1.Navegue (individualmente), começando pelos hipertextos disponíveis no CD.
Quando houver Internet conectada, você poderá ir além do que há
no CD, se assim o desejar.
2.Reúnam-se em duplas (não deve haver nenhum trio: se houver número ímpar de participantes, um cursista
fará essa etapa com o formador). Cada pessoa da dupla mostra rapidamente ao colega os sites pelos quais
navegou e o que encontrou de interessante ali.
3.Discussão com todo o grupo:
Houve diferença nos caminhos navegados?
Que diferenças de percepção resultaram?
Alguém se perdeu na navegação?
Soube voltar para as páginas iniciais?
Há ganhos em navegar à deriva?
Leia o texto:
Navegação à deriva
Quem navega à deriva
sabe que há vida além dos mares nos mapas
além das bússolas, astrolábios, diários de bordo
além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos
quem navega à deriva
acredita que há nos mares miragens, portos
inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas
água potável, aves voando sobre terra, vertigem
quem navega à deriva
aprende que há mares dentro do mar à vista
profundidade secreta, origem do mundo, poesia
escrita cifrada à espera de quem lhe dê sentido
quem navega à deriva
se perde da costa, do farol na torre, dos olhares
atentos, dos radares, das cartas de navegação
imigra para mares de imprevista dicção.
Marcus Vinicius
“Navegação à deriva” está no livro Manual de instruções para cegos,
editado pela 7 Letras, de Juiz de Fora, Minas Gerais, e ganhou o Prêmio Cidade
de Juiz de Fora de Literatura, da FUNALFA.
Objetivos do curso
Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:
- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
273 comentários:
1 – 200 de 273 Recentes› Mais recentes»Ola turma da Rosileica...
Olá cursistas da turma Sebastiani, esta tudo OK, podem postar normalmente seus comentários com a turma e login usual.
sebastiani
assdfdsfgnhbgjnmdfxc
FORMADORA: PROFª MÁRCIA VACÁRIO
PROF. JOSEMAR MONTEIRO DE OLIVEIRA
UNIDADE 2 – ATIVIDADE 1
ESCOLA KREEN AKARORE
PEIXOTO DE AZEVEDO - MT
TEMA: NAVEGAR À DERIVA
Todas as ações dentro do ambiente escolar resultam positiva ou negativamente. As atividades desenvolvidas sem um prévio projeto ou o mínimo de objetividade resultará negativamente. As atividades cuja intencionalidade tenha propósito, tenha sido previamente estabelecida redundará em aprendizagem.
Navegar à deriva até poderá ter lugar numa aula cujos atividades tenham sido previamente programadas para o espaço de uma aula. Nós, por exemplo, tivemos oportunidade de observar que navegar à deriva não é de todo sem propósito dependendo de quem se propõe a fazê-lo. Navegar à deriva se tornará uma atividade positiva ou negativa dependendo muito da cultura, dos interesses, da idade, atividade profissional, intencionalidades etc.
Respondendo às questões da UNIDADE 2 ATIVIDADE 1: Todos do grupo soubemos navegar à deriva, ninguém se perdeu, todos soubemos retornar às páginas iniciais. Como já comentado os ganhos sempre existem para quem navega, se positivos ou negativos, depende de quem está à deriva nesse mar infinito de informações.
Unidade 2 – Ativid. 01
Turma Luciana
Profª. Marilene
EE 19 de Julho
Peixoto de Azevedo-Mt
De acordo com o poema de Vinicius, navegar a deriva, sem rumo é algo que jamais deveremos fazer. Voltado para a sala de aula, pior ainda, o texto mostra que, tudo que formos fazer tem que ter sentido, temos que estar preparados sempre, objetivar aquilo que estamos fazendo, ter um porto onde atracar o nosso navio/barco, ou seja, saber o que esta fazendo e o que deseja alcançar. como disse o grande poeta português Fernando Pessoa: viver não é preciso, mas navegar é preciso.
Unidade 02
Ativid. 2.a
Turma Luciana
Ativid.
Prof. Marilene
EE 19 de Julho
Peixoto de Azevedo-Mt
Navegar além de ler
É um tanto difícil, falar sobre a internet, ao mesmo tempo em que é bom, você se distrai, descobre coisas novas, ainda tem muita coisa que preciso aprender, além de navegar. São tantas informações que você não sabe em qual ícone clicar primeiro, se pudesse, clicaria em todos ao mesmo, tamanho é o desejo de ver coisas novas, tirar suas dúvidas, levar coisas novas para a sala de aula. Mas antes de tudo isso, é claro, devemos avaliar o que realmente queremos, se o que encontramos é realmente aquilo que vai sanar as minhas duvidas e resolver o meu problema. Lembrando que o meu aluno está aquém de mim em relação a internet, e eu como profissional , tenho que saber lidar com essas tecnologias que inovam a cada dia, e somente através dela é que podemos estar atualizados.
Unidade 02 – ativi. 2b
Turma Luciana
Prof. Marilene
EE 19 de Julho
Peixoto de Azevedo-Mt.
HIPERTEXTO
Termo cunhado por Theodor H. Nelson, que o propôs pela primeira vez em 1965, numa comunicação apresentada à Conferência Nacional da Association for Computing Machinery, nos Estados Unidos. O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Este tipo de texto electrónico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa, depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circular por todo o mundo. É o caso da Internet, que utiliza a linguagem HTML (HyperText Markup Language) que permite descobrir a informação disseminada, num sistema em que todos podem comunicar com todos, em sincronia. Este sistema global de informação pode incluir não só texto mas também imagem, animação, vídeo, som, etc., falando-se neste caso de hipermedia. A exibição de museus, a apresentação de materiais académicos, os livros electrónicos, os pacotes educativos, etc. são formas de hipermedia. De notar que nem todos os textos que se encontram na Internet são necessariamente hipertextos, por exemplo, um dos formatos mais usuais para divulgação de documentos formais ou textos originais que exigem um certo nível de protecção de escrita, documentos com a extensão .pdf; também um simples texto digitalizado com um qualquer processador de texto pode ser importado para a Internet sem qualquer marca de hipertextualidade, o que acontece com a publicação online de dissertações, ensaios, textos de opinião,, obras completas de diferentes literaturas, etc.
Para a textualidade, não há clara diferença entre hipertexto e hipermedia, pois é possível passar com a mesma facilidade de um nível verbal para um nível não verbal. Hoje comercializam-se enciclopédias multimedia, por exemplo, que ilustram facilmente este conceito
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm
Unidade II- Atividade 1
ANA CRISTINA MARTINELLI
MATUPÁ
Usar a internet já é um grande aprendizado, porém saber usufruir de uma melhor maneira através dos hipertextos, nos ajuda a encontrar mas rapidamente o que necessitamos e em maior, melhor e variedades de pesquisas que necessitamos. O segredo do uso das tecnologias é colocar na pratica, fazer um curso sem usar diariamente não basta, tem que praticar.
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso. (Fernando Pessoa)
Hoje podemos dizer: navegar é preciso, pois preciso viver....E assim como viver não é tão facil, navegar pela internet com um objetivo não é tão simples quanto parece, pois se o navegante não estive o conhecimento, habilidade em manusear o programa, definir o que realmente quer pesquisar, a viagem poderá se tornar um desastre e os passageiros ficarão à deriva.
O mar da internet apresenta milhões de ondas, ou milhoes de nformaçoes, porém se precisa definir um rumo para não se perder não cair em tempestades imprevistas.
Conteúdos existem muitos, nem todos verdadeiros ou importantes, outros sem nenhuma utilidade. Nós somos os navegadores no mar da internet. Temos que ter um ponto de partida e outro de chegada, as vezes ou na maioria das vezes precisamos de um comandante, outras vezes o somos
UNIDADE 2 ATIVIDADE1
Prof.Formador Luciana Ortega
Escola 19 de Julho
Peixoto de Azevedo
Navegar À DERIVA
Navegar na internet, é cada vez mais comum em nosso cotidiano porque ela nos oferece,um mar de conhecimentos,é preciso apenas ter um objetivo, para que possamos ter acesso à informações atualizadas Esse curso TIC contribui muito porque através dele estou acessando,vários sites,navegando muito mais e melhorando a qualidade do meu trabalho
Unidade II - Atividade I
Turma Luciana
Elisa - EE 19 de Julho
Navegar a deriva... como tudo na vida, existem prós e contras. Quando se está trabalhando com tempo delimitado, não há como se dar a este luxo, é preciso permanecer no foco do assunto. Quando se tem um tempo maior à disposição, navegar 'a deriva' pode ser enriquecedor, mas mesmo assim não podemos perder o foco. Ao navegar, conseguimos fontes diversas de um mesmo assunto, confrontar os dados e enriquecer nossa pesquisa. Para quem não tem o hábito de pesquisar, de navegar, pela internet, isto pode se tornar um martirio, pois quando se der conta, estará em outro assunto, não relacionado ao tema e não saberá mais como voltar. Para quem já tem o hábito, por mais que a pessoa se 'perca', facilmente retornará ao seu objetivo. Em suma: navegar a deriva pode ser proveitoso, mas tem que ser feito conscientemente!
Luciana disse...
UNIDADE 2 ATIVIDADE1
Prof.Formador Luciana Ortega
Escola 19 de Julho
Peixoto de Azevedo
Prof.Edilene L. Melo
Navegar À DERIVA
Navegar na internet, é cada vez mais comum em nosso cotidiano porque ela nos oferece,um mar de conhecimentos,é preciso apenas ter um objetivo, para que possamos ter acesso à informações atualizadas Esse curso TIC contribui muito porque através dele estou acessando,vários sites,navegando muito mais e melhorando a qualidade do meu trabalho
EE19 de JULHO
Rosangela Menegat
Atividade1 Unidade 2
HOje quando queremos obter bons resultados do que estamos realizando precisamos saber e ter metas do que vamos fazer.Precisamos planejar,observar,discutir,para depois colocarmos em prática nossos objetivos,assim e na sala de aula precisamos estar informados ,preparados e dispostos a enfrentar todas as adversidades que vão surgir,e estarmos também dispostos a colaborar com nossos alunos e com todo o corpo da escola.Pois se navegarmos sem destinos não chegaremos a lugar algum.
Unidade 2 - Atividade 1
Professora Marilei
Na minha opinião navegar a deriva é ótimo, desde que saibamos onde ir e depois volar, pois encontramos "N" informações, úteis para trabalhar com nossos alunos, assim como para o nosso uso pessoal,quando se navega perde-se a noção de tempo, já não consigo ficar sem essa tecnologia, e fica difícil imaginar como se trabalhava antes de tudo isso......navegar é maravilhoso!!!!!!!!!!!!!
iuyteqytiuer9
"Navegar é preciso; viver não é preciso. (Fernando Pessoa)
Hoje podemos dizer: navegar é preciso, pois preciso viver....E assim como viver não é tão facil, navegar pela internet com um objetivo não é tão simples quanto parece, pois se o navegante não estive o conhecimento, habilidade em manusear o programa, definir o que realmente quer pesquisar, a viagem poderá se tornar um desastre e os passageiros ficarão à deriva.
O mar da internet apresenta milhões de ondas, ou milhoes de nformaçoes, porém se precisa definir um rumo para não se perder não cair em tempestades imprevistas.
Conteúdos existem muitos, nem todos verdadeiros ou importantes, outros sem nenhuma utilidade. Nós somos os navegadores no mar da internet. Temos que ter um ponto de partida e outro de chegada, as vezes ou na maioria das vezes precisamos de um comandante, outras vezes o somos,quando estamos navegando na internet perdemos a noção de tempo, viajamos por lugares nunca antes visitados,conhecemos pessoas e culturas diferentes da nossa, faço um giro no mundo sem sair de casa. Rosemari B. dallelaste,Unidade 2-atividade 1.
ELIANE-MATUPÁ
Segundo o poema, navegar a deriva é ir
sem rumos, em busca ao desconhecido.É o mesmo que navegar pela internet, um mundo de possibilidades a se conhecer. a se aprender, lugares a se visitar, pessoas a se encantar,muito o que descobrir, muito ao que ver.
Mesmo navegando sem rumos aprimoramos nosso conhecimento, nossa leitura, aprendemos sempre e pela internet cada vez mais.
Nair Vilalba disse que:
O nosso grupo nâo encontrou dificuldades em navegar nos hipertextos, pois são atividades que estamos acostumados a fazer diariamente. Em se tratando das tecnologias, percebemos que a cada dia que passa aprendemos algo diferente e que nos auxilia em nosso trabalho de pesquisar atividades que ajudam a melhorar as aulas com os alunos.
Através dos hipertexto podemos encontrar os mais diversificados tipos de textos nas disciplinas que necessitamos, para fazermos um bom trabalho em sala de aula. O texto mostra que navegar a deriva pode ser bom ou ruim, depende do seu estado de espirito,ou se você saberá como voltar a rota escolhida.
nosso grupo não encontrou dificuldades ao navegar, pois ja desenvolvemos este trabalho no dia dia, e ainda contamos com ótima explicação da nossa tutora. Desenvolvemos várias pesquisas em relação oas conteúdos para obtermos uma boa aula com os nossos alunos, dai a facilidade de navegar através da internet.
Miguel disse.
De acordo com o poema de Vinicius, Navegar a deriva, mostra que não devemos ficar a deriva ou seja sem rumo na vida e sim temos que ter objetivos a seguir, só assim temos prazer em viver e seguir caminhos longos mas com fins propositados, levando esse poema para a sala de aula, temos como compromisso a vida dos cidadãos brasileiros, onde devemos mostrar caminhos abertos e promissores para que nossos alunos busquem a caminhada pelo lado bom da vida e que mesmo tendo tropessos levante limpe a poera e sigue em frente, para alcançar seus objetivos.
Selma Maria Silverio da Silva
ESCOLA JANE PEREIRA LOPES
KATIUSCIA
NA ATIVIDADE 2 UNIDADE 1
NÃO TIVE DIFICULDADE POIS EU ULTILIZO A INTERNET DIARIAMENTE PARA MIN É FUNDAMENTAL POIS FAZ PARTE DO MEU COTIDIANO A NAVEGAÇÃO A PODER TER ULTILIDADE EM SALA PODE TER UM RESULTADO POSITIVO,DESDE QUE SE TENHA DOMINIO PARA ENTRAR E SAIR DA INTERNT,HOJE EM DIA NAVEGAR NA NET NÃO É MAIS IMPORTANTE É NECESSÁRIO.
ola!!!Também estamos fazendo este curso...estamos gostando!!evinha e leandro.
somos da escola luiza miotto e estamos entrando na unidade 2, estamos gostando do curso. gedalia e vera
oi gedalia
SOU A CURSISTA NILSA DA ESCOLA CEJA LUIZA MIOTO FERREIRA, ESTOU INICIANDO A ATIVIDADE 1 E UNIDADE II.
oi vera voce esta muito estudiosa amiga..
oi colega Silvano sai da frente...
oi colega Vera tudo blz ai..
Deus e bom d++++
Vera sua ximia sai da frente sua gazeta .com.br
Unidade 2 - Hipertexto
Eva Aparecida C. Sousa
A internet é um verdadeiro mar de informações, e saber buscar essas informações é importante para o enriquecimento da prática e desenvolvimento da criatividade na busca do conhecimento e crescimento amplo, na pesquisa de variados links traçando caminhos para um melhor crescimento pessoal e linear.
Segundo Ramal, o hipertexto é construído na soma de muitas mãos e aberto para todos os links e sentidos possíveis. O hipertexto contemporâneo é de certo modo uma versão da polifonia que Bakhlin buscava.
Durante a realização desta atividade, navegamos à deriva em busca da construção e formação de nosso próprio texto.
Unidade 2 - Hipertexto
Leandro C. Baches
A internet é um verdadeiro mar de informações, e saber buscar essas informações é importante para o enriquecimento da prática e desenvolvimento da criatividade na busca do conhecimento e crescimento amplo, na pesquisa de variados links traçando caminhos para um melhor crescimento pessoal e linear.
Segundo Ramal, o hipertexto é construído na soma de muitas mãos e aberto para todos os links e sentidos possíveis. O hipertexto contemporâneo é de certo modo uma versão da polifonia que Bakhlin buscava.
Durante a realização desta atividade, navegamos à deriva em busca da construção e formação de nosso próprio texto.
MODULO 2
ATIVIDADE: 01
TURMA: SHERLAN
OSANDIA TARTARI
ESCOLA JANE
Navegar à deriva até poderá ter lugar numa aula cujos atividades tenham sido previamente programadas para o espaço de uma aula. Nós, por exemplo, tivemos oportunidade de observar que navegar à deriva não é de todo sem propósito dependendo de quem se propõe a fazê-lo. Navegar à deriva se tornará uma atividade positiva ou negativa dependendo muito da cultura, dos interesses, da idade, atividade profissional, intencionalidades etc.
Respondendo às questões da UNIDADE 2 ATIVIDADE 1: Todos do grupo soubemos navegar à deriva, ninguém se perdeu, todos soubemos retornar às páginas iniciais. Como já comentado os ganhos sempre existem para quem navega, se positivos ou negativos, depende de quem está à deriva nesse mar infinito de inúmeras coisas a serem descobertas, mesmos quando navegamos sem objetivos pré-determinados sempre encontramos coisas interessantes e novas.
Formadora: Jislaine Luz
Professora: Silene Oliveira de Matos Priesnitz
Unidade 2
Escola Beija-Flor
Guarantã do Norte – MT
Tema: navegar a deriva
É fascinante ver como podemos usufruir de tanta tecnologia, principalmente no tocante a internet, porém não me sinto preparada, são tantas informações que não sei como proceder, onde clicar que caminhos seguir, mas como diz o poema de Marcus Vinicius quem navega a deriva sabe que não tem porto seguro, pode ocorrer vertigens, o inesperado pode acontecer, todavia você pode encontra poesia a espera de quem lhe de sentido, diante disso vejo a necessidade de estar me capacitando, preparando para melhorar minha vida pessoal e profissional.
Formadora: Jislaine Luz
Professora: Silene Oliveira de Matos Priesnitz
Unidade 2
Escola Beija-Flor
Guarantã do Norte – MT
Tema: navegar a deriva
É fascinante ver como podemos usufruir de tanta tecnologia, principalmente no tocante a internet, porém não me sinto preparada, são tantas informações que não sei como proceder, onde clicar que caminhos seguir, mas como diz o poema de Marcus Vinicius quem navega a deriva sabe que não tem porto seguro, pode ocorrer vertigens, o inesperado pode acontecer, todavia você pode encontra poesia a espera de quem lhe de sentido, diante disso vejo a necessidade de estar me capacitando, preparando para melhorar minha vida pessoal e profissional.
Unidade 2 atividade 1
Formadora Gislaine
Prof Pétima Ramos Paulino Dos Santos
Escola Beija-Flor
Guarantã do Norte-MT
Tema: Navegar a Deriva
A tecnologia dentro do currículo escolar, tanto pode ser positiva como negativa.
Hoje para que possamos ter bons resultados, devemos saber e ter metas do que vamos fazer. Planejar, discutir, observar e depois colocarmos em prática nossos objetivos.
Na sala de aula precisamos estar preparados e dispostos a enfrentar todas as dificuldades que vão surgir e estarmos dispostos a colaborar com nossos alunos para sanar essas dificuldades.
Segundo o poema, navegar a deriva é ir sem rumos, em busca ao desconhecido. A internet é um mundo de possibilidades a se conhecer e aprender. Mesmo navegando sem rumo, ela nos proporciona mais conhecimentos, aprimoramos nossa leitura, abre varias portas de pesquisas em relação aos conteúdos, para obtermos uma boa aula com nossos alunos.
Unidade 2 atividade 1
Formadora Gislaine
Prof Pétima Ramos Paulino Dos Santos
Escola Beija-Flor
Guarantã do Norte-MT
Tema: Navegar a Deriva
A tecnologia dentro do currículo escolar, tanto pode ser positiva como negativa.
Hoje para que possamos ter bons resultados, devemos saber e ter metas do que vamos fazer. Planejar, discutir, observar e depois colocarmos em prática nossos objetivos.
Na sala de aula precisamos estar preparados e dispostos a enfrentar todas as dificuldades que vão surgir e estarmos dispostos a colaborar com nossos alunos para sanar essas dificuldades.
Segundo o poema, navegar a deriva é ir sem rumos, em busca ao desconhecido. A internet é um mundo de possibilidades a se conhecer e aprender. Mesmo navegando sem rumo, ela nos proporciona mais conhecimentos, aprimoramos nossa leitura, abre varias portas de pesquisas em relação aos conteúdos, para obtermos uma boa aula com nossos alunos.
Formadora: Jislaine da Luz
Professora: Ivonete Apª Rufatto
Unidade 2 – Atividade 1
Escola Municipal Beija-Flor
Guarantã do Norte – MT.
Tema: Navegar a deriva
Hoje, sem dúvida nenhuma a internet é uma das ferramentas mais utilizadas, para navegação, pesquisas, diversão, entretenimento, etc.
É uma fonte incomparável de diversidades, que ao buscar uma coisa, acaba-se encontrando várias outras, dentro de um mesmo contexto.
Mas não há para isso uma receita pronta e acabada, há dentro desse processo todo de descobertas, a insegurança, a dúvida, o receio. Pois é um dos recursos tecnológicos que mais sofre transformações á curto prazo.
E é neste aspecto que Marcus Vinicius cita em seu poema: Navegar a deriva; as incertezas que este campo tão vasto pode nos proporcionar. Não há um porto seguro, no qual se possa alicerça-se.
FORMADORA: JISLAINE LUZ
PROFESSORA: AURONIDES OLIVEIRA COSTA.
UNIDADE: 2
ESCOLA M. BEIJA-FLOR
GUARANTÃ DO NORTE MT
TEMA: NAVEGANDO A DERIVA.
Segundo Marcos Vinicios existe vida além do que imaginamos entaõ conclui-se que o mundo e cheio de complexidade.a internet veio para nos ajudar a conviver nesse meio.não e facil lidar com a internet,ao mesmo tempo e bom.muitas vezes não sei o que fazer,não sei onde clicar primeiro,mas, quando consigo sinto-me realizada.Estou consciente que não posso desanimar,precisoaprender a navegar mesmo.Caso contrario vou ficar sem direção e o desastre acontece.Percebo que meus alunos sabem muito mais do que eu.
UNIDADE 2 - ATIVIDADE 1
Prof. Renato Ferreira Alves
Prof.ª Marcia Vacario
Escola Estadual Kreen Akarore
TEMA: NAVEGANDO À DERIVA
Navegar à deriva não significa aquisição de conhecimento, mas não deixa de ser importante, pois nos possibilita momentos de descontração. Através de diversos sites podemos navegar por lugares nunca explorados, possibilitando sempre um novo desafio ao pesquisador.
Em nosso momento de “estar à deriva” sentimos que os participantes do grupo dominavam plenamente os comandos tecnológicos para os sites que navegamos. Ninguém se perdeu e todos julgam ótimos os momentos ali passados à deriva.
Unidade 2- Atividade 01
Formadora Sherlan
Navegar na internet, é cada vez mais comum em nosso cotidiano porque ela nos oferece um enorme mundo de possibilidades a se conhecer e aprender, é preciso apenas ter um objetivo, para que possamos ter acesso à informações atualizadas.
Tive oportunidade de observar que navegar à deriva não é de todo sem propósito dependendo de quem se propõe a fazê-lo. Mesmo navegando sem rumo, ela nos proporciona mais conhecimentos, aprimoramos nossa leitura, abre varias portas de pesquisas em relação aos conteúdos, para obtermos uma boa aula com nossos alunos.
Cursista: Elaine
Escola Jane
Unidade 2- Atividade 01
Formadora Sherlan
Navegar na internet, é cada vez mais comum em nosso cotidiano porque ela nos oferece um enorme mundo de possibilidades a se conhecer e aprender, é preciso apenas ter um objetivo, para que possamos ter acesso à informações atualizadas.
Tive oportunidade de observar que navegar à deriva não é de todo sem propósito dependendo de quem se propõe a fazê-lo. Mesmo navegando sem rumo, ela nos proporciona mais conhecimentos, aprimoramos nossa leitura, abre varias portas de pesquisas em relação aos conteúdos, para obtermos uma boa aula com nossos alunos.
Cursista: Elaine
Escola Jane
Unidade 2
Atividade 1
IVANIR
MATUPÁ
Navegar pela internet é algo imprescindível atualmente na busca de conhecimento. Quando temos consciência do que buscamos a busca não se torna difícil, é claro que é necessário um pouco de habilidade em lidar com as tecnologias. E segundo o texto de Marcus Vinicius, devemos ter cuidado e atenção durante o “percurso” para não perdermos o rumo e não nos distrairmos com as coisas “interessantes” que surgem a cada instante. Mantendo a atenção, ela se torna uma ferramenta utilíssima, pois podemos dispor de todos os tipos de informação, até mesmo coisas que nem imaginamos, além das possibilidades de comunicação com pessoas em qualquer lugar no mundo.
Unidade 2
Atividade 1
ANDREZA
MATUPÁ
É sempre importante conhecer aquilo que se busca, ou ao menos ter noção do que se pretende. Como tudo na vida, navegar pela internet requer planejamento e determinação, pois ela nos oferta informações infindáveis e de todos os tipos. Por isso devemos nos manter sempre atentos ante as distrações ou quantidade de informações interessantes que aparecem, muitas delas que nos desviam de nossos objetivos. Como diz o poema de Marcus Vinícius, muitas coisas existem além do que vemos, e isso nos provoca sonhos e pensamentos distantes de nossos objetivos. A internet é uma ferramenta muito importante na busca por novas informações e conhecimentos, além de possibilitar a comunicação entre pessoas de todos os lugares.
Unidade 2
Atividade 1
DULCELINA
MATUPÁ
Nos dias atuais a internet é muito importante como meio de comunicação e de conhecimento, pois ela oferece uma grande quantidade de informações, em toda a sua amplitude existem todos os tipos de conteúdo com os quais devemos ter cuidado para bem seleciona-los. Como disse Marcus Vinicius, existem muitas coisas que nos distraem, mas devemos ter preparo e consciência do que queremos saber ou conhecer.
Olá pessoal da Escola Estadual Luiza Miotto, vc esqueceram de postar atividade i da unid 2 NAVEGANDO A DERIVA, são adiantados já partiram para a ativ 2 hipertexto, li todas as postagens da turma. Abraçoss a todos volto logo para ler outras ativ. Bjão Alzira
OLÁ CURSISTAS DA ESCOLA BEIJA FLOR GOSTEI DOS TEXTOS QUE VCs ENVIARAM CONTINUEM FAZENDO AS ATIVIDADES QUE EU ESTOU COM VC ONLINE, BJÃO ALZIRA
VERONICE
DAQUI A POUCO IREMOS POSTAR NOSSOS TRABALHOS ,AGUARDEM BJ
ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
NATÁLIA REGINA BUSSOLARO CESARIO
De acordo com o poema de Marcus Vinicius, navegar a deriva, sem rumo como o autor coloca, quem navega a deriva se perde na costa... Devemos navegar sim, mas com uma meta a cumprir, um objetivo de onde pretendemos chegar, alcançar para não nos perdermos no meio do caminho.
A internet nos oferece um mar de informações cabe a nos navegadores saber usar essa informação de acordo com o que se esteja pesquisando.
Dayane Michele Matos Castilho
Escola Estadual Kreen Akarore
Quem navega deriva pode conhecer vários mundos, coisas novas, aumentando sua área de conhecimento, podendo ver sites novos, curiosidades, a aprendizagem é mais rica, aguçando a fome do saber.
Podemos perceber que á conhecimento dentro de conhecimento,tendo infinitas direções podendo assim escolher para onde ir, qual conhecimento buscar dependendo apenas de nós.
Dayane Michele Matos Castilho
Escola Estadual Kreen Akarore
Quem navega deriva pode conhecer vários mundos, coisas novas, aumentando sua área de conhecimento, podendo ver sites novos, curiosidades, a aprendizagem é mais rica, aguçando a fome do saber.
Podemos perceber que á conhecimento dentro de conhecimento,tendo infinitas direções podendo assim escolher para onde ir, qual conhecimento buscar dependendo apenas de nós.
Dayane Michele Matos Castilho
Escola Estadual Kreen Akarore
Quem navega deriva pode conhecer vários mundos, coisas novas, aumentando sua área de conhecimento, podendo ver sites novos, curiosidades, a aprendizagem é mais rica, aguçando a fome do saber.
Podemos perceber que á conhecimento dentro de conhecimento,tendo infinitas direções podendo assim escolher para onde ir, qual conhecimento buscar dependendo apenas de nós.
TURMA ALZIRA...
ROZALINA MATOS
Usar a internet é um meio rápido e eficiente de se comunicar e obter conhecimentos, porém nem todos sabem usufruir, mas contamos com contribuições de cursos como esse que nos traz diversos conhecimentos e como usa-los, nos ajudando a encontrar, mas rapidamente o que necessitamos em maior qualidade e quantidade também, e variedades de pesquisas que necessitamos. O segredo do uso das tecnologias é colocar na pratica, fazer um curso sem usar diariamente não basta, tem que praticar. Navegar e preciso, talvez de acordo com o poema de Vinicius “Navegar a Deriva”, maravilhoso viver, alem dos mares, dos oceanos, acreditarem no novo, diferente, buscar conhecimentos, claro temos que ter um ponto de partida, nossos objetivos.
Isso significa navegar na Internet, nesse mundo incrível, e ao mesmo tempo desconhecido para muitos, ou usado de forma maldosa. Muitas pessoas não sabem, ou tem medo de explorar esses mares de conhecimentos que a Internet nos oferece, faço parte de uma comunidade que é apaixonada por esse mundo “NAVEGAR A DERIVA”.
UNIDADE_2 ATIV. 2.a
TURMA ALZIRA...
E.E. “KREEN AKARORE” GUARANTÃ DO NORTE
_PERCEPCOES AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS
ROZALINA MATOS
Hipertexto e um termo que remete a um texto em formato digital, e que se agregam os outros conjuntos de informações em forma de blocos de textos, imagens ou sons, do qual se da através de referencias denominadas hiperlinks, ou simplesmente links, eles ocorrem na forma de termos destacados. Ícones são gráficos ou imagens que podem conectar aos diversos conjuntos de informações. O trabalho com hipertexto na educação, pode impulsionar os professores e alunos a pesquisas e à produção textual, e uma ferramenta de ensino que facilita a aprendizagem, que os usuários participam de um processo de busca e construção de conhecimento. Quando se trabalha com hipertexto, aprende-se mais através de diversas fontes, o próprio conceito de hipertexto, leva-nos a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios significativos no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
a net nos tras possibilidades que antes nos nao tinhamos, assim como ter varios temas em tao pouco tempo,fazendo hiperlink, com isso possamos nos expandir mais os conhecimentos na area de educaçao fisicas temos com facilidade todos os historicos das modalidades esportivas,como tambem todos os jogos olimpicos ja realizado no mundo. com isso nos educadorres possamos ampliar mais o conhecimemto dos alunos atravez de um recurso onde o alunos se envolve com mais prazer e nao estressante.
Terezinha vieira
ATIVIDADE 1 - UNIDADE 2
TURMA: ALZIRA
PROFESSORA: MARIA DE FÁTIMA L. LEITE
ESCOLA KREEN AKARORE
GUARANTÃ DO NORTE - MT
TEMA: NAVEGAR À DERIVA
Navegar pela internet é um desafio, fascinante e gratificante. poder ususfruir de tanta tecnologia que faz contacto com o mundo todo é maravilhoso. Mas não ainda me sinto preparada para tantas informações estou gradativamente me familiarizando, ou seja, aprendendo "remar" para iniciar essa navegação que não tem fronteira.
É uma experiência e tanto é um aprendizado que leva tempo, mas persistindo alcançar o que prentende. Mesmo que encontre barreiras. Navegar na net é cada vez mais comum, em nosso cotidiano. Ela nos proporciona um mar de conhecimento inesgotável. só precisa ter um objetivo, claro do que queremos e saber acessar as informações desejadas.
Hoje navegar na net é preciso, mesmo não sendo fácil, pois é navegando que vai adquirir habilidades em manusear os programas e pesquisar, mesmo que a viagem seja longa. Torna-se um grande aprendizado, poder usufruir de uma melhor maneira dos hipertextos, que nos ajudará encontrar mais rápido o que necessitamos. Mas o segredo para aprimorar é usar as tecnologias é colocar na prática o que estamos aprendendo. Então, vamos navegar no mar da internet sem deriva?
ATIVIDADE 1 - UNIDADE 2
TURMA: ALZIRA
PROFESSORA: ANGELA DE OLIVEIRA L. DEMOSSI
ESCOLA KREEN AKARORE
TURMA: NAVEGAR À DERIVA
Navegar pela iternet já é um desafio para uma boa parte da humanidade. Essa tecnologia está presente em muitos momentos da vida social, educacional, até mesmo de pessoas mais comuns.
Hoje navegar é preciso é uma facilidade, mesmo não possuindo computador, existe lugares que oferecem este tipo de tecnologia.
A internet é como um mar, como uma extensão imensa, posso encontrar tempestades, ondas violentas e até mesmo naufragar, mas se quero pesquisar não preciso ter medo do desafio.
Desta forma a internet é um verdadeiro mar de informações, que enriquece a prática, aprimora o conhecimento. É importante saber buscar mais informações. É uma fonte facilitadora para todos nós, principalmente para mim educadora, pois ela proporciona conhecimento e abre várias portas de pesquisas.
Navegar pela internet, verdadeiramente não é fácil, e se não houver planejamento, tema escolhido e organização, a aulavira uma baderna e nnguém se entende, por issso, é necessário o planejamento e uma aula planejada, direcionada rende muito mais e os alunos não ficarão perdidos no mundo virtual, uma vez que é quase impossível navagar sem um rumo, sem uma direção, um barco desgovernado nãochega a lugar algum. Ednalva Coelho
Olá professora Rosalina estátãopreocupadaquepostou a atividade 2 na página da atividade 1,podes remover para apágina da Ativ 2
Bjos Alzira
OI PESSOAL DA ESCOLA KREEN AKARORE DE GTÃ GOSTEI DAS POSTAGENS DE VCs
ATÉ MAIS ALZIRAE ESTOU COM VCs
Unidade 2 atividade 1 Gisele Adriana disse:
Navegar a deriva nos proporciona aprendizagem. Talvez o que procuramos não seja o texto encontrado, mas a cada leitura aprendemos um pouco mais. É claro que é mais fácil já ir ao encontro das informações seguindo links tambem mais seguro navegar de forma organizada planejada sendo a melhor alternativa.Acredito que o conceito de hipertexto encontrado pelos demais se baseia no mesmo encontrado por mim. É super interessante navegar e voltar dos textos encontrados, pois nos transportam para novas descobertas.
Hipertexto e um termo que remete a um texto em formato digital, e que se agregam os outros conjuntos de informações em forma de blocos de textos, imagens ou sons, do qual se da através de referencias denominadas hiperlinks, ou simplesmente links, eles ocorrem na forma de termos destacados. Ícones são gráficos ou imagens que podem conectar aos diversos conjuntos de informaçõesAtravés dos hipertexto podemos encontrar os mais diversificados tipos de textos nas disciplinas que necessitamos, para fazermos um bom trabalho em sala de aula. O texto mostra que navegar a deriva pode ser bom ou ruim, depende do seu estado de espirito,ou se você saberá como voltar a rota escolhida.
wanessa -Escola Cecilia meireles -matupá
UNIDADE 2
ATIVIDADE 1
NAVEGAR A DERIVA
CELOI MARIA
ESCOLA KREEN
Eu penso que navegar a deriva algo que todos devem fazer. Pois e a melhor ou talvez a única maneira de aprender cada vez mais. Buscando algo novo que traga benefícios E melhorias. E não permanecer na rotina, porque no que se refere a ensino aprendizado se torna tedioso. E uma busca em que no meio do caminho surgem surpresas e novas experiências.
UNIDADE 2
ATIVIDADE 1
NAVEGAR A DERIVA
CELOI MARIA
ESCOLA KREEN
Eu penso que navegar a deriva algo que todos devem fazer. Pois e a melhor ou talvez a única maneira de aprender cada vez mais. Buscando algo novo que traga benefícios E melhorias. E não permanecer na rotina, porque no que se refere a ensino aprendizado se torna tedioso. E uma busca em que no meio do caminho surgem surpresas e novas experiências.
UNIDADE 2
ATIVIDADE 1
NAVEGAR A DERIVA
CELOI MARIA
ESCOLA KREEN
Eu penso que navegar a deriva algo que todos devem fazer. Pois e a melhor ou talvez a única maneira de aprender cada vez mais. Buscando algo novo que traga benefícios E melhorias. E não permanecer na rotina, porque no que se refere a ensino aprendizado se torna tedioso. E uma busca em que no meio do caminho surgem surpresas e novas experiências.
UNIDADE 2 ATV. 1
TURMA ALZIRA
FRANCISCA R. DO CARMO
E.E. KREEN AKARORE
Usar a internet é um meio rápido e eficiente de se comunicar e obter conhecimentos, porém nem todos sabem usufruir, mas contamos com contribuições de cursos como esse que nos traz diversos conhecimentos e como usa-los, nos ajudando a encontrar, mas rapidamente o que necessitamos em maior qualidade e quantidade também, e variedades de pesquisas que necessitamos. O segredo do uso das tecnologias é colocar na pratica, fazer um curso sem usar diariamente não basta, tem que praticar. Navegar e preciso, talvez de acordo com o poema de Vinicius “Navegar a Deriva”, maravilhoso viver, alem dos mares, dos oceanos, acreditarem no novo, diferente, buscar conhecimentos, claro temos que ter um ponto de partida, nossos objetivos.
Isso significa navegar na Internet, nesse mundo incrível, e ao mesmo tempo desconhecido para muitos, ou usado de forma maldosa. Muitas pessoas não sabem, ou tem medo de explorar esses mares de conhecimentos que a Internet nos oferece, faço parte de uma comunidade que é apaixonada por esse mundo “NAVEGAR A DERIVA”.
UNIDADE 2
ATV. 2.A
TURMA ALZIRA
FRANCISCA R. DO CARMO
E.E.KREEN AKARORE
Hipertexto e um termo que remete a um texto em formato digital, e que se agregam os outros conjuntos de informações em forma de blocos de textos, imagens ou sons, do qual se da através de referencias denominadas hiperlinks, ou simplesmente links, eles ocorrem na forma de termos destacados. Ícones são gráficos ou imagens que podem conectar aos diversos conjuntos de informações. O trabalho com hipertexto na educação, pode impulsionar os professores e alunos a pesquisas e à produção textual, e uma ferramenta de ensino que facilita a aprendizagem, que os usuários participam de um processo de busca e construção de conhecimento. Quando se trabalha com hipertexto, aprende-se mais através de diversas fontes, o próprio conceito de hipertexto, leva-nos a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios significativos no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
TURMA ALZIRA...
UNIDADE 2
ATIVIDADE 3
E.E. “KREEN AKARORE” GUARANTÃ DO NORTE
FRANCISCA R. DO CARMO
Gostei de muitos trabalhos, principalmente da , Amélia Vitória Parreira da Escola Vinicius de Morais, a consciência com que ela escreve sobre a navegação pela internet e sobre hipertexto, percebe-se o quanto ela busca conhecimentos. Tem uma outra postagem que chamou minha atenção que é do Prof° Josemar Monteiro de Oliveira, ele nos passa de uma forma grandiosa e consciente o que é hipertexto.
TURMA ALZIRA...
UNIDADE 2
ATIVIDADE 3
E.E. “KREEN AKARORE” GUARANTÃ DO NORTE
FRANCISCA R. DO CARMO
Gostei de muitos trabalhos, principalmente da , Amélia Vitória Parreira da Escola Vinicius de Morais, a consciência com que ela escreve sobre a navegação pela internet e sobre hipertexto, percebe-se o quanto ela busca conhecimentos. Tem uma outra postagem que chamou minha atenção que é do Prof° Josemar Monteiro de Oliveira, ele nos passa de uma forma grandiosa e consciente o que é hipertexto.
Karine M. Reis - Escola André A.Maggi -Novo Mundo.
O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
HIPERTEXTO
Termo cunhado por Theodor H. Nelson, que o propôs pela primeira vez em 1965, numa comunicação apresentada à Conferência Nacional da Association for Computing Machinery, nos Estados Unidos. O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Este tipo de texto electrónico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa, depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circular por todo o mundo. É o caso da Internet, que utiliza a linguagem HTML (HyperText Markup Language) que permite descobrir a informação disseminada, num sistema em que todos podem comunicar com todos, em sincronia. Este sistema global de informação pode incluir não só texto mas também imagem, animação, vídeo, som, etc., falando-se neste caso de hipermedia. A exibição de museus, a apresentação de materiais académicos, os livros electrónicos, os pacotes educativos, etc. são formas de hipermedia. De notar que nem todos os textos que se encontram na Internet são necessariamente hipertextos, por exemplo, um dos formatos mais usuais para divulgação de documentos formais ou textos originais que exigem um certo nível de protecção de escrita, documentos com a extensão .pdf; também um simples texto digitalizado com um qualquer processador de texto pode ser importado para a Internet sem qualquer marca de hipertextualidade, o que acontece com a publicação online de dissertações, ensaios, textos de opinião,, obras completas de diferentes literaturas, etc.
Para a textualidade, não há clara diferença entre hipertexto e hipermedia, pois é possível passar com a mesma facilidade de um nível verbal para um nível não verbal. Hoje comercializam-se enciclopédias multimedia, por exemplo, que ilustram facilmente este conceito
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm
Atividade2b unidade2 rosangelamenegat turma luciana ortega
sempre que vamos navegar na internet,temos que ter um objetivo e mostrar sempre para o aluno que navegar é muito bom, mais que sempre temos que ter em mente a importancia do planejamento em tudo que fazemos.flavia
14 de Setembro de 2009 14:53
navegar na internet é apenas navegar como estar no imenso mar aberto,sabemos que podemos encontrar surpresas e devemos estarrmos sempre em alerta, isto é, sempre com uma rota a seguir, um planejamento, como em tudo que fazemos na vida. Isto é preciso ser usado por qualquer docente, planejar para ensinar o aluno planejar.navegar é planejar uma busca. Helena
Ermita
E.E.Monteiro Lobato
A experiência foi muito positiva, no entanto percebi a necessidade de um planejamento prévio, pois a criança ainda não tem maturidade para usar ao internet para aprender, para ela o espaço virtual serve apenas como meio de diversão apesar da restrição pedagógica navegar a deriva é um dos meios mais eficientes para se aprender a lidar com o PC e suas armadilhas.
Madalena
E.E.Monteiro Lobato
Navegar... é uma delícia, é como deslizar por águas desconhecidas, neste caso a navegação nos leva a fontes de informações que se completam ou se distinguem mas que sempre se complementam possibilitando acertos e erros, e o que é melhor permite, a retomada dos caminhos percorridos.
Navegar a deriva também pode ser construtivo depende de quem está navegando, sua maturidade, metas, e por quais caminhos está passeando, nesta experiência cada dupla visitou sites de seus interesses nenhuma visita foi ocasional, porém para o uso didático pedagógico a criança deve ser monitorada para navegar pois ainda não consegue resistir aos apelos lúdicos da rede, sendo este um dos fatores que impedem que o espaço virtual seja o maior veículo de ensino e aprendizagem do planeta.
Neste contexto é importante que o uso da internet , na escola seja planejada, de acordo com a necessidade de cada fase/ciclo.
Em nosso grupo houve uma colega que precisou de ajuda para navegar, porém prosseguiu até retornar à página inicial.
Unidade 2
Atividade:1
ProfªRaquel Rodrigues
Caros colegas leia e reflita encontrei esse e gortei.
Estou à deriva tal barco neste mar que é a vida
Navegando por entre as ondas
Neste mar turbulento que ela tem sido
Dias de acalmia
Dias de tempestade
Dias de sol
Dias de chuva
Noites escuras
Noites estreladas
Procurando ao longe o farol
O farol que me guie para um porto seguro
Já o vislumbrei
Mas voltei a perdê-lo
Neste momento de tempestade
Procuro simplesmente sobreviver
Tentando não naufragar
Mesmo à deriva preciso navegar
Com esperança
De um dia porto seguro vou encontrar.
POEMAS LUSOS.
Escola 19 de Julho
Prof:Helena
Unidade 2
Atividade 1
Navegar na internet é muito prazeroso e cada vez mais comum em nosso dia-a- dia, pois ela nos oferece vários tipos de informações, ampliando assim o nosso entendimento e conhecimento.
Escola 19 de Julho
Prof:Helena
Unidade 2
Atividade 1
Navegar na internet é muito prazeroso e cada vez mais comum em nosso dia-a- dia, pois ela nos oferece vários tipos de informações, ampliando assim o nosso entendimento e conhecimento.
Escola 19 de Julho
Prof:Helena
Unidade 2
Atividade 1
Navegar na internet é muito prazeroso e cada vez mais comum em nosso dia-a- dia, pois ela nos oferece vários tipos de informações, ampliando assim o nosso entendimento e conhecimento.
Escola 19 de Julho
Prof:Helena
Unidade 2
Atividade 1
Navegar na internet é muito prazeroso e cada vez mais comum em nosso dia-a- dia, pois ela nos oferece vários tipos de informações, ampliando assim o nosso entendimento e conhecimento.
Escola 19 de Julho
Prof:Helena
Unidade 2
Atividade 1
Navegar na internet é muito prazeroso e cada vez mais comum em nosso dia-a- dia, pois ela nos oferece vários tipos de informações, ampliando assim o nosso entendimento e conhecimento.
Demozélia
Navegar à deriva é fazer uma viagem que poderá trazer muitas surpresa, que podem ser boas ou ruins.O melhor é viajar quando temos uma direção, um rumo, mesmo que não conhecemos o caminho, com um norte abusca será mais aproveitosa. Os hipertextos nos permitem a novos conhecimentos, mas precisamos ter cuidado.Tive dificuldade em navegar,pois estou começando agora,tudo no início é difícil, acredito que o importante é não desistir.
PARA MIM FOI INTERESSANTE, MAS AO MESMO TEMPO É ESTRANHO PORQUE NAVEGAR A DERIVA PODE SER ÓTIMO, MAS MELHOR MESMO É COM UM OBJETIVO.
Luciana e Valdirene
Unidade 2
Atividade 1
A navegação livre em primeiro momento é algo bem agradável,pois vamos onde queremos, no entanto pode-se tornar improdutiva uma vez que, quando não se tem um objetivo a seguir não conseguiríamos chegar a lugar algum.
Luciana e Valdirene
Unidade 2
Atividade 1
A navegação livre em primeiro momento é algo bem agradável,pois vamos onde queremos, no entanto pode-se tornar improdutiva uma vez que, quando não se tem um objetivo a seguir não conseguiríamos chegar a lugar algum.
o comentário anterior é da cursista Cristiane Aparecida Santo Wechenfelder
Unidade 2
Atividade 1
Marlene e Eugenia disseram:
A navegação sem um objetivo planejado é sem produtividade a o que se pretende
trabalhar,pois todos os
alunos naquele momento não estão vinculados ao mesmo interesse e buscam realizar o que esta despertando ou almejando tal interesse,
Peixoto de Azevedo 15-09
Turma Sebastiani
Unidade 02
Gerysmar - Escola Vinicius de Moraes
Sem planejamento, somos alvo fácil, podemos ser surpreendido por uma aluno ou por nos mesmo, quando o repertório acaba e a aula continua.
Para um comandante com seu barco, se ve navegando sem ter idéia de onde esta seu porto seguro, e sem quando o farol do porto vai se acender, ai sim estamos navegando a deriva, e nosso alunos são os tripulantes desta navegação. Estaremos todos fadados ao naufrágio.
Francisco Ferreira Fernandes - Gerysmar.
Unidade: 02
Atividade:01
Turma Sebastiani
Grupo: Rosie e Sonilde
Tema: Navegar a Deriva
Navegar nos sites livremente é maravilhoso é como estar viajando na imaginação, nos sentimos úteis e prazerosas,pois estamos aprendendo novos caminhos de aprendizado pela internete ampliando assim o nosso entendimento e conhecimento.
IARA SIMA
NAVEGAR.........
Navegar é andar sem precisar sair do lugar , basta ter vontade e espírito de aventureiro.
Podemos conhecer o mundo inteiro , comer , beber, dançar ,participar de festas típicas de qualquer país .Basta só navegar na internet
Unidade 02
Josefa Alves Paixão - Escola Vinicius de Moraes
Navegar a deriva as vezes é bom, porque você se sente a vontade, já para trabalhar com aluno na sala de informática, não importa serie ou idade, você precisa ter planejamento para poder saber onde quer chegar, pois você tem que ter um ponto de partida e outro de chagada, sentindo se seguro do que planejou e dando segurança para sua turma.
TURMA: SEBASTIANI
PROF. GENILDE
E.M.JARDIM DAS FLORES
PEIXOTO DE AZEVEDO
UNIDADE 2 ATIVIDADE 1
TEMA: NAVEGAR A DERIVA
É bastante interessante navegar na deriva,pois nos da a oportunidade de fazer pesquisas sobre vários assuntos.Mas é necessario que para se navegar a deriva é importante se faça um objetivo para se pesquisar um determinado assunto,para que se torne uma pesquisa mais proveitosa.
Unidade 2
atividade 1
GENI
ELZI
Quando navegamos livremente sem objetivo não temos aproveitamento.Ao navegarmos precisamos ter um planejamento, para podemos atingir nossa meta no qual queremos alcançar.
Unidade II
Atividade I
Turma da sebastiani
Sandra e Elizeth
Navegar a deriva é como voar, sabemos onde vamos pousar, mas enquanto estamos nas alturas, estamos livres ao sabor das correntes de ar, porém para nós educadores quase nunca nos permitimos vôos livres, sempre uma preocupação pedagógica nos alerta: Terra chamando!!!!!!!!!! Mas voltando aos mares do conhecimento devo dizer que sonhar, voar, navegar é preciso.
UNIDADE
Foi ótimo essa pesquisa livre na internet,pois é fundamental estarmos sempre procurando assuntos que interessa saber,no nosso cotidiano.Mas quando se trata de aula temos que ter um roteiro,para não perder tempo.
IVANEDE ANA E RAIMUNDA
TURMA: SEBASTIANI
PROF. GENILDE
E.M.JARDIM DAS FLORES
PEIXOTO DE AZEVEDO
UNIDADE 2 ATIVIDADE 1
TEMA: NAVEGAR A DERIVA
É bastante interessante navegar na deriva,pois nos da a oportunidade de fazer pesquisas sobre vários assuntos.Mas é necessario que para se navegar a deriva é importante se faça um objetivo para se pesquisar um determinado assunto,para que se torne uma pesquisa mais proveitosa.
Sou a professora Irene, trabalho na Escola Estrelinha do Norte. em Guarantã do Norte-MT.
Turma Alzira
Professora:Nilsa apª Santos Costa
Ativ1 uni2
Houve diferença nos caminhos navegados entre a realizaçõa da atividade, apareceram vários conceitos de internet, hipermídia e hipertexto, e após muitas leituras cheguei ao resultado esperado, os cursistas da minha turma não se perdeu na navegação. A principio é através da navegação à deriva que fazemos descobertas.
Turma Alzira
Ativ.2.a
Internet - Wikipédia, a enciclopédia livre
A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.De acordo com dados de março de 2007, a Internet é usada por 16,9% da população mundial (em torno de 1,1 bilhão de pessoas).A palavra Internet é tradicionalmente escrita com a primeira letra maiúscula, como um nome próprio.
Turma Alzira
Ativ.2.b
hipertexto - Wikipédia, a enciclopédia livre
O hipertexto produz um elemento novo que e a simultaneidade da produção e da circulação do hipertexto. Interatividade É possível ampliar-se os elementos disponíveis ao mesmo tempo na superfície do hipertexto, imagens, enciclopédias. Como conseqüências têm o sensível aumento do papel casual, dando ao leitor a pouca confortável sensação do seu domínio sobre o hipertexto, que no final é máxima. A origem do termo HIPERTEXTO O termo hipertexto foi criado no início os anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a idéia de escrita/ leitura não linear, em um sistema de informática. A compreensão do conceito do hipertexto se dá com o conhecimento de alguns conceitos elementares e a forma como os hipertextos diferem dos documentos em papel a que estamos habituados. Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas.
Turma Alzira
Atv3 uni2
Professora:Nilsa apª Santos Costa
Após ler os relatos dos colegas cursistas referente o tema estudado, achei todos bem interessantes mas os três que mais me chamou a atenção foi o AMELIA VITORIA PARREIRA, quando diz que
Hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede, o da texto da cursista Marineuza Carbolin, quando afirma que o
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente.
Se tomarmos como exemplo a Internet, cada website é um hipertexto, pois os links das páginas fazem com que fragmentos de textos se unam a outros, deixando a cargo do leitor a formação de seu próprio texto. E o texto que encontrei na Wikipédia, a enciclopédia livre, pois mostra que o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas.
TIC 2
Atv 1
Angelita Severo
Navegar a deriva é muito bom, pois nos permite ir além, buscar novos rumos e métodos para bem desenvolver nossas atividades cotidianas pois, para obtermos bons resultados precisamos planejar,observar,discutir,para depois colocarmos em prática nossos objetivos. Para isso é necessário estar informados,e preparados e dispostos a encarar as novidades tecnológicas para que nossos alunos sejam contemplados com novos metodologias na educação. Com as novas descobertas verificamos que navegar é maravilhoso!
Turma Emerson
Unidade-2
Atividade -1
Marlene- E.E. Cecília Meireles.
Hoje, utilizar os recursos que a internet oferece, é algo que nos proporciona ir além dos nossos conhecimentos, pois a cada vez que acessamos a internet estamos dispostos a nos perder nos nossos rumos, isso se não tivermos objetivos ao acessá-la, é possível que nos tornemos, um barco à deriva, sem rumo e sem destino...
Assim é o nosso aluno, se não tivermos convicção do que queremos e que objetivos eles alcancem ao fazer os usos das tecnologias, eles também estarão e ficarão à deriva.
Turma Emerson
Unidade -2
Atividade -1
Lucimar - E.E. Cecília Meireles.
O uso da internet hoje é muito interessante, porém devemos tomar o cuidado de não navegar a deriva, pois a mesma é muito ampla com hipertextos abrangentes e diversificados, por isso quem não tem um pouco de conhecimento se perde pelo caminho e não consegue atingir seus objetivos, em suas pesquisas, devemos sim, ter a prática de navegação direcionada ao que nos interessa.
Com o nosso aluno não deve ser diferente, nós professores devemos ter claro os sites em que nossos alunos poderão fazer a pesquisa que é interessante naquele momento, para aquele determinado assunto, pois se deixarmos ele à deriva, chegará o final da aula e ele não atingiu o objetivo proposto.
Atividade 1 Unidade 2
Prof. Elizama Leite de Almeida
E.E Kreen Akarore
Turma: Marcia Vacaro
Peixoto de Azevedo
Navegar a deriva nem sempre corresponderá a uma atividade que resulte posisitivamente. No nosso caso, foi uma atividade prazerosa pois tivemos a oportunidade de "viajar" por sites interessantes que mostravam lugares turísticos do Brasil.Tive a oportunidade de ve lugares fantásticos do nosso país. Mas, para isso tínhamos um tempo determinado e os objetivos que se queria alcançar.Portanto a atividade de navegar a deriva precisa estar bem planejada para que se alcance os resultados esperados.
Sobre se perder na navegação, a maioria conseguiu navegar tranquilamente,nao tendo problemas em voltar as páginas iniciais.
ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
ATIVIDADE 1
NEUSA SEMENSATE SILVA
TURMA 1 MARCIA
COMO NAVEGAR Á DERIVA
COMO ME SENTI NAVEGAR SEM DESTINO.
PARA EU QUE ESTOU COMEÇANDO FOI MUITO BOM, POIS NAVEGAR ASSIM É DIVERTIDO É UMA EXPERIENCIA BOA, APRENDER PARA PASSAR PARA OS NOSSOS ALUNOS APESAR DE QUE ELES JÁ SABEM MUITO SOBRE A INTERNET, PARA MIM COMO PROFISSIONAL DA EDUCAÇAÕ SEMPRE NOS TRAZ A LIBERDADE DE EXPRESSAÕ PARA APRENDER COISAS NOVAS E TER NOÇAÕ DE COMO É NAVEGAR SEM DESTINO CLIK EM TUDO UM POUCO E SE SENTIR UM POUCO CRIANÇA, TENDO A NOÇÃO DE LIBERDADE.
Escola Estadual Kreen Akarore
Laura Leão
Turma 1 – Márcia
Navegar é bom.
Navegar é muito importante, porque através da navegação eu posso sonhar ir além. É melhor ainda sem sair de casa ou de onde eu estiver ligada na Net. E sempre que estamos de folga vamos logo a navegar, Os roteiros dessa viagem nós levam os temas mais divertidos e interessantes.
Navegar é abrir as portas para descoberta, novas curiosidades novos horizontes, percorrendo assim por diversos espaços,consultar sequencialmente diversos hipertexto acionando, percorrendo viajando por diversos espaços consultar toda curiosidade. Diversos hipertextos acionando os links neles contidos para passar de um para outro.
Desta forma entende-se que é cada vez mais urgente pensar em dominar as curiosidades. Assim é que, para fazer novas descobertas desenvolver um trabalho a que nos propomos,apresentando aos nossos alunos com o objetivo que nossas aulas sejam diferenciadas podemos descobrir varias curiosidade navegando.
Professora formadora: Luciana Ortega Zanatta
Cursista: Raquel Cristina Ortega Zanatta
Escola Monteiro Lobato
Modulo 2 Atividade 1
O poema de Vinicius, navegar a deriva, comenta sobre os riscos e prejuízos que a educação corre ao praticarmos atos isolados, sem ideais e sem objetivos visíveis, toda escola, deve ter o seu ponto de partida e o que se quer realmente alcançar com suas praticas pedagógicas. As atividades em grupo, proporciona a troca de experiências, promovendo o debate sobre atividades, textos interessantes sobre a problemática educacional e o uso na Internet, promove um espaço a mais para pesquisas e forma de ampliar conhecimentos.
NARA COLVERO
A Diveo em parceria com a Softtec oferece um provedor que consta na internet como líder de solução, especificado como a tecnologia da informação que busca acesso eficiente e seguro, tendo maior garantia de performance e redução de custo. Oferecem o provedor dito mais completo com soluções locais de telecomunicação com toda infraestrutura necessária para serviços de gerenciamento e operação remota de aplicações com redução de custo dos serviços contratados para empresas de pequeno, médio e grande portes.
A Diveo Broadband Networks® é um provedor completo de soluções que fornece infra-estrutura para implementar, integrar e gerenciar soluções completas de telecomunicações e data centers para empresas de pequeno, médio e grande portes. Com sede em Fort Lauderdale, Estados Unidos, a empresa mantém dois data centers interligados por uma rede panregional — Brasil e Colômbia — e destaca-se pelo acompanhamento constante da evolução e das necessidades de seus clientes, oferecendo produtos e serviços de última geração e rapidez na entrega e implementação.
E.E KREEN AKARORE
PXTO DE AZEVEDO MT
MARIA DO SOCORRO BRASIL
fOI muito gratificante fazer esta atividade, pois me levou a navegar por horas e o que é melhor, sem me a ter do tempo. Navegar a deriva nos leva a mundo jamais imaginado, ficamos sabendo de coisas incriveis. É um mundo de informações sem fim. Foi navegando que vi como facilitou nosso trabalho, e tornou nosso trabalho prazeroso. Uma colega colocou um trecho do poema de Fernado Pessoa "viver não é preciso, mas navegar é preciso".Só o que Fernado Pessoa nao sabia, é que estava profetizando, e que iriamos navegar sem sair de nossas casas. Esta tcnologia veio facilitar nossas vidas
AHAHAHAH EU TO RINDO ATOP
UNIDADE:2
ATIVIDADE:1
ORIENTADORA:JISLAINE LUZ
ESCOLA M. BEIJAFLOR
PROFª TEREZINHA LINDACIR BUSSOLARO
TEMA: NAVEGAR A DERIVA
nossas buscas como educadores não deve ter limites, com esta nova tecnologia que vai nos auxiliar muito como educando,assim devemos estar sempre preparados, é como uma viagem em alto mar devemos estar preparados para os obstaculos que nos cercam. Porém desistir nunca, um dia chegaremos lá, os obstaculos serão sanados com a insistência, boa vontade e o querer.
FORMADORA: JISLAINE LUZ
ESTAGIARIA: SILVIA KÁTIA DE SÁ
UNIDADE 2
ATIVIDADE: 2a
TEMA: NAVEGAR A DERIVA
ESCOLA M. BEIJA-FLOR
GUARANTÃ DO NORTE-MT
a internet nos oferece um modo de navegar que nos leva a conquistar mundos distantes que muitas vezes são desconhecidos para nós. A experiência da viagem por este meio é como se sempre a primeira ( sem as duvidas e os medos), a emoção e a vontade de conhecer cada vez mais, é inestimável, somos detentores de um conhecimento que a cada dia evolui mais só depende de nós mesmos, então sem medos vamos navegar, e se errarmos, vamos de novo e quantas vezes mais forem necessárias. Pois errar é humano e nada melhor do que aprender com nossos próprios erros..
FORMADORA: JISLAINE LUZ
ESTAGIARIA: SILVIA KÁTIA DE SÁ
UNIDADE 2
ATIVIDADE: 1
TEMA: NAVEGAR A DERIVA
ESCOLA M. BEIJA-FLOR
GUARANTÃ DO NORTE-MT
Navegar a deriva é uma viagem na qual não devemos embarcar devemos saber de onde saímos e principalmente para onde vamos, qual é o nosso objetivo, o mundo virtual é bom, mas devemos saber aproveita-lo, então nada de viagens sem planejamentos, e boas descobertas a todos..
Navegar à deriva
Quem navega à deriva aprende que há mares dentro do mar à vista, é assim o navegar na era digital onde estamos aprendendo a aprender, o mar é vasto e na profundidade secreta encontraremos as inovações que precisamos para dar um novo sentido ao trabalho pedagógico, buscar coisas novas é ir além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos, é saber que também há botes e salva-vidas, água potável para saciar a sede que temos de aprender.
PROFESSORA CURSISTA – SALETE APARECIDA MORATELLI
TURMA EBENEZER
CIDADE – GUARANTÃ DO NORTE
PROFESSORA FORMADORA – GISLAINE DA LUZ
Navegar à deriva
Quem navega à deriva aprende que há mares dentro do mar à vista, é assim o navegar na era digital onde estamos aprendendo a aprender, o mar é vasto e na profundidade secreta encontraremos as inovações que precisamos para dar um novo sentido ao trabalho pedagógico, buscar coisas novas é ir além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos, é saber que também há botes e salva-vidas, água potável para saciar a sede que temos de aprender.
Formadora: Jislaine Luz
Professoras: Abadia e Rosangela
Unidade 2 – Atividade 1
Escola Ebenezer
Tema: Navegar a deriva
Navegar a deriva
Sim houve muitas diferenças nos caminhos navegados, por que há vários caminhos a navegar, para chegar a um resultado, com diferentes etapas de conhecimentos, onde cada navegador descobre algo, de seu interesse e com significado ao assunto pesquisado.
Quando a se perder, ninguém encontrou dificuldades em navegar, pois se tem conhecimento de navegação é com tranqüilidade quando necessário sempre voltando para o inicio.
Com certeza à sempre ganhos em navegar a deriva, navegar a deriva ajuda a ampliar os conhecimentos abrindo um leque de informação onde há novos horizontes e possibilidades de conexão com o mundo.
Formadora: Jislaine Luz.
Professoras: Áurea
Unidade 2 - Atividade 1
Escola Beija Flor e Ebenezer
Tema: Navegar a Deriva
Navegar a Deriva
Navegar a deriva sem rumo não nos leva a lugar nenhum e podemos nos deparar com monstros imaginários que nos amedrontam. Portanto navegar na internet a deriva também não nos leva a lugar nenhum. Podemos nos perder com a quantidade de informações que encontramos. Navegar na internet é maravilhoso, mas temos que ter um objetivo. Antes de tudo temos que ter pelo menos, ter o mínimo de domínio sobre como usá-la. Senão corremos o risco de ficar para trás, pois as crianças hoje têm mais facilidade em aprender a manusear as novas tecnologias que muitos professores.
Devemos, portanto, buscar ampliar nossos conhecimentos sobre essas novas tecnologias para não ficar a deriva da informática.
Formadora: Jislaine Luz.
Professoras:Edira
Unidade 2 - Atividade 1
Escola Beija Flor e Ebenezer
Tema: Navegar a Deriva
Navegar a Deriva
Navegar a deriva sem rumo não nos leva a lugar nenhum e podemos nos deparar com monstros imaginários que nos amedrontam. Portanto navegar na internet a deriva também não nos leva a lugar nenhum. Podemos nos perder com a quantidade de informações que encontramos. Navegar na internet é maravilhoso, mas temos que ter um objetivo. Antes de tudo temos que ter pelo menos, ter o mínimo de domínio sobre como usá-la. Senão corremos o risco de ficar para trás, pois as crianças hoje têm mais facilidade em aprender a manusear as novas tecnologias que muitos professores.
Devemos, portanto, buscar ampliar nossos conhecimentos sobre essas novas tecnologias para não ficar a deriva da informática.
Professora cursista: Rosangela G. Carnio
Turma: Ebenezer
Cidade: Guarantã do Norte
Professora formadora: Jislaine da Luz
Atividade 1
Tão grande como o oceano é a interne, com grande leque de opções metodológicas, de possibilidades de organizar sua comunicação com os alunos enfim cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias formas de tecnologia e procedimentos metodológicos.
É importante que cada docente encontre o que lhe ajuda mais a sentir-se bem, ensinar bem, ajudar aos alunos que aprendam melhor.Diversificar é a palavra do momento. Até mesmo quando navegamos a deriva ou seja sem rumo, chegamos a algum lugar.
TURMA JISLAINE LUZ
UNIDADE 1
ATIVIDADE 1 FABIANA ROTTA
Sou professora, formada em pedagogia e Pós Graduada em Psicopedagogia, leciono na Escola Municipal Darcy Ribeiro e também na escola Beija-Flor.
Estou sempre aprendendo com meus colegas e também com meus alunos. Procuro sempre buscar novos meios de me atualizar para repassar aos meus alunos.
Procuro sempre instigá-los para que eles possam buscar meios para sanar suas duvidas e complementar seus conhecimentos assim trabalho a fim de inseri-los as novas tecnologias, para prepará-los para um mundo que esta cada vez mais exigente e a cada dia com mais ferramentas tecnológicas.
Tento ao máximo sempre preparar aulas atraentes para que eu possa envolver os meus alunos ao tema que eu vou trabalhar, despertando neles o prazer de aprender. Promovo debates para que eles tenham a oportunidade de expor suas idéias e aprender a ouvir e a respeitar as idéias e opiniões de seus colegas.
Preocupa-me muito a falta de interesse que esses alunos estão, mais isso me motiva a criar e a buscar sempre novos meios a fim de despertar-los para o mundo da aprendizagem.
Para que possamos dar o melhor aos nossos alunos é preciso querer e aceitar estar em constante transformação.
DORACI
UNIDADE 2
ATIVIDADE 1
De acordo com o poema e as experiências vividas no dia a dia, sabe-se que se torna inviável ou pelo menos desastroso se trabalhar com alunos na internet, sem prévia pesquisa do professor e elaboração de roteiros, sites e atividades a serem desenvolvidas pelos alunos.
Para que haja uma verdadeira aprendizagem deve haver um verdadeiro comprometimento por parte do professor, pesquisando, organizando e direcionando sites aos alunos, para que o trabalho seja a contento, de acordo com os objetivos propostos.
VALDETE ATIVIDADE 2a
Professora cursista: Valdete Brasil da Silva
Turma: Ebenezer
Cidade: Guarantã do Norte
Professora formadora: Jislaine da Luz
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. ...
Educar é colaborar para que professores e alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, no seu caminho pessoal e profissional no seu projeto de vida. No desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornarem-se cidadãos realizados produtivos.
Na sociedade da informação, todos estão reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender, a integrar o humano e o tecnológico;
Uma mudança qualitativa no processo de ensino/ aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais.
Passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a internet sem aprender a explorar todas as possibilidades de cada meio.
TIC 2
Atv 1
Lucimere Gomes da Silva
Navegar a deriva é poder viajar sem sairmos do lugar,nos permite ir além daquilo que sonhamos um dia conhecer, buscar novos rumos e métodos para bem desenvolver nossas atividades em sala de aula e em nosso vida pessoal. Pois, para obtermos bons resultados precisamos planejar, observar, discutir, para colocarmos em prática nossos objetivos. Para isso é necessário estar informados, preparados e dispostos a encarar as novidades tecnológicas. Para que assim, nossos alunos sejam contemplados com novos métodos inovadores de conhecimento na educação. Não podemos ver hoje, a tecnologia sem informática e nem mesmo a informática sem navegar.
Unidade- 2
Atividade -1
Trma: Marcia
Prof: Rosimary S.da Silva
Escola:Monteiro Lobato
Peixoto de Azevedo-MT
De acordo com o poema, navegar a deriva,sem rumo é algo que jamais deveremos fazer.Voltado para sala de aula,o texto mostra que tudo que formosfazer tem que ter sintido, temos que e3star preparados sempre.
Hoje podemos dizer: navegar é preciso, pois preciso viver...e assim como viver não é tão facil, navegar pela internet com um objetivonão é tão simples quando parece, pois se o navegante não estiver o conhecimento,habilidade em manusear o programa, definir o que realmente quer pesquisar, a viagem poderá se tornar um desastre e os passageiros ficarão à deriva.O mar da internet apresenta milhões de ondas, ou, milhões de informações, porém se precisa definir um rumo para não se perder não cair em tempestades.
Unidade- 2
Atividade -1
Trma: Marcia
Prof: Rosimary S.da Silva
Escola:Monteiro Lobato
Peixoto de Azevedo-MT
De acordo com o poema, navegar a deriva,sem rumo é algo que jamais deveremos fazer.Voltado para sala de aula,o texto mostra que tudo que formosfazer tem que ter sintido, temos que e3star preparados sempre.
Hoje podemos dizer: navegar é preciso, pois preciso viver...e assim como viver não é tão facil, navegar pela internet com um objetivonão é tão simples quando parece, pois se o navegante não estiver o conhecimento,habilidade em manusear o programa, definir o que realmente quer pesquisar, a viagem poderá se tornar um desastre e os passageiros ficarão à deriva.O mar da internet apresenta milhões de ondas, ou, milhões de informações, porém se precisa definir um rumo para não se perder não cair em tempestades.
Unidade 2
Ativi: 1
ESCOLA GUARANTÃ
DORALICE MARQUEZI
Navegar à deriva de Marcus VinÍcius
A internet é o mar e as informações infinitas são as ondas e nós somos os navegadores dentro desse mar da internet temos que ter um ponto de partida e chegada e temos que ter um comandante e muitas vezes somos nós .O navegante tem que ter conhecimento e habilidade em manusear o programa, diferente quer pesquisar, senão a viagem poderá se tornar um desastre e os passageiros ficarão a deriva. A maior parte dos alunos e professores sabem navegar a deriva e os ganhos sempre de quem está a deriva nesse mar infinito de informações.
Unidade 2
Rosimére E.E Bairro União
atividade 1
De acordo com o poema navegar a deriva é muito bom, a internet hoje tem encurtado o caminho de muitos, tanto na educação como em outras informações também segue os cursos superiores a distância e os demais cursos de formação por exemplo Formação pela escola. A internet tem dado um suporte ao consumidores auxiliando em compras rápidas pela via internet vindo pelos correios como eletrodomésticos, automóveis entre outros. Hoje na educação a internet é uma tecnologia favorável na área de pesquisa que podem trazer para a sala de aula mais informação e conhecimento. as crianças hoje esta inserida num mundo de informação como se fosse um adulto, é claro que são um adulto em miniatura, isso facilita nas produções textuais, os diversos tipos de texto faz a criança vivenciar e desenvolver uma aprendizagem significativa.
Rosimére E.E Bairro União
atividade 1
De acordo com o poema de Marcus de Vinícios navegar a deriva é muito bom, a internet hoje tem encurtado o caminho de muitos, tanto na educação como em outras informações também segue os cursos superiores a distância e os demais cursos de formação por exemplo Formação pela escola. A internet tem dado um suporte ao consumidores auxiliando em compras rápidas pela via internet vindo pelos correios como eletrodomésticos, automóveis entre outros. Hoje na educação a internet é uma tecnologia favorável na área de pesquisa que podem trazer para a sala de aula mais informação e conhecimento. as crianças hoje esta inserida num mundo de informação como se fosse um adulto, é claro que são um adulto em miniatura, isso facilita nas produções textuais, os diversos tipos de texto faz a criança vivenciar e desenvolver uma aprendizagem significativa.
Atividade 1 - unidade 2
Navegação à deriva
Penso que o poema de Marcus Vinicius fala da importancia da leitura dos hipertextos que a mediada que os lemos, somos levados a buscar novos textos aguçados pela curiosidade e pela necessidade de conhecer cada vez mais o que esta a nossa volta. Nesse caminho de conhecer cada vez mais as vezes podemos distanciar do projeto que fizemos ou do percurso que traçamos porém essa flexibilidade é interessante para podermos aprender. Quando o autor informa que pra quem navega à deriva “há vida além...” penso que ele queria dizer que não há limites para o conhecimento, mas a medida que conhecemos algo, estamos conscientes de que precisamos aprender, conhecer mais.
Neemias Silvino dos santos
Escola Estadual Bairro União – Matupá - MT
Zeila Brizolla Escola Bairro União
Unidade 2 Atividade 1
Para que ocorra uma real aprendizagem o educador ao apresentar um conteúdo aos seus educando deve ter em mente qual é o seu objetivo e o que quer e espera alcançar ao apresentar tal conteúdo. Caso contrário, ira navegar a deriva e ficara a ver navios sem chegar a um porto seguro.
Como diz Marcus Vinicius;
“quem navega à deriva
acredita que há nos mares miragens, portos
inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas
água potável, aves voando sobre terra, vertigem...”
Porém, se o educador quer fazer uma experiência, “ver no que vai dar”, ele poderá ate navegar a deriva com seus alunos, mas deve estar consciente de que não trará um resultado satisfatório no final. Veja!
quem navega à deriva
se perde da costa, do farol na torre, dos olhares
atentos, dos radares, das cartas de navegação
imigra para mares de imprevista dicção.
Agora , ao fazer esta experiência de navegar a deriva, encontrei muitos temas importantes, sites,... mas soube encontrar o caminho de volta à pagina inicial.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/o sit que eu naveguei é sobre a Educação Infantil "cançoes de ninar" onde as crianças nesta faixa etaria estão em pleno desenvolvimento de suas percpções. Gosto muito de ler, refletir sobre esse assunto, amo edu. infantil e gosto muito de entender como essas criaturinhas se desenvolve. e os sits que busco para ler é sempre para aprimorar meus conhecimentos.ana maria de jesus moura
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/legislacao/prepare-se-novo-aluno-esta-chegando-496498.shtml o
sit que naveguei fala sobre o ensino de nove anos que começa aos 6 anos o 1ª ano do ensino fundamenta e que antes era considerado pré escolar. agora entra no ensino fundamenta. segundo depoimento da professora patricia corsino que a classe pobre não frequenta a escola antes dos 6 anos de idade. marilei trindade
Silvana
Mundo Encantado
http://www.painelcriativo.com.br/category/artesanato-com-eva/este site apresenta ideias para datas comemorativas,bonitas criativas simples,e facil de fazer o que facilita bastante para quem gosta de praticidade,além de conter os moldes.
Kelly Vanessa
www.contandohistoria.com
As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, isso resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, e esse site vem mostrando o mundo da leitura de uma forma encantadora.
Mundo Encantado da Criança
Atividade1 - unidade2
Edison marques de amorim
Www.sobiologia.com.br
Terra é um tipo de solo bastante fértil, caracterizado por ser o resultado de milhões de anos em decomposição de rochas de arenito-basáltico originadas do maior derrame vulcânico que este planeta já presenciou, causado pela separação da gondwana, América da Sul e África - datada do período Mezozóico. É caracterizado pela sua aparência vermelho-roxeada inconfundível, devida a presença de minerais, especialmente Ferro.
No Brasil, aparece nas porções ocidentais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sudeste do Mato Grosso do Sul, destacando-se sobretudo nestes três últimos estados por sua qualidade.
VERONICE Mª R. SCHWARZER
E. E. KREEN AKARORE GTÃ
UNIDADE 2 –ATIVIDADE 1
NAVEGAR A DERIVA
Navegar é preciso, a deriva só se quisermos pois é muito bom navegar,ainda mais se podemos encontrar as respostas em tantas janelas que se abrem. Claro que muitas vezes é mais comodo ficar no porto onde alguns só nos vejam flutando ,mas é importante não deixar o barco afundar pois na educação , no atual contexto quem não se virar para adquirir o mínimo de conhecimentos sobre novas tecnologias e usá-las com os alunos é bem capaz de mais dia menos dia cair fora.AÍ SIM O BARCO AFUNDA OU FICA A DERIVA.
Atividade 1 (modulo 2) Fabiana Cristina Rotta
Navegar a deriva,como tudo na vida, existe os dois lados o positivo e o negativo . Quando se tem um tempo maior à disposição, navegar a deriva pode ser enriquecedor, mas mesmo assim não podemos perder o foco. Ao navegar, conseguimos fontes diversas de um mesmo assunto, confrontar os dados e enriquecer nossa pesquisa.
Para quem não tem o hábito de pesquisar, de navegar, pela internet, isto pode se tornar um martírio, pois quando se der conta, estará em outro assunto, não relacionado ao tema e não saberá mais como voltar. Para quem já tem o hábito, por mais que a pessoa se perca, facilmente retornará ao seu objetivo. Hoje não consigo ficar sem essa tecnologia, navegar é maravilhoso
ESCOLA MUNICIPAL MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA
MATUPÁ - MT
ANA PAULA ALVES SOUZA
UNIDADE 2 – ATIVIDADE 1
TEMA: NAVEGAR À DERIVA
SABER NAVEGAR NA INTERNET HOJE É FUNDAMENTAL, POIS AS INFORMAÇÕES SÃO TANTAS E PODEM SER BEM COMPARTINHADAS PELOS USUARIO DA INTERNET. ALEM DOS LIVROS A INTERNET POSSIBILITA CONHECIMENTO E INFORMAÇÕES ATUALIZADAS, PORTANTO NAVEGAR A DERIVA TAMBEM FORMECE ESPAÇO PARA UM GRANDE APRENDIZADO E QUANDO SE TEM UM OBJETIVO TUDO FICA MAIS RAPIDO, NA VERDADE NA NET O TEMPO PASSA E NEM PERCEBEMOS, SENDO ASSIM NAVEGAR É PRECISO E MOTIVADOR PARA TODOS NÓS.
ATIVIDADE 1
EE BAIRRO UNIÃO
NARA L COLVERO
Navegar à deriva é diversão. Navegar para estudo ou trabalho é limitado. Cuidados devem ser tomados para não se perder em assuntos não importantes para devido momento, perdendo-se tempo com informações excessivas ou viciando em okurt, mensagens de e-mail, msn, viajando para longe do objetivo desejado e perdendo a noção de tempo. É necessário saber utilizar a internet canalizando o que é de interesse não ficando à deriva de lixos de internet, vírus, sites de compras não confiáveis e outros. Para saber utilizar a internet temos a opção deste curso de Tecnologia da Informação e Comunicação que traz textos e hipertextos com informações precisas e atualizadas. Temos os manuais de utilização dos programas da Seduc, por exemplo, a própria técnica que trabalha no laboratório de informática presta assistência e informa alguns sites indicados para a escola e o Google que estou citando como uma ferramenta poderosíssima quando digitamos de forma bem simples o que precisamos pesquisar.
Formadora Gislaine da Luz
Professora Aparecida Gonçalves
Unidade 2 – Atividade 1
Escola Municipal Beija Flor
Guarantã do Norte – MT
Tema – Navegação a Deriva
O Texto de Marcus Vinicius, Navegar a deriva, nos mostra que a internet, é hoje um instrumento que nos capacita, apresentando múltiplas idéias de atividades, tanto na área educacional como em outras áreas de conhecimentos. Mas é preciso ter um Porto Seguro a vista, para que essa navegação não fique a deriva, temos que ter um foco do que queremos encontrar, pois a internet nos oferece muitos conteúdos bons, ao mesmo tempo em que pode nos oferecer conteúdos falsos. Ela nos apresenta inúmeras opções do tema que desejamos procurar, tornando assim mais fácil o desenvolvimento das atividades em classe. Portanto só o que devemos nos preocupar é em sempre saber onde se quer chegar, para que não naveguemos a vida toda a deriva, sem um rumo certo.
Formadora Gislaine da Luz
DANIELI DA ROCHA
Unidade 2 – Atividade 1
Escola Municipal Beija Flor
Guarantã do Norte – MT
Tema – Navegação a Deriva
O Texto de Marcus Vinicius, Navegar a deriva, nos mostra que a internet, é hoje um instrumento que nos capacita, apresentando múltiplas idéias de atividades, tanto na área educacional como em outras áreas de conhecimentos. Mas é preciso ter um Porto Seguro a vista, para que essa navegação não fique a deriva, temos que ter um foco do que queremos encontrar, pois a internet nos oferece muitos conteúdos bons, ao mesmo tempo em que pode nos oferecer conteúdos falsos. Ela nos apresenta inúmeras opções do tema que desejamos procurar, tornando assim mais fácil o desenvolvimento das atividades em classe. Portanto só o que devemos nos preocupar é em sempre saber onde se quer chegar, para que não naveguemos a vida toda a deriva, sem um rumo certo.
ATIVIDADE 1 MODULO 2
SILVIA DILL
CEJA LUIZA MIOTTO- MATUPÁ
NAVEGANDO A DERIVA
Na internet, existe um mundo de conteúdos á serem explorados, mas quem a visita, deve ter um planejamento para que não fique a deriva, freqüentando vários sites que não fazem parte do seu propósito. Pode ser de relevância na procura de algo novo sem muita relevância. Na unidade 2-atividade 1: estávamos com tudo programado, ficou tudo mais fácil, não nos perdemos e nem ficamos a deriva.O uso das tecnologias junto com as praticas nos leva a aprender.Quanto mais se pratica mais se prende.
Formadora: Jislaine da Luz
Professora: Ivonete Apª Rufatto
Unidade 2 – Atividade 1
Escola Municipal Beija-Flor
Guarantã do Norte – MT.
Tema: Hipertextos
Hipertexto é mais uma das vantagens trazidas pela tecnologia, através destes textos extraídos da internet, conseguimos abranger vários temas e assuntos ao mesmo tempo. Na maioria das vezes que vamos em busca de alguma coisa, encontramos várias versões para um determinado assunto e no meu ver, isso é muito bom, pois é uma pesquisa que no final elaboramos nosso próprio entendimento sobre o tema. Só temos que saber utilizar toda essa tecnologia a nosso favor. Não apenas fazer cópias fiéis das páginas, não é por ai pessoal.
turmasilvia@gmail.com
Adriana Gonçalves Pinheiro
Ivanei Teixeira Lopes
Marilene Souza Silva Carvalho
Navegar
Navegar é preciso, não podemos ficar parados a deriva sem objetivos, sem ter para onde ir .Toda vez que entramos para navegar é com intenção de buscar algo de interesse descobrindo novos rumos, portos onde possamos atracar o nosso “barco”.Este barco pode se referir a qualquer assunto de nossas vidas seja eles profissional ou pessoal. Precisamos saber onde estamos, para onde vamos, quais as prováveis turbulências que enfrentaremos durante o percurso desta viagem. Planejamento é necessário nessa jornada em busca de conhecimentos por mares desconhecidos, por tesouros ainda não encontrados. Sendo necessário mergulharmos de cabeça sem medo de alcançarmos novos conhecimentos.
turmasilvia@gmail.com
Angélica e Vitória
Unidade 2
Atividade 1
Sempre que se pretende ir em busca de algo, primeiramente precisamos saber o que buscamos e para que buscamos, para não ficarmos frustrados sem saber o que pretendemos. Para se agendar uma aula no laboratório de informática, o professor primeiramente deve ter um projeto, um planejamento, com objetivo do porque e para que dessa pesquisa. Levando em consideração o aprendizado dos educandos para assim vir atender as necessidades no processo aprendizagem. Contudo, para se ter um bom aproveitamento relacionado a pesquisa online é necessário um projeto e um objetivo para se ter um bom aproveitamento do que se deseja alcançar.
turmasilvia@gmail.com
Jilselia Ferreira Miranda
Atividade 1 unidade 2
Navegar na internet estar sendo cada vez melhor, pois através da mesma podemos encontrar varias coisas importantes para e para o nosso cotidiano. Mas para que isso aconteça é preciso que tenhamos um objetivo a ser realizado para obter um bom resultado no que estamos pesquisando. Do mesmo modo é na sala de aula onde temos que está sempre buscando algo novo e colocando em pratica tudo aquilo que aprendemos porque só assim enfrentaremos todas as dificuldades que vão surgindo e também estaremos de portas abertas para colaborar com os nossos alunos.
E.M. DOM HELDER CÂMARA
TURMA SILVIA
PROF CAROLINA RAFAELA
“NAVEGAR A DERIVA”
Tudo na vida, para ser bem elaborado, há a necessidade de um planejamento, para que não haja erros.
Navegar a deriva, hoje, não se enquadra na transmissão de conhecimentos dentro da sala de aula, pois cada conteúdo que trabalhamos com nossos alunos, tem que ser planejado antes de entrarmos em contato com eles, para que os mesmos não fiquem perdidos durante a aula.
Em certas situações, pode-se haver resultados negativos, pois nem tudo que fazemos tem 100% de aproveitamento perante nossas expectativas. Dependemos da concentração, interesse e disponibilidade de cada aluno para que a aula seja proveitosa, que tenha rendimento do conteúdo abordado. Se não houver uma porcentagem gratificante de aproveitamento, significa que tivemos uma navegação a deriva.
turmasilvia@gmail.com
Celma Francisca Carvalho Ramos
Maria Zuleide Aguiar da Costa.
Lisolete Ines Zanella Reina
Como vimos no texto, nada sem planejamento leva a um resultado positivo, mesmo quando buscamos uma informação na internet se não tivermos direcionamento nada iremos encontrar. Navegamos em alguns sites não encontramos muitas dificuldades de ir e vir mas, como
não tínhamos um objetivo ficou vaga essa busca. Ocorre nesse mesmo sentido um professor que
não tem um planejamento a seguir fica uma aula massante e sem objetivo.
turmasilvia@gmail.com
Vania C. Souza Chambó
Vou aonde o site me levar
Navegar na internet sem nenhum objetivo, as vezes encontramos coisas boas, mas a maioria das vezes perdemos tempo, no processo ensino/aprendizagem os docentes devem estar planejando para onde quer que seus alunos naveguem, pois uma aula no laboratório de informática sem alguma estrategia ou objetivo a ser alcançado, torna-se banal e sem nenhum aproveitamento. A internet nos leva a um mar de informações cabe a nós educadores aproveitar o que de melhor ela tem a nós oferecer. A tecnologia da informação é um mundo encantado de informações onde temos muito que desvendar podemos nos encontrar com o inesperado, achar aquela pessoa que há anos não viamos, ou ter serias dores de cabeça com sites perigosos. Navegue, navegue sempre, desfrute dessa nova tecnologia.
turmasilvia@gmail.com
Grupo: Marinelza S. Zark
Salete Regina
atividade 1
Os alunos dos tempos atuais independentes das camadas sócio-economicas a que pertencem estão acostumados com a velocidade, das informações dos gráficos, das artes animadoras, e outros recursos tecnológicos utilizados pelas programações audiovisuais que visam facilitar a compreensão das noticias, a informação dinâmica sistemática e rápida que não favorece a reflexão critica mais demorada. Ao entrar na sala de aula via de regra, os alunos encontram professores que só dispõem de giz, lousa e verbalização para transmitir o saber historicamente acumulado que precisa ser apreendido e apropriado para o estudante.
turmasilvia@gmail.com
Margarete souza gomes
margarete diz: navegar por navegar não trás um resultado muito positivo,tendo em vista que tudo pra sair bem e ter um bom aproveitamento depende de ser projetado e ter uma finalidade.Quando uma atividade é bem programada o resultado surte uma boa aprendizagem.portanto navegar a deriva poderá surtir um resultado dependendo do assunto a ser pesquizado e da faixa etaria que se propõe a navegar.Quando se pesquisa a deriva as informaçoes muda de rumo e não se concluem o que se obejiva a fazer tendo em vista que tudo depende de um planejamento e uma intensão.valendo lembrar que dentro do ambiente escolar todos os trabalhos propostos devem ter um plano direcionado a uma aprendizagem espicifica.Embora em alguns casos até surtirao alguns efeitos em se tratando de competências e informaçoes que o mundo virtuqal oferece.
turmasilvia@gmail.com
Atividade 01
Eury Atalaia
A internete utilizada de maneira aletaória, sem objetivos não não é muito bom , pois sabemos que exestem saites que teêm conteudos não apropriados para os alunos, então deixar os alunos navegar na internet, sem objetivos poderá ao invés de ajuda-los, criar problemas que poderão atrapalhar seu desenvolvimento mais tarde. Acho que sempre que levarmos nossos alunos para o laboratório, devemos ter um objetivo e que este venha de encontro com os assuntos trabalhados na sala de aula.
UNIDADE II
Atividade 01
Joseana Pereira
Maria do Carmo
Nós achamos que navegar à deriva é perigoso e também não é bom que nenhum educador entre em sala sem um planejamento prévio. Pois, a Internet é um espaço bem amplo e grandioso, onde existe muitas informações que não são adequadas aos educandos no ambiente escolar, ou até mesmo fora dele.Havendo sites perigoso que estimulam a pedofilia, a violênia, e a pornografia.
Os educadores tevem sempre estar monitorando as suas aula, para que não haja nenhum imprevisto. Sendo assim, se aula foi planejada a navegaçao não será à deriva.
UNIDADE II
Atividade 01
Geusa Jerry
Maria Petronília
Navegar à deriva é como entrar na sala de aula sem planejamento. Quando propormos uma atividade ao educando sempre temos as ações planejadas e preparadas, para que o aluno possa alcançar o objetivos que esperamos e que a aula se torne atrativa. Com o uso das TIC também terá que ser assim, para que aula não se torne monótona e que os alunos não fiquem à deriva, sem perspectiva, sem rumo ao realizar uma pesquisa na Net.
Unidade – 2
Turma Emerson
Atividade -1.
Comentário sobre navegação a deriva.
Quando navegamos pela internet, sem ter um rumo ou direção, ficamos sem saber o que fazer, mais quando nos utilizamos de meio para, encontramos uma maneira de melhorar nossa prática ou nosso conhecimento sobre um determinado assunto e muito prazeroso, pois estimula nossa criatividade, imaginação e as vezes nos leva a caminhos desconhecidos, mas, importantes para a nossa vida.
Na sala de aula precisamos estar preparados e dispostos a enfrentar todas as dificuldades que vão surgir e estarmos dispostos a colaborar com nossos alunos para sanar essas dificuldades.
Segundo o poema, navegar a deriva é ir sem rumos, em busca ao desconhecido. A internet é um mundo de possibilidades a se conhecer e aprender. Mesmo navegando sem rumo, ela nos proporciona conhecimentos, aprimoramos nossa leitura, abre varias portas de pesquisas em relação aos conteúdos, para obtermos uma boa aula com nossos alunos.
E por meio da internet, temos acesso a um universo de poemas de autores já conhecidos e consagrados em todas as línguas, de todos os estilos e linguagens.
Considero importantíssima essa difusão. Sem contar as traduções, as análises, os ensaios sobre poesia, os estudos sobre os poetas e suas criações.
Odete
turmasilvia@gmail.com
Renata
Unidade 2. Ativ 1
Hoje podemos dizer: navegar é preciso, pois preciso viver....E assim como viver não é tão fácil, navegar pela internet com um objetivo não é tão simples quanto parece, pois se os navegante não tiverem o conhecimento, habilidade em manusear o programa, definir o que realmente quer pesquisar, a viagem poderá se tornar um desastre e os passageiros ficarão à deriva.
turmasilvia@gmail.com
Renata
Unidade 2. Ativ 1
Hoje podemos dizer: navegar é preciso, pois preciso viver....E assim como viver não é tão fácil, navegar pela internet com um objetivo não é tão simples quanto parece, pois se os navegante não tiverem o conhecimento, habilidade em manusear o programa, definir o que realmente quer pesquisar, a viagem poderá se tornar um desastre e os passageiros ficarão à deriva.
Turmasilvia@gmail.com
Lisolete Ines Zanella Reina
Veronica Daufembach
Atrividade1
Quando você não tem direcionamento de qualquer atividade,independente, podendo ser particular ou profissional. Temos que observar para adquirir o máximo de infamação já que estamos navegando sem direção. Então quando saímos navegando, sem direção era estranho, mas mesmo assim é bom. Pois em se tratando de navegar qualquer atividade é átima, não se cansa e o tempo passa tão rapidamente. Quando estávamos navegamos alguns colegas tiveram dificuldade em navegar, no momento de voltar ao inicio de programa, geralmente fechavam o paragrama, tendo que reiniciar. Embora sem direção tivemos muito aproveitamento, tendo no final que colegas pudessem buscar um conhecimento maior no momento de navegar.
Atividade 2A
NELI PETRY-Nova Guarita
NAVEGAÇÂO À DERIVA
A tecnologia dentro do currículo escolar, tanto pode ser positiva como negativa.
Hoje, sem dúvida nenhuma, a internet é uma das ferramentas mais utilizadas, para navegação, pesquisas, diversão, entretenimento, dentre outros.
É uma fonte incomparável de diversidades, que ao buscar uma coisa, acaba-se encontrando várias outras, dentro de um mesmo contexto.
Mas não há para isso uma receita pronta e acabada, há dentro desse processo todo de descobertas, a insegurança, a dúvida, o receio. Pois é um dos recursos tecnológicos que mais sofre transformações á curto prazo.
Hoje para que possamos ter bons resultados, devemos saber e ter metas do que vamos fazer. Planejar, discutir, observar e depois colocarmos em prática nossos objetivos.
Na sala de aula precisamos estar preparados e dispostos a enfrentar todas as dificuldades que vão surgir e estarmos dispostos a colaborar com nossos alunos para sanar essas dificuldades.
A internet é um mundo de possibilidades a se conhecer e aprender. Mesmo navegando sem rumo, ela nos proporciona mais conhecimentos, aprimoramos nossa leitura, abre varias portas de pesquisas em relação aos conteúdos, para obtermos uma boa aula com nossos alunos.
Atividade 2A
NELI PETRY-Nova Guarita
NAVEGAÇÂO À DERIVA
A tecnologia dentro do currículo escolar, tanto pode ser positiva como negativa.
Hoje, sem dúvida nenhuma, a internet é uma das ferramentas mais utilizadas, para navegação, pesquisas, diversão, entretenimento, dentre outros.
É uma fonte incomparável de diversidades, que ao buscar uma coisa, acaba-se encontrando várias outras, dentro de um mesmo contexto.
Mas não há para isso uma receita pronta e acabada, há dentro desse processo todo de descobertas, a insegurança, a dúvida, o receio. Pois é um dos recursos tecnológicos que mais sofre transformações á curto prazo.
Hoje para que possamos ter bons resultados, devemos saber e ter metas do que vamos fazer. Planejar, discutir, observar e depois colocarmos em prática nossos objetivos.
Na sala de aula precisamos estar preparados e dispostos a enfrentar todas as dificuldades que vão surgir e estarmos dispostos a colaborar com nossos alunos para sanar essas dificuldades.
A internet é um mundo de possibilidades a se conhecer e aprender. Mesmo navegando sem rumo, ela nos proporciona mais conhecimentos, aprimoramos nossa leitura, abre varias portas de pesquisas em relação aos conteúdos, para obtermos uma boa aula com nossos alunos.
unidade 2 AT 1
TURMA ALZIRA
ESCOLA LUIZA MIOTO
NAVEGAR E ADERIR
Infelizmente estas novas tecnologias são tomadas como fins, mas temos de ter consciências de que são apenas um meio, para depois, sim, podermos atingir um fim. Penso que é importante esclarecer este ponto.
Numa verdadeira educação para os media, ou numa verdadeira literacia digital, devem-se responder a perguntas como: quais são os sites válidos? Como é que avalio a informação de um site? Quais são os critérios de selecção? Qual é a informação credível? Muitos professores dizem simplesmente: - «Vão ao Google.» o que leva os alunos a pensar que tudo o que vêem no Google é credível, o que é uma mentira e uma asneira por parte do professor.
unidade 2 AT 1
TURMA ALZIRA
ESCOLA LUIZA MIOTO
Maristela.T M.F Gomes
Navegar A Deriva
Infelizmente estas novas tecnologias são tomadas como fins, mas temos de ter consciências de que são apenas um meio, para depois, sim, podermos atingir um fim. Penso que é importante esclarecer este ponto.
Numa verdadeira educação para os media, ou numa verdadeira literacia digital, devem-se responder a perguntas como: quais são os sites válidos? Como é que avalio a informação de um site? Quais são os critérios de selecção? Qual é a informação credível? Muitos professores dizem simplesmente: - «Vão ao Google.» o que leva os alunos a pensar que tudo o que vêem no Google é credível, o que é uma mentira e uma asneira por parte do professor.
unidade 2 AT 1
TURMA ALZIRA
ESCOLA LUIZA MIOTO
NAVEGAR E ADERIR
Infelizmente estas novas tecnologias são tomadas como fins, mas temos de ter consciências de que são apenas um meio, para depois, sim, podermos atingir um fim. Penso que é importante esclarecer este ponto.
Numa verdadeira educação para os media, ou numa verdadeira literacia digital, devem-se responder a perguntas como: quais são os sites válidos? Como é que avalio a informação de um site? Quais são os critérios de selecção? Qual é a informação credível? Muitos professores dizem simplesmente: - «Vão ao Google.» o que leva os alunos a pensar que tudo o que vêem no Google é credível, o que é uma mentira e uma asneira por parte do professor.
unidade 2 AT 1
TURMA ALZIRA
ESCOLA LUIZA MIOTO
NAVEGAR E ADERIR
Infelizmente estas novas tecnologias são tomadas como fins, mas temos de ter consciências de que são apenas um meio, para depois, sim, podermos atingir um fim. Penso que é importante esclarecer este ponto.
Numa verdadeira educação para os media, ou numa verdadeira literacia digital, devem-se responder a perguntas como: quais são os sites válidos? Como é que avalio a informação de um site? Quais são os critérios de selecção? Qual é a informação credível? Muitos professores dizem simplesmente: - «Vão ao Google.» o que leva os alunos a pensar que tudo o que vêem no Google é credível, o que é uma mentira e uma asneira por parte do professor.
unidade 2 AT 1
TURMA ALZIRA
ESCOLA LUIZA MIOTO
NAVEGAR E ADERIR
Infelizmente estas novas tecnologias são tomadas como fins, mas temos de ter consciências de que são apenas um meio, para depois, sim, podermos atingir um fim. Penso que é importante esclarecer este ponto.
Numa verdadeira educação para os media, ou numa verdadeira literacia digital, devem-se responder a perguntas como: quais são os sites válidos? Como é que avalio a informação de um site? Quais são os critérios de selecção? Qual é a informação credível? Muitos professores dizem simplesmente: - «Vão ao Google.» o que leva os alunos a pensar que tudo o que vêem no Google é credível, o que é uma mentira e uma asneira por parte do professor.
turma Emerson
Rosimari
UNIDADE 2
ATIVIDADE 1
NAVEGANDO NA INTERNET É FÁCIL SE DESVIAR DO FOCO QUE NO PRIMEIRO MOMENTO TEMOS COMO OBJETIVO, POIS UMA MESMA PALAVRA NOS PROPORCIONA INÚMERAS ALTERNATIVAS, ESSAS ÁS VEZES MUITO DESVIADAS DO ASSUNTO AO QUAL BUSCAMOS. MAS COM TODA CERTEZA A INTERNET CONSEGUE SUPRIR NOSSAS NECESSIDADES, TANTO NO TRABALHO, COMO PESSOAIS.
Cristiane Vitorino Sorgato
atividade 01
Navegar na net é muito gostoso e cada vez mais comum em nosso dia-a- dia, ela nos oferece vários tipos de informações, ampliando assim o nosso entendimento e conhecimento entre outros...
Turma:Marcia Vacario
Cursista:Marcia Regina Simionato Ceron
Município:Marcelândia
Analisando o poema de Marcus Vinicius percebemos que hoje há a necessidade de navegarmos pelo mundo9 da internet,porém este navegar quando volta-se ao ambiente escolar deve estar alerta aos seus objetivos e metas que precisam ser norteados a fim de alcançar o que se propõe.
Estamos envoltos num mar de informações,contidos no navio da internet,com infinitas direções que podem nos levar a deriva se não soubermos conduzi-lo pelo rumo curto,porém,ao contrário,podemos descobrir mundos diferentes em relação ao conhecimento,cultura,sociedade,política e economia.Portanto o professor deve ser,como diria Tim Maia,em uma de suas músicas,"O Descobridor dos Sete Mares."
Formadora: Jislaine Luz.
Professora: Vania
Unidade 2 - Atividade 1
Escola Ebenezer
Tema: Navegar a Deriva
Navegar à deriva tem mais vantagens do que desvantagens, caso o usuário entre em um hiperlink que não lhe agradou, é fácil clicar para voltar e buscar por outra página que lhe interesse mais, ou que lhe chamou mais sua atenção.
É show!!!, descobre – se e aprende – se muito através da navegação, cada qual procura por aquilo que tem mais influencia e atração, as vezes a descoberta é bem maior do que eram os objetivos. Pois navegar á deriva pode resultar no encontro de muitos mistérios que não haviam sido desvendados até então.
Eu e mais uma colega navegamos em montagem de fotos, blogs educativos,poesias e nao nos perdemos.soubemos iniciar e retornar às paginas iniciais sem dificuldades.Godtamos da experiencia,mas sabemos que é preciso planejar antes uma rota e foi o que fizemos qdo fizemos uma escolha de sites a navegar.
Navegar à derina não é nada bom. Segundo o poema de Vinícius, nós professores temos que preparar nossas aulas para não deixar o barco correr sem direção, tudo tem que ter um objetivo. Se para nós que somos professores é difícil fazer uma pesquisa sem um tema específico, imaginem para eles?
Lucélia de Oliveira Lucas
Unidade: 02
Atividade: 01
Turma: Luciana
Cursista: Nazi
Centro Educacional Paulo Freire
Peixoto de Azevedo-MT
De acordo com o poema de Vinicius, navegar a deriva, voltado para a sala de aula sem rumo é algo que jamais deveremos fazer. Tudo que fazemos, temos que planejarmos, para que tenha sentido e alcançar os objetivos propostos. Ter um porto onde atracar o nosso navio/barco, ou seja, saber o que esta fazendo e o que deseja alcançar. Como disse o grande poeta português Fernando Pessoa: viver não é preciso, mas navegar é preciso.
UNIDADE 2
ATIVIDADE 1
TURMA DA SILVIA
PEIXOTO DE AZEVEDO MT
29/10/09
DISSE NETTO
Navegar na internet hoje, tem que ter, objetividade no que vai pesquizar. Do contrário poderá ser hipotética. Hoje portanto, é cada vez mais comum em nosso cotidiano, as respostas serem rápidas e objetivas. Quando você se organiza no roteiro certo! caso contrário poderá ser negativamente em seu objeto de pesquisa.
As facilidades de encontrar-mos as nossas soluções nos site, só depende de como se organiza em sua vida profissional.
Este curso de profissionalizaçõa é uma maneira de prepará aqueles que ainda tem medo dos avanços tecnologicos, portanto não devemos ter medo e/ou buscar-mos o melhor o para o nossos alunos. O professor tem se planejar todos os dias, o conteúdo que vai trabalhar.
Atividade 1 - unidade 2
Navegar pela net é muito bom. Busca-se e acha-se muito mais rápido suas indagações, dúvidas, orientações. O hipertexto é mais um mar dentro do imenso mar aberto, basta continuar navegando....navegando....até um porto e depois novamente..navegar.Obs. todo “bom” marinheiro tem uma bússola para orientar-se.
Helena
Unidade 2 atividade 1
Turma Anne
Houve diferença nos caminhos navegados?
Que diferenças de percepção resultaram?
Alguém se perdeu na navegação?
Soube voltar para as páginas iniciais?
Há ganhos em navegar à deriva?
As atividades cuja intencionalidade tenha propósito, tenha sido previamente estabelecida resultara em aprendizagem.
Navegar à deriva até poderá ter lugar numa aula cujos atividades tenham sido previamente programadas para o espaço de uma aula. Nós, por exemplo, tivemos oportunidade de observar que navegar à deriva não é de todo sem propósito dependendo de como se propõe a fazê-lo. Navegar à deriva se tornará uma atividade positiva ou negativa dependendo muito da cultura, dos interesses, da idade, atividade profissional e intenção, etc.
Respondendo às questões da UNIDADE 2 ATIVIDADE 1 navegar à deriva, não foi muito difícil saímos bem, todos soubemos retornar às páginas iniciais. Como já comentado os ganhos sempre existem para quem navega, se positivos ou negativos, depende de quem está à deriva nesse mar infinito de informações.
É tão difícil, falar sobre a internet, ao mesmo tempo em que é bom, você se distrai, descobre coisas novas, ainda tem muita coisa que preciso aprender, além de navegar. São tantas informações que você não sabe em qual ícone clicar primeiro, tamanho é o desejo de ver coisas novas, tirar dúvidas, levar coisas novas para a sala de aula. Mas antes de tudo isso, é claro, devemos avaliar o que realmente queremos, se o que encontramos é realmente aquilo que vai sanar as minhas duvidas e resolver o meu problema. Lembrando que o meu aluno está ligado, e muitos sabem mais do que o professor em relação a internet, e eu como profissional , tenho que saber lidar com essas tecnologias que inovam a cada dia, através dela é podemos estar atualizados.
Maria Aparecida Lemes Silva Sousa
Maria Aparecida Lemes Silva Sousa
Unidade 2
Atividade 2 a
Turma Anne
Navegar para mim foi uma experiência muito boa, é como achar uma mina de ouro onde você consegue pegar o que quiser. Ao navegar pela internet perdemos a noção do tempo pelo o tanto de informações que adquirimos num único momento apenas num toque, sem nenhum esforço, muito pelo contrario com a maior comodidade. É muito interessante, pois tudo que desejamos saber, basta clicar no link certo que a informação aparece em nossa frente daí é só deliciarmos na leitura e guardar o que nos interessa.conseguimos as mais variadas informações de qualquer lugar do mundo num estalar de dedos ,é mesmo fantástico a navegação pela internet.
Temos que saber navegar pois existem suas desvantagens , os vírus que podem danificar o PC as propagandas enganosas enfim os lixos on-line, precisamos estar atentos no que tem de bom e que tem de ruim. Os ângulos , onde as pessoas podem ficar inteirada do mundo em poucos minutos ou até mesmo segundos que num passado bem próximo estávamos a aquém das informações. Acho muito importante os laboratórios nas escolas onde, todos os alunos tem as informações necessárias para o conhecimento tecnológicas e se deliciar pelo o mundos das informações através da navegação pela internet. Podendo assim deparar com o assunto de sua preferência em todos os seguimentos.
Acredito que todos as pessoas que trabalham e usam a internet em seu cotidiano, adoram navegar, ficar horas e horas pesquisando e explorando alguns assuntos de nosso interesse.
A impressão que tive do hipertexto, e a velha impressão de saber pra que rumo eu fui, e como farei para voltar, as idéias vão se expandindo tanto é informação para você administrar.
Mas acho que nunca é demais!!!!
Gostei muito do poema "navegação a deriva", da atividade 01, pois mostra um lado bem real daqueles que navegam sem objetivo, é importante lembrar que os hipertextos, podem nos levar a mares profundos, a faróis apagados, entendo isso como o lado negativo das navegações.
Maria Aparecida Lemes Silva Sousa
Unidade 2
Atividade 2 b
Turma Anne
• Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. ...
pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
• Designa um novo tipo de escrita da era digital, interligando determinados elementos do texto a outros documentos. ...
gsi.iscap.ipp.pt/glossario.htm
• Documentos (textos) com palavras em destaque que, quando clicadas, levam a outros textos relacionados com o tema.
www.paytv.com.br/mercado/glossario/h.htm
• A linguagem da web, que permite a movimentação de textos, sons e figuras de um micro para outro. Foi desenvolvida – e doada gratuitamente
• hipertextos - texto com várias palavras ou imagens sublinhadas que fazem link a outros textos ou endereços eletrônicos
br.geocities.com/gloriasguerreiro/Webfolio/glos-ead.htm
Segundo Hein (1993), o hipertexto e um modo de interagir com textos e não só uma ferramenta como os processadores de textos. ...
br.geocities.com/sirodsilva/Webfolio/glossario_ead.htm
“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.”
” O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.”
As duas concepções esclarecem e desenvolvem progressão ao tema. Uma complementa a outra. A primeira a tratar do assunto conceituando, definindo. A segunda citação, citada da Enciclopédia virtual – Wikipedia – avança e inclui o tema educação.
A navegação por hipertextos permite experiência novos conceitos, definições e consequentemente ampliar nossos parâmetros nesse mar de conhecimentos virtuais.
Navegar pela internet? Mas navegar para onde? Onde aportar nosso barco? Será que não estamos à deriva?
Navegar pela internet é navegar por mares desconhecidos a procura de um porto seguro. Mas muitos para chegarem a esse porto seguro enfrentam tempestades, dificuldades, porém quando se tem persistência, vontade de aprender, de conhecer de explorar, pesquisar, passamos pelas ondas do mar (ou pelas dificuldades das tecnologias que mudam a todo instante) superando o desconhecido, navegando pelo conhecimento do mundo sem sair de casa.
Porém acredito que todos nós em algum momento da vida, ficamos à deriva. Sem rumo e sem destino.
Maria Aparecida Lemes Silva Sousa
Unidade 2
Atividade 3
Gostei de todos os comentários dos colegas, mas o que mais me chamou a atenção foi o comentário da professora Elisa. Onde foi colocado as várias formas de se entender o que é um hipertexto.
Dentro do seu comentário, o hipertexto nos dar acesso as informações modificando a nossa leitura absorvendo as informações escritas Achei muito interessante a forma em que Luciana, expõe seu conhecimento sobre a definição de hipertexto. escritos. todos os trabalhos são muito bons, mas eu concordo ple com o professor Josemar que citou que " hipertexto é um verdadeiro incentivador a pesquisa.
Maria Aparecida Lemes Silva Sousa
Unidade 2
Atividade 2 b
Turma Anne
• Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. ...
pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
• Designa um novo tipo de escrita da era digital, interligando determinados elementos do texto a outros documentos. ...
gsi.iscap.ipp.pt/glossario.htm
• Documentos (textos) com palavras em destaque que, quando clicadas, levam a outros textos relacionados com o tema.
www.paytv.com.br/mercado/glossario/h.htm
• A linguagem da web, que permite a movimentação de textos, sons e figuras de um micro para outro. Foi desenvolvida – e doada gratuitamente
• hipertextos - texto com várias palavras ou imagens sublinhadas que fazem link a outros textos ou endereços eletrônicos
br.geocities.com/gloriasguerreiro/Webfolio/glos-ead.htm
Segundo Hein (1993), o hipertexto e um modo de interagir com textos e não só uma ferramenta como os processadores de textos. ...
br.geocities.com/sirodsilva/Webfolio/glossario_ead.htm
“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.”
” O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.”
As duas concepções esclarecem e desenvolvem progressão ao tema. Uma complementa a outra. A primeira a tratar do assunto conceituando, definindo. A segunda citação, citada da Enciclopédia virtual – Wikipedia – avança e inclui o tema educação.
A navegação por hipertextos permite experiência novos conceitos, definições e consequentemente ampliar nossos parâmetros nesse mar de conhecimentos virtuais.
Navegar pela internet? Mas navegar para onde? Onde aportar nosso barco? Será que não estamos à deriva?
Navegar pela internet é navegar por mares desconhecidos a procura de um porto seguro. Mas muitos para chegarem a esse porto seguro enfrentam tempestades, dificuldades, porém quando se tem persistência, vontade de aprender, de conhecer de explorar, pesquisar, passamos pelas ondas do mar (ou pelas dificuldades das tecnologias que mudam a todo instante) superando o desconhecido, navegando pelo conhecimento do mundo sem sair de casa.
Porém acredito que todos nós em algum momento da vida, ficamos à deriva. Sem rumo e sem destino.
Maria Aparecida Lemes Silva Sousa
Unidade 2
Atividade 3
Gostei de todos os comentários dos colegas, mas o que mais me chamou a atenção foi o comentário da professora Elisa. Onde foi colocado as várias formas de se entender o que é um hipertexto.
Dentro do seu comentário, o hipertexto nos dar acesso as informações modificando a nossa leitura absorvendo as informações escritas Achei muito interessante a forma em que Luciana, expõe seu conhecimento sobre a definição de hipertexto. escritos. todos os trabalhos são muito bons, mas eu concordo ple com o professor Josemar que citou que " hipertexto é um verdadeiro incentivador a pesquisa.
Maria Aparecida Lemes Silva Sousa
Todos do grupo soubemos navegar à deriva, ninguém se perdeu todos soubemos retornar às páginas iniciais. Como tudo que ha na vida sempre existe o lado positivo e negativo de quem navega a deriva, vai depender o que cada um vai aproveitar das infinidades de informações aqui disponíveis.
Segundo o poema de Marcus Vinicius Navegar a Deriva, é o que não devemos fazer, pois quando planejamos o que fazemos corremos estamos menos expostos ao risco de erramos. E se tratando de sala de aula devemos termos planejamento e objetividade na nossa aula sempre direcionada que objetivos pretendemos alcançar.
Josy Fernandes
Eu já navego há algum tempo e para mim foi uma experiência interessante, ao navegar na rede não percebemos o tempo passar, pois são grandes os números de informações, entretenimento que temos acesso através de apenas um clik no mause, na internet está disponível todos os tipos de informação bastam clicar no link e lermos o que ali esta anunciada quase em tempo real aos acontecimentos na como também prestação de serviços. Mas como em todos os serviços a internet também tem seus perigos como pessoas perigosas oferecendo falsos serviços, propagandas enganosas e etc. Os laboratórios de informáticas nas escolas são de grande importância, pois através deles alunos tem acesso às informações necessárias para a construção do conhecimento, com essa tecnologia é possível realizar leituras das informações através da navegação pela internet. Os hipertextos trazem uma informação de forma bem resumida, mostram também imagens, vídeos, esses tipos de textos facilitam muito o nosso dia a dia, pois proporciona uma leitura de fácil compreensão e rápida e muito contribuiu quando levamos nossos alunos ao labora tório, pois eles conseguem ler e compreender a mensagem que esses textos trazem. Na atualidade professor e alunos que irão se favorecer desses meios tecnológicos pra ampliar conhecimentos e o papel da escola nesse processo é esta se modernizando pra oferecer aos educandos esses meios tecnológicos para auxiliar na aprendizagem dos educandos
Josy Fernandes
Turma Sebastiani
Unidade 2. Atividade 1
Navgar pela Internet é tão natural, que ao senntarmos num computador já nos perguntamos: - Tem internet hoje?
Já nos sentimos dependentes da tecnologia, assim como da energia.Quando falta, nos parec travar o mundo.
Turma Sebastiani
Unidade 2. Atividade 1
Navgar pela Internet é tão natural, que ao senntarmos num computador já nos perguntamos: - Tem internet hoje?
Já nos sentimos dependentes da tecnologia, assim como da energia.Quando falta, nos parec travar o mundo.
Atividade 1
E E ETELVINA FERREIRA DE CERQUEIRA DIAMANTE-MARCELÂNDIA
REGIANE AP° ALVES MONTEIRO SIQUEIRA
O texto navegar a deriva de Marcus Vinicius nos remete a pensar que, sempre quando entramos na internet sem um rumo sem uma direção estamos sujeito a qualquer tipo de situação, pois quando nos propomos em entrar na internet principalmente quando se trata se de educação para fazermos alguma pesquisa temos que esta preparado e sabendo que direção seguir, ou seja, visitar sites confiáveis que discuta realmente o tema proposto.
Atividade 1
E E ETELVINA FERREIRA DE CERQUEIRA DIAMANTE-MARCELÂNDIA
REGIANE AP° ALVES MONTEIRO SIQUEIRA
O texto navegar a deriva de Marcus Vinicius nos remete a pensar que, sempre quando entramos na internet sem um rumo sem uma direção estamos sujeito a qualquer tipo de situação, pois quando nos propomos em entrar na internet principalmente quando se trata se de educação para fazermos alguma pesquisa temos que esta preparado e sabendo que direção seguir, ou seja, visitar sites confiáveis que discuta realmente o tema proposto.
Unidade 2
Ativade 1
Formadora; Luciana
Cursista. Isabel Cristina
De acorodo com o poema de Vinicius , navegar a deriva, voltado para a sala de aula sem o planelamento e algo que não devemos fazer. Pois para alcançar objetivos devemos fazer um planejamento bem detalhado.
Unidade 02
Atividade 01
Turma: Luciana
Cursista Idê.
O poema de Vinicios nos da uma idéia de como navegar na internet sem propósito, eu não acho que seja totalmente errado, considerando que hoje vemos pouco sentido no computador sem internet, mas sempre é bom ja termos em mente oq vamos pesquisar principalmente quando se tratar de pesquisa educativa.
Cursista: Leandro C. Baches
PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
Unidade 1
Atividade 1
Turma da Alzira
Unidade 2 Atividade 1
Navegar a deriva é muito bom, pois nos permite ir além, buscar novos rumos e métodos para bem desenvolver nossas atividades cotidianas pois, para obtermos bons resultados precisamos planejar,observar,discutir,para depois colocarmos em prática nossos objetivos. Para isso é necessário estar informados,e preparados e dispostos a encarar as novidades tecnológicas para que nossos alunos sejam contemplados com novos metodologias na educação. Com as novas descobertas verificamos que navegar é maravilhoso!
Cursista: Leandro C. Baches
PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
Unidade 1
Atividade 1
Turma da Alzira
Unidade 2 Atividade 1
Navegar a deriva é muito bom, pois nos permite ir além, buscar novos rumos e métodos para bem desenvolver nossas atividades cotidianas pois, para obtermos bons resultados precisamos planejar,observar,discutir,para depois colocarmos em prática nossos objetivos. Para isso é necessário estar informados,e preparados e dispostos a encarar as novidades tecnológicas para que nossos alunos sejam contemplados com novos metodologias na educação. Com as novas descobertas verificamos que navegar é maravilhoso!
Cursista: Leandro C. Baches
PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
Unidade 1
Atividade 1
Turma da Alzira
Unidade 2 Atividade 1
Navegar a deriva é muito bom, pois nos permite ir além, buscar novos rumos e métodos para bem desenvolver nossas atividades cotidianas pois, para obtermos bons resultados precisamos planejar,observar,discutir,para depois colocarmos em prática nossos objetivos. Para isso é necessário estar informados,e preparados e dispostos a encarar as novidades tecnológicas para que nossos alunos sejam contemplados com novos metodologias na educação. Com as novas descobertas verificamos que navegar é maravilhoso!
Postar um comentário