Objetivos do curso

Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Atividade 2.b

Elabore uma conceituação sua sobre hipertexto, utilizando o que leu até agora.
A proposta é criar um texto curto, de no máximo uma página, com uma colagem de colaborações retiradas do que você leu e adicionar algum comentário ou intervenção sua. Procure, nas várias páginas que leu, alguns trechos pequenos que, em sua opinião, expressam de forma clara o que é um hipertexto. Seja parcimonioso, não copie tudo o que gostou ou tudo o que encontrou.


1. Volte a navegar pelo hiperdocumento sobre hipertexto procurando um pequeno trecho que, na sua opinião, descreva bem o que é um hipertexto. Procure algo que seja bem claro e sucinto.

2. Crie um documento de texto do BrOffice e copie para ele o trecho (ou os trechos) que selecionou. Salve-o em sua pasta pessoal (deve ser /home/seu_nome/).

3. Volte ao hipertexto e procure um trecho curto (ou trechos) que apresente um aspecto interessante sobre os hipertextos; pode ser uma curiosidade sobre sua história, uma possibilidade de exploração em educação ou alguma relação entre esta forma de registro e as formas de produção e colaboração que começam a ser usuais.

4. Copie esse trecho para o documento que você está criando no BrOffice. Acrescente, após o trecho copiado, um comentário seu dizendo por que o texto citado chamou sua atenção.

5. Coloque, logo abaixo de cada trecho, o endereço da página de onde retirou o texto. Para isso, copie-o do navegador e cole-o em seu texto, da mesma forma que faria com um texto qualquer. Se no texto original estiver citado o nome do autor, não deixe de citá-lo também em seu documento. Lembre-se: preservar e respeitar a autoria é fundamental em qualquer trabalho acadêmico. Um trabalho como este é um diálogo que se trava com outros autores, e é preciso que se diga quem são.

6. Repare que o endereço da página, depois que foi colado em seu documento, fica em azul e sublinhado. Isso significa que o BrOffice entendeu que este é o endereço de uma página na Internet (ou no seu computador, ou no CD, se estiver navegando pelo CD, sem Internet) e fez deste texto um link para a página original. Parabéns, seu texto acaba de tornar-se um hipertexto com link para outra página! Fácil assim, não é? Muito chique isso de ser autor de hipertexto, não é?

7. Complete o texto com um comentário seu sobre o que lhe parece que os hipertextos podem trazer de interessante para a sua prática profissional. Será que você já vislumbra alguma possibilidade de exploração dos hipertextos como suporte para provocar a aprendizagem?

8. Quando seu trabalho estiver pronto, salve-o em sua pasta e, em seguida, coloque-o disponível para ser lido e comentado pelos colegas no espaço de compartilhamento.

279 comentários:

1 – 200 de 279   Recentes›   Mais recentes»
Unknown disse...

FORMADORA: PROFª MÁRCIA VACÁRIO
PROF. JOSEMAR MONTEIRO DE OLIVEIRA
UNIDADE 2 – ATIVIDADE 2.b
ESCOLA KREEN AKARORE
PEIXOTO DE AZEVEDO - MT
TEMA: HIPERTEXTO II

Citação 1)
“O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que "permite situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses" (Bugay & Ulbricht apud Martin, 1992)”.
Fonte: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm
A primeira citação trata do conceito de hipertexto. O termo foi batizado por Ted Nelson em 1965. Surge de pesquisas que observavam como a mente humana funciona cheia de pastas com textos arquivados dos mais diversos temas interessantemente interligados.
Citação 2)
"a memória humana está estruturada de tal forma que nós compreendemos e retemos bem melhor tudo aquilo que esteja organizado de acordo com relações espaciais (...) o domínio de uma área qualquer do saber implica, quase sempre, a posse de uma rica representação esquemática. Os hipertextos podem propor vias de acesso e instrumentos de orientação em um domínio do conhecimento sob a forma de diagramas de redes ou de mapas conceituais manipuláveis e dinâmicos. Em um contexto de formação, os hipertextos deveriam portanto favorecer, de várias maneiras, um domínio mais rápido e mais fácil da matéria do que através de audiovisual clássico ou do suporte impresso habitual."
Fonte: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm
Como funciona a navegação do hipertexto? A navegação por hipertextos possibilita acessos a diversos outros conceitos ampliando a construção de um tema e fazendo relação entre temas afins ou mesmo disconexos.
Citação 3)
“Em que se baseia a leitura? No desejo. Esta resposta é uma opção. É tanto resultado de uma observação como de uma instituição vivida. Ler é identificar -se com o apaixonado ou com o místico, é ser um pouco clandestino, é abolir o mundo exterior, deportar-se para uma ficção abrir parêntese do imaginário. (apud, KLEIMAN, Oficina de Leitura: Teoria e Prática, 1998, pág.15)”

A terceira citação, a propósito, parece nada a ver com hipertexto, mas tema Leitura tem importância para quem pesquisa hipertexto especialmente para quem o faz na área educacional.
A citação extraída de um livro amplia e direciona nosso assunto “hipertexto” para a educação, mais especificamente a “Importância da Leitura”.

O hipertexto é um tremendo incentivador à pesquisa. Desafia-nos a desbravar novos temas e mesmo a buscar ampliar nossas pesquisas em livros e revistas.

turma sebastiani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
turma sebastiani disse...

AMELIA VITORIA PARREIRA

Hoje, devido a cibercultura, existe um novo espectador: menos passivo diante da mensagem mais aberta à sua intervenção. Essa mudança significa emergência de um novo leitor. Não mais aquele que segue as páginas do livro de modo unitário e contínuo, mas aquele que salta de um ponto a outro fazendo seu próprio roteiro de leitura interdisciplinar.

É evidente que, as afirmações acima somente poderiam ser feitas se tomarmos como objeto de estudo o hipertexto.

Hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.

Se tomarmos como exemplo a Internet, cada website é um hipertexto, pois os links das páginas fazem com que fragmentos de textos se unam a outros, deixando a cargo do leitor a formação de seu próprio texto.

Cada percurso textual é tecido de maneira original e única pelo leitor cibernético. Não existiria, portanto, um único leitor, mas sim um sujeito coletivo, numa única reunião e interação de consciências que produzem conhecimento e navegam juntas.Seguindo mais
Ou menos nessa linha de pensamento:

1) O hipertexto é subversivo em relação ao autor e leitor: no momento em que desejarmos poderemos reescrever os caminhos do texto, optando por outras vias. Subverte-se, portanto, a noção de autoria.

2) O hipertexto é subversivo com relação a linearidade: linearidade esta que teve como data de nascimento o aparecimento da escrita. Se a marca do início determina a forma de construção da narrativa, poderíamos dizer que, sem um princípio único, várias narrativas seriam possíveis.Ou seja, cada texto termina com a abertura para outros textos afins.

3) O hipertexto é subversivo a forma: pois amplia os recursos expressivos do texto escrito na possibilidade de articular imagens, palavras e sons.

4) O hipertexto é subversivo a postura física do leitor: desde o texto em rolo, que ocupava as duas mãos para se poder realizar uma leitura linear e seqüencial, onde a revisão de determinados trechos era uma dificuldade constante, passando por livros encadernados permitindo virar páginas, mas ainda sem perder o senso de linearidade, até chegarmos ao hipertexto, um texto totalmente maleável, com sua visibilidade anunciada através de janelas e múltiplas caixas de texto.


http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm

Talita disse...

UNIDADE 02
ATIVIDADE 2b
TALITA ZANON BRITO
MARCELANDIA - MT
TURMA: SEBASTIANI

Segundo o site http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm, ANDREA CECILIA RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
Já no Wikipédia encontrei a definição como “”Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal”.

COMENTÁRIO: Esse conceito de hipertexto me deu em algum momento uma sensação de emaranhado, como se fosse uma teia, onde você mexe-se pra La e pra cá e não consegue sair, pois são muitos fios, e caminhos que se entrelaçam e te levam a um caminho diferente.
Hipertexto vai muito alem de texto, é um mundo onde podemos explorar e obter mais e mais conhecimento, e para nos ajudar a entender temos as figuras que aguçam o estilo visual de aprendizado.

turma sebastiani disse...

MIRIAN MOTA GONÇALVES


O hipertexto tem como características o texto não-linear, o leitor como co-autor e a possibilidade de usar linguagem textual e não-textual (som, imagem, vídeo etc.). Há hipertexto num ebook somente se for elaborado com vários links através dos quais o leitor navega e constrói a seqüência de informações conforme sua vontade, voltando ao texto principal do ebook quando desejar. Um bom exemplo pra você visualizar o uso do hipertexto são as páginas da Wikipédia em que em cada entrada possui links nos conceitos principais para novas definições dentro da Wikipédia, além de links para outras informações adicionais, imagens, vídeos, sons. O hipertexto é algo que vai além do texto e dentro dele existem vários links conectando com palavras de novos textos. Para educação o hipertexto incentiva a pesquisa ,leitura.Em computação, hipertexto é um sistema para a visualização de informação cujos documentos contêm referências internas para outros documentos (chamadas de hiperlinks ou, simplesmente, links), e para a fácil publicação, atualização e pesquisa de informação. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
Fonte(s):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

turma sebastiani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
turma sebastiani disse...

Eliseane Alves Teixeira
Marcelândia - MT
Unidade 2
Atividade:2b

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

É uma forma de leitura diferenciada, não linear e dependente de vários elementos formando uma rede de informação complexa.

turma sebastiani disse...

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido. — Nelson, Literary Machines 1992
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto.

Aqui no me mesmo site vai se contar um breve relato sobre o hipertexto, é interessante a gente conhecer a origem também.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Este sistema global de informação pode incluir não só texto mas também imagem, animação, vídeo, som, etc., falando-se neste caso de hipermedia. A exibição de museus, a apresentação de materiais académicos, os livros electrónicos, os pacotes educativos, etc. são formas de hipermedia. De notar que nem todos os textos que se encontram na Internet são necessariamente hipertextos, por exemplo, um dos formatos mais usuais para divulgação de documentos formais ou textos originais que exigem um certo nível de protecção de escrita, documentos com a extensão .pdf; também um simples texto digitalizado com um qualquer processador de texto pode ser importado para a Internet sem qualquer marca de hipertextualidade, o que acontece com a publicação online de dissertações, ensaios, textos de opinião,, obras completas de diferentes literaturas, etc.

Nesse texto nos explica um pouco mais sobre oque é um hipertexto.
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm

sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html


Elizabete Alves Dos Santos
Marcelândia MT

turma sebastiani disse...

Marineuza Carbolin

Escola Vinicius de Moraes

Turma: Sebastiani

O hipertexto permite os saltos de um assunto para outro ou de uma página para a outra quando clicamos no link destacado. Documentos (textos) com palavras em destaque que, quando clicadas, levam a outros textos relacionados com o tema. O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente.
Se tomarmos como exemplo a Internet, cada website é um hipertexto, pois os links das páginas fazem com que fragmentos de textos se unam a outros, deixando a cargo do leitor a formação de seu próprio texto.

Citações:
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. ...
pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Texto que inclui links para outras páginas na Web. Através dos links, você pode "saltar" facilmente de uma página para outra.
www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u462348.shtml


RAMAL argumenta dizendo que cada percurso textual é tecido de maneira original e única pelo leitor cibernético. Não existiria, portanto, um único leitor, mas sim um sujeito coletivo, numa única reunião e interação de consciências que produzem conhecimento e navegam juntas.
SILVA também contribui para a idéia do texto coletivo, afirmando que comunicar supõe participar. E participar significa interferir, modificar a mensagem. Sendo assim, a participação coletiva significaria interação colaborativa ou co-criação. Aprender entender-se-ia a participação ativa na construção do conhecimento.

Anônimo disse...

O que é hipertexto

Por André Brito

Diante das leituras que fiz tanto no curso das TICs como do mídias na educação aprendi que hipertexto, é um texto com várias autorias, não se pode dizer que foi escrito por uma pessoa, porque este possui contribuições de outros e está sujeito a novas contribuições, o hipertexto tenta em seu conteúdo explicar um assunto de domínio qualquer, mas não são só as palavras do autor deste texto que falam, uma vez que ele faz o uso da ferramenta de hiperlinks que conduzem o leitor para outros textos de outros autores para explicar tanto palavras como conceitos de seu próprio texto.
É como se você estivesse lendo sobre guerra fria, e o autor colocasse a guerra do Vietnã como algo que fizesse parte de sua explicação mas o espaço que este tem é muito curto para falar tudo sobre a guerra do Vietnã então o mesmo usa um hiperlink para te conduzir para um outro texto de outro autor que trata especificamente de guerra do Vietnã, este texto também será um hipertexto com vários hiperlinks que te conduzirão para outros texto com a contribuição de outros autores e por ai vai, um texto tendo várias contribuições isso gera uma rede com intrincadas ligações que te conduzem a vários outros textos. Essa é a essência do hipertexto.
A enciclopédia eletrônica wikipédia é o melhor exemplo de hipertexto que existe, você encontra qualquer assunto neste site e o assunto que você lê te conduz dentro do próprio site para explicações de palavras nomes e conceitos.
O legal do hipertexto é que ele da fim aquele velho conceito seguido pelos livro de linearidade onde você precisa ler uma sequencia de paginas em ordem para entender a suma do assunto, o hipertexto não é concretista e linear ele é subjetivo, nele você se sente a vontade para ler o que lhe interessa de ir para onde quiser, de sair do assunto em que estava e passar para outro assunto usando os links que o texto agrega.

“O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Temos uma imensa biblioteca em nossas mãos tão vasta e imensa como o mundo em que existimos, pra que então pesquisar palavra por palavra que desejamos conhecer, que o hipertexto seja o mar que navega nosso pensamento em busca de mais conhecimentos.

turma sebastiani disse...

Turma Sebastiani
Sandra Claudia de Souza
E.E.Vincius de Moraes – Peixoto de Azevedo - MT


Quando queremos que uma página HTML, possa ir para outras paginas da internet então criamos o hipertexto.
Pesquisar este tal de hipertexto, me permite realizar uma pesquisa ainda maior na internet, uma mágica, esta sucessão de paginas que se abre para outras paginas e transforma nossa navegação na rede como se fosse possível navegar em direção ao infinito. Construir um hipertexto é como se tivéssemos construído uma nave pronta pra viajar, e para construir essa nave basta alguns cliques.
Achei interessante a idéia deste curso, saber como utilizar melhor a ferramenta hipertexto, e ajudar na interação com outros profissionais da educação, Cefapro e com outras instituições.
Conforme a professora Luciane comentou o hipertexto permite encontrar um caminho neste ‘amaranhado de caminhos’.
"- Hipertexto é um meio de informação que existe apenas no ambiente digital, e consiste de uma estrutura de blocos de textos não-lineares e não - sequenciais conectados por links eletrônicos. O hipertexto oferece múltiplos caminhos de leitura ao usuário.
http://lucipires.blogspot.com/2009/06/conceitos-de-hipertexto.html "

Turma 1 Marcia disse...

UNIDADE 2
ATIVIDADE 2B

ALEXANDRA PADOVANI DAVID
MARCELANDIA/MT

A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores. Na atualidade o termo hipertexto remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.Suas principais caracteristicas é: Intertextualidade; Velocidade; Precisão;Dinamismo; Interatividade;Acessibilidade;Estrutura em rede; Transitoriedade; Organização multilinear .
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.

ANA CRISTINA MARTINELLI disse...

ATIVIDADE 2.B
MATUPA
ANA CRISTINA MARTINELLI

“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.” pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
O hipertexto nos permite decidir o rumo a seguir na nossa pesquisa pela internet, é uma espécie de texto multidimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas.


O hipertexto é um novo espaço da escrita da sala de aula, onde cada vez mais vem sendo utilizado em ambientes educacionais com vários propósitos, como por exemplo uma ferramenta pedagógica para ajudar nos processos de escrita tradicional, trazendo contribuições à produção escrita e à leitura prazerosa aos alunos, mostrando novos horizontes formando leitores e escritores de uma nova sociedade cheia de tecnologias.

turmaluciana disse...

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.

O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.



Atividade 2b

professora Bethania

Turma SHERLAN. disse...

ATIVIDADE 2.B
MATUPA
ANA CRISTINA MARTINELLI

“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.” pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
O hipertexto nos permite decidir o rumo a seguir na nossa pesquisa pela internet, é uma espécie de texto multidimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas.


O hipertexto é um novo espaço da escrita da sala de aula, onde cada vez mais vem sendo utilizado em ambientes educacionais com vários propósitos, como por exemplo uma ferramenta pedagógica para ajudar nos processos de escrita tradicional, trazendo contribuições à produção escrita e à leitura prazerosa aos alunos, mostrando novos horizontes formando leitores e escritores de uma nova sociedade cheia de tecnologias.

turmaluciana disse...

Unidade 2 - Atividade2.b
Elisa - Escola Estadual 19 de Julho
Hipertexto...

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto)
Hipertexto são conjuntos de elementos – que muitos chamam de nós – ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos,etc.
Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. Eles não estão conectados linearmente, como se fosse um texto de um livro, por exemplo, que um assunto é ligado ao outro seguidamente. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto.
O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.
O hipertexto também modifica a forma com que a pessoa lê e absorve a informação escrita. O hipertexto dá acesso rápido e abundante a informações diretamente ligadas a assuntos e elementos localizados em diversos pontos do texto. É uma forma de leitura diferenciada, não linear e dependente de vários elementos formando uma rede de informação complexa. (http://www.tableless.com.br/sobre-hipertextos)
O hipertexto pode ser visto como um dos maiores recursos das mídias interativas, uma vez que a grande maioria das visitas aos sites existentes na internet, tem como objetivo a busca da informação.
Essa informação, muitas vezes de grande extensão, só pode estar presente na Internet por meio do hipertexto, que a descentraliza em diversos fragmentos de textos menores interligados por links eletrônicos, o famoso "clique aqui para saber mais". Sites como o “Estadão” (http://www.estadao.com.br), “Terra” (http://www.terra.com.br), detentores de uma vasta “massa” de informação, só se tornam operacionais com o uso do hipertexto.
A não obrigatoriedade da seqüência de leitura dos "blocos de informação" faz com que o autor perca o “controle” das interpretações que seu texto pode ter. Cada leitor pode passar de um bloco para outro por diversos caminhos, o que por si só implica em diferentes construções do texto. O leitor tem agora a capacidade e, ainda mais, a responsabilidade de desenvolver seus próprios caminhos para a navegação hipertextual. No entanto, qual é o melhor caminho para que a mensagem linear pensada pelo autor não se perca na transição para um texto não-linear?
É necessário que o hipertexto seja organizado em diversos fragmentos, a primeira vista "independentes", de modo que o usuário necessite a qualquer hora apenas do “pedaço” que está lendo para entender a premissa básica do texto.
Outro fator importante é que esses fragmentos devem ser curtos e usar uma linguagem direta, pois a leitura online é cerca de 25% mais lenta do que a do papel impresso. Soma-se a isso o desconforto da leitura na tela do computador e o resultado é que o texto linear inicial deve ser reduzido em até 50% para tornar a leitura online mais agradável para os leitores e, conseqüentemente, fazer com que tenham vontade de permanecer e conhecer todo o conteúdo do texto (Nielsen, 1995).(http://www.iar.unicamp.br/disciplinas/am625_2003/Luis_Fernando_artigo.html)
Como comentado na atividade anterior, o hipertexto traz agilidade à aula, desde que utilizado conscientemente; Como relatado, já tenho uma certa habilidade com relação ao tema.

turmaemerson@gmail.com disse...

Atividade2b - Professora MARILEI
Imagine, se um belo dia, você, leitor, resolve organizar e colecionar todos os seus conhecimentos, acumulados ao longo de, digamos, quatro décadas de existência. Pois bem, você resolve começar por seus conhecimentos filosóficos, até porque acredita que a Filosofia é a fonte primeira de todo o conhecimento da humanidade. Papel branco, outros artefatos de escrita, você anota - Grécia, em seguida - Platão, imediatamente se lembra de Homero, de Helena de Tróia, de poesia. Aí passa-lhe pela cabeça deixar de lado a Filosofia e recomeçar colecionando poetas, mas, em literatura, você é mais dado à prosa, não conhece tantos poetas assim, risca o já anotado e escreve Machado - Brasil. Depois de pensar um pouco, parte para a organização dos conhecimentos geográficos, assimilados em viagens. Volta à Grécia e lhe acodem lembranças das ruínas da Acrópole, imediatamente você se lembra da bela estudante de História que lhe serviu de guia e com quem tomou um vinho delicioso na Plaka. Que tal partir para a gastronomia?

Você para, depõe os artefatos de escrita, toma um café e conclui que colecionar conhecimentos, armazená-los e compartimentalizá-los corretamente é tarefa de biblioteca pública,ou a própria internet.
Por um lado hipertextos transferem parte do poder do escritor para o leitor pela possibilidade e habilidade que este último passa a ter de escolher livremente seus trajetos de leitura elaborando o que poderíamos denominar "meta-texto", anotando seus escritos junto a escritos de outros autores e estabelecendo links (nexos ou interconexões) entre documentos de diferentes autores de forma a relacioná-los e acessá-los rapidamente.

.www.unicamp.br/~hans/mh/memex.html#memex15

turma sebastiani disse...

Atividade 2.b
HIPERTEXTO
É o texto que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega-se outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras,imagens ou sons cujo acesso se dá através de refeências especificas denominados hiperlinks.Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal.
Também é uma formanão linear de apresentar a informação textual, na epécie de texto em paralelo, que se encontra devido em unidades básicas.É fato que hipretexto ao qual se refere é um texto dentro do outro.


A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.(pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto

FRANCIONE DE JESUS NOLETO BRITO

turma sebastiani disse...

E.E.Vinicius de Moraes
Turma Sebastiani
Carla Daiana Bruzaroschi

“O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que permite situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses" Fonte:http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm

Assim, o trabalho com hipertextos permite trabalharmos com possibilidades mais dinâmicas, imprevisíveis, intensas, e a interatividade podendo mesmo a provocar no pesquisador assumir novas posturas, como a de um explorador um sujeito que se insere na própria rede, mas ainda preservando sua identidade.

turma sebastiani disse...

.unicamp.br/~hans/mh/educ.html


ADILSON ANTONIO

Escola estadual Vinicius de Moraes
Turma ; Sebastiane

Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo"multimídia Este sistema l de informação pode incluir não só texto mas também imagem, animação, vídeo, som, etc., falando-se neste caso A exibição de museus, a apresentação de materiais acadêmicos, os livros eletrônicos, os pacotes educativos, etc. são formas de . De notar que nem todos os textos que se encontram na Internet são necessariamente hipertextos, por sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível.
Segundo RAMAL ainda argumenta dizendo que cada percurso textual é tecido de maneira original e única pelo leitor cibernético. Não existiria, portanto, um único leitor, mas sim um sujeito coletivo, numa única reunião e interação de consciências que produzem conhecimento e navegam juntas.
Segundo SILVA também contribui para a idéia do texto coletivo, afirmando que comunicar supõe participar. E participar significa interferir, modificar a mensagem. Sendo assim, a participação coletiva significaria interação colaborativa ou co-criação. Aprender entender-se-ia a participação ativa na construção do conhecimento

turma sebastiani disse...

. LUZIA G MOURA ; Escola Estadual vinicius de morais

HIPERTEXTO E GÊNEROS DIGITAIS

veiculação e sua flexibilidade lingüística aceleram a penetração entre as demais
práticas sociais.
O impacto das tecnologias digitais na vida contemporânea está apenas se
fazendo sentir, mas já mostrou com força suficiente que tem enorme poder
tanto para construir como para devastar. Seguramente, uma criança, um jovem
ou um adulto, viciados na Internet, sofrerão seqüelas nada irrelevantes.
Segundo observou David Crystal (2001:169), a propósito da participação indefinida
nos bate-papos em salas abertas, a atividade se parece com “um enorme
jogo maluco sem fim” ou, então, assemelha-se a uma “festa lingüística”

Por outro lado Hipertexto é o conjunto de textos interconectados por links ou hiperlinks.

O hipertexto não é exclusivo da internet. Notas de pé de página, referências bibliográficas, também são considerados hipertexto.
Hoje o nome hipertexto está intimamente associado à Web porque ela é o único canal de comunicação que explora plenamente as potencialidades dos links, ao criar possibilidades quase infinitas de conexões.


Neste quadro, três aspectos tornam a análise desses gêneros relevante: (1)
seu franco desenvolvimento e um uso cada vez mais generalizado; (2) suas
peculiaridades formais e funcionais, não obstante terem eles contrapartes em
gêneros prévios; (3) a possibilidade que oferecem de se rever conceitos tradicionais,
permitindo repensar nossa relação com a oralidade e a escrita. Assim,
esse “discurso eletrônico” constitui um bom momento para se analisar o efeito
de novas tecnologias na linguagem e o papel da linguagem nessas tecnologias.
Aqui estão algumas reflexões de caráter epistemológico e metodológico para
uma melhor compreensão do tema na perspectiva da teoria dos gêneros, com
base em observações de caráter etnográficos...


Comentário


etnografia da Internet é de grande relevância para entender os hábitos sociais e
lingüísticos das novas “tribos” da imensa rede mundial, que vêm se avolumando
e diversificando a cada dia.. Tal como observa Bolter (1991), a introdução da escrita conduziu a uma nova era tecnológica moderna da
cultura letrada nos ambientes em que a escrita floresceu. Tudo indica que hoje,
de igual modo, a introdução da escrita eletrônica, pela sua importância, está
conduzindo a uma cultura eletrônica, com uma nova economia da escrita. Basta
observar a quantidade de expressões surgidas nos últimos tempos com o prefixo
“e-”, como bem observou Crystal (2001)3 Qual a originalidade desses gêneros em relação ao que existe?
De onde vem o fascínio que exercem?
Qual a função de um bate-papo pelo
computador, por exemplo?

Passar o tempo, propiciar divertimento, veicular
informação, permitir participações interativas, criar novas amizades? Pode-se
dizer que parte do sucesso da nova tecnologia deve-se ao fato de reunir num só
meio várias formas de expressão, tais como, texto, som e imagem, o que lhe dá
maleabilidade para a incorporação simultânea de múltiplas semioses, interferindo
na natureza dos recursos lingüísticos utilizados

Turma SHERLAN. disse...

Modulo: 2
ATIVIDADE: 2B
TURMA: SHERLAN
OSANDIA TARTARI
ESCOLA JANE PEREIRA LOPES
MATUPÁ
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifestar.
O hipertexto é um novo espaço da escrita da sala de aula, onde cada vez mais vem sendo utilizado em ambientes educacionais com vários propósitos, como por exemplo uma ferramenta pedagógica para ajudar nos processos de escrita tradicional, trazendo contribuições à produção escrita e à leitura prazerosa aos alunos, mostrando novos horizontes formando leitores e escritores de uma nova sociedade cheia de tecnologias

turma sebastiani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
turma sebastiani disse...

2B
Hipertexto é um conhecimento sobre a transmissão cultural da escrita e da leitura, onde deve estar em constante transformação.
Segundo SNYDER 1996http://www.unicamp.br/~hans/mh, entende-se, porém, que, muito mais do que uma simples enumeração de vantagens e problemas, há que se usar o argumento de uma reflexão sobre hipertexto.
A transformação deve acontecer de forma clara e objetiva , para ser inserido no meio educacional.

ELIANA- TURMA VINICIUS

Turma 1 Marcia disse...

Atividade 2.b

“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.”
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Essa referencia de hipertexto é a mais conceitual sendo definido de forma facil e simples de se enteder, pelo que podemos ver o hipertexto é simplismente um texto toatalmente digital onde-se pode utilizar varios tipos de recursos visuais para um melhor entendimento do conteúdo.

"O lugar do hipertexto na aprendizagem: alguns princípios para a sua concepção", cuja abordagem tem como suporte teórico teorias psicológicas da aprendizagem, faz algumas considerações interessantes sobre as vantagens da aprendizagem através dos sistemas de hipertexto contrapondo-as à possibilidade, segundo alguns, de estarmos diante de mais um meio de acesso à informação, entre muitos.” (Lina Morgado. 1998).
Fonte:
http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html
Nesse referente artigo destaca o hipertexto como uma ferramenta de aprendizagem considerado o meio de comunicação mais eficaz no trabalho pedagógico dos professores.

Cleyton Queiroz da Silva
MArcelândia-MT

Unknown disse...

UNIDADE 2 - ATIVIDADE 2.b
Escola Estadual Kreen Akarore
Prof.ª Márcia Vacário
Prof. Renato Ferreira Alves

CITAÇÃO 1:
"Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse." FONTE: http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html
CITAÇÃO 2:
"Para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos." FONTE: http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html
Comentário: Pudemos observar que o hipertexto é sumamente importante para a aprendizagem. Através do hipertexto os alunos compreendem de forma mais ampla os conteúdos de uma maneira interdisciplinar.

Unknown disse...

UNIDADE 2 - ATIVIDADE 2.b
Prof.ª Márcia Vacário
Prof.ª Shelma de Moraes
Escola Kreen Akarore

CITAÇÃO 1:
"O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''." FONTE: http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html

CITAÇÃO 2:
"Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede."
Comentário: O hipertexto permite várias compreensões e expansões sobre os temas diversificados ali contidos. Como todos sabemos um texto é um tecido repleto de vários fios coerentes que se tecem fazendo um todo coeso. O hipertexto, como afirma Ramal, é esse o texto em sua dimensão expandida, mas que semelhantemente necessita desses fios coerentes para possibilite transmissão de informações e conteúdos.

Turma 1 Marcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Turma 1 Marcia disse...

Atividade 2b
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Para mim hipertexto é um texto que abre janelas para o mundo, no qual apartir de um click no mouse podemos encontrar uma esfera maior de informações.
Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita; http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html
Em sala de aula o hipertexto pode contribuir no aprendizado e na leitura do aluno pois os mesmos se sentirão motivados a buscar cada vez mais conhecimentos, através de uma simples navegação.
Cursista: Diane Facchi
Professora formadora: Márcia
Escola Santa Rita
Marcelândia-MT

Anônimo disse...

essa experiencia em poder navegar na internet e uma emoção enorme e unica onde se repete a cada viagem é como entrar em um mundo ssem fronteira em uma viagem em um navio pelos grandes mares ,onde entro neste mundo magico pois mediantes em alguns cliques começamos a nossa viagem nunca esquecendo o roteiro principal da navegação porque se não quando darmos conta ja viajamos por alguns lugares onde não era previsto.
nesta viagem a bagagem e o conhecimento adquirido a nossa jornada ,tendo cuidado para não se perder nos grandes mares desta forma conhecer o funcionamento estrategico da internete e descobrirmos novodades que fazem ir de encontro com o saber adquirido durante a nossa grande viagem

FORMADORA:SIRLENE DA SILVA SOUTO
PROF:BERNADETE DAUFEMBACK
JUZEHILDA DOS SANTOS FONSECA
NOVO MUNDO -MT
TEMA: HIPERTXTO

Anônimo disse...

O hipertexto é uma ferramenta tecnologica muito utilizada, pois através dela temos acesso a diversoos tipos de informações.para os nossos alunos funciona como um meio de mantê-los atualizados a diversos tipos de informações a nao os limitamos apenas aos conhecimentos sugeridos no livro didático, mas devemos ter o cuidado em direcionar essas pesquisas para que não fujam do foco desejado.

Disse Profª: Jozenette Figueiredo
Profª Facilitadora: Sirlene Solto
Escola Municipal Inovação
Novo Mundo-Mt

Anônimo disse...

Essa experiencia em poder navegar na intenet é uma emoção enorme e unica onde se repete cada viagem é como estar em um mundo sem fronteiras, em um návio pelos grande mares, pois mediante alguns cliques navegamos por muitos lugares e nunca se esquecendo é claro do roteiro principal, porque se não quando nos damos conta viajamos por lugares onde não era previsto. Nesta viagem a bagagem é o conhecimento adquirido durante a nossa jornada. Desta forma descobrimos estratégias de adquirir novos conhecimentos de uma maneira muito descontraida e interessante.
Bernadete e Jozehilda
Escola Inovação - Novo Mundo
Professora formadora: Sirlene da Silva Souto

Mayara Carolyne disse...

Atividade 2b
TURMA 1 MARCIA
UNIDADE 2 - 2B
ESCOLA KREEN AKARORE
PEIXOTO DE AZEVEDO
JANDIRA F. DO NASCIMENTO
TEMA: HIPERTEXTO II
"Ao ler um hipertexto, a experiência é da multilineridade. dependendo da estrutura de interconexão sustentada pela rede de hiperlinkis(inscrita no algoritmo que constitui a linguagem computacional),é possivel experimentar a coesão e a coerência sem seguir necessariamentea linha. A hipertextualidade,pois, se sustenta numa ordenação para além dos limites da linha, seu elemento é antes o espaço do que o tempo,mais ou menos como o que acontece com sumário, que nos conduz a diferentes lugares numa obra, ou mesmo com as notas de rodapé ou de fim como as que voce tem em um texto."

Unknown disse...

FORMADORA: PROFª MARCIA VACÁRIO
PROFª: JANDIRA F.DO NASCIMENTO
UNIDADE 2 - ATIVIDADE 2.b
ESCOLA KREEN AKARORE
PEIXOTO DE AZEVEDO-MT
TEMA: HIPERTEXTO II

" Ao ler um hipertexto, a experiência é a da multilinearidade. Dependendo da estrutura de interconexão sustentada pela rede de hiperlinks(inscrita no algoritmo que constitui a linguagem computacional),é possível experimentar a coesão e a coerência sem seguir necessariamente a linha. A hipertextualidade,pois, se sustenta numa ordenação para além dos limites da linha, seu elemento é antes o espaço do que o tempo,mais ou menos como o que acontece com um sumário,que nos conduz a diferentes lugares numa obra , ou mesmo com as notas de rodapé ou de fim como o que voce tem em um texto."

turma sebastiani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
turma sebastiani disse...

Turma sebastiane
unidade2
atividade2.b
aluna:JANDIRA PONCIO
Tema hipertextoII

Hipertexto quer dizer o texto suporte e aclopa outros textos em sua superficie,cujo acesso se da atravéz dos links que tem a função de conectar a construção de sentido extendendo ou complementando o texto pricipal.
juntamente com o termo hipermidia,o hipertexto foi criado em 1965 pelo filosófo e sociologo estadounidenseTED NELSONpioneiro em tecnológia da informação.
O conceito de hipertexto precisa abranger o campo linguistico,ja que se trata de texto.
fonte:blog joão e maria,andarilho topico.Educaçãodialogica.blogspot.com/.

comentário o hipertexto so veio para melhorias na forma pedagogica ajudando e muito os professores no seu dia a dia, sem precisar ler livros ,basta clicar e voce encontra o que precisa na sua pesquisa.

turma sebastiani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
turma sebastiani disse...

IRMAS ATIVIDADE 2B

Hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que "permite situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses" (Bugay & Ulbricht apud Martin, 1992)”.

turma sebastiani disse...

salesio


Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Hipertexto é algo diferente dos meios de escrita convencionais. Ela mudou a forma da leitura e escrita tradicional. A impressão, por exemlo, que é um meio no qual estamos acostumados em nosso dia-a-dia, tem um método original para que você absorva a informação ali exibida. Algumas características do texto impresso: Titulos, Sub-títulos, parágrafo de introdução (olho de texto), numeração de páginas, índice, etc. Essas características não servem e nem combinam com o conceito utilizado no manuscrito, que foi feito para leitura rápida e não linear. No manuscrito há uma série de conexões que indicam caminhos para outros livros e notas de rodapé.

http://www.tableless.com.br/sobre-hipertextos

Turma 1 Marcia disse...

ATIVIDADE 2 B
Celina Godoy de Lima Lopes - Marcelândia - MT

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Hipertexto: Documento capaz de incluir em seu conteúdo ligações com outras partes do mesmo documento ou documentos diferentes. ...
www.k2pixeldesign.com.br/main_glossario.php

O hipertexto é um grande aliado dos professores e alunos na busca de informações, uma vez que os textos são interligados atrave de links e hiperlink.

Turma 1 Marcia disse...

ATIVIDADE 2 B
Ivone Pereira Dionízio - Marcelândia - MT

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Hipertexto: É o paradigma da interface para reunir documentos. Pode explicar-se como sendo uma maneira de organizar as ligações externas de textos na web. ...
pt.wiktionary.org/wiki/hipertexto

Acredito que os hipertextos são recursos muito importantes que devem ser explorados por alunos e professores na busca de informações sobre os mais variados temas.

turma sebastiani disse...

TURMA: SEBASTIANI

TARCIZA

Para mim é novidade o hipertexto pois não imaginava que poderia ser realizado tantas descobertas por meio dele “hipertexto” , mas para muitos de nossos colegas acredito que não seja novidade. Segundo o que já li hipertexto possibilita a livre escolha de novos caminhos a ser percorrido pelo navegador, onde junta vários recursos por exemplo: o som, a música, a imagem entre outros, tornando a pesquisa mais atrativa e interessante. No qual o hipertexto é detalhado, a idéia é fazer com que o leitor viaja por outros campos sem sair do fluxo da leitura. Imagino que podemos tomar o hipertexto como um bom meio para trabalharmos com os alunos.

Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede
br.geocities.com/.../hipertexto/hipertexto.htm

"O hipertexto é um texto com conexões. Não é uma idéia nova. Cada vez que se escreve e se acrescenta referências, notas de rodapé, índice, implica que o leitor não precisa fazer uma leitura linear, podendo seguir o que mais gosta". (MARTÍNEZ) clecachoeiragr01.blogspot.com/2008/07/hipertexto-o-que.html

turma sebastiani disse...

Atividade 2b)
1ª citação: “Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto.
Para mim hipertexto é um excelente meio de pesquisa, tendo em vista que, a partir de um leve toque nos links podemos viajar no mundo textual. Através dos links os textos ficam mais claros, no sentido de que se tiver alguma duvida basta clicar em cima para que esclarecê-las, então utilizar este meio com os alunos pode despertar interesses pela leitura e produção textual, na definição que quanto mais lermos mais facilidades teremos para escrever.
2ª citação: "Para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos." FONTE: http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html6.
Consegui entender que hipertexto é muito significante para o ensino/aprendizado. Por meio do hipertexto os estudantes conseguem compreender de maneira mais vasta os conteúdos de uma forma dinâmica e eficaz, tornando as aulas agradáveis e prazerosas.
Cursista: Andressa Facchi
Professora formadora: Sebastiani
Marcelândia-MT

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Turma SHERLAN. disse...

Nair Vilalba diz:

O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

Turma SHERLAN. disse...

ATIVIDADE 2.b
IVANIR
MATUPÁ
O uso da Internet é imprescindível, especificamente em nossa profissão, pois a busca pelo conhecimento é parte extrínseca nessa prática. Algo que presta grande auxílio para que a navegação tenha amparo são os hipertextos, que de forma ampla possibilitam uma interação com o que se busca e também com tantas outras informações que ele dispõe.
“O hipertexto é usado praticamente em todos os sites disponíveis na Internet, fornecendo uma maneira de se explorar grandes conteúdos textuais em espaços (telas) reduzidos. Por meio desta nova forma de apresentação de informação, livros inteiros podem ser disponibilizados na web para consulta de qualquer pessoa que possua um computador conectado à internet. O hipertexto pode ser visto como um dos maiores recursos das mídias interativas, uma vez que a grande maioria das visitas aos sites existentes na internet, tem como objetivo a busca da informação.” http://www.iar.unicamp.br/disciplinas/am625_2003/Luis_Fernando_artigo.html
Vale lembrar o que é e como se caracteriza um hipertexto:
“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Sabe-se que este contexto veio revolucionar todas as formas de leitura estudo e pesquisa, mesmo não tendo surgido na ou pela internet, pois:
“O Hipertexto é algo diferente dos meios de escrita convencionais. Ela mudou a forma da leitura e escrita tradicional “.
http://www.tableless.com.br/sobre-hipertextos

Turma SHERLAN. disse...

ELIANE-MATUPÁ
ATIVIDADE 2B
Hipertexto é uma forma de organização de texto, onde temos a possibilidade de por meio de links saber sobre varios assuntos.
”Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal”.(wikipédia)
”Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal”.
O hipertexto é muito importante para a pesquisa e o aprendizado interdisciplinar.

Turma SHERLAN. disse...

ATIVIDADE 2.b
ANDREZA
MATUPÁ
Para se refletir sobre a importância e caracterização dos hipertextos e seu uso na Internet é importante ressaltar especificamente do que se trata:
“Hipertexto são conjuntos de elementos – que muitos chamam de nós – ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos, etc. Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. Eles não estão conectados linearmente, como se fosse um texto de um livro, por exemplo, que um assunto é ligado ao outro seguidamente. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto. O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.” http://www.tableless.com.br/sobre-hipertextos
Obviamente para que a leitura, seja em forma de estudo, pesquisa ou ocasiões informais, transcorra de forma harmoniosa, o leitor deve ter atenção ao que pretende pois:
“A não obrigatoriedade da seqüência de leitura dos "blocos de informação" faz com que o autor perca o “controle” das interpretações que seu texto pode ter. Cada leitor pode passar de um bloco para outro por diversos caminhos, o que por si só implica em diferentes construções do texto. O leitor tem agora a capacidade e, ainda mais, a responsabilidade de desenvolver seus próprios caminhos para a navegação hipertextual. No entanto, qual é o melhor caminho para que a mensagem linear pensada pelo autor não se perca na transição para um texto não-linear?”
http://www.iar.unicamp.br/disciplinas/am625_2003/Luis_Fernando_artigo.html
Além de firmeza em seus objetivos o navegador, principalmente aquele que almeja o conhecimento e trabalha com ele, devemos ter consciência de que o conhecimento se faz e se descobre em diversas formas e contextos, desde que haja disponibilidade para a sua busca, pois sabe-se que:
“Outros pesquisadores acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio. Pode acontecer no papel, por exemplo, desde que as possibilidades de leitura superem o modelo tradicional contido das narrativas contínuas (com início, meio e fim). Uma enciclopédia é uma clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volumes. Um exemplo de hipertexto tradicional são as anotações de Leonardo Da Vinci e também a Bíblia, devido sua forma não linear de leitura.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Nota-se então que esse termo “hipertexto” envolve muito mais do que conseguimos imaginar, e cabe a cada um de forma particular, interar-se nesse contexto desafiador e cheio de informações, que são os hipertextos.

Unknown disse...

TURMA ALZIRA...
UNIDADE 2
ATIVIDADE 3
E.E. “KREEN AKARORE” GUARANTÃ DO NORTE
ROZALINA MATOS


Gostei de muitos trabalhos, principalmente da , Amélia Vitória Parreira da Escola Vinicius de Morais, a consciência com que ela escreve sobre a navegação pela internet e sobre hipertexto, percebe-se o quanto ela busca conhecimentos. Tem uma outra postagem que chamou minha atenção que é do Prof° Josemar Monteiro de Oliveira, ele nos passa de uma forma grandiosa e consciente o que é hipertexto.

Anônimo disse...

Unidade 2 Atividade 2b
Maria da Silva de Oliveira
Marcelandia – MT.
Achei interessante a historia de como surgiu o hipertexto e copiei essa parte.
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
Provavelmente, a primeira descrição formal da idéia apareceu em 1945, quando Vannevar Bush publicou na The Atlantic Monthly, "As We May Think", um ensaio no qual descrevia o dispositivo "Memex". Neste artigo, a principal crítica de Bush era aos sistemas de armazenamento de informações da época, que funcionavam através de ordenações lineares, hierárquicas, fazendo com que o indivíduo que quisesse recuperar uma informações tivesse que percorrer catálogos ordenados alfabetica ou numericamente ou então através de classes e sub-classes. De acordo com Bush, o pensamento humano não funciona de maneira linear, mas sim através de associações e era assim que ele propunha o funcionamento do Memex.
2ª parte
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links
Lendo essa 2ª parte parece que, hipertexto surgiu apos a era digital, na verdade sempre existiu trabalho com hipertexto; segundo a história.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
Hipertexto é, como o próprio nome diz,é algo que está numa posição superior à de um texto comum pois o hipertexto vai além do texto.
Hipertexto vai muito alem de texto, é um mundo onde podemos explorar e obter mais e mais conhecimento, e para nos ajudar a entender podemos usar livros, figuras, vídeos, radio, principalmente internet que é a maior fonte de pesquisa.

Anônimo disse...

Unidade 2 Atividade 2b
Maria da Silva de Oliveira
Marcelandia – MT.
Achei interessante a historia de como surgiu o hipertexto e copiei essa parte.
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
Provavelmente, a primeira descrição formal da idéia apareceu em 1945, quando Vannevar Bush publicou na The Atlantic Monthly, "As We May Think", um ensaio no qual descrevia o dispositivo "Memex". Neste artigo, a principal crítica de Bush era aos sistemas de armazenamento de informações da época, que funcionavam através de ordenações lineares, hierárquicas, fazendo com que o indivíduo que quisesse recuperar uma informações tivesse que percorrer catálogos ordenados alfabetica ou numericamente ou então através de classes e sub-classes. De acordo com Bush, o pensamento humano não funciona de maneira linear, mas sim através de associações e era assim que ele propunha o funcionamento do Memex.
2ª parte
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links
Lendo essa 2ª parte parece que, hipertexto surgiu apos a era digital, na verdade sempre existiu trabalho com hipertexto; segundo a história.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
Hipertexto é, como o próprio nome diz,é algo que está numa posição superior à de um texto comum pois o hipertexto vai além do texto.
Hipertexto vai muito alem de texto, é um mundo onde podemos explorar e obter mais e mais conhecimento, e para nos ajudar a entender podemos usar livros, figuras, vídeos, radio, principalmente internet que é a maior fonte de pesquisa.

Turma 1 Marcia disse...

Atividade:2b
Eliane Barros
Marcelândia-Mt

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
O hipertexto é um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas pois permite usar vários links no mesmo texto.

turma sebastiani disse...

Atividade 2b

Hipertexto
Franciele Pereira de Almeida escola Etelvina

O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Este tipo de texto electrónico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa, depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circular por todo o mundo. É o caso da Internet, que utiliza a linguagem HTML (HyperText Markup Language) que permite descobrir a informação disseminada, num sistema em que todos podem comunicar com todos, em sincronia. Este sistema global de informação pode incluir não só texto mas também imagem, animação, vídeo, som, etc., falando-se neste caso de hipermedia. www,2fcsh,uni,pt/edtl/verbets/hipertexto,htm

O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia. www,ime,usp,br/~is/abc/node9,htm/

Pude observar que o hipertexto è Uma forma de apresentar a informação textual onde podemos encontrar uma imensa variedades de textos com formas desenhos,

Turma 1 Marcia disse...

Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificação complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.” Nelson, Literary Machines 1992.
O conhecimento técnico criado e disponibilizado para o uso da sociedade, que o denomina conforme sua compreensão, o que nem sempre garante fidelidade aos objetivos e motivação de seu autor. As variedades de entendimento que ocorrem nas pessoas, a partir das compreensão que conseguem elaborar, comprovam, que á diversidade social que vivemos. Olhamos e compreendemos de acordo com o lugar onde nossos alunos estão, inseridos, diria Paulo Freire. A nossa parcela de verdade sobre o tema em análise reflete a capacidade de compreensão que temos a seu respeito. Certa ou errada, não a nossa verdade, e cada um tem a sua própria. Construir a unidade em torno de uma crença maior, composta pela junção das muitas verdades, não o desafio da sociedade contemporânea. Texto retirado do site. www. wikipédia a enciclopédia livre.
Comentário: Na minha opinião, deveria ser utilizada uma linguagem mais simplificada, para que toda a sociedade brasileira pudesse entender, e não só aqueles que tiveram mais recursos financeiros para ter uma formação mais elevada. Fica muito difícil para quem não esta atualizado e habituado a utilizar dessas tecnologias mais modernas, como eu por exemplo que nunca tive acesso a internet, por causa da distancia de 30km, da cidade, sou totalmente leiga para fazer uso dessa tecnologia. Com as outras tecnologias que utilizo não tenho nenhuma dificuldade, mas com essas tecnologias mais avançadas me sinto um peixe fora da água, mas como tudo se aprende vou tentar.
Atividade 2b

Dirlei Meurer.

Turma 1 Marcia disse...

Atividade 2b
“o hipertexto pode afetar, também, a forma de atuação do professor e do aluno. O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos,” http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html
Gostei desta parte pois o professor tornase um colaborador na aprendisagem do aluno e com a parceria aluno e professor podemos apreder em juntos e espandir nossos conhecimentos.
“Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.”
http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html
Esta parte me chamou atenção pois para nos professores de uma escola de interior estes cursos a distancia veio para facilitar as nossas vidas pois ultrapassam as fronteiras.Sem que a gente tenha que se locomover de lugar para outro.

Sandra B Ccasagrande = Escola Santa Rita do Norte

Turma 1 Marcia disse...

ATIVIDADE 2B

“ Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Hipertexto_e_Educa.C3.A7.C3.A3o


Esse recurso e de fundamental para que os alunos comessem a ter uma busca espontanea pela leitura e produção de texto, pois cada individuo tem o seu tempo para aprender e dessa forma a aprendizagem surge de forma espontanea e significativa.

“Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Hipertexto_e_Educa.C3.A7.C3.A3o


Dessa forma os alunos irao se sentir valorizados por ter como exemplo seus proprios textos e se sentirão orgulhosos por der seus textos servindo de pesquisas para seus colegas.

ANA LUCIA = ESCOLA SANTA RITA DO NORTE

Turma 1 Marcia disse...

ATIVIDADE 2B

“ Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Hipertexto_e_Educa.C3.A7.C3.A3o


Esse recurso e de fundamental para que os alunos comessem a ter uma busca espontanea pela leitura e produção de texto, pois cada individuo tem o seu tempo para aprender e dessa forma a aprendizagem surge de forma espontanea e significativa.

“Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Hipertexto_e_Educa.C3.A7.C3.A3o


Dessa forma os alunos irao se sentir valorizados por ter como exemplo seus proprios textos e se sentirão orgulhosos por der seus textos servindo de pesquisas para seus colegas.

ANA LUCIA = ESCOLA SANTA RITA DO NORTE

Turma 1 Marcia disse...

ATIVIDADE 2B

“ Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Hipertexto_e_Educa.C3.A7.C3.A3o


Esse recurso e de fundamental para que os alunos comessem a ter uma busca espontanea pela leitura e produção de texto, pois cada individuo tem o seu tempo para aprender e dessa forma a aprendizagem surge de forma espontanea e significativa.

“Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Hipertexto_e_Educa.C3.A7.C3.A3o


Dessa forma os alunos irao se sentir valorizados por ter como exemplo seus proprios textos e se sentirão orgulhosos por der seus textos servindo de pesquisas para seus colegas.

ANA LUCIA = ESCOLA SANTA RITA DO NORTE

Turma 1 Marcia disse...

ATIVIDADE 2B

“ Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Hipertexto_e_Educa.C3.A7.C3.A3o


Esse recurso e de fundamental para que os alunos comessem a ter uma busca espontanea pela leitura e produção de texto, pois cada individuo tem o seu tempo para aprender e dessa forma a aprendizagem surge de forma espontanea e significativa.

“Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Hipertexto_e_Educa.C3.A7.C3.A3o


Dessa forma os alunos irao se sentir valorizados por ter como exemplo seus proprios textos e se sentirão orgulhosos por der seus textos servindo de pesquisas para seus colegas.

ANA LUCIA = ESCOLA SANTA RITA DO NORTE

Turma SHERLAN. disse...

ATIVIDADE 2.B
TURMA ROSILEICA
ESCOLA JANE PEREIRA LOPES
KATIUSCIA

Citação 1)
“O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que "permite situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses" (Bugay & Ulbricht apud Martin, 1992)”.
Fonte: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm
O hipertexto é um desafio novos temas e mesmo a buscar ampliar nossas pesquisas em livros e revistas, posição superior à de texto, que vai além do texto cada texto termina com a abertura para outros textos afins novas caixas de texto.


Citação 2
"a memória humana está estruturada de tal forma que nós compreendemos e retemos bem melhor tudo aquilo que esteja organizado de acordo com relações espaciais (...) o domínio de uma área qualquer do saber implica, quase sempre, a posse de uma rica representação esquemática. Os hipertextos podem propor vias de acesso e instrumentos de orientação em um domínio do conhecimento sob a forma de diagramas de redes ou de mapas conceituais manipuláveis e dinâmicos. Em um contexto de formação, os hipertextos deveriam portanto favorecer, de várias maneiras, um domínio mais rápido e mais fácil da matéria do que através de audiovisual clássico ou do suporte impresso habitual."
Fonte: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm
Hipertexto vai muito alem de texto como se fosse uma teia, onde você mexe-se pra La e pra cá e consegue sair, é um mundo onde podemos explorar e obter mais e mais conhecimento, é que ele tem usando os links que o texto agrega.

Turma 1 Marcia disse...

ATIVIDADE 2b.

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links, o nome vem do
prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva
Outros pesquisadores acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio. Pode acontecer no papel, por exemplo, desde que as possibilidades de leitura superem o modelo tradicional contido das narrativas contínuas (com início, meio e fim). Uma enciclopédia é uma clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volumes. Um exemplo de hipertexto tradicional são as anotações de Leonardo Da Vinci e também a Bíblia, devido sua forma não linear de leitura
HIPERTEXTO E EDUCAÇÃO:
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
O enunciado acima corrobora que o hipertexto não foi criação exclusiva da internet citado no primeiro parágrafo, conforme pontua Burke (2004) e Chartier (2002) ele já teve manifestações desde os séculos XVI em algumas transcrições “modificações. Eu desconhecia o conceito do hipertexto por isso achei importante copiar estas informações.
Shirley Pires de Souza dos Santos –Marcelândia - MT

Turma 1 Marcia disse...

EE Monteiro Lobato Peixoto de Azevedo-MT
Antonia Maria da Cruz
Turma da Márcia Vacário
Unidade 2 Atividade 2b
Tema Hipertexto

Segundo XAVIER (2004, p.171), o hipertexto pode ser entendido como uma “forma híbrida, dinâmica e flexível de linguagem que dialoga com outras interfaces semióticas, adiciona e condiciona à sua superfície formas outras de textualidade”.

Desse modo entendo que o hipertexto é um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor, permitindo que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos, no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial.

Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
br.geocities.com/.../hipertexto/hipertexto.htm

Assim podemos dizer que o hipertexto constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação, ou seja, das diferentes mídias; sons, animação, texto vídeo, foto, imagens, permitindo o estabelecimento constante de relações entre o texto que está sendo lido e outros textos aos quais aquele está se remetendo, numa grande rede de relações e formações de sentido dentro da esfera textual, estabelecendo assim uma ampla intertextualidade virtual. É um texto interativo pois permite que o leitor tenha acesso a espaços virtuais utilizados para que ele possa interagir com o escrevente do texto virtual, com comentários, opiniões, críticas, perguntas e sugestões.

Na educação o hipertexto pode ser mais uma porta aberta para o mundo, com muitas possibilidades de construção do conhecimento.
HEINE, Palmira. Considerações sobre o hipertexto e os gêneros virtuais emergentes no seio da tecnologia digital. In: Revista Inventário. 4. ed., jul/2005. Disponível no web world wide em: http://www.inventario.ufba.br/04/04pheine.htm.

anne pedrosa disse...

O uso do Hipertexto

O hipertexto é algo que podemos chamar de praticidade, pois quando estamos estudando um assunto ele nos orienta ou incentiva a fazermos uma pesquisa mais avançada ou melhor dizendo mais detalhada. Através do hipertexto, posso me aprofundar por exemplo em qualquer assunto que refere-se a educação pois ele destaca as palavras que podemos considerar de palavras-chave e através delas entramos no link e aprofundamos no assunto desejado. É algo realmente muito prático a utilização do hipertexto.

“A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Dalverlandia Chaves da Silva Kotikoski

anne pedrosa disse...

É um texto completo ou seja , um texto com sua fonte digital que se contem vários tipos de informações, o mais importante é ele está sempre informado de acordo com a função desejada um tipo de texto digital mais muito proveitoso com suas fontes de pesquisas, por isso, muito bom .
A diferença para o texto normal é que ele usa suas fontes de pesquisas e tudo que voe desejar saber referente a sua informação , com uma diversidade mito grande e o seu sistema é mais conhecido atualmente no WORD VIDEO .
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos.
Aldair José

Unknown disse...

Unidade 2 atividade 2b Gisele Adriana disse:

A construção do conhecimento se da em diferentes formas e lugares através do uso das tecnologias utilizadas na educação o aluno consegue melhor aprimorar conceitos das disciplinas fazendo com que a aprendizagem se torne mais significativa. O uso do computador e internet se tornou indispensável em sala de aula e no cotidiano de todo ser humano, por isso é importante o professor utilizar esta ferramenta como apoio em suas aulas visto que conseguimos aprender melhor com tecnologias que favoreçam o manuseio. Através da internet temos o Hipertexto, mas o que significa esta expressão. O Hipertexto são conjuntos de elementos que muitos chamam de nós ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos, etc. Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. Eles não estão conectados linearmente, como se fosse um texto de um livro, por exemplo, que um assunto é ligado ao outro seguidamente. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto. O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas. http://www.tableless.com.br/sobre-hipertextos
Os hipertextos nos ajudam aproximar informações de diferentes pessoas, através do uso do meio eletrônico buscando conceitos e teorias que se enquadram com nossas idéias podendo ser assim descrito: "Ferramenta para o escritor e meio para o leitor, os documentos em hipertexto permitem ao escritor ou a grupos de autores conectar dados entre si, criar trajetos em um conjunto de material afim, anotar textos já existentes e criar notas que remetam tanto a dados bibliográficos como ao corpo do texto em questão. O leitor pode navegar pelos textos anotados, referidos e conectados de forma ordenada (no sentido de que se ligam a um objetivo) mesmo que não seqüencial" (Landow, 1995, p. 17). http://www.unicamp.br/~hans/mh/arquitet.html
A composição completo de um hipertexto supõe objetos discursivos classificados, mas autonomamente significativos que exijam, por parte do leitor/usuário, o mínimo de esforço para anotar, anexar informações e criar seu próprio trajeto de leitura.
Educar numa sociedade em mudanças rápidas e profundas nos obriga a reaprender a ensinar e a aprender, a construir modelos diferentes dos que conhecemos até agora. Ensinar e aprender hoje não se reduz a estar um tempo numa sala de aula. Implica em modificar o que fazemos dentro da sala de aula e organizar ações de pesquisa e de comunicação que permitam a professores e alunos continuar aprendendo em ambientes virtuais, acessando páginas na Internet, onde encontram textos, novas mensagens, salas de aula virtuais, possibilidade de orientação à distância, etc. Professor José Manuel Moran.

turmaemerson@gmail.com disse...

Nesse texto nos explica um pouco mais sobre oque é um hipertexto.
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm

sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. COMENTÁRIO:Assim, o trabalho com hipertextos permite trabalharmos com possibilidades mais dinâmicas, imprevisíveis, intensas, e a interatividade podendo mesmo a provocar no pesquisador assumir novas posturas, como a de um explorador um sujeito que se insere na própria rede, mas ainda preservando sua identidade.

WANESSA- CECILIA MEIRELES -MATUPÁ

Turma 1 Marcia disse...

Escola Estadual Monteiro Lobato
Marilene Ramos
Turma: Márcia
Atividades: 2.b
O hipertexto é um termo tecnológico que remete a um texto em formato digital, agregando – se a outros conjuntos de informações que vão subsidiar o hipertexto.
Os sons imagens, e palavras, na qual o acesso de dá através de referências específica denominado links são os auxílios que irão possibilitar o enriquecimento ao texto. Sua importância é de interconectar os diversos assuntos abordados enfatizando ao assunto pesquisado. entretanto não só a internet que possibilita os hipertextos,como fonte de conhecimentos, interação de assuntos pesquisados; como também todos os textos que oferecem conhecimentos em determinados assuntos , sendo ele verbal ou não, Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
Rosimerepreste.blogspot.com/.../o-que-ehipertextos.html-

Turma 1 Marcia disse...

Escola Estadual Monteiro Lobato
Marilene Ramos
Turma: Márcia
Atividades: 2.b
O hipertexto é um termo tecnológico que remete a um texto em formato digital, agregando – se a outros conjuntos de informações que vão subsidiar o hipertexto.
Os sons imagens, e palavras, na qual o acesso de dá através de referências específica denominado links são os auxílios que irão possibilitar o enriquecimento ao texto. Sua importância é de interconectar os diversos assuntos abordados enfatizando ao assunto pesquisado. entretanto não só a internet que possibilita os hipertextos,como fonte de conhecimentos, interação de assuntos pesquisados; como também todos os textos que oferecem conhecimentos em determinados assuntos , sendo ele verbal ou não, Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
Rosimerepreste.blogspot.com/.../o-que-ehipertextos.html-

Anônimo disse...

Karine M. Reis - Escola André A.Maggi -Novo Mundo.



O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

turmaluciana disse...

ATIVIDADE 2B
Escola 19 de Julho Peixoto de Azevedo
Prof.Edilene Lima de Melo.

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos.

turmaluciana disse...

ATIVIDADE 2B
Escola 19 de Julho Peixoto de Azevedo
Prof.Edilene Lima de Melo.

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos.

turmaluciana disse...

Professora Alessandra
"Escola 19 de Julho"

O QUE É HIPERTEXTO?

SILVA afirma que hoje, devido a cibercultura, existe um novo espectador: menos passivo diante da mensagem mais aberta à sua intervenção. Essa mudança significa emergência de um novo leitor. Não mais aquele que segue as páginas do livro de modo unitário e contínuo, mas aquele que salta de um ponto a outro fazendo seu próprio roteiro de leitura interdisciplinar.

É evidente que, as afirmações acima somente poderiam ser feitas se tomarmos como objeto de estudo o hipertexto.

Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.

Se tomarmos como exemplo a Internet, cada website é um hipertexto, pois os links das páginas fazem com que fragmentos de textos se unam a outros, deixando a cargo do leitor a formação de seu próprio texto.

Turma 1 Marcia disse...

Madalena
E.E. Monteiro mLobato
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A principal diferença entre o que chamamos de texto linear, e os hipertextos é que um texto linear é lido de forma seqüencial uma página após outra. Os hipertextos podem ser lidos de muitas formas, em muitas ordens diferentes: várias palavras ou expressões ao longo do hipertexto podem remeter a outros textos ou a outros pontos do mesmo...texto. Por isso dizemos que esse é um texto não linear porque não há uma linha única para seguir ao lê-lo, mas muitos caminhos possíveis que são acionados pelas teclas do computador interconectando a diferentes endereços formando uma grande teia de informações.

Turma 1 Marcia disse...

Ermita
E.E.Monteiro Lobato

O hipertexto é subversivo a postura física do leitor: desde o texto em rolo, que ocupava as duas mãos para se poder realizar uma leitura linear e seqüencial, onde a revisão de determinados trechos era uma dificuldade constante, passando por livros encadernados permitindo virar páginas, mas ainda sem perder o senso de linearidade, até chegarmos ao hipertexto, um texto totalmente maleável, com sua visibilidade anunciada através de janelas e múltiplas caixas de texto.
http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm

Hipertexto é um texto não linear, muito atraente por causa de sua versatilidade, pois permite a coautoria o que tem provocado imensas modificações nas relações interpessoais. Promete ser o maior veiculo de ensino aprendizagem da atualidade.

Unknown disse...

Escola Estrelinha do Norte
Alunas: Derli, Fátima e Tatiane
Ativ2.2
Quando estou lendo e não sei o significado de alguma palavra, busco o dicionario para descobrir. Na rede mundial temos o hipertexto, que são informações que nos permitem compreender de forma globalizada, ou seja com todas as explicações possíveis e orientações disponíveis quaisquer temas.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
No cotidiano da sala de aula muda o papel do professor, ele se torna um colaborador e o aluno participa ativamente no processo de aquisição do conhecimento, pois elabora livremente o trajeto de seu interesse, dando novos significados e acrescentando comentários pessoais as informações obtidas.

Anônimo disse...

UNIDADE-02
Atividade 02
a) Navegar na internet é sem sombra de dúvida uma maravilha, ainda mais quando fazemos dela nossa aliada nas conquistas dos nossos objetivos. Pois com uma ferramenta dessa ao nosso dispor podemos, em menor tempo possível e com muita comodidade, esclarecer qualquer dúvida, interagir com outras pessoas, nos divertir,etc. .
b) O que é um hipertexto(1)? Como o próprio nome diz, é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede. Na Internet, cada site é um hipertexto - clicando em certas palavras vamos para novos trechos, e vamos construindo, nós mesmos, uma espécie de texto.RAMAL, Andrea Cecília. Ler e escrever na cultura digital. Disponível em http://www.revistaconecta.com/destaque/edicao04.htm
Segundo a autora o hipertexto vai além do texto, por isso o trabalhar com ele proporciona aos alunos um leque de oportunidades que eles podem utilizar para enriquecer sua leitura, no menor tempo possível, de forma agradável e dinâmica.Tudo isso graças as janelas de sugestões que ele coloca a disposição do leitor, afim de que ele torne sua pesquisa mais completa.
Sileide Matos

Anônimo disse...

UNIDADE-02
Atividade 02
a) Navegar na internet é sem sombra de dúvida uma maravilha, ainda mais quando fazemos dela nossa aliada nas conquistas dos nossos objetivos. Pois com uma ferramenta dessa ao nosso dispor podemos, em menor tempo possível e com muita comodidade, esclarecer qualquer dúvida, interagir com outras pessoas, nos divertir,etc. .
b) O que é um hipertexto(1)? Como o próprio nome diz, é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede. Na Internet, cada site é um hipertexto - clicando em certas palavras vamos para novos trechos, e vamos construindo, nós mesmos, uma espécie de texto.RAMAL, Andrea Cecília. Ler e escrever na cultura digital. Disponível em http://www.revistaconecta.com/destaque/edicao04.htm
Segundo a autora o hipertexto vai além do texto, por isso o trabalhar com ele proporciona aos alunos um leque de oportunidades que eles podem utilizar para enriquecer sua leitura, no menor tempo possível, de forma agradável e dinâmica.Tudo isso graças as janelas de sugestões que ele coloca a disposição do leitor, afim de que ele torne sua pesquisa mais completa.
Sileide Matos

Unknown disse...

ATIVIDADE 2b – UNIDADE 2

TURMA: ALZIRA
PROFESSORA: MARIA DE FÁTIMA LIMA LEITE
ESCOLA KREEN AKARORE – GUARANTÃ DO NORTE/MT
TEMA: O QUE É HIPERTEXTO?

Hipertexto é o termo que remete ao texto em formato digital, que agrega o outro conjunto de informações que podemos acessar, através de referências especificas denominadas hiperlinks ou links. Ocorre na forma de termos destacados no corpo do texto principal, que através de ícones, gráficos ou imagens é possível interconectar os diversos conjuntos de informações, completando texto principal.

“Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Acredito que trabalhando com hipertexto, levo ao aluno a despertar o interesse do aluno para a pesquisa, pois é desafiodor e estimula a curiosidade.

Unknown disse...

ATIVIDADE 2b – UNIDADE 2

TURMA: ALZIRA
PROFESSORA: ANGELA DE OLIVEIRA LEITE DEMOSSI
ESCOLA KREEN AKARORE – GUARANTÃ DO NORTE/MT
TEMA: O QUE É HIPERTEXTO?

Hipertexto é um texto em formato digital, o qual está agregado a outro texto. Aparecendo na forma de textos destacados, que são denominados de link ou hiperlinks, o qual armazena diversas informações, como: imagens, sons, vídeos, gráficos..., servindo para complementar o texto principal.
“Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Contribui na sala de aula, pois o aluno está diante de diversas fontes, tornando- se uma atividade colaborativa onde o professor poderá socializar os texto de várias turmas.

Unknown disse...

Formadora;Jislaine Luz.
ProfessorA; Silene Oliveira de Matos Priesnitz.
Undade 2 Atividade 2.b
Escola Beija Flor
Tema; Hipertexto

hipertexto se compõe de textos em formato digital, fragmentos de textos, imagens e sons interligados. Na área educacional a utilização de hipertextos leva os alunos a compartilhar conhecimentos , organizar materias de diferentes disciplinas,aprende num sistema de colaboração troca de textos, redistribuição dos mesmos, atribuindo novos significados,acrescentando comentários pessoais as informações a eles apresentadas possibilitando com isso, autoria coletiva, entretanto essas aulas precisam ser cuidadosamente planejadas.
www.unicamp.br/~hansmh/edu.html
http;//pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto
comentário: hipertextos são recursos ricos, que devem ser explorados como fonte de pesquisa, estimulo a curiosidade, a leitura e produção de texos com autonomia, contribuindo dessa maneira para aquisição e amplição do conhecimentos.

Unknown disse...

Formadora;Jislaine Luz.
Professora; Silene Oliveira de Matos Priesnitz.
Undade 2 Atividade 2.b
Escola Beija Flor
Tema; Hipertexto

hipertexto se compõe de textos em formato digital, fragmentos de textos, imagens e sons interligados. Na área educacional a utilização de hipertextos leva os alunos a compartilhar conhecimentos , organizar materias de diferentes disciplinas,aprende num sistema de colaboração troca de textos, redistribuição dos mesmos, atribuindo novos significados,acrescentando comentários pessoais as informações a eles apresentadas possibilitando com isso, autoria coletiva, entretanto essas aulas precisam ser cuidadosamente planejadas.
www.unicamp.br/~hansmh/edu.html
http;//pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto
comentário: hipertextos são recursos ricos, que devem ser explorados como fonte de pesquisa, estimulo a curiosidade, a leitura e produção de texos com autonomia, contribuindo dessa maneira para aquisição e amplição do conhecimentos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

FORMADORA: PROFª MÁRCIA VACÁRIO
PROFª IRENE CATANEO
UNIDADE 2 – ATIVIDADE 2.b
ESCOLA KREEN AKARORE
PEIXOTO DE AZEVEDO - MT
TEMA: HIPERTEXTO
“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links”.
História
“A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos”.
Hipertexto e Internet
“Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação. A internet, através da WWW, seria o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links”.
“Outros pesquisadores acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio. Um exemplo de hipertexto tradicional são as anotações de Leonardo Da Vinci e também a Bíblia, devido sua forma não linear de leitura”.
Hipertexto e Educação
“Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo”. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Depois de ler e reler o que é hipertexto, compreendi que é um texto estudado com observaçoões pessoais para melhor assimila-lo, as “fixas”! Agora mudamos alguns nomes e apredemos tudo novamente dentro da tecnologia globalizada e pronto, surge o hipertexto, facinho...facinho, e só praticar. E aprender a colar!!!!

Turma 1 Marcia disse...

Escola Estadual Monteiro Lobato.
Turma Márcia.
Atividade: 2.b
Vanda Maria
segundo RAMAL, hipertexto é como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade leitor a formação de seu próprio texto.RAMAL ainda argumenta dizendo que cada percurso textual é tecido de maneira original e única pelo leitor cibernético. Não existiria, portanto, um único leitor, mas sim um sujeito coletivo, numa única reunião e interação de consciências que produzem conhecimento e navegam juntas.SILVA também contribui para a idéia do texto coletivo, afirmando que comunicar supõe participar. E participar significa interferir, modificar a mensagem. Sendo assim, a participação coletiva significaria interação colaborativa ou co-criação. Aprender entender-se-ia a participação. HIPERTEXTO. O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações. Segundo Nelson Pretto

turmaemerson@gmail.com disse...

ESCOLA MUNICIPAL RENASCER
Onícera de F. Driessen de souza

Um tópico relevante é a utilização do hipertexto na educação. Que pode impulsionar o educando a pesquisa e a produção de texto. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual, aluno e professor interagem em uma mesma descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários participam ativamente de uma mesma construção.
Na sala de aula onde se usa o hipertexto. O educando aprende muito mais, pois a navegação faz com o educando memorize muito mais rápido o assunto explorado, pois tudo o que se faz com prazer é mais fácil de aprender.

turmaemerson@gmail.com disse...

CRISTIANE V. SORGATO
ESCOLA RENASCER
ATIVIDADE 2 B


“O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que "permite situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses" (Bugay & Ulbricht apud Martin, 1992)”.
Fonte: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm
Comentário: dá pra entender melhor quando tem no caso textos com uma linguagem bem parecida e mais rica, com aprofundamentos de assuntos.
“Os hipertextos podem propor vias de acesso e instrumentos de orientação em um domínio do conhecimento sob a forma de diagramas de redes ou de mapas conceituais manipuláveis e dinâmicos. Em um contexto de formação, os hipertextos deveriam portanto favorecer, de várias maneiras, um domínio mais rápido e mais fácil da matéria do que através de audiovisual clássico ou do suporte impresso habitual."
Fonte: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm
Comentário:é uma forma de aprender mais de forma tranquila e fácil.

CRISTIANE V. SORGATO
ESCOLA RENASCER
ATIVIDADE 2 B


“O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que "permite situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses" (Bugay & Ulbricht apud Martin, 1992)”.
Fonte: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm
Comentário: dá pra entender melhor quando tem no caso textos com uma linguagem bem parecida e mais rica, com aprofundamentos de assuntos.
“Os hipertextos podem propor vias de acesso e instrumentos de orientação em um domínio do conhecimento sob a forma de diagramas de redes ou de mapas conceituais manipuláveis e dinâmicos. Em um contexto de formação, os hipertextos deveriam portanto favorecer, de várias maneiras, um domínio mais rápido e mais fácil da matéria do que através de audiovisual clássico ou do suporte impresso habitual."
Fonte: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm
Comentário:é uma forma de aprender mais de forma tranquila e fácil.

Unknown disse...

Atv 2b
Angelita Severo

Cit 1)

A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Cit 2
“O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que permite situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses" (Bugay & Ulbricht apud Martin, 1992)”.
Fonte:http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm


Cit 3 "A memória humana está estruturada de tal forma que nós compreendemos e retemos bem melhor tudo aquilo que esteja organizado de acordo com relações espaciais (...) o domínio de uma área qualquer do saber implica, quase sempre, a posse de uma rica representação esquemática. Os hipertextos podem propor vias de acesso e instrumentos de orientação em um domínio do conhecimento sob a forma de diagramas de redes ou de mapas conceituais manipuláveis e dinâmicos. Em um contexto de formação, os hipertextos deveriam portanto favorecer, de várias maneiras, um domínio mais rápido e mais fácil da matéria do que através de audiovisual clássico ou do suporte impresso habitual."
Fonte: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm

** Assim como o computador nosso cérebro está organizado para desenvolver diversas atividades diariamente. Quanto mais estimulamos nossa mente mais aprendemos, os hipertextos nos auxiliam para que o nosso conhecimento se desenvolva mais facilmente e mais prazerosa.

turma sebastiani disse...

Marilza Sobrinho Dias
Escola Vinícius de moraes

A palavra hipertexto tem sido aceita para textos ramificados e responsivos, mais muito menos usada,é a palavra correspondente hipermidia.O sistema global de informação pode incluir não so texto mas também imagem,animação,video etc.
noto que em todas os textos que encontro na internet são hipertextos nesse caso hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido, O hipertexto traz muitas vantagem para educação,é a construção do conhecimento,compartilhado com diversos conjuntos de informação.

eduardo disse...

FORMADOR: PROF. EDUARDO
PROFª. Rosangela Peccinini Lazaretti
UNIDADE 2 – ATIVIDADE 2.b
E.E. 13 de Maio
NOVA GUARITA- MT
TEMA: HIPERTEXTO II

Hipertexto
Recorte 1 - É o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
www.wikipédia.org

Recorte 2 - O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
/.../
Recorte 3 - O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''
www.ime.usp.br

História
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
www.wikipédia.org

Meu comentário...
Além da comodidade e facilidade de acesso a várias informações complemetares o hipertexto pode revolucionar a leitura e o aprendizado, em sala de aula, podemos trabalhar com hipertexto oportunizando aos alunos trabalhar num sistema de colaboração. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento e, os alunos acabam aprendendo mais e através de diversas fontes, o próprio conceito de hipertexto nos leva a essa intenção, os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo.
O que mais gostei durante a “navegação” em busca do conceito de hipertexto foi observar que já fazíamos hipertexto quando fazíamos e fazemos anotações em livros e mais, sempre que revisamos um trabalho, nosso ou de outrem.

Turma 1 Marcia disse...

Atividade 2.b da Unidade 2

Conceituação sobre o hipertexto

O Hipertexto designa uma coleção de documentos com links, ou hiperlinks, que auxiliam o leitor a ir de um texto (texto escrito ou imagem) a outro, em um movimento auto-gerenciado. O hipertexto se caracteriza pela liberdade do percurso que o leitor pode construir.
Ao acessar o site num determinado assunto o leitor se depara com um texto ficcional, ele tem a tarefa de, através da sequência linear, recompor o conteúdo e colocá-lo, novamente, em sua estrutura não linear. A idéia foi economizar, tanto para o autor como para o leitor, tempo e esforço, ao reunir e compreender o que estava sendo apresentado através de hipertextos.
A princípio, poderíamos pensar que o hipertexto depende do autor que cria os links, mas hoje entendo que, com os mecanismos de busca cada vez mais inteligentes, qualquer leitor na web pode utilizar hipertexto, saindo do texto e voltando ao mesmo, sempre que quiser aprofundar seu conhecimento sobre algum tópico.
O hipertexto tem como características o texto não-linear, o leitor como co-autor e a possibilidade de usar linguagem textual e não-textual (som, imagem, vídeo etc.). Há hipertexto num ebook somente se for elaborado com vários links através dos quais o leitor navega e constrói a seqüência de informações conforme sua vontade, voltando ao texto principal do ebook quando desejar. Para visualizarmos o uso do hipertexto é só acessar as páginas da Wikipédia em que, cada entrada possui links nos conceitos principais para novas definições dentro da Wikipédia, além de links tem outras informações adicionais, imagens, vídeos, sons.
(http://www.inventario.ufba.br/04/04phein(http://br.answers.yahoo.com/question/index)
Existe software, que transforma um texto inteiro em hipertexto, associando cada palavra ao correspondente verbete em um dicionário. O sistema de hipertextos mais conhecido é www(world wide web), pois esse são usados de forma que todos os navegantes tem acesso. Gostaria muito conhecer a história da invenção e evolução do computador desde o início até hoje, admiro o quanto esta máquina / instrumento é tão valiosa para toda a sociedade, basta saber como utilizá-la. Eu, por exemplo, tenho muito ainda para aprender o manuseio das ferramentas de navegação.Esta atividade dois, a e b nos proporciona a navegar, a localizar textos e outros hipertextos clicando na palavra que está com a cor azul. Encontrei vários assuntos referente ao hipertexto, desde sua história, os autores, como Ted Nelson em 1960, numa entrevista relata que desenvolveu projeto quando era aluno de pós-graduação em Harvard.
(http://www.letramagna.com/entrevistavera.htm)
Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede. Se tomarmos como exemplo a Internet, cada website é um hipertexto, pois os links das páginas fazem com que fragmentos de textos se unam a outros, deixando a cargo do leitor a formação de seu próprio texto. Portanto, não existiria, um único leitor, mas sim um sujeito coletivo, numa única reunião e interação de consciências que produzem conhecimento e navegam juntas. http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm

Lucila Ribeiro Soares – E.E.Monteiro Lobato - Profª e Orientadora Macia - 19 / 09 / 09

Unknown disse...

TURMA SHERLAN
CURSISTA: ELAINE
ESCOLA JANE
HIPERTEXTO
É o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na formam de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
www.wikipédia.org
O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multidimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o mouse numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como navegação.
www.ime.usp.br
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Esses marginalia eram posteriormente transferidos para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
www.wikipédia.org
Pela comodidade e facilidade no acesso a várias informações complementares o hipertexto pode revolucionar a leitura e o aprendizado, em sala de aula, podemos trabalhar com hipertexto oportunizando aos alunos trabalhar num sistema de colaboração. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento e, os alunos acabam aprendendo mais e através de diversas fontes, o próprio conceito de hipertexto nos leva a essa intenção, os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas.
Durante a “navegação” observei que o hipertexto traz muita vantagem para educação, é a construção do conhecimento, compartilhado com diversos conjuntos de informação.

turmaemerson@gmail.com disse...

Turma: Emerson
Unidade - 2
Atividade – 2b
Lucimar E.E.Cecilia Meireles.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e tem a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, aferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O hipertexto que inclui links para outras páginas na Web. Através dos links, você pode "saltar" facilmente de uma página para outra.
www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u462348.shtml
Comentário: Os hipertextos vão muito além dos textos. Pois são enormes ‘ pontes’ de conhecimento envolvendo vários caminhos, portanto é onde devemos ajustar conforme o nosso interesse. É um novo espaço para o envolvimento da escrita e leitura em sala de aula, e essa ferramenta tecnológica vem sendo utilizado nos ambientes educacionais propondo uma produção de escrita e uma leitura prazerosa ao educando.

turma sebastiani disse...

ATIVIDADE 2.b
Genilde E.O.Brandao
E.M.P.G Jardim Das Flores
HIPERTEXTO 2

hipertexto se compõe de textos em formato digital, fragmentos de textos, imagens e sons interligados. Na área educacional a utilização de hipertextos leva os alunos a compartilhar conhecimentos , organizar materias de diferentes disciplinas,aprende num sistema de colaboração troca de textos, redistribuição dos mesmos, atribuindo novos significados,acrescentando comentários pessoais as informações a eles apresentadas possibilitando com isso, autoria coletiva, entretanto essas aulas precisam ser cuidadosamente planejadas.
www.unicamp.br/~hansmh/edu.html
http;//pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto
COMENTÁRIO: Trabalhar com hipertexto em sala de aula e muito importante,pois é uma forma de estar possibilitando o aluno a dsenvolver ainda mais seus conhecimentos de uma forma mais prazerosa e tornando-se mais ativo e participativo na sociedade e no mundo em que vivemos.
E o hipertexto traz um espaço muito importante para trabalharmos em nossa pratica pedagógica.


20 de Setembro de 2009

turma sebastiani disse...

Luciana
atividade 2b


Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
www.wikipédia.org
Assim podemos concluir que os hipertextos são uma ótima alternativa de
pesquisa para os alunos, pois, oferecem a oportunidade de pesquisa de vários textos ao mesmo tempo.

turma sebastiani disse...

Luciana
atividade 2b

"Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Dessa forma se torna muito importante e produtivo o trabalho de pesquisa com hipertextos, o qual possibilita ao aluno
pesquisar sobre vários temas referentes
a um mesmo assunto.

turma sebastiani disse...

Atividade 3
Luciana

Concordo com a professora Ana Cristina Martinelli no que diz respeito ao hipertexto como uma nova ferramenta pedagógica,pois devemos usá-lo
em nossa sala de aula sempre que possível.


De acordo com a professora Carla Daiana Bruzaroschi o aluno torna-se explorador e atua de forma interativa com os textos,concordo com seu ponto de
vista.



Concordo com a professora Maria de Fátima de Lima Leite quando ela diz que a
pesquisa com hipertextos estimula a curiosidade dos alunos.

turma sebastiani disse...

claudeneia

citação 1

Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
br.geocities.com/.../hipertexto/hipertexto.htm

o hipertexto é um texto interligados com todos os outros texto, pois ele nos ajuda se caso queremos entrar em outras janelas para aprofundarmos o nosso estudo.


citação 2


O termo hipertexto foi criado no início os anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a idéia de escrita/ leitura não linear, em um sistema de informática. Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos seqüências sonoras, etc
www.letramagna.com/entrevistavera.htm

Ainda a bem que o hipertexto foi criado para nos ajudar a entender mais profundamente os texto

turma sebastiani disse...

antonia

citação 1

O hipertexto é ilimitado, porém isso não corresponde a uma infinidade de linguagens disponível na tela do computador, mas a uma construção de vários significado para cada sentido que as contornam.
www.letramagna.com/entrevistavera.htm


A vantagem do hipertexto de não ser limitada e nos possibilidade de conhecer vários assuntos dentro do mesmo espaço.

citação 2

Silvia também contribui para a idéia do texto coletivo, afirmando que comunicar supõe participar. E participar significa interferir, modificar a mensagem. Sendo assim, a participação coletiva significaria interação colaborativa ou co-criação. Aprender entender-se-ia a participação ativa na construção do conhecimento.
br.geocities.com/.../hipertexto/hipertexto.htm


A aprender trabalhar com o hipertexto nos fazer compreender melhor alguns assuntos importantes,.
Segundo silva a participação coletiva, é muito importante, pois podemos modificar e construir novos conhecimento.

turma sebastiani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
turma sebastiani disse...

Estrutura Hipertextual

Define-se como hipertexto, um documento que é composto por diferentes blocos de informações interconectadas tanto com partes do mesmo documento ou com outros documentos que seguem o mesmo padrão de funcionamento. Em qualquer site da Internet é possível observar a utilização prática das teorias do hipertexto, por meio do funcionamento dos hiperlinks - ou simplesmente links: várias imagens, palavras ou partes de texto possuem uma propriedade diferente das demais que é transformar o cursor "seta" do mouse em um cursor em formato de "mãozinha". Aqui está identificado um hiperlink (também chamado de caminho) que irá transportar o internauta para uma outra parte do mesmo documento, para uma outra página do mesmo site ou para algum arquivo relacionado (como um arquivo de som ou uma imagem ampliada). Os hiperlinks são elos associativos, verdadeiras pontes entre diferentes espaços, que ao serem clicados podem tanto aprofundar um determinado assunto como mostrar outros assuntos próximos e relacionados.
Considera-se Ted Nelson o inventor do termo hipertexto, no início dos anos 60, que exprime o sonho de manter os pensamentos em sua estrutura multidimensional e não sequüencial. No artigo "Virtual world without end" (nota) de 1992, o autor define: "As idéias não precisam ser separadas nunca mais (...) Assim eu defino o termo hipertexto, simplesmente como escritas associadas não-seqüenciais, conexões possíveis de se seguir, oportunidades de leitura em diferentes direções

Principais características do Hipertexto
10. Intertextualidade;
11. Velocidade;
12. Precisão;
13. Dinamismo;
14. Interatividade;
15. Acessibilidade;
16. O multilinear.[3]rganização
17. Estrutura em rede;
18. Transitoriedade;

IARA SIMA

turma sebastiani disse...

Estrutura Hipertextual

Define-se como hipertexto, um documento que é composto por diferentes blocos de informações interconectadas tanto com partes do mesmo documento ou com outros documentos que seguem o mesmo padrão de funcionamento. Em qualquer site da Internet é possível observar a utilização prática das teorias do hipertexto, por meio do funcionamento dos hiperlinks - ou simplesmente links: várias imagens, palavras ou partes de texto possuem uma propriedade diferente das demais que é transformar o cursor "seta" do mouse em um cursor em formato de "mãozinha". Aqui está identificado um hiperlink (também chamado de caminho) que irá transportar o internauta para uma outra parte do mesmo documento, para uma outra página do mesmo site ou para algum arquivo relacionado (como um arquivo de som ou uma imagem ampliada). Os hiperlinks são elos associativos, verdadeiras pontes entre diferentes espaços, que ao serem clicados podem tanto aprofundar um determinado assunto como mostrar outros assuntos próximos e relacionados.
Considera-se Ted Nelson o inventor do termo hipertexto, no início dos anos 60, que exprime o sonho de manter os pensamentos em sua estrutura multidimensional e não sequüencial. No artigo "Virtual world without end" (nota) de 1992, o autor define: "As idéias não precisam ser separadas nunca mais (...) Assim eu defino o termo hipertexto, simplesmente como escritas associadas não-seqüenciais, conexões possíveis de se seguir, oportunidades de leitura em diferentes direções

Principais características do Hipertexto
10. Intertextualidade;
11. Velocidade;
12. Precisão;
13. Dinamismo;
14. Interatividade;
15. Acessibilidade;
16. O multilinear.[3]rganização
17. Estrutura em rede;
18. Transitoriedade;

IARA SIMA

turma sebastiani disse...

Estrutura Hipertextual

Define-se como hipertexto, um documento que é composto por diferentes blocos de informações interconectadas tanto com partes do mesmo documento ou com outros documentos que seguem o mesmo padrão de funcionamento. Em qualquer site da Internet é possível observar a utilização prática das teorias do hipertexto, por meio do funcionamento dos hiperlinks - ou simplesmente links: várias imagens, palavras ou partes de texto possuem uma propriedade diferente das demais que é transformar o cursor "seta" do mouse em um cursor em formato de "mãozinha". Aqui está identificado um hiperlink (também chamado de caminho) que irá transportar o internauta para uma outra parte do mesmo documento, para uma outra página do mesmo site ou para algum arquivo relacionado (como um arquivo de som ou uma imagem ampliada). Os hiperlinks são elos associativos, verdadeiras pontes entre diferentes espaços, que ao serem clicados podem tanto aprofundar um determinado assunto como mostrar outros assuntos próximos e relacionados.
Considera-se Ted Nelson o inventor do termo hipertexto, no início dos anos 60, que exprime o sonho de manter os pensamentos em sua estrutura multidimensional e não sequüencial. No artigo "Virtual world without end" (nota) de 1992, o autor define: "As idéias não precisam ser separadas nunca mais (...) Assim eu defino o termo hipertexto, simplesmente como escritas associadas não-seqüenciais, conexões possíveis de se seguir, oportunidades de leitura em diferentes direções

Principais características do Hipertexto
1. Intertextualidade;
2. Velocidade;
3. Precisão;
4. Dinamismo;
5. Interatividade;
6. Acessibilidade;
7. O multilinear.[3]rganização
8. Estrutura em rede;
9. Transitoriedade;

IARA SIMA

turma sebastiani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
turma sebastiani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
turma sebastiani disse...

Maria Da Anunciação ;Creche Irmã Dulce

O texto do futuro
O hipertexto é uma solução que chegou para solucionar meus problemas que não tinha solução, mas graças a esta que veio abrindo novos horizontes em e um mundo com grandes diferenças com essas tecnologias, que faz a diferença . É muito bom navegar , isto porque não sei ainda, mas com todo esse incentivo ficarei uma grande navegadora por novos caminhos ou novos horizontes , estas é umas das experiências mais gostosa que tive até hoje uma das melhores .Este espaço foi dos melhores e mais a internet, por que faz nos interagir, observar e analisar com todos. A internet é um espaço aberto para todos se conectar com o mundo. Por isso existem algumas desvantagens para nossos filhos, ou para o computador, os lixos online, que precisamos ter muita atenção e ficarmos atentos. Por isso que estou me esforçado para poder identificar melhor meu computador. Eu acho se sinão me esforçar como vou alcançar toda essa tecnologia, por isso sou obrigada a me atualizar para não ficar para tráz ou parada no tempo. Vejo como uma porta de saída,e para poder ficar mais interad ao mundo em pouco tempo ou em poucos segundos.

turma sebastiani disse...

Josefa Alves.

Atividade 2b


“Estudo sobre o hipertexto, meio de informação disponível eletronicamente sob demanda (on line) em um computador, apresentado sob a forma hipertextual. O estudo focaliza o tema sob os aspectos tecnológico, cultural e pedagógico, procurando fornecer ao leitor uma experiência de leitura hipertextual em que conteúdo e forma, tema e seu tratamento se intercomplementam em mútua explicitação. Quanto ao aspecto tecnológico, o hipertexto é apresentado em suas características arquitetônicas, origem e evolução histórica. No que concerne aos aspectos culturais há uma busca de aproximação entre as características de escrita hipertextual e algumas postulações teóricas do pós-estruturalismo relacionadas ao texto, tendo como pano de fundo uma visão da modernidade. Finalmente, em seu aspecto pedagógico, o hipertexto é focalizado no sentido de se verificar suas potencialidades e limitações.”

http://www.unicamp.br/~hans/mh/


Hipertexto para mim e uma troca de diálogo que temos entre os próprios colegas é como se você estivesse ouvindo uma musica que você mais gosta. A internet num todo te deixa mais reflexiva.
O estudo sobre hipertexto focaliza um estudo mais aprofundado fornecendo ao leitor mais segurança para que ele possa estar mais contextualizado.

turmaemerson@gmail.com disse...

Jucileide
Cecília Meireles
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
http://wKipedia.or/uiki/Hipertexto#Confer.C3-AAnciais-Acad.C3.A

Compreendo que o trabalho com hipertexto tem o poder de induzir o aluno à pesquisa e à produção textual, pois, esta ferramenta de ensino e aprendizagem criar um ambiente no qual a aprendizagem aconteça de forma expontânea e por descoberta. Quando um aluno busca localizar uma informação ele esta participando ativamente de seu processo de busca e construção do conhecimento e certamente esta aprendizagem será mais significante e duradoura.

turmaemerson@gmail.com disse...

Atividade 2b Módulo 2
Professor Emerson
Aluna Cleusa

Na Educação,devemos levar em consideração que o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual.

Ainda neste mesmo texto, se aborda a questão do hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.

Também se comenta que, na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Gostei do que li e espero que num tempo bem curto isto venha a acontecer no interior de nossas salas de aula. Essa nova maneira de ensinar usando como ferramenta os hipertextos podem fortalecer o trabalho pedagógico se usado de maneira adequada.As principais características do Hipertexto me chamaram a atenção. Pois ali se trabalha com a Intertextualidade; Velocidade; Precisão; Dinamismo; Interatividade; Acessibilidade; Estrutura em rede;Transitoriedade; Organização multilinear.

turmaemerson@gmail.com disse...

Módulo 2 – Atividade 2b – Turma 1 – Emerson – Cursista Maria Luiza Antunes
O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que "permite situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses" (Bugay & Ulbricht apud Martin, 1992).
www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm

A escolha por trabalhar com hipertexto na educação vai ao encontro das teorias pedagógicas que defendem a autonomia, a interação e construção de conhecimentos.
http://br.geocities.com/info_caxias/oficina_hipertexto.htm

O hipertexto tornou-se uma ferramenta poderosa na educação, pois estabelece, através da tecnologia que representa, os paradigmas para a construção do conhecimento pelo indivíduo, respeitando seu conhecimento prévio, seu interesse específico, ritmo de aprendizado e características pessoais que possam influenciar na aprendizagem.
http://www.dca.fee.unicamp.br/~leandro/tutoriais/IA010/hipertextoeducacao.html

Como pude conferir o hipertexto torna-se uma ferramenta de fundamental importância no processo de ensino-aprendizagem por abarcar toda sorte de informação da forma que melhor convier ao usuário que pode ser leitor ou produtor do hipertexto.

turmaemerson@gmail.com disse...

Professora: Brígida Couto
Escola Estadual Cecília Meireles

“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links”.http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Atraves dele se tem acesso a demais informações sobre o assunto pesquisado.
“O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual.”http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto.
A utilização dos hipertextos na aprendizagem dos alunos pode ser uma ferramenta facilitadora para aprendizagem, pois o aluno sente-se instigado pela descoberta de novas informações para a construção do seu trabalho.
“O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.”http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto.
A busca de novas informações acaba por abranger outras disciplinas e contribuindo de forma ampla para um aprendizado em diversas areas.
o hipertexto pode ser uma ferramenta interessante e produtiva para o desenvolvimento da aprendizagem e pode abranger diversos conceitos a respeito do assunto pesquisado, bem como sua abrangência em outras disciplinas. Para mim pode ser considerado uma ferramenta interessante para o desenvolvimento de minha pratica educativa que baseia-se no desenvolvimento do aluno e na sua busca pelos seus conhecimentos.

turma sebastiani disse...

UNIDADE 2
Atividade 2.b
Turma: Sebastiani
Marlene Paiva
Peixoto de Azevedo

O hipertexto no contexto educacional

“O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.”
http://www.desvirtual.com/thebook/o_livro_depois_do_livro.pdf
“Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. Mayes et al. 1990, pág. 122, citado por Morgado, 1998.”
Entendo que apesar de inúmeras vantagens em se utilizar o hipertexto é necessário termos um pouco do conhecimento da máquina de gramática para uma melhor aprendizagem, principalmente na nossa prática pedagógica, porque a tecnologia a cada dia se renova e nós temos que está nos aperfeiçoando, os nossos alunos já estão na frente na era da informática. Precisamos estar segura do que iremos ensinar e de como manusear as novas tecnologias, eu sei que com as TICs vou aprender!

turma sebastiani disse...

UNIDADE 02
ATIVIDADE 2.b
TURMA SEBASTIANI
SONILDE FERREIRA SILVA
PEIXOTO DE AZEVEDO- MT

Hipertexto na Educação

Trabalhar com o hipertexto na educação leva o educando à pesquisa à produção de textos e buscar vários subsídios .
O hipertexto é uma ferramenta de ensino e aprendizagem que facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento

http://www.desvirtual.com/thebook/o_livro_depois_do_livro.pdf
A navegação em um documento hipertextual resulta na construção de conhecimento, cuja navegação não-linear, interativa e subjetiva remonta um documento maior. Sendo assim, "a rede de conhecimentos 'flutua' pelo documento, sem fazer parte do mesmo. Dentro de um sistema, um mesmo conjunto de documentos é utilizado por diversos hipertextos independentes, cada um materializando um conhecimento diferente de informações. navegar em um hipertexto equivale a desenhar um percurso em um rede onde cada nó pode conter a rede inteira:
"a memória humana está estruturada de tal forma que nós compreendemos e retemos bem melhor tudo aquilo que esteja organizado de acordo com relações espaciais (...) o domínio de uma área qualquer do saber implica, quase sempre, a posse de uma rica representação esquemática.
Os hipertextos podem propor vias de acesso e instrumentos de orientação em um domínio do conhecimento sob a forma de diagramas de redes ou de mapas conceituais manipuláveis e dinâmicos. Em um contexto de formação, os hipertextos deveriam portanto favorecer, de várias maneiras, um domínio mais rápido e mais fácil da matéria do que através de audiovisual clássico ou do suporte impresso habitual."
A navegabilidade de um ambiente hipertextual corresponde a facilidade do usuário em encontrar a informação. Esta deve estar disponível em forma de páginas ligadas por links e deve ser permitindo o usuário fácil localização da informação.
http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm
Ao finalizar precisamos estar firme do que iremos ensinar e manusear com as novas tecnologias e com o curso das TICs creio eu que vou aprender cada dia mais para poder exercer e transmitir este conhecimento aos meus educandos.

Anônimo disse...

Tâni: Atividade 2B.
Hipertexto - um meio de informação que existe on-line em um computador. Possuindo uma estrutura composta por blocos de informação interligados, através de links eletrônicos. As conexões, facilitadas pelo computador, ligam as informações umas às outras. Assim, o hipertexto apresenta-se como sendo parcialmente criado pelo autor que o organiza e parcialmente pelo leitor que escolhe as ligações de sua preferência, conectando os dados informacionais que mais lhe interessam.
O termo hipertexto foi usado pela primeira vez por Theodor H. Nelson nos anos sessenta e se refere a este tipo de texto eletrônico, uma tecnologia informática radicalmente nova que é, ao mesmo tempo, uma forma de "edição". Segundo o próprio Nelson a expressão se refere a uma "escritura não seqüencial, a um texto que bifurca, que permite ao leitor escolher e que se lê melhor em uma tela interativa. De acordo com a noção popular, se trata de uma série de blocos de textos conectados entre si por nexos, que formam diferentes trajetos para o usuário" (Landow, 1995, p. 15, nota 5).
É verídico que o computador mudou nossa forma de ler e escrever; o hipertexto é uma nova maneira de escrita; possibilita ao mesmo tempo que estamos lendo um documento, acessar links que complementem o assunto, isso também pode ser utilizado em sala de aula durante a explicação de um determinado conteúdo e a partir daí termos conhecimento de outros assuntos que estejam interligados com a aula.

www.unicamp.br/~hans/mh/
www.unicamp.br/~hans/mh/arquitet.html

turma sebastiani disse...

Atividade 2. b


Eugenia disse:
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas http://www.desvirtual.com/thebook/o_livro_depois_do_livro.pdf
O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva. http://www.desvirtual.com/thebook/o_livro_depois_do_livro.pdf
Hipertexto é um conjunto de informações onde o leitor pode usufruir de acordo com sua intenção . Pode se conectar nas diversas ramificações que a era digital oferece para tal informação.
Hipertexto são textos organizados em textos, imagens, sons, etc, onde o leitor caminha e navega por eles da forma que achar mais proveitosa para ele.

turma sebastiani disse...

Para mim é muito importante ter que falar um pouco sobre hipertexto, porque esta palavra é nova pra mim, antigamente hipertexto era escrito a mão, ou na máquina hoje em dia, é tudo na internet, basta digita WWW que você encontra o que quer. Com a evolução da tecnologia devi futuramente aparecer mais novidade.
Raimunda dos Santos

turma sebastiani disse...

Atividade ( 02B ) GENI: O que é Hipertexto: Concordo com Burke e Chartier que o Hipertexto é realizado através do manuscrito e que a internet não é o único suporte das informações e produção textual e , temos ainda outros meios que nos fornece as informações.

turma sebastiani disse...

EEEFe M “ Vinicius de Moraes” e EMPG “ Dom Hélder Câmara”
Peixoto de Azevedo-MT
Professora: Valdirene de Souza
Unidade II
Atividade 2b



“Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsável, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido”.
Nelson, Literary Machines 1992


Realmente como disse Nelson, estamos em constantes mudanças e essas novas palavras e conceitos devem ser bem entendidas por nos educadores, uma vez que estamos interagindo com os hipertextos. Que não deixam de ser janelas, portas que abrem dentro de uma casa ou seja dentro de um texto para que tenhamos um conhecimento mais amplo do assunto que estamos pesquisando. Foi ímpar, ter esclarecido esse assunto, pois realmente não tinha me acordado, para a palavra que já a tempos vinha utilizando em minhas pesquisas de faculdade e nos planejamento de aulas e projetos educacionais.

turma sebastiani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
turma sebastiani disse...

UNIDADE 02

TURMA SEBASTIANI
ATIVIDADE 2B
Após navegar na internet, passei a descobrir o que significa essa palavra hipertexto, como tambem hipermidia, hiperlink e outras. Através das leituras identifiquei os mais conhecidos, world, wid e web ,esse conhecimento sobre hipertexto não é novo como mostra as pesquisas ele vem desde o século XVI e XVII representado em manuscritos e que os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos por outras pessoas.Essas palavras despertam uma série de curiosidade que nos leva a pesquisar , ir em busca ,querer saber mais o seu real siguinificado. Percebe- se que no texto sobre hipertexto aparecem outros links, trazendo informaçoes diferenciadas, de organizaçoes da informação e proddução de texto.
Poço dizer que hipertexto nada mais e do que a junçaõ de vários meios de conhecimento transformado em um s.ó O hipertexto nos possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo próprio usuario . Ele pode ser usado para disponibilizar a informa em catálogo de produtos. “Segundo o professor Nelson hipertexto constitui-se num conjunto de possibilidade de produção e utilização integrada a todos os meios de expressões e comunicação das diferentes midias,sons,animação,,vídeo e fotos.Essa palavra surgiu por volta dos anos sessenta e é a representção do nosso pensamento.
No hipertexto esses links surge de forma destacada em azul e basta um clique e você verŕa um mundo de informações que estão em nossas mãos.Navegar é muito bom,pois nos permiti o acesso a varias informaes,seja elas figuras ou através do próprio texto escrito,conhecendo esse mundo e suas tecnologias devemos fazer uso em nossa prática como educador.Esta é a minha compreensao do que é hipertexto.

ANA CLEIDE.

Turma 1 Marcia disse...

Atividade 2B
Hipertexto
CITAÇÂO 1
Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.Se tomarmos como exemplo a Internet, cada website é um hipertexto, pois os links das páginas fazem com que fragmentos de textos se unam a outros, deixando a cargo do leitor a formação de su próprio texto. http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm
CITAÇÃO 2
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
WIMA ANDRE ESCOLA CASTRO ALVES

Unknown disse...

Atv.2.b-uni2-Dayane Michele Matos Castilho
Escola Kreen Akarore
turma: Alzira


Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Bom pra mim hipertexto é um texto em um formato digital, que carrega dentro de si informações mais completas, ou seja contendo uma ligação de um texto com outras partes do mesmo textos ou de outro documentos. Aumentando o conhecimento e abrindo a curiosidade do aluno.

LAURA disse...

formadora;prof marcia vacario
prof LAURA LEAO
ESCOLA KREEN AKARORE
PEIXOTO DE AZEVEDO-MT
TEMA:HIPERTEXTO
O hipertexto é subersivo a forma:pois amplia os recursos expressivos de texto escrito na oportunidade de articular imagens palavras.HIPERTEXTO vai muito além de texto é um mundo onde podemos explorar, é um mundo de conhecimento.

turmaemerson@gmail.com disse...

Atividade 2.a – Jackeline Bregoli
Escola Estadual Jardim das Flores

Fica muito mais prático navegar na internet utilizando links, pois desta forma, a própria página que estamos acessando já nos direciona a conhecimentos que talvez tenhamos curiosidade em saber. O links para hipertextos, foram criados justamente com este intuito. Devemos portanto utiliza-los com clareza e sabermos o que estamos fazendo, se não, vira “bagunça”.
Acreditamos que o uso orientado de leitura em hipertexto pela escola pode mais brevemente evitar qualquer prejuízo que seu tamanho planetário possa apresentar.
http://www.idbrasil.org.br/drupal/?q=node/30724
Este texto foi escrito por “Elistenio Morais”.

Os hipertextos são de certa forma, uma ferramenta a mais na utilização das tecnologias. Eles nos ajudam a navegar pela internet sem perder o foco do que estamos procurando e ao mesmo tempo, nos direciona para outros assuntos. Interessantíssimo, não?

Turma 1 Marcia disse...

CA HTML é baseada no conceito de Hipertexto. Hipertexto são conjuntos de elementos – que muitos conceito de Hipertexto
hamam de nós – ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos, etc.
Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. Eles não estão conectados linearmente, como se fosse um texto de um livro, por exemplo, que um assunto é ligado ao outro seguidamente. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto.
O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.








Segunda-feira, 21 de setembro de 2009


Eu aprendi que hipertexto, é um texto com vários textos, fiquei feliz em saber que a internet tem muito a oferecer para melhorar o mundo, sem dúvida vou avançar no aprofundamento dos meus conhecimentos para melhor trabalhar com os meus alunos. Mas também entendi que não dar para tomar os hipertexto como verdade absoluta.
Fernando Alves da Silva, Turma 1 marcia @bol.com.br

turmaemerson@gmail.com disse...

Nelci - Escola Jardim das Flores



“O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos.”

Esse trecho me chamou a atenção devido a época já que “1960”, já se tinha esse conceito de ligação de textos com outros textos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto


“O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.”

Esse texto é otimo e mostra uma forma muito criativa e interesante de como se pode trabalhar em sala de aula.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto


“Enciclopédia (do grego antigo: ἐγκυκλοπαιδεία, ἐγκυκλο ["circular"] + παιδεία ["educação"])[1] é uma coletânea de escritos em larga escala, cujo objetivo principal é descrever o mais aproximado possível o relativo à concepção atual do conhecimento humano. Mais especificado, pode-se definir como uma obra que trata de todas as ciências e artes que é concedida em um máximo limite do conhecimento do homem atual.[2][3] Comumente é interpretada através de um livro de referência para praticamente qualquer assunto do domínio humano. Porém, nos dias atuais, as enciclopédias podem ser redigidas de maneiras alternativas, como por exemplo, na internet.”

O testo acima não se refere ao hipertexo, esta em um dos links do texto hipertexto, mas é uma ótima definição da Enciclopédia e sua importancia. Onde podemos observar que dentro de lihks de textos tem outros links, (esse tal de link é muito interesante).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Enciclop%C3%A9dia

turmaemerson@gmail.com disse...

Escola Bairro União
Atividade 2b
Thãnisley Sunaqui da Cruz


“Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Como vimos acima, o uso do computador bem como do hipertexto, também faz parte de objetivos que nos professores queremos alcançar, pois o aluno vai busca, pesquisa e aprende, de uma forma mais atrativa e informal, nós não damos a ele o resultado ele busca e aprende até mais que o objetivo inicial.

“ Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Como podemos ler claramente acima a ferramenta “computador/internet” vem de encontro com as nessecidades dos alunos em obter novos conhecimentos, por isso a importância das escolas estarem computadorizadas para os alunos.

LAURA disse...

A citação extraída de um livro amplia e direciona nosso assunto “hipertexto” para a educação, mais especificamente a “Importância da Leitura”.
esta citaçao do professor JOSEMAR ACHEI MUITO IMPORTANTE POIS NNS LEVA A repersar a importancia da leitura em nossa vida

Unknown disse...

Atividade -2 B
ESCOLA GUARANTÃ
MARIA LUIZA PEROTTO SROCZYNSKI
TURMA: ALZIRA
HIPERTEXTO
Hipertexto é o tempo que remete a um texto em forma digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na foram de blocos de texto, palavras, imagens ou sons cuja acesso se dá através de referências especificas denominados hiperlink, ou simplesmente link . Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal ícones gráficos ou imagens e tema a função de interligar os diversos conjuntos de informações que estendem ou complementam o texto principal .A navegação de hipertexto possibilita a acessar a diversas outros temas ampliando a construção de um tema a fazendo relação entre temas distinto ou mesmo disco nexos .O hipertexto é um incentivo à pesquisa, desafiando a buscar novos caminhos e novas formas de pesquisar.

Turma 1 Marcia disse...

UNIDADE 2
ATIVIDADE 2 B
E E ETELVINA FERREIRA DE CERQUEIRA DIAMANTE-MARCELÂNDIA
REGIANE AP° ALVES MONTEIRO SIQUEIRA

De acordo com a Wikipédia, a enciclopédia livre, “Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.” Então desta forma Hipertextos são links, ou seja varias janelas de pesquisa em uma só pagina.
Na Wikipédia também está explicando o significado de Hipertexto que é, “O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva. O termo hipertexto, cunhado em 1965, costumeiramente é usado onde o termo hipermídia seria mais apropriado.”
Disponivel em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Turma 1 Marcia disse...

TURMA DA MARCIA


UNIDADE 2

ATIVIDADE 2a

Adoro a sensação de liberdade, de poder navegar em site seguro nos quais posso adquirir informações.Pois com livre-arbítrio de ler e pesquisar o que sentir vontade é muito bom, me sinto como se estivesse fazendo uma viagem em volta ao mundo, pois através de um simples toque já obtemos informações do mundo inteiro.
A internet proporciona qualidade de vida para as pessoas, como: comunicação, entretenimento, informações e a cima de tudo conhecimento. Através do hipertexto temos a impressão que estamos entrando em outra esfera, e por meio disso adquirimos cada vez mais notícias e informações.

Terezinha De Jesus

Unknown disse...

FORMADORA: JISLAINE LUZ
ESTAGIARIA: SILVIA KATIA DE SÁ
ESCOLA M. BEIJAFLOR
UNIDADE 2
ATIVIDADE 2b
GTA DO NORTE
O hipertexto tornou-se uma ferramenta poderosa na educação, pois estabelece através da tecnologia que representa os paradigmas para a construção do conhecimento pelo indivíduo, respeitando seu conhecimento prévio, seu interesse específico, ritmo de aprendizado e características pessoais que possam influenciar na aprendizagem.
http://www.dca.fee.unicamp.br/~leandro/tutoriais/IA010/hipertextoeducacao.html

O hipertexto pode ser uma ferramenta interessante e produtiva para o desenvolvimento da aprendizagem e abrange diversos conceitos a respeito do assunto pesquisado, bem como sua abrangência em outras disciplinas. Para mim pode ser considerada uma ferramenta importante para o desenvolvimento de minha pratica educativa que se baseia no desenvolvimento do aluno e na sua busca pelo conhecimento.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anne pedrosa disse...

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.



comentario: hipertexto vai além de texto, é um mundo onde podemos explorar e obter mais conhecimento,Hoje devido a cibercultura existe um novo espectador, menos possitivo diante da mensagem mais abertas
á sua intervenção.
Essa mudança significa emergencia de um novo leitor, e para nos ajudar a entender temos as figuras que aguçam o estilo visual de aprendizagem.


Fernanda Lopes
creche criança feliz
Peixito de Azevedo

YVANA VIEIRA disse...

ESTOU AMANDO FAZER ESTE CURSO.

anne pedrosa disse...

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.


comentario:

Concordo que hipertexto e uma forma importante de recurso que devem ser explorado por alunos e professores na busca de informações e conhecimentos porque atraves dele podemos conseguir viajar por muitos l
lugares, é de fundamental importancia para a socialização é interação.


Raquel lopes de Araujo
Creche criança feliz
Peixoto de azevedo.

anne pedrosa disse...

O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva. O termo hipertexto, cunhado em 1965, costumeiramente é usado onde o termo hipermídia seria mais apropriado. O filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson, pioneiro da tecnologia da informação e criador de ambos os termos escreveu:

Comentario:
hipertexto assim denomina-se ir muito além de texto.Onde podemos explorar e obter mais conhecimento e nos ajuda a entender que podemos usar as diversas formas que nele dispõe e principalmente na internet
que é a maior fonte de pesquisa.


Maria de Fátima N. Ribeiro
Peixoto de Azevedo
Es.Garcia Garrido Fermino

Anônimo disse...

cristina disse...
ATIVIDADE 2b

ELIANE

Hipertexto,e o termo que se refere a um texto digital contendo informaçoes na forma de palavras, imagens, ,sons, vai alem de um texto.Incentivando a busca de novos caminhos sendo esses desafiadores ,proporcionando assim tanto para o aluno quanto para o professor agilidade e facilidade nos temas abordados ,desde que sejam usados de maneira adequada e claro. O professor precisa ter todo um cuidado ao deixar o aluno pesquisar na internet.
[editar] História
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.

turma sebastiani disse...

Venina Pereira Borges – Unidade 02

Atividade 2b




A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
http://www.desvirtual.com/thebook/o_livro_depois_do_livro.pdf


A simples menção do nome hipertexto no ínício dos estudos, deu uma falsa idéia de que o termo era novo e que nascera com a internet. Mas Burke e Chartier surpreenderam ao afirmarem que o termo, além de ser antigo tem sua origem ligada diretamente a atividade manuscrita. Além disso em sua linguagem clara e objetiva os autores esclarecem com precisão e sem margem de dúvidas que o hipertexto possibilita uma completa interação entre textos, autores e leitores. Isso fica claro quando os mesmos esclarecem que as alterações nas transcrições dos copistas caracterizavam as mesmas numa espécie de texto coletivo. Situação parecida acontecia com as marginálias quando eram transferidas para os cadernos de lugares – comuns tornando-se assim disponíveis a outras interpretações.

anne pedrosa disse...

rofº: Silvana
Conceito de Hipertexto

A HTML é baseada no conceito de Hipertexto. Hipertexto são conjuntos de elementos – que muitos chamam de nós – ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos, etc.
Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. Eles não estão conectados linearmente, como se fosse um texto de um livro, por exemplo, que um assunto é ligado ao outro seguidamente. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto.
O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.
O Hipertexto é algo diferente dos meios de escrita convencionais. Ela mudou a forma da leitura e escrita tradicional. A impressão, por exemlo, que é um meio no qual estamos acostumados em nosso dia-a-dia, tem um método original para que você absorva a informação ali exibida. Algumas características do texto impresso: Titulos, Sub-títulos, parágrafo de introdução (olho de texto), numeração de páginas, índice, etc. Essas características não servem e nem combinam com o conceito utilizado no manuscrito, que foi feito para leitura rápida e não linear. No manuscrito há uma série de conexões que indicam caminhos para outros livros e notas de rodapé.
São objetivos e maneiras diferentes para tratar formas de leituras diferentes. O hipertexto também modifica a forma com que a pessoa lê e absorve a informação escrita. O hipertexto dá acesso rápido e abundante a informações diretamente ligadas a assuntos e elementos localizados em diversos pontos do texto. É uma forma de leitura diferenciada, não linear e dependente de vários elementos formando uma rede de informação complexa.
Enquanto em um livro você página por página, linearmente, para formar uma rede de pontos que compõe o assunto tratado do livro, em um hipertexto você tem vários assuntos em volta de um único elemento. São elementos interligados, formando uma rede complexa. Cada elemento particular tem por sua vez outros elementos formando outro universo de conexões.
A HTML foi feita baseado neste conceito, que é fácil de ser entendido quando navegamos pela web. No início da internet, os elementos usados para formar um hipertexto eram basicamente o texto e imagens. Esses por sua vez recebem links que levam o usuário para outro ponto, com links relacionados a outros assuntos. Com a internet ficando cada vez mais veloz, hoje é possível utilizar vídeos e áudio como partes destes elementos. Utilizamos ainda muito basicamente o potencial destes dois elementos.
Pesquisadores passados já tentaram criar e adaptar aparelhos e métodos que funcionassem dentro do conceito de hipertexto. Isso era discutido para melhorar a capacidade de estudo e pesquisa de assuntos complexos. Mesmo assim a internet tem se mostrado a melhor forma de utilização do conceito de hipertexto. É uma base onde há contribuição de conteúdo do mundo inteiro, diariamente, com informações ricas e abundantes.
O interessante é que a web ainda é nova e imprevisível.

anne pedrosa disse...

Atividade
2b
Angélica maria
Creche criança feliz

Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento.
Comentário:
Hoje em dia as escola tem a diversidades de informações uma delas e a informática, por meio dela os alunos podem pesquisar diversos tema pela internet que uma ferramenta muito util nos dias atuais, por meio dela os educandos se interagem melhor pelo assunto em questão pela afinidade de como se da esse processo tão evolutivo.[Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas

anne pedrosa disse...

Atividade
2b
Angélica maria
Creche criança feliz
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento.
Comentário:
Hoje em dia as escola tem a diversidades de informações uma delas e a informática, por meio dela os alunos podem pesquisar diversos tema pela internet que uma ferramenta muito util nos dias atuais, por meio dela os educandos se interagem melhor pelo assunto em questão pela afinidade de como se da esse processo tão evolutivo.[Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas

anne pedrosa disse...

Sistema de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontecem de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação os usuários de hipertexto de um processo de busca a construção do conhecimento, formas de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita da wikpedia em que cada entrada possui links nos conceitos principais para novas definições dentro da wikipedia alem de links para outra informações adicionais mas imagem vídeos sons etc.

Zuleide Paixão

turmaemerson@gmail.com disse...

Turma Emerson
Unidade 2
Atividade 2b
Marlene E. E. Cecília Meireles

Texto que inclui links para outras páginas na Web. Através dos links, você pode "saltar" facilmente de uma página para outra.
www1.folha.uol.com.br/folha/informática/ult124u462348.shtml

hipertextos - texto com várias palavras ou imagens sublinhadas que fazem link a outros textos ou endereços eletrônicos
br.geocities.com/gloriasguerreiro/Webfolio/glos-ead.htm
Comentário- hipertexto é um termo utilizado para codificar inúmeros oportunidade de navegar em um mesmo texto, relevantes ao tema podendo ser lido e relido bem como, a seqüência para um bom entendimento enquanto leitor e pesquisador, tendo a sua frente múltiplas oportunidades para leitura.

turmaemerson@gmail.com disse...

DORACI
UNIDADE 2
ATIVIDADE 2 B

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O hipertexto nada mais é que um texto com fontes originais destacadas em forma de hiperlinks, mostrando de onde se retirou aquele tema.

O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Achei este parágrafo interessante, pois o mesmo destaca o que já é de nosso conhecimento. Nos livros se encontra essa mesma forma de explicação em forma de rodapé.
Hipertexto e Educação
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.

Turma 1 Marcia disse...

UNIDADE 2
ATIVIDADE 2B
TURMA DA MARCIA
NADIR PADILHA DOS SANTOS

Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede. br.geocities.com/.../hipertexto/hipertexto.htm
O hipertexto tem como características o texto não-linear, o leitor como co-autor e a possibilidade de usar linguagem textual e não-textual (som, imagem, vídeo etc.)
O hipertexto é um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor. O objetivo a esse conceito é o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos, no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial.
Documento capaz de incluir em seu conteúdo ligações com outras partes do mesmo documento ou documentos diferentes. As ligações normalmente são indicadas através de uma imagem ou texto em uma cor diferente ou sublinhado. Ao clicar na ligação, o usuário é levado até o texto ligado.
Acredito que na escola o hipertexto permitirá uma nova dinâmica de leitura não mais baseada na linearidade rígida daquela verificada no texto impresso.
Nós podemos utilizar com maior freqüência o hipertexto em nossas aulas e, assim, tirar o máximo de proveito desse recurso.
http://www.facom.ufba.br/hipertexto/hist…

turma sebastiani disse...

ATIVIDADE 2B
UNIDADE II
ELIZETH
PEIXOTO DE AZEVDO
TURMA SEBASTIANI

Num primeiro lançar de olhos percebemos que assim como reconfigura o papel do autor-escritor e do usuário-leitor, alterando a idéia de posse e de autoria de um texto fisicamente ilhado, com significado único, e hierarquicamente superior aos comentários e notas que dizem respeito a ele, o hipertexto pode afetar, também, a forma de atuação do professor e do aluno. O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas. segundo pesquisa na internet.

turma sebastiani disse...

ATIVIDADE 2b
UNIDADE II
TURMA DA SEBASTIANI
PEIXOTO DE AZEVEDO
SANDRA DONADIA

Segundo pesquisa na internet a sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas
]

turma sebastiani disse...

ATIVIDADE 2b
UNIDADE II
TURMA DA SEBASTIANI
CRISTIANE
PEIXOTO DE AZEVEDO
TRABALHAR COM HIPERTEXTOS NA EDUCAÇÃO LEVA O EDUCANDO A PESQUISA, A PRODUÇÃO DE TEXTOS A BUSCAR VARIOS SUBSÍDIOS. O HIPERTEXTO É UMA FERRAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE FACILITA UM AMBIENTE NO QUAL A APRENDIZAGEM ACONTECE DE FORMA INCIDENTAL E POR DESCO0BERTAS, POIS AO TENTAR LOCALIZAR UMA INFORMAÇÃO, OS USUARIOS DE HIPERTEXTOS, PARTICIPA ATIVAMENTE DE UM PROCESSO DE BUSCA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. SEGUNDO PESQUISA NA INTERNET.

turmaluciana disse...

UNIDADE II
ATIVIDADE 2b
TURMA LUCIANA
JULIANA SÂMELA
PEIXOTO DE AZEVEDO - MT

O hiper texto apresenta-se como sendo parcialmente criado pelo autor que organiza e principalmente pelo leitor que escolhe as ligações de sua preferência, conectando os dados informais que mais lhe interessam. Tais dados podem estar contidos não só em textos escritos, mas também em sons, imagens, animações bem como facilidade de interação e criações de realidade virtual.
Para os professores hipertexto se constituem com recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterios e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.

turma sebastiani disse...

UNIDADE 02
ATIVIDADE 2.b
TURMA SEBASTIANI
PEIXOTO DE AZEVEDO- MT

Rosie Irede Viana Vitor


O hipertexto é uma ferramenta de ensino e aprendizagem que facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma Ocidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam efetivamente de um processo de busca e construção do conhecimento. A inevitabilidade de um ambiente hipertextual corresponde a facilidade do usuário em encontrar a informação. Esta deve estar disponível em forma de páginas ligadas por links e deve ser permitindo o usuário fácil localização da informação.


http://www.desvirtual.com/thebook/o_livro_depois_do_livro.pdf

Unknown disse...

Prof. e cursista:
Lucimere Gomes da Silva

Cit 1)
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Cit 2
“O Hipertexto é uma forma de organização não-linear de informação que permite situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de ensino-aprendizagem e permitindo ao usuário trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, adequando às suas características e interesses" (Bugay & Ulbricht apud Martin, 1992)”.
Fonte:http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm

Cit 3 "A memória humana está estruturada de tal forma que nós compreendemos e retemos bem melhor tudo aquilo que esteja organizado de acordo com relações espaciais (...) o domínio de uma área qualquer do saber implica, quase sempre, a posse de uma rica representação esquemática. Os hipertextos podem propor vias de acesso e instrumentos de orientação em um domínio do conhecimento sob a forma de diagramas de redes ou de mapas conceituais manipuláveis e dinâmicos. Em um contexto de formação, os hipertextos deveriam portanto favorecer, de várias maneiras, um domínio mais rápido e mais fácil da matéria do que através de audiovisual clássico ou do suporte impresso habitual."
Fonte: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm

** Assim como o computador nosso cérebro está organizado para desenvolver diversas atividades diariamente. Quanto mais estimulamos nossa mente mais aprendemos, os hipertextos nos auxiliam para que o nosso conhecimento se desenvolva mais facilmente e mais prazerosa.

Unknown disse...

urma Alzira
Irene Cardoso
Professora – Pedagoga
EMPG. “Estrelinha do Norte.
Guarantã do Norte – MT.
Unidade 2. Atividade 2.b
A leitura é sempre uma leitura de enquadramento. Exige um autor, uma instituição, uma sociedade, uma história, um homem; um saber que delimite e conheça os códigos; uma matéria, uma competência, uma sincronia; um jogo com regras; poderes e espaços próprios.
O hipertexto é tapeçaria holográfica, “terreno poroso” (pântanos, areias movediças, labirintos, rizomas: pesadelos e sonhos: a passagem de um movimento, um ritmo, de sincronias diacrônicas) onde o leitor-coelho (o hiperleitor) fura seus buracos e galerias, sem que isso esteja no hipertexto, mas somente nos “formigueiros” em fluxos procriativos. Esses buracos e galerias não preexistem no hipertexto como materialidade textual (sentido, significado, código, signo, materialidades), mas como possibilidades virtuais, isto é, o hipertexto, sendo polidimensional, só pode ser lido/compreendido multidimensionalmente, mesmo que aparentemente siga um único método, uma única lógica, um único autor ou “escola interpretativa”: sem ser hipertextual a dimensão crítica não consegue ler o hipertexto, precisando torna-lo sempre, e camufladamente, texto: o hipertexto exige tanto uma hiperleitura quanto uma “análise hipertextual”.
Enquanto criação da hiperleitura o hipertexto carregará o leitor e toda a sua dimensão interior, toda a sua experiência, a sua língua, a sua gramática pessoal, seus enganos, acertos, desdobramentos. O “autor” é somente mais um reescritor que cristaliza momentaneamente num “texto”, sua hiperleitura: aquele que se deixou atravessar e dialogou com esse fluxo.
Comentário:
Irene Cardoso
Guarantã do Norte
Comenta:
Acredito que o hipertexto é um novo espaço para a escrita. Porém, exige conhecimentos de várias ordens e uma capacidade de relacionar e associar fatos, dados, etc. Onde nenhuma leitura de livro vai requerer.

Unknown disse...

Atividade 2.a
Turma Alzira
Escola Municipal “Darcy Ribeiro”
Vânia e Fernanda.
Guarantã do Norte
De acordo com o texto lido, "Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links".
Ao navegar pelo Hipertexto acima citado, pude utilizar os Links ali elencados, viajar por outros textos e voltar à página inicial. Com certeza, esse tipo de atividade leva o leitor a buscar mais conhecimento sobre o assunto em pauta e assim ampliar sua compreensão. Esse ir e vir através dos Links proporciona ao leitor uma sensação de liberdade e a curiosidade, pois tudo acontece de maneira prazerosa. Isso ajuda muita, e não precisa de muito esforço.

Unknown disse...

Atividade 2.a
Turma Alzira
Escola Municipal “Darcy Ribeiro”
Vânia e Fernanda.
Guarantã do Norte
De acordo com o texto lido, "Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links".
Ao navegar pelo Hipertexto acima citado, pude utilizar os Links ali elencados, viajar por outros textos e voltar à página inicial. Com certeza, esse tipo de atividade leva o leitor a buscar mais conhecimento sobre o assunto em pauta e assim ampliar sua compreensão. Esse ir e vir através dos Links proporciona ao leitor uma sensação de liberdade e a curiosidade, pois tudo acontece de maneira prazerosa. Isso ajuda muita, e não precisa de muito esforço.

Unknown disse...

ATIVIDADE 1
Turma Alzira
Escola Municipal: “Darcy Ribeiro”
Vânia e Fernanda
Guarantã do Norte
Navegar a deriva, como tudo na vida, existe os dois lados o positivo e o negativo. Quando se tem um tempo maior à disposição, navegar a deriva pode ser enriquecedor, mas mesmo assim não podemos perder o foco. Ao navegar, conseguimos fontes diversas de um mesmo assunto, confrontar os dados e enriquecer nossa pesquisa.
Para quem não tem o hábito de pesquisar, de navegar, pela internet, isto pode se tornar um martírio, pois quando se der conta, estará em outro assunto, não relacionado ao tema e não saberá mais como voltar. Para quem já tem o hábito, por mais que a pessoa se perca, facilmente retornará ao seu objetivo. Hoje não consigo ficar sem essa tecnologia, navegar é maravilhoso.

Unknown disse...

Atividade 2.b
Escola Municipal “Darcy Ribeiro e
“Estrelinha Do Norte”
Vânia, Fernanda e Irene
Guarantã do Norte
O hipertexto é um termo tecnológico que remete a um texto em formato digital, agregando – se a outros conjuntos de informações que vão subsidiar o hipertexto.
O hipertexto é algo que podemos chamar de praticidade, pois quando estamos estudando um assunto ele nos orienta ou incentiva a fazermos uma pesquisa mais avançada, mais detalhada. Através do hipertexto, posso me aprofundar por exemplo em qualquer assunto que refere-se a educação pois ele destaca as palavras que podemos considerar de palavras-chave e através delas entramos no link e aprofundamos no assunto desejado. É algo realmente muito prático a utilização do hipertexto.
“A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto.
Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.”http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto.

Unknown disse...

nidade2. Atividade 1
Irene Cardoso
Guarantã do Norte – MT
Navegar sem rumo, nos trás algumas surpresas, encontramos diversos sites e páginas que os programas de busca nos oferece. É sensacional!
Para quem não tem o hábito de pesquisar, de navegar, pela internet, isto pode se tornar um martírio, pois quando se der conta, estará em outro assunto, não relacionado ao tema e não saberá mais como voltar. Para quem já tem o hábito, por mais que a pessoa se perca, facilmente retornará ao seu objetivo. Hoje não consigo ficar sem essa tecnologia, navegar é maravilhoso.

Unknown disse...

ATIVIDADE 3

Escola Municipal “ Darcy Ribeiro”
“Estrelinha do Norte”
Vânia, Fernanda e Irene
Guarantã do Norte.

Achei muito interessante o comentários do professor Josemar monteiro de oliveira onde ele diz que “O hipertexto é um tremendo incentivador à pesquisa, e da professora Amélia Vitoria Parreira, que diz “O hipertexto amplia os recursos expressivos do texto escrito na possibilidade de articular imagens, palavras e sons”,
O hipertexto ajuda não só nossos alunos, mais também a nós professores, oferecendo um infinito caminho de recursos a serem percorridos. Como mediadores de conhecimento, devemos parar de ter medo e tornarmos pessoas que estão sempre em busca de novos meios de conhecimentos, e o hipertexto nos proporciona a busca desses novos caminhos, tornando nossas aulas muito mais atrativas e ricas. Com isso podemos guiar nossos alunos para um mundo que este cada vez mais seletivo e exigente. Esse é nosso dever de educadores, proporcionar sempre o melhor a nossos alunos.

Unknown disse...

Ati: 2 b
TURMA ALZIRA
ESCOLA GUARANTÃ
Doralice Marquezi
Hipertextos Theodoro H Nelson
O hipertexto é uma relação entre autor e leitor. Quando queremos que um página H T M L, possa ir para outras páginas da internet, criamos um hipertexto.

turmaemerson@gmail.com disse...

Modulo II

Atividade 2 b Irene Bairro União

“O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”: um processador de texto capaz de lidar com versões múltiplas, e mostrar as diferenças entre essas versões.
Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones , e muitos outros atrativos que nos levam a clicar e abrir diversas janelas, pois bem é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço.
A estrutura de uma narrativa hipertextual vem permitir melhor desempenho nesta seleção de informações. ”
http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/
O hipertexto é uma importante ferramenta de ensino e aprendizagem que leva o aluno a fazer suas próprias descobertas através da pesquisa e da produção textual.
Ao buscar as informações em diversas fontes , o aluno participa de um processo de conhecimento investigativo e na troca de informações aprendem de forma colaborativa que vem contribuir para a construção individual e coletiva do conhecimento.

turmaemerson@gmail.com disse...

Rosimére E.e. Bairro União

atividade 2b

O que é Hipertexto?

Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.
O conhecimento técnico é criado e disponibilizado para o uso da sociedade, que o denomina conforme sua compreensão, o que nem sempre garante fidelidade aos objetivos e motivações de seu autor. As variedades de entendimento que ocorrem nas pessoas, a partir das incompreensões que conseguem elaborar, compõem a diversidade social que vivemos. Olhamos e compreendemos de acordo com o lugar onde nossos pés estão fincados, diria Paulo Freire. A nossa parcela de verdade sobre o tema em análise reflete a capacidade de compreensão que temos a seu respeito. Certa ou errada, é a nossa verdade, e cada um tem a sua própria. Construir a unidade em torno de uma crença maior, composta pela junção das muitas verdades, é o desafio da sociedade contemporânea.
Essa idéia não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.

turmaemerson@gmail.com disse...

EE BAIRRO UNIÃO
NARA L COLVERO

Hipertexto = ligação de textos com outros textos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

O Memex é uma máquina um tanto quanto visionária para auxiliar a memória e guardar conhecimentos (daí o nome Memex: Memory Extension) que foi pensada pelo cientista americano Vannevar Bush e anunciada em 1945, em um célebre artigo intitulado As We May Think. A partir da idéia de que a soma dos conhecimentos, aumentando em um ritmo...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Citei os dois parágrafos acima porque a criatividade parece que era mais aflorada antigamente. Vannevar Bush inventou o Memex que é precursor do computador pessoal. Atualmente as escolas vem desenvolvendo aprendizagem buscando valorizar os diversos tipos de inteligência e utilizando os mais diversos recursos concretos e abstratos na tentativa de educar para a autonomia para a criatividade.

Os hipertextos expressam o trabalho que o cérebro humano faz, pois não aprendemos de forma linear, mas estamos sempre relacionando nossa aprendizagem diária com a vivência pessoal. A dêixis está presente em todo momento, a exemplo disso, a título de gravar algo em nossa memória, as vezes até relacionamos o aprendizado com algo engraçado que vai se estruturando e as vezes formando uma história...

Para minha prática profissional, através dos hipertextos que utilizamos na internet fazemos prestação de contas, inserimos processos de contratação, de licenças diversas, inserimos as matrículas e utilizamos o programa Sigescola para controle de alunos transferidos, atas de resultados finais... Os trabalhos na secretaria estão sendo desenvolvidos com maior rapidez e com a margem de erro bem menor, a questão estressante acontece quando os hipertextos apresentam falhas e somente a Secretaria de Estado é autorizada para corrigir os programas.

O hipertextos provocam a aprendizagem, pois conforme vamos explorando os programas, muitas vezes através da lógica o trabalho é desenvolvido.

turmaemerson@gmail.com disse...

ATIVIDADE 2b

Denise Mazzonetto

Escola Bairro União – Matupá

Segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto hipertexto é “o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.”
Esse conceito de hipertexto nos dá a idéia de um emaranhado de teias que se articulam para proporcionar ao leitor mais informações sobre o assunto em questão. Os links são como suportes que embasam através de imagens, sons as informações trazidas no hipertexto.
Segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Intera%C3%A7%C3%A3o_homem-computador “a performance humana no uso de computadores e de sistemas de informação tem sido uma área de pesquisa e desenvolvimento que muito se expandiu nas últimas décadas.”
Sendo uma atividade presente no dia a dia das pessoas a escola não pode deixar esse recurso de lado, precisamos levar nossos alunos a ter contato com essa ferramenta tão extraordinária do mundo moderno.
Segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto “o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta.”
Ao trabalhar com internet nas aulas percebe-se um envolvimento maior dos alunos, pois essa tecnologia desperta curiosidade. As aulas se tornam prazerosas.

turmaemerson@gmail.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
turmaemerson@gmail.com disse...

Módulo: II atividade: (2.b)
A origem do termo HIPERTEXTO
O termo hipertexto foi criado no início os anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a idéia de escrita/ leitura não linear, em um sistema de informática. Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos seqüências sonoras, etc. Recentemente tem sido empregado o termo HIPERDOCUMENTO.
O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente.
O hipertexto e um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor. O objetivo é de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos, no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial.
(Resumo retirado da internet: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/)
É interessante ressaltar que, o hipertexto proporciona inúmeras informações e fornece diferentes caminhos dentro da pesquisa; Possibilitando-nos passar de um assunto a outro em frações de segundos.
Patrícia Araújo - E.E.B.U.

Anônimo disse...

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, são fragmentos de um texto, imagens e sons interligados. Seu acesso se dá através de referencias especificas denominados hiperlinks, ou simplesmente links. Os links ocorrem na forma de textos destacados no corpo do texto principal, tem função de interconectar os diversos conjuntos de informações. Foi criado por Ted Nelson nos anos de 1960 e teve como influencia o pensador Frances Roland Barthes.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno a pesquisa e a produção textual.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto pode nos levar a essa intenção.
Os professores também podem trabalhar com hipertextos para funções pedagógicas.
WWW.wikipedia.org/wiki/hipertexto#hipertexto_e_educa
Novo Mundo
Professoras:Elisineide,Deise e Nair

Anônimo disse...

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, são fragmentos de um texto, imagens e sons interligados. Seu acesso se dá através de referencias especificas denominados hiperlinks, ou simplesmente links. Os links ocorrem na forma de textos destacados no corpo do texto principal, tem função de interconectar os diversos conjuntos de informações. Foi criado por Ted Nelson nos anos de 1960 e teve como influencia o pensador Frances Roland Barthes.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno a pesquisa e a produção textual.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto pode nos levar a essa intenção.
Os professores também podem trabalhar com hipertextos para funções pedagógicas.
WWW.wikipedia.org/wiki/hipertexto#hipertexto_e_educa
Novo Mundo
Professora:Marlene

turmaemerson@gmail.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
turmaemerson@gmail.com disse...

atividade 2b
modulo 02
Cursista Talita Maria
Escola Estadual Bairro União

“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Comentário:os hipertexto são conjuntos de informações que estão em um so bloco de textos onde esses são encontrados atraves da navegação por link, tendo uma pesquisa mais precisa.

“Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação,”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
COMENTARIO:Como já esta dizendo na educação...
Ele estara auxiliando não so ao professor mas ao aluno também, pois ele estara buscando, descobrindo por ele mesmo suas pesquisas, duvidas,motivando em sua produção e interpretação textual

“Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
COMENTARIO: A utilização de textos variados, ajudando ao aluno na sua assimilação, conhecimento e interação, podendo trabalhar a interdisciplinaridade como materiais variados, dinamicos, pois e com ele que o aluno estara construindo seu proprio conhecimento ação-reflexão-ação.

turmaemerson@gmail.com disse...

Escola Estadual Bairro União Matupá-MT
Cursista: Eni Sunaqui
Curso: TIC
Atividade: 2b Módulo 02
“Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual..”
O hipertextona educação vem a suprir nossas necessidades, pois é um texto interligados com todos os outros texto, pois ele nos ajuda se caso queremos entrar em outras janelas para aprofundarmos o nosso estudo.

“Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento.”

Podemos modificar e construir novos conhecimento, assim, os alunos aprenderão de uma maneira diferente e atrativa.
O conhecimento técnico é criado e disponibilizado para o uso da sociedade, que o denomina conforme sua compreensão, o que nem sempre garante fidelidade aos objetivos e motivações de seu autor. As variedades de entendimento que ocorrem nas pessoas, a partir das compreensões que conseguem elaborar, compõem a diversidade social que vivemos. Olhamos e compreendemos de acordo com o lugar onde nossos pés estão fincados, diria Paulo Freire.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Refletindo sobre a citação feita por Paulo Freire, acho que o conhecimento so nos enrriquece,e que cada pessoa pode entender de uma maneira, mas o que devemos ter sempre é o objetivo de onde pretendemos chegar e alcançar para não nos perdemos no meio do caminho.

turmaemerson@gmail.com disse...

Zeila Brizolla
Escola Bairro União
ativ. 2b

Pra mim esta parte do texto é o que deixa mais claro o que é um hipertexto.
“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. “http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

O que mais me chamou a atenção foi a relevancia que tem o hipertexto na educação,pois, permite aos professores desenvolver atividades que possibilitam a construção coletiva e individual do conhecimento.
“O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

É muito interessante notar que a idéia de hipertexto não nasceu com a internet, nem com a web.Assim, podemos nos considerar como criadores de hipertexto quando fazemos anotaçoes nos rodapé ou ao lado das margens dos livros que lemos.

“De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores”.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Unknown disse...

Formadora: Jislaine Luz.
Professoras: Áurea
Unidade 2 - Atividade 2b
Escola Beija Flor
Tema: Hipertexto II





conforme o site http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm, ANDREA CECILIA RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
Já no Wikipédia a definição é “”Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal”.

O hipertexto é um novo espaço da escrita, onde cada vez mais vem sendo utilizado em ambientes educacionais com vários propósitos, como por exemplo uma ferramenta pedagógica para ajudar nos processos de escrita tradicional, trazendo contribuições à produção escrita e à leitura prazerosa aos alunos, mostrando novos horizontes formando leitores e escritores de uma nova sociedade cheia de tecnologias.
o hipertexto traz agilidade à aula, desde que utilizado conscientemente; O hipertexto é um incentivador à pesquisa. Desafia-nos a desbravar novos temas e mesmo a buscar ampliar nossas pesquisas em livros e revistas.

Unknown disse...

Formadora: Jislaine Luz.
Professoras: Edira
Unidade 2 - Atividade 2b
Escola Ebenezer
Tema: Hipertexto II





conforme o site http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm, ANDREA CECILIA RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
Já no Wikipédia a definição é “”Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal”.

O hipertexto é um novo espaço da escrita, onde cada vez mais vem sendo utilizado em ambientes educacionais com vários propósitos, como por exemplo uma ferramenta pedagógica para ajudar nos processos de escrita tradicional, trazendo contribuições à produção escrita e à leitura prazerosa aos alunos, mostrando novos horizontes formando leitores e escritores de uma nova sociedade cheia de tecnologias.
o hipertexto traz agilidade à aula, desde que utilizado conscientemente; O hipertexto é um incentivador à pesquisa. Desafia-nos a desbravar novos temas e mesmo a buscar ampliar nossas pesquisas em livros e revistas.

Unknown disse...

Turma 1 – MARCIA

JANETE FERREIRA PADILHA
Escola Estadual Kreen Akarore
Peixoto de Azevedo/MT
Atividade 2b

Termo cunhado por Theodor H. Nelson, descreve-nos um tipo de textualidade que anuncia já aquilo a que hoje se chama hipertexto, ou seja, um texto ideal em que “as redes são múltiplas e jogam entre si sem que nenhuma delas possa encobrir as outras; esse texto é uma galáxia de significantes e não uma estrutura de significados; não há um começo: ele é reversível; acedemos ao texto por várias entradas sem que nenhuma delas seja considerada principal; os códigos que ele mobiliza perfilam-se a perder de vista. O hipertexto apresenta-se no em blocos de texto, sendo possível observar dois modos de navegação: uma listagem dos diferentes blocos disponíveis e uma cartografia das diferentes ligações possíveis entre esses blocos. A este nível, e diluindo cada vez mais a relação entre leitor e autor, o hipertexto pode fazer uso da intertextualidade de uma forma que o texto impresso tradicionalmente não pode, o que nos permite prever uma progressiva libertação deste tipo de texto de um certo determinismo socio-histórico e aproximar a criação textual de um processo mais aberto de infinitas interligações. Desta forma nos auxilia mais rapidamente a encontrar os mais variados temas em uma mesma página para navegar.

Janete Ferreira Padilha

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

TURMA ALZIRA
PROFESSORA CURSISTA – SALETE APARECIDA MORATELLI
TURMA EBENEZER
CIDADE – GUARANTÃ
FORMADORA = JISLAINE DA LUZ


O que caracteriza o hipertexto? Quais são as suas especificidades?

O termo hipertexto foi cunhado por Ted Nelson, em 1960, em um projeto desenvolvido quando aluno de pós-graduação, em Harvard (WHITEHEAD, 1961). Hipertexto designa uma coleção de documentos com links, ou hiperlinks, que auxiliam o leitor a ir de um texto (texto escrito ou imagem) a outro, em um movimento auto-gerenciado. O hipertexto se caracteriza pela não-linearidade, pela liberdade do percurso que o leitor pode construir.
Em entrevista, concedida à Jim Whitehead (1996), Nelson explica que ele se inspirou em sua experiência de escritor. Segundo ele, o escritor enfrenta dificuldade em colocar o conteúdo das histórias em seqüências lineares, que nem sempre retratavam a complexidade de sua história. Quando o leitor se depara com um texto ficcional, ele tem a tarefa de, através da seqüência linear, recompor o conteúdo e colocá-lo, novamente, em sua estrutura não linear. A idéia foi economizar, tanto para o autor como para o leitor, tempo e esforço, ao reunir e compreender o que estava sendo apresentado através de hipertextos.
A princípio, poderíamos pensar que o hipertexto depende do autor que cria os links, mas hoje com os mecanismos de busca cada vez mais inteligentes, qualquer leitor na web pode utilizar hipertexto, saindo do texto e voltando ao mesmo, sempre que quiser aprofundar seu conhecimento sobre algum tópico ou encontrar alguma informação rápida sobre algo mencionado no texto. Já existe software, por exemplo, que transforma um texto inteiro em hipertexto, associando cada palavra ao correspondente verbete em um dicionário.
http://www.letramagna.com/entrevista.htm
Nos hipertextos cada um tem a liberdade de criar suas opiniões, e aprendendo com idéias diferentes da sua, ou seja, vai além daquilo que cada um pensa sobre determinado assunto

turmaemerson@gmail.com disse...

Lindamir Castilho
Escola BAirro União
Matupá

Atividade 2.b
Citação 1)
“O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não seqüencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertext
Temos uma imensa oportunidade em nossas mãos tão vasta e imensa como o mundo em que existimos, pra que então pesquisar palavra por palavra que desejamos conhecer, sendo que o hipertexto é o mar que navega nosso pensamento em busca de mais conhecimentos. E nos faz descobrir alem do horizonte.

Citação 2)
"O lugar do hipertexto na aprendizagem: alguns princípios para a sua concepção", cuja abordagem tem como suporte teórico teorias psicológicas da aprendizagem, faz algumas considerações interessantes sobre as vantagens da aprendizagem através dos sistemas de hipertexto contrapondo-as à possibilidade, segundo alguns, de estarmos diante de mais um meio de acesso à informação, entre muitos.” (Lina Morgado. 1998).
Fonte:http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html
Nesse referente artigo destaca o hipertexto como uma ferramenta de aprendizagem considerado o meio de comunicação mais eficaz no trabalho pedagógico dos professores assim dando acesso a informação mais rápido achei muito interessante trabalhar assim.

Citação 3)
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo.
E de extrema importância levar ao aluno diferentes formas de se trabalhar com hipertexto, e explicar a ele como se utiliza esta ferramenta então ele vai se sentir valorizado.

turmaemerson@gmail.com disse...

Atividade 2b-Unidade 2

Cleuza Marcolino de Morais Silva-Mundo Encantado da Criança

citação 1: Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos.
Os links são uma ramificação no contexto da sua pesquisa, lermos, e compreendermos um conteúdo. Oferece acesso em blocos de imagem, contexto, palavras, cujo acesso se dá através de referencias.
Citação 2: Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.
Utilizamos os links mais para entender novas palavras, do que ver fotos, hoje queremos saber mais e mais, pois mundo exige isto de nós, e como professores devemos estar prontos para responder perguntas que jamais pensaríamos em responder.
Citação 3: Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo.
Ele se tornou uma ferramenta para o professor, uma ferramenta de ensino; pois muitos alunos não compreende com uma única fonte, precisam de novas e fácil acesso, os links são uma boa saída para esse ensino.

turmaemerson@gmail.com disse...

Atividade 2b-unidade 2
SILVANA
Mundo Encantado

Hipertexto e Educação
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual.
O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
Hipertexto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.

Hipertexto e Internet
Uma das maiores controvérsias a respeito deste conceito é sobre sua vinculação obrigatória ou não com a internet e outros meios digitais. Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação. A internet, através da WWW, seria o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links.
Em computação, hipertexto é um sistema para a visualização de informação cujos documentos contêm referências internas para outros documentos (chamadas de hiperlinks ou, simplesmente, links), e para a fácil publicação, atualização e pesquisa de informação. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web.

turmaemerson@gmail.com disse...

Atividade- 2b- unidade 2
Ana Maria


Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação. A internet, através da WWW, seria o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links.

Não concordo. As informações estão em todos os lugares , algumas são mais acessíveis e outras não.


Outros pesquisadores acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio. Pode acontecer no papel, por exemplo, desde que as possibilidades de leitura superem o modelo tradicional contido das narrativas contínuas (com início, meio e fim). Uma enciclopédia é uma clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volumes. Um exemplo de hipertexto tradicional são as anotações de Leonardo Da Vinci e também a Bíblia, devido sua forma não linear de leitura.
As possibilidades de leituras pelo meio tradicional ainda é muito usado apesar de toda essa tecnologia avançada. Com por exemplo a Bíblia é o livro mais bem usado e lido pela humanidade ,são informações contidas a varias anos anos atrás e nunca caiu da moda, é como se fosse um jornal diário para tudo que você quer saber.

O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.


Realmente é uma ferramenta bem acessível, principalmente quando se trata de facilitar para a aprendizagem do aluno e do professor.

turmaemerson@gmail.com disse...

Atividade 2b – unidade 2
Kelly Vanessa – Escola Mundo Encantado da Criança

Principais características do Hipertexto
Intertextualidade; Velocidade; Precisão; Dinamismo; Interatividade; Acessibilidade; Estrutura em rede; Transitoriedade; Organização multilinear.
Acho importante nesta introdução a gente falar também sobre os elementos mais comuns em sites: cabeçalho, menu, logomarca, “miolo”, rodapé. Ainda não é a hora de pensarmos em “arquitetura da informação” (simplificadamente, o modo como a informação é organizada no site), mas esses “elementos” vão nos ajudar a começar a analisar os sites a partir de critérios bem simples.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Realmente o hipertexto, é uma excelente ferramenta de ensino e aprendizagem, no sentido de ampliar o conhecimento acerca do assunto proposto.
O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Diferentes perspectivas: aprendizagem por descoberta em que, em uma rede de conhecimentos interligados; aprendizagem associativa em que o usuário, informalmente, e por fatores motivacionais, realiza algum tipo de aprendizagem; aprendizagem implícita em oposição à aprendizagem explícita.

turmaemerson@gmail.com disse...

Atividade 2a – unidade 2
marilei trindade


hipertexto se refere a um texto digital que lista diversos artigos associados a um mesmo titulo, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação em forma de pequenos textos, palavras e informações em forma de pequeno textos, palavras imagens e sons. O acesso se da através de referencia ou seja hyperlink que pode ser uma citação num documento, ou na literatura .
A impressão que tive do hipertexto é como um cego que anda em lugar desconhecido sem saber por que caminho seguir, para um lado e para outro. Em primeiro lugar para descobrir o significado de cada um pos pra mim isto é meio complicado confesso que estou aprendendo. Fui pra lá e pra cá sem saber onde voltava. Pois era muitas e muitas informações que pra mim ainda e obscuro.
Estou com muita vontade de aprender e aposto que consigo é claro que tudo precisa
de um bom treino pois a tenologia da internet nos possibilita muitas informações
que pode nos ajudar no dia dia em nosso trabalho ou em qualquer lugar e também para um melhor conhecimento e uma melhor aprendizagem sabendo que a nossa vida se resume em aprender a cada dia mais.

Atividade 2b- unidade 2
Marilei Trindade

Outros pesquisadores acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio. Pode acontecer no papel, por exemplo, desde que as possibilidades de leitura superem o modelo tradicional contido das narrativas contínuas (com início, meio e fim). Uma enciclopédia é uma clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volumes. Um exemplo de hipertexto tradicional são as anotações de Leonardo Da Vinci e também a Bíblia, devido sua forma não linear de leitura

segundo os pesquisadores o hipertexto da informação pode acontecer no papel desde que as possibilidades de leitura superem o modelo tradicional com inicio meio e fim e deu como exemplo as anotações de Leonardo Da Vinci .
Fico meia confusa pois na verdade não tenho pouco acesso a internet. Tenho mais conhecimento é do papel.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. [5]
[editar] como diz o autor na sala de aula onde se trabalha com hipertexto os alunos num sistema de colaboração acabam aprendendo mais de diversa fontes. Acredito que sim pois os nossos alunos são muito mais capaz do que nós himaginamos.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.

O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem pode facilitar no ensino desde que a maioria conheçam esse sistema de ensino aprendizagem e que possam
buscar essas informações para a construção do conhecimento. De forma a ser considerada uma forma mais agil.

Unknown disse...

UNID 2
ATIV 3
CELOI MARIA
ESCOLA KREEN AKARORE
TURMA ALZIRA
Gostei muito do que disse a sandra carla que o ipertexto e um convite a ampliação da pesquisa no entanto e nescessario que saiba adicionar cada vez mais.
Como li no texto da Osandia, que todos compartilhem do mesmo objetivo, fazer algo novo e como renascer a cada instante , e concordo também com a idéia de que o ipertexto também traz como vatagem para a educação, aconstruçao do conhecimento.
Não posso deixar de dizer, que fazer este curso esta sendo para min fascinante e desafiador.

turma sebastiani disse...

O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma praseirosa e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, aprendizagem considerada como mais divertida . Professores que insentivam os alunos a navegar com objetivos se aprendizagem, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes areas do conhecimento IARA SIMA

Unknown disse...

VERONICE MARIA REIS SCHWARZER
E.E. KREEN AKARORE GTÃ
ATIVIDADE 2.2 b:O que é hipertexto?
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação. A internet, através da WWW, seria o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links.
Outros pesquisadores acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio. Pode acontecer no papel, por exemplo, desde que as possibilidades de leitura superem o modelo tradicional contido das narrativas contínuas (com início, meio e fim)
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
WWW

Interessante essa maneira de pensar hipertexto digital ou não ele continua a ser um texto diferenciado.
A sua utilização na educação é fantástica também, pena que trabalho com o 1º ano e assim não tem como ainda ler textos, pois é o início da leitura de textos, mas no 2ºe 3ºciclo é muito bom apresentar e ensinar os alunos a trabalhar com esse tipo de texto.

turma sebastiani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
turma sebastiani disse...

HIPERTEXTO
É o texto que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega-se outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras,imagens ou sons cujo acesso se dá através de refeências especificas denominados hiperlinks.Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal.
Também é uma formanão linear de apresentar a informação textual, na epécie de texto em paralelo, que se encontra devido em unidades básicas.É fato que hipretexto ao qual se refere é um texto dentro do outro.Hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.

Elzilene

Unknown disse...

Formadora: Jislaine Luz
Professoras: Abadia Gonçalves da Silva
Unidade 2 – Atividade 2B
Escola: Ebenezer
Tema: Navegar a deriva
O hipertexto pode ser lido de muitas formas, e muitas ordens diferentes: várias palavras ou expressões ao longo do hipertexto podem remeter a outros textos ou a outros pontos do
mesmo texto.
Exatamente como fazemos quando pesquisamos um assunto novo em uma enciclopédia.
Dizemos que esse é um texto não linear porque não há uma linha única para seguir
ao lê-lo, mas muitos caminhos possíveis, mas não, ler e escrever hipertextos pode ter
diversas implicações para a forma como apresentamos as coisas, como compreendemos
o que estudamos e como apresentamos o que sabemos.
Hipertexto e Educação
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Achei interessante esses dois Tópicos que fala como tem que ser trabalhado o Hipertexto e Educação, dentro dessa pesquisa que acabei de realizar, esse é um dois exemplo que poderei usá-lo no plano de aula para trabalhar com os alunos.

turma sebastiani disse...

ATIVIDADE 2 B
UNIDADE 02
IVANEDE ALVES
Ao fazer várias leituras pelo hiperdocumento sobre hipertexto, são muitas definições sobre o assunto, porém vou retirar e resumir algumas do texto que é: Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos,palavras, imagens ou som,cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlink ou link.O conceito de linkar ou de ligar textos foi criado por TED NELSON nos anos de 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthos, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de Lexia,que seria ligações de texto com outros textos.Hipertexto e Internet,uma das maiores controvérsias a respeito deste conceito é sobre sua vinculação obrigatória ou não com a internet e outros meios digitais.A internet, através da WWW, seria o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links.Uma enciclopédia é um clássico exemplo de hipertexto baseado no papel.Hipertexto e Educação,um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa à produção textual.O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado,um importante recursos para organizar material de diferentes disciplinas.Comentário: Um hipertexto na minha opinião digamos que é uma fonte de conhecimentos, porque aprendemos muitas coisas, e adquirimos muitas informações.

turmaemerson@gmail.com disse...

ANA PAULA ALVES SOUZA
ESCOLA MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA
MATUPÁ

Unidade 2 Atividade 2 b

O aspecto mais interessante que achei sobre o termo hipertexto é as varias dimensões que ele abrange dentre eles o significado:
“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente link.” Em vários outros momentos ao observar a palavra link não imaginava que seria como um hipertexto, ou seja, antes dessa atividade não tinha o conhecimento especifico de hipertexto.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto.
Ao navegar em hipertexto constatei que os links com certeza estimulam e contribuem na pratica profissional, pois abre espaço para a curiosidade e pesquisa que tanto deve ser vista pelos professores como também pelos alunos.

turmaemerson@gmail.com disse...

UNIDADE 2
Atividade 2b

Hipertextos:

A Wikipédia define que “Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.”
Baseada nas leituras sobre o hipertexto, podemos conceituá-lo como sendo “as ramificações textuais que fazemos ao longo de uma leitura ou produção textual procurando ou informando outros links e outras leituras, sejam por curiosidade ou por maiores esclarecimentos sobre o assunto pesquisado”.
Essa definição está próximo do entendimento do Filósofo e Sociólogo estadunidense Ted Nelson que foi o pioneiro da tecnologia da informação. Assim diz ele: “Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos”.
Concordo que o hipertexto não só acontece nos ambientes digitais pois a informação independe do meio, mas é principalmente nos meios digitais e particularmente na internet que é possível o acesso imediato às informações. Portanto o hipertexto é importante numa sala de aula tendo em vista que ele pode fazer com que o aluno trabalhe a pesquisa e produção de texto. Portanto ele é uma grande ferramenta tanto para o professor quanto para o aluno pois ambos participam de um processo de construção e busca de conhecimento.
comentários feitos ao texto: pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Cursista: Neemias Silvino dos Santos
Escola Estadual Bairro União

turma sebastiani disse...

ATIVIDADE 2b

MARIA ALICE DISSE


A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA TORNA-SE MÁS COMPLETO QUANDO ELABORADO, POR MEIO DO HIPERTEXTO, POIS ATRAVÉS DELE SE ENCONTRA VÁRIAS FORMAS PARA SE ESTAR PESQUISANDO, E COMPLETANDO O SEU PLANEJAMENTO DE SALA DE AULA, SEJA DE FORMA MAIS AMPLA CONFORME SEJA, O QUE SE ESTEJE PLANEJANDO PARA SER DESENVOLVIDO COM O ALUNO, DIANTE A SUA DIFICULDADE, PODENDO ASSIM ESTAR EXPLORANDO DE FORMA MAIS APROFUNDADA, E MAIS DETALHADA.O HIPERTEXTO TRÁS MUITAS IDÉIAS, QUE MUITAS VEZES PODE ESTAR AJUDANDO A SE COMPLETAR UM CONTEÚDO O QUAL MUITAS VEZES ESTEJE PRECISANDO, PARA UMA REALISAÇÃO DAS ATIVIDADE, COM O ALUNO.

Unknown disse...

Formadora Gislaine da Luz
Professora Aparecida Gonçalves
Unidade 2 – Atividade 2B
Escola Municipal Beija Flor
Guarantã do Norte – MT
O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais.

Fontes
Bib.: Carlos Reis: “Hipertexto, Leitura e Ensino da Literatura: Conceitos, Problemas e Hipóteses de Trabalho”, in Didáctica da Língua e da Literatura - Actas do V Congresso Internacional de Didáctica da Língua e da Literatura, vol.1, Coimbra, 6-8 de Outubro de 1998 (2000); David Boulter: Writing Space: The Computer, Hypertext, and the History of Writing (1991); David H. Jonassen e Heinz Mandl (eds.): Designing Hypertext/ Hypermedia for Learning (1990); E.Jeffrey Conklin: “Hypertext: An Introduction and Survey”, IEEE Computer, nº20 (1987); George P.Landow: “Hypertext in Literary Education, Criticism, and Scholarship”, Computers and the Humanities, nº23 (1989), Hypertext: The Convergence of Contemporary Critical Theory and Technology (1992); Jay David Bolter: Writing Space. The Computer, Hypertext, and the History of Writing (1991); Jorge Pires: “Para além do texto”, Ler, nº33 (1996); Paul Delany and George P. Landow (eds.): Hypermedia and Literary Studies (1991); Roger Laufer e Domenics Scavetta: Texto, Hipertexto, Hipermedia (Porto, s.d.).
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm

O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
Fontes
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro dom pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2002. http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/
Comentário: O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional, ele apresenta uma forma prática de encontrarmos o significado de pequenos trechos de um texto, sem a necessidade de abrirmos uma guia de pesquisas para descobrir o que queremos saber.
Na prática profissional, o hipertexto permite decidirmos o rumo a seguir na viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível. Ele possibilita a livre escolha, por onde começar e em que ordem seguir.

Unknown disse...

Formadora Gislaine da Luz
DANIELI DA ROCHA
Unidade 2 – Atividade 2B
Escola Municipal Beija Flor
Guarantã do Norte – MT

O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais.

Fontes
Bib.: Carlos Reis: “Hipertexto, Leitura e Ensino da Literatura: Conceitos, Problemas e Hipóteses de Trabalho”, in Didáctica da Língua e da Literatura - Actas do V Congresso Internacional de Didáctica da Língua e da Literatura, vol.1, Coimbra, 6-8 de Outubro de 1998 (2000); David Boulter: Writing Space: The Computer, Hypertext, and the History of Writing (1991); David H. Jonassen e Heinz Mandl (eds.): Designing Hypertext/ Hypermedia for Learning (1990); E.Jeffrey Conklin: “Hypertext: An Introduction and Survey”, IEEE Computer, nº20 (1987); George P.Landow: “Hypertext in Literary Education, Criticism, and Scholarship”, Computers and the Humanities, nº23 (1989), Hypertext: The Convergence of Contemporary Critical Theory and Technology (1992); Jay David Bolter: Writing Space. The Computer, Hypertext, and the History of Writing (1991); Jorge Pires: “Para além do texto”, Ler, nº33 (1996); Paul Delany and George P. Landow (eds.): Hypermedia and Literary Studies (1991); Roger Laufer e Domenics Scavetta: Texto, Hipertexto, Hipermedia (Porto, s.d.).
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm

O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
Fontes
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro dom pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2002. http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/
Comentário: O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional, ele apresenta uma forma prática de encontrarmos o significado de pequenos trechos de um texto, sem a necessidade de abrirmos uma guia de pesquisas para descobrir o que queremos saber.
Na prática profissional, o hipertexto permite decidirmos o rumo a seguir na viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível. Ele possibilita a livre escolha, por onde começar e em que ordem seguir.

Unknown disse...

Formadora Gislaine da Luz
Professora TEREZINHA LINDACIR PERIN BUSSOLARO
Unidade 2 – Atividade 2B
Escola Municipal Beija Flor
Guarantã do Norte – MT

O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais.

Fontes
Bib.: Carlos Reis: “Hipertexto, Leitura e Ensino da Literatura: Conceitos, Problemas e Hipóteses de Trabalho”, in Didáctica da Língua e da Literatura - Actas do V Congresso Internacional de Didáctica da Língua e da Literatura, vol.1, Coimbra, 6-8 de Outubro de 1998 (2000); David Boulter: Writing Space: The Computer, Hypertext, and the History of Writing (1991); David H. Jonassen e Heinz Mandl (eds.): Designing Hypertext/ Hypermedia for Learning (1990); E.Jeffrey Conklin: “Hypertext: An Introduction and Survey”, IEEE Computer, nº20 (1987); George P.Landow: “Hypertext in Literary Education, Criticism, and Scholarship”, Computers and the Humanities, nº23 (1989), Hypertext: The Convergence of Contemporary Critical Theory and Technology (1992); Jay David Bolter: Writing Space. The Computer, Hypertext, and the History of Writing (1991); Jorge Pires: “Para além do texto”, Ler, nº33 (1996); Paul Delany and George P. Landow (eds.): Hypermedia and Literary Studies (1991); Roger Laufer e Domenics Scavetta: Texto, Hipertexto, Hipermedia (Porto, s.d.).
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm

O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
Fontes
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro dom pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2002. http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/
Comentário: O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional, ele apresenta uma forma prática de encontrarmos o significado de pequenos trechos de um texto, sem a necessidade de abrirmos uma guia de pesquisas para descobrir o que queremos saber.
Na prática profissional, o hipertexto permite decidirmos o rumo a seguir na viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível. Ele possibilita a livre escolha, por onde começar e em que ordem seguir.

Unknown disse...

CEJA
turma Alzira
Atividades: 2 2b
Professora: Vera Lúcia de Aragão




O hipertexto permite os saltos de um assunto para outro ou de uma página para a outra quando clicamos no link destacado. Documentos com palavras em destaque que, quando clicadas, levam a outros textos relacionados com o tema. O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente.
Se tomarmos como exemplo a Internet, cada website é um hipertexto, pois os links das páginas fazem com que fragmentos de textos se unam a outros, deixando a cargo do leitor a formação de seu próprio texto.

Unknown disse...

Atv.2b-uni.2-silvia-CEJA-matupá

Dentre todas as leituras que fiz estas definições são as melhores para o contexto de hipertextos
O hipertexto no contexto educacional
Verifica, entre os autores que abordam o tema, duas vertentes: autores que o definem como um sistema de aprendizagem em que algum tipo de aprendizagem ocorre da utilização de um sistema de informação e autores que o definem como sistema de ensino, ligado a contextos formais e tarefas orientadas para objetivos. Encontra, ainda, diferentes perspectivas: aprendizagem por descoberta em que, em uma rede de conhecimentos interligados, o usuário aprenderá explorando e descobrindo no espaço de informações, de modo incidental e pela experiência pessoal; aprendizagem associativa em que o usuário, informalmente, e por fatores motivacionais, realiza algum tipo de aprendizagem; aprendizagem implícita em oposição à aprendizagem explícita. Há, porém, um certo consenso no sentido de que o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo. Alguns autores adiantam que "instrumentos e características do hipertexto devem ser conseguidos explicitamente para apoiar e facilitar à aprendizagem de per si" (Mayes et al. 1990, pág. 122, citado por Morgado 1998).
A proposta da Nova Sociologia da Educação (NSE) tem como base as formulações teóricas de Michael Young (1977) em que são criticadas as "manifestações curriculares": currículo como fato e currículo como prática. A primeira por ser aistórica e por obscurecer as relações desiguais entre os homens, a segunda por reduzir a realidade social às intenções e ações subjetivas de alunos e professores como é o caso da pedagogia da libertação de Paulo Freire (Veiga-Neto). A referência às correntes de pensamento: pós-modernismo e pós-estruturalismo é feita sem uma distinção nítida entre elas a não ser através dos autores com as quais se identificam. A primeira como claramente identificada com pensamento de Lyotard, a segunda com as posições de Foucault, Derrida e Barthes (Silva, 1996, pág. 237).
Silvia Candida de oliveira Dill, CEJA-Matupá

turmaemerson@gmail.com disse...

Atividade 2b – Jackeline Bregoli
ESCOLA JARDIM DAS FLORES - MATUPÁ

Hipertexto é um documento, normalmente virtual e em forma de arquivo digital. É um texto que por sua amplitude adquiriu o prefixo hiper para dar idéia de sua grandeza e complexidade.
Não deixa de ser um texto, e como texto, uma das formas de expressão e comunicação. A característica mais destacada nesse tipo de documento, e por isso a sua idéia de hiper vem por conta do grande leque de conexões que o texto mantém com outros textos em momentos que o autor sente necessidade de fazer essas ligações, para reforçar e ou facilitar a informação que se deseja divulgar neste caso utiliza-se os links.

turmaemerson@gmail.com disse...

Daianne Cardoso (Lab.ciências da natureza) Atividade 2.b
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formatodigital , ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links .O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática. O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas. O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 279   Recentes› Mais recentes»