ficaram muito contentes, pois todos queriam manusear o mouse do computador, ainda bem que todos os equipamentos funcionaram bem, mas conseguiram fazer suas pesquisas formando duplas.Nós observamos o desenvolvimento das atividades e registramos , bem como fazer orientações para as crianças melhor desenvolver.
Postar um comentário